Josué 24.14,15

Leitura: Josué 24.1-25; Marcos 10.35-45
Texto: Josué 24.14,15

Amados irmãos no Senhor Jesus Cristo e caros ouvintes

A vida é feita de escolhas e decisões. Praticamente todos os dias nós tomamos decisões e fazemos escolhas. Escolhemos a roupa que vamos usar ou o alimento que vamos comer. Decidimos se vamos à praia ou ao cinema. Escolhemos o curso que pretendemos fazer ou a profissão que queremos seguir; escolhemos se vamos nos casar e com quem vamos nos casar um dia. Enfim, durante toda nossa vida estamos envolvidos com uma série de escolhas e decisões. Algumas dessas escolhas, como por exemplo, com quem vamos nos casar ou que profissão exercer, devem ser feitas com muita cautela, paciência e oração, pois são decisões importantes que marcarão profundamente nossas vidas durante todo o percurso da nossa existência.  

Mas dentre todas as escolhas que fazemos, a mais importante é confessar Jesus como Nosso Salvador e Senhor e segui-lo. Servir a Deus é a decisão mais importante da nossa vida. Agora é bom lembrar que essa é uma decisão que não escolhemos por nós mesmos, não depende do nosso livre arbítrio, uma vez que, por natureza, estamos mortos em nossos pecados e por isso não há quem busque a Deus…, não há nenhum sequer (Ef.2.1; Rm.3.11,12).  Se já dissemos “sim” pra Jesus é somente por causa da graça e do poder de Deus. Jesus disse: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer” (Jo.6.44). E Paulo afirmou que “ninguém pode dizer: Senhor Jesus, senão pelo Espírito Santo” (I Co.12.3). De fato, se estamos servindo ao Senhor na sua igreja, devemos louva-lo e render-lhe graças, pois é só Ele quem, por sua graça, escolhe, chama e acrescenta à sua igreja os que estão sendo salvos (At.2.47; Mt.16.18). Nós amamos a Deus porque Ele nos amou primeiro. Nós escolhemos servi-lo porque Ele nos escolheu para si mesmo bem antes da fundação do mundo. 

Agora, irmãos, falando da nossa escolha de servir ao Senhor, sabemos que isso deve ser feito com discernimento, convicção e firmeza. Jesus afirmou aos discípulos que, antes de segui-lo, é preciso calcular o preço, pois aquele que tem posto a mão no arado, não pode mais olhar para trás. Josué faz o mesmo com o povo de Israel. Ele os chama a escolher servir ao Senhor. O verbo “escolher” no verso 15 do nosso texto tem o sentido de “testar ou examinar algo profundamente” e aponta para um tipo de escolha cuidadosa e bem pensada. A cada dia precisamos nos lembrar disso para renovarmos o nosso compromisso de servir ao Senhor. O Senhor nos chama, cada vez de novo, a manter o compromisso da nossa escolha em servi-lo! Eis a mensagem do nosso texto:

ESCOLHA SERVIR AO SENHOR

Vejamos: 1) O Que é Servir ao Senhor e 2) Como Servir ao Senhor

(1 – O Que é Servir ao SENHOR): Irmãos! Josué, já nos últimos dias de sua vida e depois de ter estabelecido o povo de Deus na terra prometida, reúne todo Israel para proferir suas últimas palavras. É um momento solene e especial de compromisso e renovação da aliança com Deus. Josué relembra a Israel os grandes atos redentores de Deus em salvá-los do Egito, em guardá-los na peregrinação do deserto e em dá a eles, de graça, a herança da boa terra de Canaã como havia prometido (Js.24.1-13).  Em seguida, Josué os chama a responder à bondade de Deus assumindo o compromisso de servir ao Senhor (ler Js.24.14,15). Ele mesmo já tinha tomado essa decisão com sua família! O assunto é tão sério que Josué ainda apresenta os desafios de servir ao Senhor e chama Israel a jurar lealdade em servir ao Senhor (Js.24.19-25). Graças a Deus, a resposta do povo foi positiva e eles escolheram se comprometer em servir ao Senhor (Js.24.16-18, 24).  

 Eis a exortação de Josué ao povo: “Agora, pois, temei ao SENHOR e servi-o com integridade e fidelidade” (v.14). Notem algumas observações importantes que encontramos nesta sentença: Em primeiro lugar, a expressão “agora, pois” relaciona o nosso serviço a Deus com a nossa salvação. Josué nos mostra que o nosso compromisso de servir a Deus é algo que fazemos não porque estamos buscando nossos interesses na igreja, mas como uma resposta de gratidão ao Senhor por sua graça em nos salvar. O crente que reconhece a graça de Deus em salvá-lo não fará outra coisa senão escolher firmemente servir ao Senhor com alegria. Fomos salvos para servir (Tt.2.14).

Em segundo lugar, temer ao Senhor e servi-lo não é uma opção para o crente, mas é um mandamento. Não somente no início da minha vida cristã, mas durante toda minha caminhada com Deus, nos bons e maus momentos, é meu dever como crente manter o meu compromisso de temer ao Senhor e servi-lo com integridade e fidelidade.  É bom para cada um de nós nos lembrar disso, pois há muitos que confessam o Senhor, começam a servi-lo com prazer, mas no meio do caminho, diante das lutas e tentações, desanimam, voltam atrás, abandonam o primeiro amor e se esquecem do Senhor! Que não seja assim conosco, mas que cada um aqui possa continuar firme na corrida da fé!

Em terceiro lugar, a ênfase de Josué no nosso texto está no verbo “servir”. Perceba que o contexto chama nossa atenção para nossa escolha e compromisso de servir ao Senhor.  Dos versos 14 a 25, o verbo “servir” ocorre 14 vezes, sendo 10 vezes ligadas ao ato de servir ao Senhor. Só no nosso texto, o verbo “servir” aparece 7 vezes, sendo que 4 apontam para o nosso dever de servir a Deus.  A preocupação de Josué é que todos os filhos de Israel sirvam somente ao Senhor na terra prometida. 

O que significa servir ao Senhor? O termo “servir”, no contexto social é usado no sentido de servir a um patrão como empregado ou escravo (Gn. 29.15 – emprego; Ex.1.13,14 – escravidão) ou servir como súdito de um rei (I Rs.12.4; II Rs.25.24 – impostos, obediência). No contexto religioso, o termo “servir” passou a ser usado no sentido de prestar obediência a Deus (Js.22.5; Ef.6.5-7) e devotar-lhe adoração (Ex.3.12; 10.26; Sl.100.2). Portanto, a nossa escolha de servir a Deus implica em adorar a Deus e obedecê-lo. Meus irmãos! Fomos salvos por Deus não apenas para ir ao céu um dia, mas para servi-lo na sua igreja enquanto peregrinamos na terra. E o nosso serviço a Deus envolve obediência e adoração. 

Em primeiro lugar, o Senhor nos salvou para adorá-lo! Servir a Deus é prestar-lhe culto. Certamente quando Josué chama o povo a servir ao Senhor, ele está se lembrando das palavras que Deus mesmo falou a Moisés quando o enviou a Faraó para libertar Israel: “Deixa o meu povo ir para que me sirva deserto” (Ex.4.23; 5.1). O sentido aqui é prestar culto a Deus. Por isso que no deserto Deus mandou construir o tabernáculo, ordenou os sacerdotes e os sacrifícios e todas as festas e cerimônias para que o seu povo o servisse em louvor e adoração! Por isso também que Ele deu o quarto mandamento para que o seu povo descansasse das suas obras e se deleitasse nas obras do SENHOR em alegre adoração.  

Meus irmãos, o nosso serviço de culto a Deus não pode ser algo monótono ou enfadonho. Não pode ser um serviço que prestamos a Deus forçadamente e sem prazer. Também não pode ser feito do nosso jeito. Pelo contrário, nosso culto a Deus, tem de ser um serviço alegre, reverente, cheio de ação de graças e conforme a sua vontade! Pois um povo que reconhece a graça de Deus em salva-lo, vai servi-lo com alegria e gratidão no culto (ver Salmo 100)! Caro irmão e irmã em Cristo! Na sua profissão de fé você assumiu o compromisso de observar o Dia do Senhor para dar culto a Deus junto com os demais crentes e também contribuir com suas ofertas! Tem sido assim na sua vida? Você tem adorado a Deus em espírito e em verdade? Tem a mesma alegria do salmista de ir à casa do Senhor (Sl.122.1)? Amados! Um verdadeiro cristão é antes de tudo alguém que foi chamado e salvo para servir a Deus por meio da adoração (Js.24.29; Is.44.21; Jo.4.23). É alguém cuja maior prioridade na vida é adorar a Deus. Escolha, portanto, servir ao Senhor, prestando-lhe um culto alegre e reverente.

Em segundo lugar, nossa escolha de servir a Deus envolve nossa obediência a Ele.É claro que nosso serviço de culto a Deus é parte da nossa obediência a Ele. Mas tem muito mais que Deus deseja de nós como seus filhos (obediência na igreja, no lar, no trabalho, na sociedade, etc)! Pertencemos a Ele com tudo que somos e temos. Ele nos redimiu para si mesmo! Desfrutamos do seu cuidado como nosso Senhor! Ele é um Senhor gracioso! Israel que o diga! Foram libertos da escravidão do Egito, guardados na peregrinação do deserto e agora introduzidos na boa terra de Canaã! E o que Deus esperava deles? Gratidão por meio da obediência aos seus mandamentos!  

Servir ao Senhor por meio da obediência envolve muitas coisas, mas eu queria chamar nossa atenção para o compromisso que assumimos em nossa profissão de fé de dedicar nossa vida inteira ao serviço do Senhor como membro vivo da igreja dele! Isso significa que eu sirvo a Deus usando fielmente meus dons para a glória Dele e a edificação da igreja! Se eu escolhi ser membro da igreja de Cristo, então, não devo apenas cultuar a Deus e depois me isolar no meu cantinho! Nada disso! É meu dever usar do meu tempo, dos meus recursos e habilidades para promover o crescimento da igreja, seja a nível local ou a nível nacional! Não importa se você é oficial ou não da igreja, homem ou mulher, jovem ou adulto, sempre há um serviço para fazer no reino de Deus! Por exemplo, é sempre uma benção quando uma igreja se esforça para servir as demais igrejas com a organização de um concílio! E nós louvamos a Deus pelo serviço de nossa igreja irmã aqui de Unaí em nos acolher mais uma vez em seu meio!

Meus irmãos! Devemos reconhecer que não é nada fácil dedicar-se ao serviço do Senhor. Servir a Deus é algo contrário à nossa natureza egoísta e orgulhosa. Queremos ser servidos em lugar de servir. Queremos a glória para nós mesmos. Há o risco de querer servir apenas para se mostrar melhor que os outros como faziam os fariseus. Existe a tentação de nos juntarmos ao corpo de Cristo não para servimos à igreja, mas para nos servirmos da igreja! Se você é um cristão que realmente escolheu servir ao Senhor sua pergunta não será: “O que essa igreja pode fazer por mim? O que vou ganhar sendo membro dessa igreja?”, mas esta: “O que posso fazer na igreja e pela igreja? Como posso servir ao corpo de Cristo?”.  

Você reconhece a sua vocação de servo? Você tem agido como servo de Deus no meio da sua igreja? Você tem usado seus dons para edificar os outros ou para se autopromover? Lembre-se das palavras de Cristo e seja encorajado a servi-lo com humildade. Diante do orgulho dos seus discípulos, Ele os advertiu dizendo: “…Quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos” (Mc.10.43,44). Josué foi um servo fiel no meio do povo de Deus. Mas Cristo é nosso maior exemplo de serviço a Deus! Ele é o Grande Diácono, o Servo Sofredor, que veio a este mundo não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mc.10.45)! Jesus escolheu servir! Por seu serviço fiel ao Pai, que envolveu seu sacrifício e morte na cruz, Ele ganhou a nossa redenção! Pense nisso! O Filho de Deus, o dono de Universo, fez-se homem, veio para servir e o fez sendo obediente até à morte da cruz para nos dá salvação! Olhe para Ele, alegre-se com seu serviço fiel que te salvou e também siga o seu exemplo servindo-o com alegria e de um modo que agrada a Deus!  

(2 – Como Servir ao SENHOR): Sabemos que fomos chamados e salvos para servir a Deus. Mas como devemos servir ao Senhor de um modo que agrada a Ele? Josué nos aponta o caminho: “Servi ao SENHOR com integridade e fidelidade…”(Js.24.14)! A palavra integridade” transmite a ideia de algo que é inteiro, perfeito ou completo. A integridade foi uma qualidade dos servos de Deus do passado que o serviram com inteireza de coração (Gn.6.9 = Noé; Jó 1.1 = Jó; Sl.78.72 = Davi). Servir a Deus com integridade não significa servi-lo com toda perfeição, sem cometer nenhum erro. Pois até homens de Deus como Noé, Jó e Davi cometeram pecados. Contudo, eles tinham um coração totalmente voltado para o Senhor. Deus era o centro da vida deles. Eles não dividiam a glória do Senhor com ninguém. Eles amavam a Deus de todo o coração a ponto de cumprirem o chamado de Deus para suas vidas. Mesmo quando falhavam, eles se entristeciam e suplicavam humildemente o perdão do Senhor. Eles não serviam a Deus por aparência ou apenas da boca pra fora. Havia harmonia entre o pensar e o agir. A confissão de fé deles era coerente e pública. Isso significa ser um crente íntegro. 

Aqui no nosso texto, Josué nos desafia a servir ao Senhor com integridade. O que isso significa pra nós? Em primeiro lugar, servir a Deus com integridade é servi-lo com exclusividade.Josué não quer ver crentes com o coração dividido no meio do povo de Deus. Por isso ele propôs aos israelitas: “Escolhei hoje a quem sirvais”. Não dá para ficar em cima do muro. É preciso fazer uma escolha: Deus ou os ídolos (ler v.14,15).  Josué usa de ironia aqui. Ele não está sugerindo que o povo escolha entre os deuses antigos dos seus pais ou os deuses locais e atuais dos amorreus.  A escolha é entre Deus ou os ídolos, um ou outro. A intenção de Josué é que o povo de Deus exclua todo tipo de idolatria do seu meio. Na verdade, o que Josué deseja é estimular Israel a fazer a escolha certa: Servir ao Senhor com integridade de coração! Ele mesmo já tinha tomado essa decisão com toda sua casa e agora usa seu exemplo para encorajar os demais. Josué foi, na verdade, um servo íntegro do Senhor. Ele levou Deus em conta em todo o tempo e em tudo o que fez. Da sua mocidade à sua velhice, como servo ou líder, ele serviu exclusivamente ao Senhor (Ex.33.1; Nm.13.8;14.30; Dt.31.14,23; Js.1.1-9)! 

Meus irmãos! O Senhor nos chama a servir somente a Ele em tudo e em todo tempo! Ele quer que o amemos de todo o nosso coração, com toda nossa força e entendimento! Você tem dedicado sua vida inteiramente ao Senhor? Ou existe alguma coisa que tem tomado o lugar de Deus na sua vida e dividido o seu coração? Deus te chama a ser um crente íntegro que não tenta servir a dois senhores ao mesmo tempo (Mt.6.24). Não esteja entre aqueles que procuram inutilmente viver com um pé no mundo e outro na igreja. Nada disso! Escolha servir a Deus com exclusividade. Seja um crente íntegro, cujo coração é totalmente inclinado para o Senhor e o seu serviço (Js.24.23; I Cr.28.9)! 

Em segundo lugar, servir a Deus com integridade é servi-lo com toda a nossa casa. Josué tomou a decisão firme de servir ao Senhor com toda a sua família dizendo: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. O cristão íntegro, especialmente o homem que é o líder do lar, vai se esforçar com a ajuda de Deus para que não só ele, mas toda sua casa, sirva ao Senhor! Ele dará testemunho do seu amor e fidelidade ao Senhor para servir de exemplo aos seus! Ele vai orar com os seus e pelos seus continuamente como fazia o íntegro Jó (Jó.1.5). Ele ensinará a palavra de Deus aos seus filhos e os trará diligentemente à igreja para que sejam batizados e continuem recebendo o ensino de Cristo e adorando-o nos cultos. Um cristão íntegro é antes de tudo um sacerdote do lar. Ele vai conduzir sua família ao serviço de obediência e adoração a Deus. Josué guiou sua família a Deus: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Perceba que ele está confessando isso na sua velhice, o que significa que sua família serviu fielmente ao Senhor do início ao fim. 

Meus irmãos! O Senhor edifica a sua igreja por meio de famílias! Foi assim com Abraão, Josué, Raabe, Lídia e o carcereiro em Filipos (Js.6.25; At.16.15,31-34)! Quem primeiro deve ser alvo do nosso evangelismo com atos e palavras senão os nossos familiares com quem convivemos a maior parte do nosso tempo? Se existe alguém na sua casa que ainda não serve ao Senhor, não desanime, mas continue testemunhado e orando com fé e paciência, pois o Senhor é fiel e gracioso para restaurar a nossa casa e converter os corações dos nossos amados a Ele! Certamente a maior alegria do crente é ver toda a sua família servindo ao Senhor (III Jo.4)! Confie em Deus e ore pelos seus! O Senhor pode fazer com que toda sua casa sirva somente a Ele com integridade (Sl.128)!

Meus irmãos! Além de servir a Deus com integridade, Ele também nos chama a servi-lo com fidelidade! Isso significa servir a Deus com confiança e lealdade. O Senhor sempre se mostrou fiel e leal ao seu povo (Dt.32.4). Nenhuma de suas promessas caiu por terra, mas todas foram cumpridas em favor da salvação de Israel. Josué relembra ao povo da fidelidade do Senhor para com eles (ver Js.23.14). E agora, ele chama o povo a servir ao Senhor com fidelidade, ou seja, com confiança e lealdade. Se tem uma coisa que alegra o coração de Deus é a fidelidade dos seus filhos para com Ele. 

Servir a Deus com fidelidade é depositar nossa confiança somente Nele. Josué sabe que o povo de Deus, agora acomodado na boa terra de Canaã com toda paz e descanso, poderia ser tentado a se esquecer de confiar no Senhor, se orgulhar de si mesmo ou buscar ajuda nos falsos deuses das nações vizinhas que o cercavam! Por isso ele os exorta a servir ao Senhor confiando nele! Meus irmãos! O crente é alguém cuja confiança não está na sua força ou em homem algum, nem tampouco nas suas riquezas ou habilidades, mas no Senhor, que é o seu Ajudador! O crente vive pela fé no Senhor! Ele não vê a Deus, mas sabe que não está sozinho neste mundo. Pois o Senhor está perto para cuidar dele e ajuda-lo na caminhada! Se Deus te chama a ser membro da igreja dele, saiba que Ele vai te ajudar a ser fiel e abençoar a sua vida, se tão somente você perseverar em confiar Nele (Sl.37.5; 55.22)! Se Deus chama um homem para pastorear a sua igreja, Ele vai ajuda-lo a servir fielmente em seu novo desafio e também vai prover os recursos necessários para sustenta-lo com sua família! O servo que confia no Senhor, pode até enfrentar lutas e provações, mas jamais será desamparado por Deus!

Servir a Deus com fidelidade é ser leal somente a Ele. A lealdade é uma palavra muito apropriada para o contexto de uma aliança! Podemos pensar, por exemplo, na figura de um casamento! O que se espera tanto do marido quanto da mulher é que um seja leal ao outro! Deus se apresentou a Israel também como o seu marido com quem estabeleceu uma aliança de amor e com quem sempre manteve a sua fidelidade! Acontece, porém, que Israel, muitas vezes falhou em manter sua lealdade ao Senhor. Aquela geração de Josué até que foi fiel ao Senhor (Js.24.24; Jz.2.7)! Mas logo se levantou outra geração que traiu o Senhor adulterando com os deuses pagãos (Jz.2.10-13).

Isso serve de advertência para cada um de nós, irmãos! A tentação de trair o Senhor e ser desleal para com Ele é também real para nós hoje! O mundo está aí com suas ofertas ilusórias tentando nos enganar e nos afastar de Deus (cobiça e amor às riquezas, orgulho, egoísmo, imoralidade, desonestidade, amizades erradas; etc.)! Lembremos que aquele que ama o mundo se torna inimigo de Deus! Mantenha sua lealdade ao Senhor! Seja um servo fiel do Senhor! Lembre-se que Ele te escolheu! Ele te amou! Ele te salvou e te uniu à igreja Dele! Ele prometeu te levar a Canaã Celestial para servi-lo eternamente! Por que virar as costas para Aquele que nos ama, é Fiel para conosco, nunca nos deixará e tem um futuro glorioso para cada um de nós? Mantenha-se firme na sua decisão! Escolha, portanto, servir ao Senhor com fidelidade!  

Meus irmãos! Cristo, o Nosso Grande Josué, Aquele que veio para servir e serviu a Deus perfeitamente, com toda fidelidade e integridade, dando a sua vida em favor da nossa salvação, esse mesmo Cristo nos chama hoje a manter firme a nossa decisão de servir a Deus! Ele nos chama a escolher a porta estreita e o caminho apertado da salvação! Ele nos chama a negar a nós mesmos, tomar a nossa cruz e segui-lo! Ele nos chama a amar a Deus sobre todas as coisas! Quem de nós, porém, é suficiente para estas coisas? Quem de nós aqui é capaz de, por si mesmo, servir a Deus com toda integridade e fidelidade? Nenhum de nós! Mas graças a Deus que a nossa suficiência vem do Senhor! Cristo, mesmo, por seu Espírito, nos dará graça e força para nos manter fiéis a Ele. O Senhor que começou a boa obra em nós, há de completá-la até o Dia de Cristo (Fp.1.6). Certamente, enquanto esse dia não chega, você enfrentará lutas e provações em sua caminhada de fé com Cristo. Mas não se desanime e nem volte atrás em sua jornada de fé! Pois o Senhor, que é Fiel e Poderoso, promete ajudar e fortalecer a cada um dos seus escolhidos que escolheram servir a Ele com integridade e fidelidade (ler Isaías 41.8-10,13). Amém!

Voltar ao topo

Elissandro Rabêlo

Bacharel em Teologia pelo CETIRB – Centro de Estudos de Teologia das Igrejas Reformadas do Brasil (Atual Instituto João Calvino) (1999-2004). Fez Convalidação de Teologia na Universidade Mackenzie em São Paulo (2017). Ministro da Palavra e dos Sacramentos da Igreja Reformada do Grande Recife (PE), servindo como Missionário da Igreja Reformada em Fortaleza (CE).

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.