Leitura: Gênesis 1.26-28; Salmo 8
Texto: Hebreus 2.5-18
AMBIENTE
Amados irmãos no Senhor,
Nós aprendemos nos sermões anteriores que Jesus Cristo é superior aos profetas, e é superior aos anjos. Por esse motivo, nós devemos atentar com todo o cuidado ao que nos foi transmitido por Jesus Cristo e pelos seus discípulos. E aquilo que eles transmitiram está em nossa Bíblia. A Bíblia traz a mensagem da salvação. Uma mensagem que não deve ser desprezada. Quem desprezar a mensagem da salvação não escapará da condenação diante do tribunal de Cristo.
Agora, nós temos diante de nossos olhos um texto bem longo da carta aos hebreus. Ele contém muitas coisas importantes que precisamos aprender. Logo no início, nós encontramos a citação de algumas palavras do Salmo 8. O Salmo 8 era cantado pela igreja de Deus do AT e do NT. Ainda hoje, este salmo é cantado nas igrejas de Cristo. E para entendermos melhor o texto de Hebreus, nós precisamos pensar um pouco nas palavras do Salmo 8 que o autor se referiu.
O Salmo 8 diz que, diante da imensidão do universo e diante da grandeza do poder de Deus, o ser humano é muito pequeno. O homem foi feito até mesmo menor do que os anjos. Mas, ainda assim, o homem foi coroado de glória e de honra. Ao falar de coroação, o salmista usou uma linguagem figurada para mostrar que o homem, ao ser criado, recebeu uma honra muito grande: Deus fez o homem à sua imagem e lhe concedeu o domínio sobre a criação. Deus entregou ao homem a autoridade e a responsabilidade de governar a vida aqui na terra. Deus constituiu o homem como governador da terra.
E quando foi que isso aconteceu? Para responder a esta pergunta, eu vou ler para vocês as palavras de Gênesis 1.28, que foram ditas quando Deus criou o homem e a mulher. Lá está escrito o seguinte: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e SUJEITAI-A; DOMINAI sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo o animal que rasteja pela terra”.
Prestem bem atenção às palavras SUJEITAR e DOMINAR. A tradução destas palavras também poderia ser: SUBJUGAR e GOVERNAR. O homem foi criado para exercer o governo e senhorio sobre a criação. Ele foi criado para comandar, dirigir e gerenciar as demais formas de vida existentes no planeta terra. Portanto, o Salmo 8 é uma verdadeira lembrança das palavras de Gênesis 1.28.
Para mostrar este domínio do homem aqui na terra, o salmista citou uma pequena lista daquilo que estava debaixo da autoridade e da responsabilidade do homem. Ele disse assim: “Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares”.
O salmista não tinha a intenção de dar uma lista completa. Ela deu uma lista pequena para facilitar o entendimento do homem mais simples. O Salmo 8 fala do domínio do ser humano sobre as ovelhas, os bois, os animais do campo, os pássaros e os peixes. Eu creio que vocês até poderiam fazer uma lista bem maior do que essa. Para isso, basta meditarmos um pouco sobre como o homem tem utilizado as coisas deste mundo.
Porém, aquilo que o salmista disse é mais do que suficiente. Pensem nos cavalos e nos jumentos que funcionam como animais de carga para o homem; pensem nos bois e nas vacas que fornecem carne e leite; pensem nas ovelhas que dão a lã para as roupas; pensem nos inúmeros peixes e nas diversas aves que servem de alimento para o homem.
MENSAGEM
São estas coisas que o autor de Hebreus quis lembrar quanto citou as palavras do Salmo 8. E ao concluir a sua citação, ele escreveu: “Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas”. Ele afirma a verdade do Salmo 8, mas ele admite que ainda não podemos ver todas as coisas sujeitas a nós como na época da criação.
Ele disse que, apesar de Deus sujeitar todas as coisas debaixo do domínio do homem, em nosso tempo não é possível vermos este domínio perfeito aqui na terra. Quando olhamos para o domínio do homem sobre a terra, nós percebemos que algo está errado. O ser humano sofre com agressões de animais selvagens e de animais domésticos; o ser humano sofre com ataques de vírus e de bactérias; ele padece diante das forças da natureza: Tempestades, inundações, raios, furacões, terremotos e vulcões.
E por que isso está acontecendo? Por que o domínio do homem é difícil e cheio de sofrimentos e imperfeições? A resposta é que, infelizmente, o pecado estragou tudo. Adão pecou e trouxe desgraça para sua própria vida, para os seus descendentes e para a terra em que ele habitava. Está escrito em Gênesis 3.17:
“E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, MALDITA É A TERRA por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela PRODUZIRÁ TAMBÉM CARDOS E ABROLHOS, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao tornarás”.
Quando Adão pecou, ele caiu daquele estado sublime em que ele vivia. Ele perdeu os dons necessários para ser obediente a Deus. E junto com a perda da sua posição excelente, ele trouxe também maldição sobre a terra. A terra começou a produzir espinhos e ervas daninhas. Aquele ambiente criado para o conforto e a felicidade humana foi abalado por causa do pecado. A situação de perfeição e felicidade completa foi perdida.
O pecado de Adão trouxe grandes consequências para os seres humanos e para todo o restante do mundo. O apóstolo Paulo chegou a dizer que toda a criação geme e suporta angústias até agora por causa da queda (Romanos 8.22). É verdade que o homem ainda continua sujeitando a terra e os animais, mas as coisas ficaram diferentes depois que o homem caiu em pecado. O homem perdeu a tranqüilidade que ele possuía.
O pecado de Adão arrancou isso da raça humana. A queda trouxe muita coisa ruim sobre a humanidade. O homem ficou sujeito ao sofrimento e à morte. O homem se tornou escravo do pecado. O homem ficou impuro – cheio de sujeira espiritual. O homem ficou vulnerável diante das várias tentações. Ele ficou debaixo da influência e das acusações daquele que tem o poder da morte, isto é, do diabo.
É por tudo isso que não vemos hoje em dia o domínio completo e perfeito do homem sobre a terra. Depois do pecado, as coisas não dão mais certo como antes. A terra está cheia de perigos e infortúnios; está repleta de males, de misérias e de aflições. Tudo isso é possível enxergarmos neste mundo.
Contudo, o autor de Hebreus não pára por aqui. Ele ainda disse uma coisa muito importante. Ele disse que além de vermos a situação do homem depois da queda, nós também podemos ver uma coisa muito maravilhosa. Uma coisa que somente os crentes podem ver. Ele disse no versículo 9: “Vemos, TODAVIA, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem”.
É verdade que Adão estragou tudo, mas também é verdade que Jesus Cristo veio como homem para consertar aquilo que havia sido destruído. Jesus veio para consertar o erro de Adão. Jesus veio para redimir o ser humano. Ele veio para restaurar a posição que o homem tinha antes da queda. A respeito dessa restauração, a Bíblia fala duas coisas importantes: A primeira é que haverá salvação de seres humanos; a segunda é que haverá novos céus e nova terra. Então, além de salvar seres humanos, Jesus também vai restaurar a criação. E ao falar do mundo vindouro, o autor de Hebreus disse o seguinte (Hebreus 2.5): “Pois não foi a anjos que sujeitou o mundo que há de vir”. Ele fez questão de dizer isso, para deixar claro que não foi aos anjos que ele sujeitou o mundo vindouro. Pois a salvação é para os seres humanos e não para os anjos.
E para que a salvação de seres humanos fosse possível, Jesus se fez carne e habitou entre nós. Ele assumiu a natureza humana e se tornou um de nós. Ele compartilhou da nossa carne e do nosso sangue. Ao se tornar um de nós, ele se colocou temporariamente numa posição menor do que a dos anjos. Mas depois do seu sofrimento e da sua morte, Jesus ressuscitou, subiu aos céus e sentou-se à direita de Deus Pai Todo-poderoso. E lá ele foi coroado com glória e honra.
Irmãos, o interessante é que o autor de Hebreus especifica ainda mais sobre quem Jesus veio salvar. Ele disse (v. 16): “Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão”. Deus socorre somente os filhos de Abraão. Isto significa que não serão todos os homens que serão salvos. Só serão salvos os filhos de Abraão. E quem são os filhos de Abraão?
Paulo responde isso em Gálatas 3.29: “E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa”. Somente os que são de Cristo, somente os que crêem, é que serão salvos. Eles são filhos de Deus, e por isso, Jesus não se envergonha de chamá-los de irmãos. O autor de Hebreus disse que Jesus é o capitão (o chefe, o líder) da salvação dos filhos de Deus.
E como capitão da salvação dos filhos de Deus, Jesus Cristo veio para conduzir seus irmãos à glória que ele alcançou. Ele veio para sofrer a morte no lugar deles. Jesus veio para santificá-los (purificá-los, limpá-los, separá-los, consagrá-los). Ele veio para anunciar o nome de seu Pai aos seus irmãos. Ele veio louvar o nome de seu Pai no meio da sua igreja.
Ele veio para apresentar diante de seu Pai os filhos que foram dados a ele. Ele veio para livrá-los do pavor da morte. Ele veio para destruir aquele que tem o poder da morte, o diabo. Ele veio para libertá-los da escravidão em que viviam nesta vida. Ele veio para ser o seu sumo sacerdote e apresentar a sua própria vida como pagamento pelos seus pecados. Ele veio para prepará-los para o mundo que há de vir.
E além de tudo isso, o escritor de Hebreus também disse que ele está pronto para socorrer os seus irmãos quando eles são tentados. A palavra socorrer no versículo 18 significa “correr para ajudar aqueles que clamam por socorro”. Jesus sofreu e foi tentado e assim se tornou capaz ajudar os seus irmãos na hora da tentação.
Agora, para resumir aquilo que até agora foi exposto, eu gostaria de dizer o seguinte: Jesus veio como homem para salvar o homem. Mas, não todos os homens. Ele veio para salvar a descendência de Abraão. Essa salvação precisava ser realizada com a morte dele para que os pecados fossem pagos. A salvação também abrange toda a criação, pois haverá um mundo vindouro. Haverá uma terra futura. E nessa terra futura habitarão os filhos de Deus. Eles habitarão nela porque foram comprados com o sangue de Cristo.
O autor de Hebreus disse aos irmãos – para quem a carta foi escrita – que neste tempo eles não podiam ver um mundo sujeito ao homem, mas no futuro eles iriam contemplar a restauração de todas as coisas. Enquanto eles esperavam o novo mundo, eles deviam enxergar aquilo que Jesus Cristo tinha feito por eles. Ele se fez carne, humilhou-se, sofreu e morreu para a salvação dos filhos de Deus, para salvação dos seus irmãos, para a salvação dos filhos de Abraão. Isso era suficiente para que eles amassem a nova aliança. Isso era suficiente para que eles deixassem seus medos e suas dúvidas. Isso era suficiente para que eles se mantivessem no caminho, que amassem a Jesus e permanecessem firmes até o fim.
ATUALIZAÇÃO
Agora devemos pensar um pouco em nós. Devemos pensar em como podemos aplicar essas verdades em nossas vidas. Vocês ouviram que Deus criou a terra e colocou o homem para governá-la. Por isso, apesar de vermos que o ser humano tem feito muitas coisas erradas neste mundo, ainda assim, não devemos deixar de nos admirar com a capacidade que Deus concedeu ao homem para que ele fizesse tantas coisas maravilhosas nesta terra.
Também devemos entender que tudo que Deus criou é bom. As coisas criadas existem para o nosso bem. Atualmente, nós enxergamos muito sofrimento porque a terra está debaixo daquela maldição que foi pronunciada lá no jardim do Éden. Isso significa que junto com o conforto também virão as dores. Espinhos e ervas daninhas estão em nosso caminho. O fogo que nos ajuda a cozinhar é o mesmo fogo que pode nos queimar. O vinho que pode nos alegrar é o mesmo vinho que pode nos fazer pecar. O jumento que transporta a nossa carga é o mesmo jumento que pode nos dar um coice e nos matar.
Infelizmente, muitos não sabem dessas coisas. Eles separam aquilo que Deus criou como coisas boas e coisas más. Por isso, eles dizem (Colossenses 2.21): “Não manuseies isto, não proves aquilo, não toques naquilo outro!”. Porém, não existe nada de perverso na criação de Deus. “Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas”, disse o apóstolo Paulo em Tito 1.15.
Mas é bom termos cuidado aqui. Nós precisamos ser sábios para não usarmos das coisas deste mundo para nos viciar, nos aprisionar e prejudicar a nós e aos outros. Não devemos usar das coisas deste mundo para pecar contra Deus, para prejudicar a nossa saúde e nem para escandalizar os outros, fazendo-os tropeçarem.
Vocês devem lembrar que ainda não somos perfeitos para usarmos totalmente as coisas criadas, de modo que elas contribuam para o nosso bem. Nós falhamos em usar das coisas mais simples desta vida. Por isso, se for para pecar, então longe de nós qualquer coisa que nos incline a isso. Paulo disse (1 Coríntios 8.13): “Se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo”. Que esse pensamento de Paulo esteja em nossas mentes para que possamos ter o maior cuidado possível com a nossa liberdade cristã.
Graças a Deus, um dia as coisas criadas serão restauradas. E quando chegar este dia, aí sim nós teremos condições de desfrutar plenamente da nova criação. Enquanto isso, irmãos, olhem para Jesus Cristo. Não devemos esquecer que Cristo é o nosso capitão. Ele é o capitão da nossa salvação. Nós estamos debaixo das mesmas bênçãos em que estão todos os filhos de Deus tanto do passado como do presente.
Ele é o nosso guia para nos levar à presença de Deus. Ele é o nosso irmão. Ele não se envergonha de ser nosso irmão – Isso é maravilhoso, meus irmãos! Jesus ama você e está pronto para socorrer você quando vierem as tentações! Ele morreu por você e de nenhum modo vai deixar você se perder pelo caminho!
Agora observem, irmãos: Se é tão bom sabermos do amor de Cristo, então cabe a cada um de nós valorizarmos ainda mais esse amor. Valorizar significa que devemos nos empenhar mais do que já temos nos empenhado na luta contra o pecado, e no cumprimento dos nossos deveres.
E se nós percebermos que ainda não estamos vivenciando uma vida consagrada a Deus, então nós devemos acordar o mais rápido possível. Se percebermos que ainda estamos apegados às coisas deste mundo (bens, valores, idéias, prazeres, etc.), então eu convoco todos vocês a jogarem fora todas essas coisas que ainda restam em suas vidas. Façam isso. E que Deus vos abençoe.
Amém.
Laylton Coelho
É Bacharel em Direito pela UEPB, e Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Evangélico Congregacional de Campina Grande-PB (STEC). Serviu inicialmente como ministro da Palavra na Igreja Batista durante cinco anos na Paraíba. Foi pastor na Igreja Reformada do Brasil em Esperança-PB, e atualmente é ministro da Palavra na Igreja Reformada do Brasil no IPSEP (Recife-PE).
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* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.