Dia do Senhor 18

Leitura: Atos 01.01-11
Texto: Dia do Senhor 18

Amados em nosso Senhor Jesus Cristo,

Vocês ouviram o que eu acabei de falar? “Amados em nosso Senhor”, eu falei. Vocês já pararam para refletir sobre isto? Todo domingo, em todos os cultos, Deus fala a vocês. Ele se dirige a vocês através da pregação, e Ele vos chama: “Amados”.

A Bíblia diz que Deus nos amou tanto, que Ele mandou Seu próprio Filho morrer em nosso lugar. A Bíblia diz que Deus nos amou tanto, que Ele nos chama Seus filhos. Todas as grandes obras da salvação que Deus tem feito, Ele tem feito por causa do amor que Ele tem para conosco. Para contigo!

Então, quando continuamos ouvindo pregações sobre o Credo, e a explicação do Credo no Catecismo, devemos nos lembrar que todos estes poderosos atos de salvação foram feitas exatamente por que Deus nos amou em Cristo antes da fundação do mundo.

Antes da fundação do mundo, Deus escolheu você, que é crente! Ele te escolheu em Cristo, e em amor te predestinou para ser adotado como filho de Deus altíssimo! Então, quando Deus mandou Jesus ser concebido pelo Espírito Santo, e nascer da virgem Maria, Ele fez isto por amor a você! Quando Jesus padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao inferno–Ele fez tudo isto por amor a você! Quando Jesus, no terceiro dia ressurgiu dos mortos, Ele fez isto por amor a você!

E, quando Jesus subiu ao céu, Ele fez isto por amor a você! Em outras palavras, a ascensão de Cristo é algo muito importante no plano de Deus. Jesus não subiu ao céu apenas por desejar voltar à glória, e deixar atrás este mundo onde Ele sofreu tanto. Ele não subiu ao céu para o seu próprio benefício! Mas, Ele subiu ao céu, de propósito, para cumprir mais um passo no plano de Deus para a nossa redenção.

A Bíblia ensina isto, e portanto no Catecismo nós confessamos—nós ecoamos—o que a Bíblia ensina. Confessamos em Reposta 46, “Que Cristo, à vista de seus discípulos, foi elevado da terra ao céu e lá está para nosso bem, até que volte para julgar os vivos e os mortos.”

Prestem atenção: Cristo subiu ao céu e lá está para o nosso bem.

São muitas as pessoas que não aceitam isto: eles querem um Jesus aqui, em baixo, na terra. Um hino muito amado nos Estados Unidos fala sobre alguém andando no jardim, e Jesus vem e anda com esta pessoa, e fala com ele. Várias pessoas tem escrito livros ou publicado CD´s, dizendo que Jesus apareceu a eles quando eles estavam assistindo televisão, ou quando eles estavam escovando os dentes. Outras pessoas buscam Cristo em pedaços de pão (a hóstia), ou em imagens na igreja.

Mas a Bíblia ensina outra coisa. Quando perguntamos, “Onde está Cristo?”, a Bíblia responde, “Ele subiu ao céu. Ele está lá para o bem do seu povo.” Eu vos proclamo o evangelho da ascensão de Cristo:

Tema: Deus exaltou Cristo para o nosso bem

Veremos que o Cristo exaltado é:

  1. O nosso Advogado
  2. A nossa Garantia
  3. O nosso Consolador
  4. O Cristo exaltado é o nosso Advogado

Imagine que você entrou em muitas dívidas—milhões de reais. Você continuou usando cartões de credito, desviando dinheiro no banco onde você trabalha, passando cheques sem fundos, tomando dinheiro emprestado de muitas pessoas… e você se acha no fundo do poço. Você deve tanto dinheiro a tantas pessoas que você nunca vai conseguir apagar estes dívidas.

E agora, a polícia chega em sua casa, e eles prendem você e trazem você para aparecer perante o juiz. Você sabe que você vai ser preso, pois tomar dinheiro emprestado já com o propósito de nunca pagar esta dívida–isto é roubo. Você vai ser preso, e você vai ter esta dívida enorme pesando sobre sua consciência para o resto da sua vida.

Mas, espere! Quando você entra no tribunal, a primeira pessoa que você vê é seu advogado. Ele vem falar com você, e ele diz, “Veja bem, meu amigo. Meu pai é milionário. Ele me mandou pagar todas as suas dívidas—do maior até o mais pequeno. Paguei os quatro milhões que você deve ao banco. Mesmo paguei este cinquenta centavos que você deve ao seu vizinho. Paguei todas as multas que você apanhou. Desde agora, você é oficialmente sem dívida nenhuma! Eu tenho as provas, os comprovantes, em mão! Além do mais, o juiz ali, ele é meu pai! O mesmo que mandou eu pagar tudo. Ele sabe que tudo está resolvido. Então, ninguém pode te acusar mais perante este tribunal!”

Irmãos, é isto que Jesus faz na presença de Deus, na corte celestial! Ele é o nosso advogado. A Bíblia diz em 1 João 2:1, “Se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo!” E a carta aos Hebreus diz que Jesus “vive sempre para interceder por nos!” Ele tem as provas em suas mãos! Literalmente, as provas são gravadas em suas mãos—a marca dos cravos da cruz.

Portanto, quando a minha consciência me acusa, quando o mundo está me acusando, quando o diabo está jogando minha culpa em minha cara… eu posso olhar para cima, onde Jesus, meu Advogado está. Eu posso dizer, “Sim, é verdade. Sou miserável pecador. Mereço a morte. Não tenho como pagar os meus pecados.” Mas, também posso acrescentar, “Louvado seja o nome de Jesus Cristo! Ele é meu Advogado! Ele é a prova ambulante que meus pecados foram pagos. Ele tem as provas em mão que eu fui declarado inocente! “

Que doce graça! Imagine se Jesus não estivesse no céu! Imagine se Ele tivesse ficado aqui! Significaria que ninguém iria nos ajudar perante o trono de Deus! Não teríamos qualquer defesa perante a ira de Deus sobre os nossos pecados.

Que boa nova! Jesus subiu ao céu para o nosso bem. Ele é o nosso Advogado. Não devemos buscar a presença física de Jesus aqui na terra. Não adianta nada. Não tem nenhum significado! Devemos fugir de superstições que buscam a presença física de Cristo em rituais da Igreja, em supostos aparecimentos, em imagens ou desenhos. Olhemos para cima, onde o nosso Advogado está sempre intercedendo em nosso favor.

  1. Em segundo lugar, Cristo exaltado é a nossa Garantia

O mero fato que Jesus subiu ao céu é um consolo muito profundo para nós, irmãos. Pois, isto significa que, de novo, é possível para um ser humano, um homem, viver na presença de Deus sem ser consumido.

A presença de Jesus no céu é uma garantia que nós também iremos subir para estar na presença de Deus para sempre. Jesus, vocês se lembram, é as primícias. Terá muito mais! A presença de Jesus no céu é como um deposito—um primeiro pagamento, que significa que o resto vai seguir mais tarde!

A Bíblia chama Jesus “o Cabeça da Igreja”. Irmãos, onde o Cabeça vai, o corpo tem que seguir! Se alguém está morrendo afogado, a coisa mais importante é de tirar a cabeça da água. Uma vez a cabeça está por fora da água, o resto do corpo tem uma chance para sobreviver!

Ou, posso até usar uma ilustração um pouco mais vívido. Quando nasce um bebé, normalmente a cabeça sai primeiro. Uma vez a cabeça saiu, é quase com certeza que o corpo vai seguir!

Portanto, a presença de Jesus no céu é uma promessa para nós! Ele é o Cabeça da Igreja. Nós somos o corpo de Cristo. Temos certeza que Ele nunca vai nos deixar, mas que com certeza Ele vai nos levar para si.

É isto que Ele próprio prometeu. Ele estava falando com os discípulos no capítulo 13 de João. Ele disse (João 13:26), “Para onde vou, não me podes seguir agora; mais tarde, porém, me seguirás.” Mas Pedro não quis aceitar isto. Como muitos que se dizem Cristãos hoje, ele queria ficar perto de Jesus agora.

Jesus consola os seus discípulos, explicando que Ele vai preparar um lugar para nós. (João 14:1-3) “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.”

Sabe o que isto significa? Significa que a presença de Jesus no céu é uma promessa para nós! É uma promessa que para nós também haverá um lugar. Ele não foi para o céu para se relaxar, para esquecer de nós. Ao contrário! Cristo subiu ao céu para preparar um lugar para você—irmão, e você—irmã. Ele promete que Ele vai voltar, quando tudo esteja pronto, e que nós estaríamos com Ele para sempre—nos alegrando na presença de Deus.

Louvado seja o nome do Senhor Jesus Cristo, que Ele não está aqui! Mas, que Ele está no céu, para o nosso bem!

  1. Em terceiro lugar, O Cristo exaltado é o nosso Consolador

Talvez você está pensando: Tudo bem. Jesus subiu para o nosso bem. Mas, Ele não disse que Ele iria estar conosco todos os dias até â consumação do século?

Sim, Jesus prometeu ficar conosco. E é exatamente para cumprir esta promessa, que Ele subiu ao céu. Somente por Sua exaltação, Jesus podia derramar o Seu Espírito sobre nós, a Igreja.

Jesus disse (João 16:7), ““Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; se, porém, eu for, vo-lo enviarei.”

A Bíblia diz que quando Jesus foi exaltado—quando Ele subiu ao céu—Ele deu dons aos homens. Como, antigamente, um rei vitorioso voltava à cidade, dando presentes ao seu povo, assim Jesus fez conosco. Ele voltou em triunfo, compartilhando conosco as riquezas que Ele ganhou por Sua vitória. E o dom mais impressionante, mais rico, é o próprio Espírito de Jesus. Jesus manda Seu próprio Espírito para habitar no meio da Igreja, e no coração de todo crente.

Jesus subiu ao céu para derramar o Seu Espírito sobre nós! Subiu para mandar Seu próprio Espírito viver em nós. Assim, Jesus nunca se afasta de nós. No Espírito, Ele sempre está conosco. O Espírito de Jesus, o Espírito de Deus, Ele age em nossos corações; Ele nos consola, Ele nos ajuda na vida cristã, Ele nos santifica, Ele aplica a Palavra de Deus em nossas vidas e os nossos corações.

Quando nossos pecados nos entristecem, quando o sofrimento da vida parece insuportável, quando as preocupações da vida pesam sobre nós… O Santo Espírito nos consola. Ele eleva os nossos olhos, para ver Cristo exaltado. Ele eleva os nossos olhos, para buscar as coisas que são do alto, e de não se preocupar demais das coisas terrenas e temporárias aqui.

O Santo Espírito nos consola. Ele nos lembra: você é templo de Deus! Deus habita em seu coração! E isto é apenas o início! Minha presença em seu coração é apenas um deposito, uma garantia que no futuro você vai ter ainda muito mais comunhão com Deus! Um dia, todos os sofrimentos e todo o pecado e todas as consequências do pecado serão destruídos. O que permanecerá? Somente a perfeita comunhão com Deus. Sem tristeza. Sem quedas. Sem lagrimas. Sem pecado. Sem sofrimento. Somente perfeita e alegre comunhão com Deus.

É assim que o Espírito Santo nos consola. Louvado seja o nome de Jesus, pois Ele subiu ao céu para nos mandar o Espírito. Ele é o nosso Consolador em quanto nós estamos esperando a volta de Jesus.

———

Jesus subiu ao céu. Por que? Para o nosso bem. Para interceder em nosso favor, como nosso Advogado. Para garantir um lugar para nós na presença de Deus. Para mandar o Consolador, que nos garante que Deus está conosco…e que um dia Deus vai acabar com qualquer separação entre nós e Ele. Os céus e a terra serão unidos. E viveremos juntos com Deus em eterna felicidade.

Quando você confessa, “Jesus subiu ao céu”, você está confessando tudo isto!

Permaneçamos firmes em nossa confissão—com olhos fixados no Cristo Exaltado. Vamos mostrar ao mundo que a ascensão de Jesus tem mudado as nossas vidas!

Amém.

Voltar ao topo

Kenneth Wieske

Pr. Kenneth Wieske é ministro da Palavra e dos Sacramentos das Igrejas Reformadas Canadenses. Tendo servido como missionários por mais de 15 anos nas Igrejas Reformadas do Brasil.

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.