Dia do Senhor 07

Leitura: 1ª Timóteo 04.9-10
Texto: Dia do Senhor 07

Irmãos,

Há pessoas que dizem que a salvação é para todo mundo. Todas as pessoas vão para o céu. Elas pregam este evangelho nas igrejas e ensinam aquela doutrina nos seminários. A salvação é universal. Para todas as pessoas. Não importa SE você crê, não importa NO QUE você crê; pode ser que uma pessoa é um muçulmano, ou um budista, ou um pagão; todos eles serão salvos, estes pregadores dizem.

Já na época da Reforma existiam tais pregadores, que enganaram o povo dizendo isso. Os Reformadores lutaram contra esta idéia falsa; Este evangelho não é um evangelho, mas é uma mentira. A Bíblia deixa bem claro que devemos CRER em CRISTO Jesus. Ele é o único caminho para Deus Pai. Os Reformadores ensinaram isso. Nas suas pregações e aqui no Catecismo.

Eles colocaram este pergunta no Catecismo: TODOS OS HOMENS, ENTÃO, TORNAM-SE SALVOS POR CRISTO, ASSIM COMO PERECERAM EM ADÃO?

NÃO! Diz a Palavra de Deus: Somente aqueles que, pela verdadeira fé, são unidos a Cristo. Não todos, mas somente aqueles que, pela verdadeira fé, são unidos a Cristo.

Como já disse: Nem todo mundo concorda com essa resposta. Há pessoas que acham essa resposta limitada demais. Eles são confundidos com outros textos na Bíblia. Por exemplo: I Tim 4,10. O apóstolo Paulo, que foi enviado para todo o mundo, diz lá: “Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fieis”.

Quero falar sobre estas últimas palavras; sobre “Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fieis”. Essas palavras deram muita confusão na história da Igreja. Pois, baseado nestas palavras há pessoas que dizem que Cristo salva todo mundo.

Posso me imaginar que as pessoas ficam com dúvidas, se lerem estes textos isoladamente. Sempre devemos controlar os textos escuros na Bíblia com os textos claros que encontramos na bíblia. E felizmente temos bastante outros textos que mostram claramente que o sacrifício de Cristo só serve para o seu povo. Pensem nas palavras do anjo à Maria (Mt. 1,21): o nome dele será Jesus, “ porque ele salvará O SEU POVO dos seus pecados”. E pensem também nas palavras de Jesus mesmo em João 10:15. Lá Cristo diz: “dou a minha vida pelas ovelhas!” e em João 10,27 e 28 Jesus diz: “Conheço as minhas ovelhas e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna”.

Então, conforme os evangelistas Cristo deu a sua vida. Não para todo mundo, mas para o seu rebanho, para as suas ovelhas, para as pessoas que o seguem, que obedecem a sua voz. Quer dizer: para os crentes que se reúnem na igreja de Cristo para ouvir a voz de Cristo, para obedecer a Palavra dele, para seguí-lo. Cristo deu a vida por eles. Não por todo mundo. E assim celebramos também a Santa Ceia. A Santa Ceia é para os membros que mostraram que querem seguir a Cristo, que obedecem à voz dele, que são ovelhas de Cristo. A Santa Ceia não é para todo mundo. A santa Ceia não está aberta para todo mundo.

Há pessoas, e também igrejas que não concordam com isso. Há Igrejas em que a Santa Ceia está aberta para todo mundo. Se celebrarem a santa ceia, serão convidados todos os membros, mas também todos os visitantes. A possibilidade para celebrar a Santa Ceia é para todos, elas dizem. Tudo depende das pessoas que estão presentes; tudo depende da fé daquelas pessoas; da decisão daquelas pessoas. Se qualquer pessoa sente aquela vontade para participar, ela pode se aproximar e celebrar a santa ceia.

A participação da santa ceia naquelas igrejas combina bem com a sua pregação: “Deus te ama”, elas dizem para todo mundo. “Cristo te salva”. A possibilidade para ser salva está em Cristo. Mas se essa possibilidade se tornar REALIDADE, isso depende da reação de cada pessoa; o livre-arbítrio daquela pessoa vai decidir sobre isso; se Cristo te salva, depende de te mesmo. ASSIM elas pregam e elas até usam este texto que encontramos na primeira epistola ao Timóteo (4, 10): “Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fieis”.

– “Olha”, elas dizem, – “não está escrito que Deus é Salvador de todos os homens?”. E eles pegam a bíblia e lhe mostram este texto. E, pois é, está escrito.

MAS, esperem um pouco, irmãos! Pois é verdade o que eles estão dizendo? Será que eles lêem a bíblia corretamente? Não tem estes outros textos que dizem que a salvação é só para aqueles que crêem em Cristo Jesus? Sabendo disso devemos ler o texto cuidadosamente. Devemos nos perguntar: porque está escrito “temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, ESPECIALMENTE DOS FIEIS.” Isso não é um pouco estranho? Se Deus é o Salvador de TODOS OS HOMENS, porque ainda dizer ESPECIALMENTE DOS FIEIS?

E se for verdade o que elas estão dizendo. Se Deus for o Salvador de TODOS OS HOMENS, porque todo mundo não crê nele? E Se Deus for o Salvador de TODOS OS HOMENS, porque Cristo mesmo faz uma separação no dia do último julgamento (Mt 25)? E se Deus é o Salvador de TODOS OS HOMENS, porque Cristo fala sobre o castigo eterno? Porque Cristo fala sobre o inferno? O inferno é para quem? Só para o diabo e os seus demônios? E também para os infiéis, que conforme a palavra do Senhor (Apoc. 21,8) não entram na Nova Jerusalém, nem os incrédulos, nem os depravados, nem os assassinos, nem os que cometem imoralidade sexual, nem os que praticam feitiçaria, nem os idólatras e nem os mentirosos: os profetas falsos, e os alunos deles, as igrejas falsas e os membros delas?

O fato que Cristo mesmo fala sobre o castigo eterno e limita a salvação só para as suas ovelhas, já mostra que Cristo não é o Salvador de todo mundo. Devemos ler essas palavras de Paulo cuidadosamente e tentar explicar em concordância com o resto da bíblia. E por causa disso devemos prestar atenção ao fim desta parte “Salvador de todos os homens, ESPECIALMENTE DOS FIEIS”.

O que Paulo quer dizer? Vou tentar explicar isso. Por isso precisamos fazer uma nuança na nossa doutrina da graça. Podemos falar sobre A GRAÇA UNIVERSAL de Deus e A GRAÇA ESPECIAL de Deus. A graça universal de Deus é a paciência e a misericórdia de Deus para este mundo ímpio; Deus não castigou este mundo completamente com o castigo final, mas Ele ficou misericordioso e está esperando. Esperando o que?

O apóstolo Pedro fala sobre isso em 2 Pedro 3. Ele diz em 2 Pedro 3,9: “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é LONG NIMO para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”.

Deus está retardando a execução da destruição, como está escrito em 2 Pedro 3,7: “os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourado para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios.”

Deus está atrasando a execução para dar a oportunidade para se arrepender. Assim a graça universal serve à graça especial. A graça especial é a graça que Deus mostra aos seus eleitos, dando lhes a fé e a vida eterna.

Por isso Deus está cuidando deste mundo, para continuar e terminar o seu plano da salvação. O mundo devia continuar. Até o fim. Paulo explica isso em Atos 17, 26, dizendo: “Deus de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação para buscarem a Deus se, porventura, tateando o possam achar”.

Por isso Deus mostrou a sua misericórdia universal dando chuvas e estações frutíferas, e fartura e alegria a TODOS os povos. Tudo isso é parte da sua misericórdia, sua graça universal. E ASSIM devemos ler estas palavras de Paulo: “temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, ESPECIALMENTE DOS FIEIS”. Deus está cuidando de todo o mundo, dando chuvas e estações frutíferas, dando comida e alegria. E retardando a execução do mundo. Isso é a sua graça universal, e não podemos confundir isso com a sua graça especial.

Pois Deus não está dando a fé e a vida eterna a todos, mas ESPECIALMENTE AOS FIEIS. Assim podemos entender este texto facilmente. Assim também este texto está em concordância com as outras palavras do nosso Senhor e do apóstolo Paulo. Assim o texto fala a verdade. Pois é impossível que Deus diz duas coisas diferentes, duas coisas opostas. Pode ser que há textos que parecem opostos, mas devemos ler isso no contexto e em concordância com toda palavra de Deus.

Isso quer dizer que não podemos usar este texto para convidar todo mundo, ou qualquer pessoa para celebrar a santa ceia. Só para quem é fiel. Quem crê em Cristo. Quem segue, obedece e ama Cristo. Só para as ovelhas, que seguem fielmente o Pastor.

Amém.

Voltar ao topo
Pr. Abram de Graaf

Abram de Graaf

O pastor Abram de Graaf é “Doctorandus” (Drs) em Teologia e um dos professores do Instituto João Calvino (Aldeia, Camaragibe-PE). Ele é pastor da Igreja Reformada de Hamilton, Canadá, enviado como missionário às Igrejas Reformadas do Brasil, desde o ano 2000. É Diretor do Projeto Dordt-Brasil. Ele mora em Maceió e também desenvolve projetos nessa cidade. Acesse o site graafeditora.com

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.