Marcos 02.18 – 03.06

Leitura: Marcos 02.18 – 03.06
Texto: Marcos 02.18 – 03.06

Amada Congregação do Nosso Senhor Jesus Cristo:

Nosso mundo é caracterizado pelo que parece ser mudança contínua. E quanto mais você envelhece, mais rápida essa mudança parece acontecer, e mais desorientadora parece. Muitos de nós nos lembramos de coisas que praticamente despareceram – telefones pretos pesados que realmente se conectavam à parede, até com discos rotativos; máquinas de escrever com fita de verdade, televisões em preto e branco e somente 2 ou 3 canais, e letras – cartas manuscritas, escritas em papel, colocadas em envelope e enviadas pelo correio.

Essas são mudanças tecnológicas – e não há dúvida de que a velocidade do avanço tecnológico foi simplesmente surpreendente em relação a essa geração passada.

Mas junto com essa mudança tecnológica, houve também uma tremenda mudança na moralidade pública. Mais uma vez, muitos de nós nos lembramos de uma época em que era chocante para alguém ter um filho fora do casamento; quando era raro que casais não casados vivessem juntos; quando os comportamentos e atividades que são comuns hoje foram considerados escandalosos.

Portanto, se houver alguma geração que deva se sentir confortável com a constante mudança, deve ser nós. Mas as aparências podem enganar. Mudança, mudança real, não apenas mudança externa, mudança superficial, ainda é extremamente difícil para nós. O mundo pode estar mudando ao nosso redor, mas no fundo, ainda somos criaturas de hábitos, e não gostamos de mudanças que realmente fazem uma grande diferença para nós pessoalmente – mudança pessoal, interna, mudanças profundas e fundamentais.

E há muitas barreiras para a mudança – nossa medo de coisas desconhecidas, inércia, a preguiça. Mas uma das maiores barreiras para a mudança é o fato de que muitas vezes estamos confortáveis onde estamos. Podemos saber que nossa vida precisa mudar. Podemos entender que algo na maneira como estamos vivendo precisa ser tratado. Podemos perceber que não podemos continuar vivendo da maneira que estamos, seja de que maneira for, porque estamos prejudicando a nós mesmos e aos outros, porque não estamos vivendo da maneira que sabemos que deveríamos, porque sabemos que poderíamos realizar muito mais do que estamos agora.

Então, mudar é difícil. Algumas escolhas que fazemos têm repercussões em nossas vidas. Podem ter que resultar em nossa renúncia de opiniões e atitudes que nós estimamos por toda a vida. Podem nos levar a admitir que estávamos errados. Podem causar constrangimento e desconforto. Podem nos levar a desistir de amigos ou enfrentar a raiva e a desaprovação daqueles que alegam ser nossos amigos. Podemos ter que deixar para trás algumas coisas em nossas vidas que foram reconfortantes para nós, atividades que nos deram a sensação de prazer, por mais fugaz que fosse. E todas essas coisas, somadas, podem criar uma enorme barreira à mudança. Qualquer um que tem se tornado cristão, que deixou sua antiga vida para assumir a nova vida de seguir a Jesus Cristo, sabe tudo sobre essas coisas. Não é fácil.

Nosso texto é sobre mudança – a maior mudança que já aconteceu na história do mundo, a mudança que formou o clímax da história mundial, o centro da história mundial – a mudança promulgada por Jesus Cristo durante seu ministério terreno. Há dois mil anos na Palestina, as pessoas podem não ter tido que lidar com a rápida mudança de tecnologia ou o espiral descendente de moral e valores que experimentamos ao longo da última geração. Mas a mudança que elas estavam enfrentando foi muito maior – a mudança na escala universal.

E junto com essa mudança veio a oposição. As sementes da oposição a Jesus já começarem a brotar, e aqui em Marcos 3 vemos aquela oposição assumindo uma forma estranha – em Marcos 3.6:

“Retirando-se os fariseus, conspiravam logo com os herodianos, contra ele, em como lhe tirariam a vida.”

Dois grupos, normalmente completamente opostos um ao outro, começaram a formar uma aliança que levaria à morte de um inimigo comum. Primeiro há os fariseus – tão preocupados com a pureza do povo de Deus, tão focados em manter a separação entre o povo de Deus e as pessoas do mundo, tão concentrados em manter a Lei a fim de encorajar a distinção entre o povo da aliança e o povo ao seu redor.

E também há os herodianos – definitivamente não fariseus, não o velho partido “conservador,” e muito menos os aliados naturais dos fariseus, chamados os herodianos em homenagem a Herodes Antipas, que os fariseus viam como traidor de sua causa. Os fariseus podem ter tido a autoridade não oficial entre a gente comum na Palestina nos dias de Jesus, mas eles não tinham influência política. Eles não podiam aprovar a sentença sobre Jesus. Eles tinham que se aliar aos herodianos para alcançar seu objetivo, apesar do fato de que, quando se tratava de qualquer outra coisa, eles preferiam fazer qualquer coisa, menos ter algo a ver com esses herodianos.

Mas estava ficando mais claro para os fariseus que algo precisava ser feito a respeito de Jesus, porque Jesus estava mudando as coisas – e as mudanças não foram apenas mudanças que os fizeram pensar melancolicamente sobre os bons tempos do passado, e a maneira como as coisas costumavam ser, mas mudanças que eles viam como perigosas – revolucionárias, destrutivas para a nação, destrutivas para sua causa, destrutivas para sua posição. Os fariseus olhavam para Jesus como herege perigoso. Os herodianos consideravam Jesus como figura política perigosa. E os fariseus e herodianos podem ter desejado destruir uns aos outros, mas uma coisa superou esse desejo – o desejo deles de destruir esse Jesus.

E podemos nos perguntar por que eles sentiriam tanto ódio por Jesus. Não podemos entender a importância das questões que encontramos nesta passagem da Escritura. O primeiro é o jejum. Os discípulos de João jejuavam – eles se abstiveram da comida por um período de tempo, talvez como uma atividade regular, ou talvez porque seu mestre, seu líder, tivesse sido preso, e eles estavam de luto por causa disso. Os fariseus jejuavam regularmente, e publicamente, para que todos pudessem ver o que estavam fazendo – aqueles jejuns foram geralmente associados aos desastres e tragédias que haviam acontecido ao povo de Deus – dias de lembrança, dias de luto, dias para recordar a grandeza de Israel e a queda que ela experimentou.

Mas enquanto os discípulos de João e os fariseus estavam sofrendo, enquanto eles estavam piedosamente seguindo o ritual de se humilharem, o desconforto físico de jejum, por um propósito justo na mente deles, os discipulos de Jesus estavam festejando, comendo e bebendo, comendo até com os publicanos e pecadores. Aqui foi uma mudança notável; parecia que as pessoas santas deveriam jejuar; pessoas justas devem abster de comer de vez em quando; o povo de Deus deve lembrar-se da grandeza de Israel e do sofrimento que ela experimentou. Mas aqui estava Jesus, aqui estavam seus discípulos, parecendo não ter um cuidado no mundo. O que eles estavam fazendo para trazer o reino de Deus? O que eles estavam fazendo para levar o povo de Deus de volta à santidade? Aos olhos dos fariseus, eles estavam fazendo o oposto!

Mas Jesus está pronto com sua resposta. Algo novo está acontecendo. O noivo chegou. E durante uma festa de casamento, o jejum era impossível – foi o tempo de celebração! Agora era a hora de celebrar, porque eles não teriam o noivo com eles por muito tempo; o noivo seria tirado deles, disse Jesus, apontando para a época em que seria preso, julgado, e executado. No futuro, eles poderiam jejuar e chorar e lamentar. Mas agora não é a hora. Porque Deus estava fazendo grandes coisas. As coisas mudaram. O mundo estava sendo renovado.

Jesus enfatiza esse ponto com uma parábola, uma história sobre vinho novo e odres de vinho velhos, sobre roupas antigas e remendos novos. E o ponto é o seguinte: Ele não estava apenas adicionando algo ao que já havia acontecido antes – Ele estava no processo de renovar tudo. Você não pode colocar vinho novo num odre velho, porque o odre velho explodirá quando o novo vinho começar a fermentar. O odre velho já foi esticado, e não vai esticar mais quando esse processo de fermentação começar a acontecer. Da mesma forma, você não pode remendar um casaco velho com um novo pedaço de pano, porque esse pano novo vai encolher enquanto o casaco velho não vai, porque já foi encolhido. O casaco vai acabar sendo rasgado ainda pior do que era no começo.

Jesus não estava remendando um casaco velho – Ele estava fazendo um novo conjunto de roupas. Ele não estava derramando uma nova safra de vinho nos mesmos velhos recipientes – Ele estava fornecendo o melhor vinho novo, e precisava de um novo recipiente para contê-lo. Deus estava fazendo coisas novas; Ele estava trazendo uma nova criação, a restauração de todas as coisas. O velho estava passando e o novo chegou. Agora era a hora de olhar para frente – para olhar para frente às grandes coisas que o Senhor estava fazendo, e faria, e não para olhar para trás com tristeza e luto sobre como Israel havia caído. Agora era a hora de celebrar, porque o noivo tinha vindo para levar sua noiva, seu povo, e dar-lhe uma nova vida.

Não lemos a resposta dos questionadores. Em vez disso Marcos nos leva a mais dois lugares, nos dá mais duas histórias sobre o mesmo tema. Os próximos dois relatos têm a ver com o sábado. A questão externa é diferente da questão do jejum, mas no fundo, o ponto permanece o mesmo. Somos lembrados do propósito do sábado – era para nós, não era para ser um fardo; era para ser uma bênção, uma libertação, um dia de descanso e restauração, não uma arma para usar contra outras pessoas. O sábado foi feito para o homem, por nosso Deus Criador, em sua graça, e precisamos nos lembrar disso quando pensamos no dia do Senhor e o que significa para nós como povo de Deus hoje. Mas o que está importante aqui não é primariamente a questão do sábado em si, assim como a história anterior não se propõe a nos ensinar se devemos jejuar hoje ou não.

A questão é mudança. É restauração. É a autoridade do Filho do Homem, de Jesus, sua missão no mundo e a mudança que Ele estava provocando. Vimos como os fariseus estavam muito preocupados com a lei, e estavam especialmente preocupados com o sábado. O povo da Galiléia, as massas sem instrução nas margens norte de Israel, longe do centro religioso e do olhar atento das autoridades religiosas, não eram conhecidas como os maiores guardiões da lei. Os fariseus devem ter tido uma luta constante com essas pessoas para mantê-las no caminho certo.

E precisamos entender que isso não aconteceu porque eles esperavam que os galileus ganhassem sua salvação pela escrupulosa observância do sábado. Os fariseus estavam tão preocupados com o sábado não porque eles queriam merecer a salvação. Seu objetivo básico era manter a divisão entre o povo de Deus e o mundo, manter a barreira que separava Israel das nações. E um dos aspectos mais importantes dessa barreira, se não o mais importante, era a questão do sábado.

Os judeus, de todas as pessoas no Império Romano, receberam dispensação especial por causa de sua observância do sábado. Eles eram conhecidos como pessoas que descansavam no sétimo dia – era algo que as marcava como sendo diferentes, distintas. Os fariseus viam o sábado como um emblema do judaísmo. Para ser um bom judeu, separado, único em relação ao mundo, a guarda do sábado – pública, rigorosa e cuidadosa guarda do sábado – era imperativa.

Mas aqui estava Jesus e seus discípulos, quebrando o sábado – e quebrando o sábado sob o olhar atento dos espiões fariseus enviados de Jerusalém para vigiá-los. Eles estão colhendo grãos e debulhando grãos no sábado. E quando os fariseus viram isso acontecendo, eles devem ter ficado irados. Todo o trabalho que estavam fazendo para fazer com que esse galileus obedecessem à lei de Deus, todo o esforço que fizeram para ensinar essas pessoas teimosas, tudo parecia ser escapando deles. Ali estava esse novo rabino, curador, milagreiro, atraindo para si um grande número de seguidores, influenciando-os exatamente de maneira errada!

Mas, novamente, Jesus estava mostrando algo importante aos fariseus – que as coisas tinham que mudar. Israel deveria ser luz para os gentios; eles deveriam ser um reino de sacerdotes, agentes da graça de Deus para as nações. Eles deveriam estar convidando as nações a se unirem no descanso sabático, que antecipa o descanso eterno que Deus daria. Mas em vez disso transformaram o sábado numa arma, e guardavam o sábado como uma marca de orgulho judaico em vez de humildade diante de seu Criador e Redentor, o Senhor.

Mas Jesus declara que Ele é o Senhor do sábado. Ele se compara ao rei Davi, declarando que alguém maior do que Davi havia chegado. Deus havia instituído o sábado na criação, quando Ele descansou no sétimo dia após sua obra da criação. Agora o Filho do Homem, o Senhor do sábado, estava sinalizando ao povo de Deus que uma obra de recriação estava começando. Ele era o Senhor do sábado. Seu ministério era único na história do mundo. E as circunstâncias especiais permitiam o que seus discípulos estavam fazendo. Jesus não diz aos fariseus que eles são excessivamente escrupulosos em sua interpretação do sábado. Mas Ele os deixa saber, em termos inequívocos, que algo novo estava acontecendo.

E novamente, não ouvimos a resposta dos fariseus, ou se eles tinham uma. Em vez disso, o evangelista Marcos muda o foco mais uma vez, desta vez para uma sinagoga – talvez no mesmo dia, talvez nalgum momento no futuro. Os agentes dos fariseus estavam lá novamente, coletando mais evidências, vendo o que Jesus faria. Talvez eles tivessem até estabelecido este encontro como um teste – Jesus curaria este homem?

A condição do homem não era fatal. Uma cura poderia esperar até o dia seguinte sem efeitos adversos sobre ele ou sua futura vida. Assim, a rigor, aos olhos dos fariseus, uma cura realizada naquele dia sera uma forma de trabalho desnecessário, uma violação do sábado. Uma tradição muito antiga da Igreja diz que o homem era pedreiro – ele precisava das duas mãos para fazer o seu trabalho. Mas um dia mais ou menos não faria muita diferença a longo prazo.

Mas Jesus sabe o que está acontecendo. Ele chama o homem com a mão ressequida e fala não ao próprio homem, mas aos homens esperando pela oportunidade de acusá-lo de uma violação da lei. E Jesus não faz uma declaração – Ele faz uma pergunta, uma pergunta que era como muitas das perguntas que Ele faria, porque forçou os questionadores a confrontar a verdade, a encontrar a resposta real por si mesmos. Ele lhes pergunta: “É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la?

Ele não recebe resposta. Porque era lícito fazer o bem no sábado, e mesmo que a condição do homem não fosse fatal, curar sua mão ressequida, uma mão que estava realmente morta, era em pequena escala um trabalho que salvaria a vida.

A resposta dos acusadores é o silêncio. Eles sabem que estão errados. Eles sabem que não têm resposta para dar. Eles foram silenciados pela verdade. Eles viram a evidência do poder e autoridade de Jesus, mas não querem reconhecê-lo. Não é que eles não tenham evidências suficientes para tomar a decisão certa. Não é que o assunto não esteja claro. A única coisa que os estava impedindo, a única barreira para a aceitação das reivindicações de Jesus, sua reivindicação de ser o Filho do Homem, o representante ungido de Deus, aquele que traria a salvação, aquele que poderia perdoar pecados, quele que foi Senhor de todas as coisas, incluindo o sábado, foi a dureza do seu coração. Eles não creram, não porque não podiam crer, mas simplesmente porque se recusaram a crer.

Eles estavam felizes com seus velhos odres de vinho. Eles estavam satisfeitos com suas velhas roupas. Eles não queriam mudar, só viram ameaças nas mudanças que Jesus estava trazendo. Por isso eles fecharam seus corações à sua mensagem, ao seu chamado.

E o Senhor Jesus sabia o que estava causando a obstinação deles. E isso o deixou irritado. Isso o entristeceu. Ele ficou irritado com a recusa pecaminosa de se submeter à verdade, a verdade que era tão evidente, clara de se ver. E ficou triste, porque se endureceram deliberadamente, porque eles tinham construído uma barreira ao seu redor, para não terem que encarar a verdade.

Jesus viu os efeitos do pecado e tocou o coração dele. Esses homens estavam julgando eles mesmos. Ele estavam deliberadamente escolhendo o caminho que levou à destruição, deliberadamente e conscientemente recusando-se a seguir o caminho da salvação e libertação. Optaram por permanecer no cativeiro, em vez de buscar a libertação que poderia vir a eles se eles pudessem ver a verdade que estava sendo claramente proclamada e exibida a eles. A luz brilhava nas trevas, mas aqueles que viviam nas trevas recusaram-se a ver. Ele estava vindo ao seu próprio povo para libertá-lo, e os líderes espirituais de seu povo preferiram permanecer em suas cadeias.

Jesus cura o homem. Ele estende a mão ressequida e a carne morta recebe a vida. Outro sinal, outro milagre, outra exibição da autoridade do Criador. E a reação?

“Retirando-se os fariseus, conspiravam logo com os herodianos, contra ele, em como lhe tirariam a vida” (Marcos 3.6).

A aliança inquieta foi formada, a aliança que levaria à tortura e morte do Salvador. Esses homens de coração duro, que pensavam estar fazendo a obra de Deus, tornaram-se servos involuntários do maligno, que não queriam mais do que destruir a Jesus.

Mas não haveria destruição final. Ele seria morto sim. Seu corpo seria espancado. Ele seria pregado na cruz. Ele sofreria e morreria, mas o Deus Todo-Poderoso transformaria os propósitos de Satanás, e a dureza do coração destes homens, contra eles. Esse sofrimento levaria à liberdade. Essa morte levaria à vida. Essa rejeição pelos homens levaria à restauração do relacionamento entre Deus e a humanidade. A mudança havia chegado; a mudança que muitos não estavam dispostos a enfrentar; e o plano de Deus não seria frustrado.

Todos nós temos que enfrentar a necessidade de mudança em nossas vidas. Para o povo de Deus, isso significa viver uma vida de arrependimento, uma constante e repetida morte de nossa velha natureza pecaminosa, nos despojando do velho homen, e nos revistindo do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade (Efésios 4.22-24). Significa deixar para trás o conforto dos velhos pecados, hábitos e estilos de vida e crescer. Significa entender que a mudança que Jesus exige é mudança total – mudança de vida do começo ao fim, de cima para baixo. Pode não ser agradável a curto prazo, mas os benefícios dessa mudança são eternos.

E para aqueles que não chegaram à fé, isso significa encarar a realidade. Significa ver a verdade que Jesus é o Senhor, Senhor de todas as coisas, o rei do universo. Significa entender que a mudança é necessária, que a mudança não é opcional. Pode significar desconforto. Pode significar deixar para trás as crenças, opiniões e comportamentos conhecidos e confortáveis, e talvez a coisa mais difícil de todas – admitir que estávamos errados. Mas significa vida. A restauração. A renovação. A alegria. A paz. E a vida eterna.

O noivo veio para realizar uma festa, uma celebração. Ele nos convida para participar com Ele. Ele se alegra quando o fazemos, e lamenta quando as pessoas se recusam a vir por causa da dureza de seus corações. Venha para a festa. A comida e bebida que Ele oferece é diferente e muito além de qualquer coisa que este mundo tem para oferecer. Ele disse isto:

“Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá” (João 6.54-57).

O corpo de Cristo foi quebrado, para que pudéssemos ter a vida. O sangue de Cristo foi derramado, para que o nosso não tivesse que ser. Confie nele. Tenha fé nele. E a vida dele é sua.

Amém.

Baixar Sermão Voltar ao topo

Jim Witteveen

Pr. Jim Witteveen é ministro da Palavra servindo como missionário da Igreja Reformada em Aldergrove (Canadá) em cooperação com as Igrejas Reformadas do Brasil. Atualmente é diretor e professor no Instituto João Calvino.

Facebook Instagram

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.