Lucas 02:13,14

Leitura: Efésios 02:11-19
Texto: Lucas 02:13,14

Irmãos,

Já encontrou um anjo uma vez? Ninguém, acho. Porque não? Eles não existem mais? Sim, existem!

Então! Porque não encontramos mais anjos? Eles não são visíveis? Sim, podem ser visíveis. Se Deus quiser eles podem se mostrar aos homens. Se Deus quiser…!!!

Isso é uma coisa, que fica claro ao lermos a Bíblia. As vezes encontramos anjos na Bíblia, e na maior parte não lemos nada sobre a existencia deles. Abrão encontrou dois anjos, o seu neto Jacó viu anjos subindo e descendo em Betel. Depois as pessoas não viram, nem ouviram nada de anjos. Durante 500 anos, nenhum anjo se mostrou. Até a epoca em que Israel entrou em Canaã. E depois de novo: só alguns pessoas viram um anjo.

Se compararmos isso com a epoca que Jesus estava aqui na terra, veremos uma grande diferença. O sacerdote Zacarias encontrou um anjo; 6 meses depois Maria também, e José o noivo dela também, antes do nascimento de Jesus uma vez e depois de novo. Os pastores encontraram não só UM anjo, mas um EXÉRCITIO DE ANJOS. Há uma grande atividade dos anjos em redor do nascimento de Jesus; e também depois da morte dele: Os soldados ouviram os anjos chegando, as mulheres encontraram dois anjos, Maria encontrou um. Houve muitos anjos em Israel naquela época. Quase é estranho que nós não encontramos mais os anjos. Porque não? Porque tinha um atividade grande naquela época? Há talvez uma relação com o nascimento e a ressureição de Cristo? Sim, há!

Quem presta atenção descobrirá que os anjos estiveram servindo a Deus. Eles foram mensageiros celestiais. Eles explicaram o que estava acontecendo. Eles deram comentarios sobre os eventos. As vezes antes, as vezes depois. Eles dissram o que realmente aconteceu. E também: eles revelam a presença de Deus neste ocasião. Pois para o mundo o nascimento de Jesus poderia ser um nascimento duma criança, como todas as outras crianças que nascem. O nascimento não foi diferente dos outros partos. Maria ficou grávida, estava grávida durante 9 mêses como todas as outras mães. E depois tinha o parto, com dores etcetera. Quem não sabia mais, não ia dizer que esta criança foi diferente. Mas foi. E sabemos isso por causa das mensagens dos anjos. Os anjos disseram para Maria e José que este criança foi o filho de Deus, o Salvador. Não estava escrito na cabeçinha da criança, mas foi revelado pelos mensageiros, pelos jornalistas celestiais. Os servos de Deus.

Isso Deus fez antes o nascimento. E depois do nascimento O PAI vai anunciar o nascimento do seu filho a todo mundo. Não é José que faz isso, mas o VERDADEIRO PAI no céu que manda os seus mensageiros para proclamar o nascimento do seu filho amado aqui na terra!!!!! E por isso Deus manda o seu anjo aos vizinhos mais próximos, aos pastores, que guardavam o seu rebanho naquela mesma região. E o anjo os revela: “Hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” E ele vos dará um sinal: “encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura”.

Em si, essa mensagem é maravilhosa e um motivo para grande alegria. Não só na terra, mas também no CÉU. E para mostrar isso os pastores recebem uma impressão da festa no céu. Uma multidão da milícia celestial aparece, louvando a Deus!!! Presta atenção nisso. Eles estão LOUVANDO à Deus. Não a Maria, mas a Deus. Deus merece toda honra neste ponto. Sem Deus, o Salvador nunca nasceria; toda honra e toda gloria é para Deus.

O cantico deles mostra isso também: Gloria a Deus nas maiores alturas; Paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. Este hino tem duas partes. No primeiro lugar louva Deus e a Segunda linha explica por que: Gloria a Deus nas maiores alturas; Paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.

O que está em frente é o mais importante: Gloria a Deus nas maiores alturas! Deus merece toda gloria, pois é Ele que conseguiu paz na terra entre os homens, a quem Ele quer bem.

O fundamento da verdadeira paz já foi feito no momento que o menino Jesus Cristo nasceu. O princípio da paz já está lá. Pois é Jesus Cristo que vai estabelecer a paz entre Deus e os homens, a quem Deus quer dar. Esta paz será estabelecido pela reconciliação, pelo remissão dos pecados, quer dizer pelo sacrificio deste mesmo menino na cruz. Ele vai estabelecer o paz com o Pai no céu e isso dará paz nos corações dos amados filhos de Deus. Quem sabe o que Cristo fez para nos reconciliar com o seu Pai, não pode ficar frio.

Quem sentiu o amor de Deus, vai transportar esse amor aos seus próximos. Só assim será estabelecido paz neste mundo. Os homens podem tentar estabelecer paz no mundo, mas até agora eles não conseguiram. Há pessoas que não querem paz. Estão procurando o seu bem. Por isso há brigas entre os homens, entre homem e mulher; entre os pais e os filhos, entre gangues, entre países. E mais: Cada dia podemos ler nos jornais e na televisão que não há paz neste mundo. A historia deste mundo é uma historia de conflitos, guerras.

Então, por que os anjos estão cantando lá? PAZ entre os homens a quem ele quer bem.? Isso não é uma mentira? Não, não é. O início está lá. Se quiser plantar um arvore e colocar um semente no chão e isso começar crescer. Num momento que posso ver um pontinho verde , já posso dizer: a arvore está lá. Esta arvore ainda não é completa, mas já esta lá. Deve crescer, mas já está lá.

E presta atenção: os anjos não estão dizendo que há paz em toda terra. A paz é limitada a quem ele quer bem. Como já disse: os anjos não falam sobre paz no sentido de “um momento sem guerra, sem brigas”. Não! Eles falam sobre a reconciliação com Deus, sobre a paz que Deus quer dar em Cristo. Esta paz não é para todas pessoas, mas só para os eleitos: a quem ele quer dar bem. Como por exemplo estes pastores lá. Eles são escolhisdos para Deus para ouvir a mensagem sobre o nascimento do Salvador. Eles são os primeiros, que podem visitá-lo, adorá-lo, seguí-lo, crer nele e assim salvar as suas vidas. E depois deles, outras pessoas vão receber esta oportunidade: os magos por exemplo, mas também todo o povo de Israel. E essa boa mensagem vai se espalhar por todo canto. Todo mundo deve ouvir, mas nem todo mundo vai aceitar. É como a parábola da semente em Mateus 13. A semente será espalhada em todo canto, mas não vai crescer em todo canto. Há pessoas que não aceitam a mensagem, que não querem ouvir, que não querem mudar a sua vida, que não querem seguir Cristo, que não querem viver com Cristo, ou com os irmãos de Cristo; que por isso não querem visitar a igreja de Cristo; e porquê não? Porquê uns aceitam o evangelho e outros não? Depende do quê? Depende da nossa boa vontade? Ou do nosso libre arbitrio? De jeito nenhum, pois a nossa vontade é pecaminosa e o nosso arbitrio também; Não depende disso. A Bíblia diz sobre este ponto em Romanos 9,16: “Não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericordia”. A verdadeira paz, e a vida eterna, é só para quem Deus quer dar. Depende da misericordia, da vontade, do plano de Deus.

Quem conhece a sua miséria; a sua vida sem paz. Sem paz com Deus, ou sem paz com os pais, o com outras pessoas. Quem tem esta vida e está triste por causa disso; Quem está insatisfeito, mal humorado, com raiva, conflitos, brigas ou mais dessas coisas; quem sabe que deve se reconciliar com outras, mas não quer, por causa do seu orgulho; quem não pode perdoar o seu próximo o que ele fez , ou disse erradadamente.

Quem reconhece um dessas coisas, deve procurar a paz em Cristo. Deve primeiramente experimentar o remissão dos seus pecados, para receber o amor para perdoar outros. Por isso devemos primeiramente ouvir a voz de Deus, ouvir a chamada de Deus. Se Deus entrar na sua vida com a sua palavra, não fecha a porta, não fecha o seu coração; Quem resiste, ele rejeita Deus e Deus vai rejeitar todos os que o rejeitam.

Isso também é a gloria de Deus. Deus está nas maiores alturas. Inacessível para nós. Não podemos ir para Deus. É impossivel!! Só podemos chegar lá, se Deus quiser. Não podemos manipular Deus. Deus é independente. Deus não é dependente de nós. Não precisa de nada, de ninguém! Se Deus quisesse destruir o mundo depois a queda de Adão, ninguém podia reclamar, mas Deus não fez. Deus continuou com o seu trabalho. E agora este mesmo Deus mandou o seu filho para este mundo. Para salvar este mundo. Isso mostra a grandeza de Deus. Ele não tinha uma obrigação para fazer isso, mas Ele se humilhou para salvar nos. Assim é o nosso Deus: Ele amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. TODO o que nele crê. Nós somos irmãos, Vamos louvar a Deus por isso. Como os anjos e como os pastores que também louvaram a Deus.

Amém.

Voltar ao topo
Pr. Abram de Graaf

Abram de Graaf

O pastor Abram de Graaf é “Doctorandus” (Drs) em Teologia e um dos professores do Instituto João Calvino (Aldeia, Camaragibe-PE). Ele é pastor da Igreja Reformada de Hamilton, Canadá, enviado como missionário às Igrejas Reformadas do Brasil, desde o ano 2000. É Diretor do Projeto Dordt-Brasil. Ele mora em Maceió e também desenvolve projetos nessa cidade. Acesse o site graafeditora.com

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.