You are currently viewing 1 Reis 15:09-15

1 Reis 15:09-15

Leitura: 1º Reis 15:09-15
Texto: 1º Reis 15:09-15

Amados irmãos no Senhor,

Acabamos de ler um testemunho maravilhoso sobre o rei Asa. A palavra de Deus afirma que “ele fez o que era reto perante o SENHOR, como Davi, seu Pai” (1 Reis 15:11). E acrescenta: “O coração de Asa foi, todos os seus dias, totalmente do SENHOR” (1 Reis 15;14). Mas irmãos, que testemunho maravilhoso! Fazer o que é reto perante o SENHOR e ter um coração que é totalmente do SENHOR! A palavra de Deus afirma que Asa tinha essas qualidades maravilhosas. Assim como o coração de Davi foi totalmente do SENHOR, o coração de Asa também foi totalmente do SENHOR. Ele andava nos caminhos de “Davi, seu pai” diz a palavra de Deus. É um detalhe, irmãos, mas peço que prestem atenção. A Bíblia diz que Davi era “seu pai”. No entanto, sabemos que o pai natural de Asa, não era Davi, mas Abia (1 Reis 15:8). Davi era, na verdade, trisavó de Asa. Mas o que diz a Bíblia: diz que Asa andava nos caminhos de “Davi, seu pai”.

Por que a Bíblia fala assim? Fala assim para nos ensinar que há dois tipos de pais. Há o pai biológico, ou seja o pai que gerou o filho. Mas há também o pai espiritual, o pai que serve de exemplo. Assim o pai espiritual, o grande exemplo de Asa, foi Davi, e não Abia, seu pai natural. Naquela época, Davi já tinha falecido. Mesmo assim Asa sabia: “meu pai é Davi”, pois ele pensava: “quero ser assim”. Irmãos, todos aqueles que não têm um pai natural, ou que nunca conheceram seu pai natural, devem pensar nisso. Seu pai não é necessariamente aquele cujo nome está na sua certidão de nascimento. Seu pai pode ser também outra pessoa. Qualquer homem mais idoso que faz a vontade de Deus, esse pode ser seu pai. Basta aquela outra pessoa fazer a vontade de Deus, ter um coração que é totalmente do Senhor Jesus Cristo e já pode ser como um pai para você. Isto é muito importante, irmãos e jovens. Vocês têm que valorizar a família da fé, a igreja, pois aqui há muitos pais e mães para todos.

Agora, irmãos, alguém poderia dizer: Não vejo bons exemplos. Não vejo pessoas que realmente andam no caminho do SENHOR, e que são totalmente dedicados a ele. Podemos até apontar o rei Asa, pois Asa, apesar de ser elogiado por Deus, também não era perfeito. Ele tinha fraquezas. Olha o que Bíblia relata: diz que na época dele “os altos não foram tirados”. Os altos eram lugares onde o povo adorava ao SENHOR Deus, mas muitas vezes também aos outros deuses. Então o SENHOR Deus proibiu a existência dos altos. Mas o rei Asa deixou os altos existirem. Aparentemente ele não tinha força suficiente para acabar com eles. Então, como é que a Bíblia pode dizer que “o coração de Asa era, todos os dias, totalmente do SENHOR”? Asa não foi omisso em certas coisas? Lembremo-nos também da vida de “Davi, seu pai”. Davi é mais elogiado ainda mais do que Asa. Mas sabemos que Davi também não era um “santinho”. Vocês sabem o que ele fez: Ele cometeu pecados muito sérios. Ele adulterou e matou.

Mesmo assim a palavra de Deus diz que Asa andava nos caminhos de Davi, seu pai, e que o coração de ambos era totalmente do SENHOR. É preciso entendermos isto bem, irmãos. Ter um coração que é totalmente do Senhor Jesus Cristo, não significa que você não tem mais fraquezas e pecados. Pois como todos sabem: o mais santo e perfeito é um pecador. O único que é perfeito, sem pecado nenhum, é Cristo. Todos os outros são pecadores, filhos de pecadores, pessoas sem perfeição. Mesmo assim podemos distinguir entre aqueles cujo coração é totalmente do SENHOR, e aqueles cujo coração não é totalmente do Senhor. Podemos distinguir entre aqueles cujo coração é totalmente do SENHOR, e aqueles que têm um coração dividido. Aquele cujo coração é perfeito (2 Crônicas 15:17), aquele cujo coração é totalmente do SENHOR, deseja apenas uma coisa: andar nos caminhos do SENHOR. Desta maneira o coração de Asa era totalmente do SENHOR. Asa nunca teve vontade de abandonar o culto do SENHOR, ou de trocar de religião. Ele não queria nada senão servir ao único e verdadeiro Deus. Ele sabia: o meu Deus é o Deus que ajudou Davi, meu pai. Só vou seguir a ele.

Irmãos, é isso mesmo que importa para cada um de vocês também. Existem muitos obstáculos e impedimentos para servir totalmente a Deus. Existem muitas coisas que podem desanimar e derrubar os filhos de Deus. Você pode ter pais que não apóiem a sua presença na igreja. Você pode sofrer pressão de amigos que detestam crentes – e que no fundo não são amigos. Você pode até cair em pecados, pois as tentações são fortes e a carne é fraca. Porém, irmãos, aquele que tem um coração que é totalmente do SENHOR, vai superar todas as angústias. Aquele cujo coração é totalmente do SENHOR, ele não quer de jeito nenhum ser vencido pelo mal. A vontade sincera dele é dedicar-se a Cristo e a ninguém mais. Desta forma, tendo um coração totalmente dedicado ao SENHOR, dá para resistir ao mal, se necessário for, consertar a sua vida. Aqueles cujo coração não é totalmente do SENHOR, não têm essa capacidade de vencer o mal. Na hora da tribulação, eles correm. Na hora da tentação, logo se entregam. Aqueles que não têm esse desejo sincero de servir ao SENHOR, faltam aos cultos por motivos furados e justificativas farrapadas.

Irmãos, importa cumprirmos as ordenanças de Deus. É preciso levarmos as coisas de Deus a sério. Nem mesmo os nossos próprios pais devem impedir que isto seja feito. Olhem só o que aconteceu na vida de Asa. Asa foi criada por sua avó, Maaca. Ela não era sua mãe, mas, por tê-lo criado, a Bíblia diz que ela era sua mãe. Agora, sendo ela a mãe dele, ela tinha automaticamente muito poder. Isto é até um mandamento da lei de Deus, que diz: “Honra teu pai e tua mãe”! Provavelmente a mãe de Asa tinha um trono ao lado do trono do rei Asa. Assim ela tinha poder para influenciar diretamente nas decisões do rei. Mas o que fez Maaca, a mãe de Asa com o poder que tinha? Ela “fez ao poste-ídolo uma abominável imagem”. Quer dizer: Ela já tinha um poste-ídolo, que era uma pedra para representar a deusa do sexo e da fertilidade, a deusa Achera. Aquele poste-ídolo era apenas uma pedra, que representava o corpo da deusa. Agora a mãe de Asa inventou o seguinte. Ela resolveu colocar uma cabeça em cima daquela pedra. Assim ela fez uma abominação. Ela deu apoio ao culto de Baal e Achera, o deus e a deusa da prostituição.

Como reagiu Asa, cujo coração era totalmente do SENHOR? Vejam só irmãos! Ele tirou da terra os prostitutos-cultuais (pois os sacerdotes e adoradores de Baal e Achera eram de fato prostitutos e prostitutas) e removeu todos os ídolos que seus pais Jeroboão e Abias tinham feito. E mais! Ele derrubou e destruiu aquela imagem que sua mãe tinha feito! Ele não disse: “Não posso admitir isso, pois devo muito a minha mãe e ela vai ficar muito chateado comigo”! Asa foi forte no poder do SENHOR! Ele depôs sua mãe da dignidade de rainha-mãe e destruiu-lhe a imagem, que, feita em pó, queimou. Lógico que sua mãe ficou muito brava com ele. Ele fez uma coisa nunca vista antes! Mas irmãos, assim podemos entender o que é ter um coração que é totalmente do SENHOR. Se você tem um coração que é totalmente do SENHOR, você agüenta muito, mas não agüenta tudo. Se seu coração é do SENHOR, você não agüenta escândalos e abominações na sua casa, nem mesmo se fosse o desejo de sua mãe ou o de seu pai.

Irmãos, jovens, ser cristão é uma batalha constante. Mas podemos aprender com Asa. Somente dá para sermos cristãos fiéis e membros vivos da igreja tendo um coração que é totalmente do Senhor Jesus Cristo. Não devemos obedecer aos homens. O importante é obedecer a Deus, como os apóstolos do Senhor ensinaram: “É preciso obedecer a Deus antes do que aos homens” (Atos 5:29). O que Deus manda é mais importante do que qualquer mandamento ou ordem de homens. Temos que amar a Cristo, irmãos. Temos que tomar essa posição de querer amar a Cristo e pagar o preço. Esta deve ser a posição do nosso coração. “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim”, diz o Senhor (Mateus 10:37). Então, irmãos e jovens, vamos ser firmes! Vamos dedicar-nos totalmente ao Senhor Jesus Cristo. Tenhamos horror ao pecado, não agradando a ninguém senão a Deus!

Como é que podemos ser assim? Como podemos ser tão fortes e dedicados? É somente possível valorizando a casa de Deus, irmãos, que será possível a nós sermos fortes e dedicados a Cristo. É somente valorizando a família da fé que teremos condições de resistir às tentações do mundo. É preciso considerar como pai, mãe, irmão e irmã àqueles que fazem a vontade de Deus (Marcos 3:35). É preciso agarrar-se àquelas pessoas e viver unidos a elas, pois elas podem servir de modelo, de exemplo, de referência. Então, irmãos, vamos valorizar a casa de Deus, e aqueles que são fiéis na casa de Deus. O rei Asa também fez isso. Ele fez ofertas especiais para a casa de Deus: prata, ouro e objetos de utilidade (1 Reis 15:15). Isto é bom e agradável, irmãos. Vamos fortalecer a casa de Deus, vamos fortalecer a nossa igreja, construindo e edificando. Vamos nos animar e nos alegrar com todos aqueles que querem fazer a vontade de Deus! Desta maneira podemos fazer parte da santa família de Deus e resistir ao mal. Desta maneira o coração de cada um de vocês pode ser um coração totalmente do Senhor, o qual os comprou por alto preço.

Amém.

Voltar ao topo

Elso Venema

Pr. Elso Venema foi pastor missionário no litoral alagoano pelas Igrejas Reformadas da Holanda entre os anos de 1993 a 2006. Atualmente ele é ministro da Palavra nas igrejas da Holanda.

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.