Salmo 112

Texto: Salmo 112

Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo e prezados visitantes,

Se perguntamos aos nossos parentes e amigos, o que estão buscando em suas vidas, quase todos responderão: “Eu só quero ser feliz”.

Essa busca pela felicidade tem se tornado tão importante para as pessoas de nossa época, que qualquer sacrifício vale a pena para alcançá-la.

É por isso que muitos se esforçam em seus estudos para crescer profissionalmente e ter um salário mais alto, imaginando que dinheiro é sinônimo de felicidade.

É por isso que muitos deixam seu casamento à procura de outra pessoa que lhes faça feliz. É por isso que alguns seguem pelo caminho fácil da corrupção, do roubo ou da ilegalidade. Tudo é feito em nome da felicidade.

Nessa busca, a felicidade se torna um ídolo diante do qual muitos se prostram para oferecer-lhe toda sua vida, para no fim descobrirem que foi tudo em vão.

Assim, Deus fica excluído da vida, ou é visto apenas como um meio para se alcançar a felicidade. É dessa forma que normalmente o falso o evangelho o apresenta.

Mas o que diz a Palavra de Deus? É possível ser feliz? Como? Aqui no Salmo 112, aprendemos que a verdadeira felicidade só pode ser desfrutada a partir de um relacionamento correto com Deus. Por isso, nesta noite, com base no Salmo 112, eu vos proclamo a Palavra de Deus sob o seguinte tema: A felicidade dos que temem a Deus. E veremos dois pontos:

O que fundamenta essa felicidade;
No que consiste essa felicidade.

  1. Em primeiro lugar, devemos observar o que fundamenta essa felicidade.
    Como podemos notar o salmista está falando de um homem feliz, este é o sentido de bem-aventurado (v.1). Mas no que se fundamenta a felicidade desse homem? O salmista nos diz que ele “teme ao SENHOR”. Com isso, abre-se um leque de questões muito importantes.

A primeira, é a de que este homem possui um relacionamento correto com Deus. “Temer ao SENHOR”, não significa ter um medo, como por exemplo, podemos ter medo de um marginal armado. Mas significa ter respeito por Deus, reconhecê-lo como Deus Todo-poderoso, Justo e Santo.

Significa reconhecer também quem somos nós diante dEle, ou seja, reconhecer nossa miséria espiritual, fraqueza, insuficiência e dependência dEle. Significa relacionar-se com Ele, à luz dessa reverência e reconhecimento.

A inclusão do nome de Deus, “Yahweh”, traduzido aqui por SENHOR, mostra que este relacionamento com Deus está dentro do contexto da aliança. Isso também, podemos observar quando lemos sobre a relação entre redenção, aliança e o temor do SENHOR no Salmo 111.5,9,10 (ler).

Portanto, quando o salmista diz que o homem feliz é aquele que “teme ao SENHOR”, inclui ai a ideia de respeito a Deus, mas também de amor, de confiança e de obediência.

Este homem desfruta de um relacionamento correto com Deus, e ele experimenta das bênçãos desse relacionamento por estar incluído na aliança de Deus com Seu povo.

Outra questão que a expressão “teme ao SENHOR” nos traz, é a questão da sabedoria. Aqui então devemos notar que existe uma relação entre o Salmo 111 e o Salmo 112 de tal forma que vários temas se repetem.

No Salmo 111, o salmista esteve louvando a Deus por suas obras, e conclui dizendo que Deus deve ser temido. Veja o que diz no início do v.10 do Salmo 111 (ler).

Então se alguém deseja ser sábio, deve começar por ter um relacionamento correto com Deus. Ele deve ocupar o lugar central na vida de tal pessoa e ser o fundamento a partir do qual tudo é avaliado.

Então notem, o Salmo 111, termina com o “temor do SENHOR”, e o Salmo 112 começa com o “temor do SENHOR”.

Isto quer dizer que o Espírito Santo, pega este tema do “temor do SENHOR”, iniciado no Salmo 111, e o amplia no Salmo 112, onde procura nos mostrar quais as consequências de se “temer ao SENHOR”.

Assim três coisas se unem: temer a Deus, ser sábio e ser feliz.

Se você estudar versículo a versículo do Salmo 112, descobrirá que os temas aqui desenvolvidos são temas também desenvolvidos no livro de Provérbios, que é um livro que visa ensinar sabedoria.

Então se perguntamos o que está por trás dessa felicidade, encontraremos sabedoria, e se procuramos o fundamento dessa sabedoria, encontramos o temor do SENHOR.

Então logo descobrimos que este homem não está procurando por felicidade, mas que felicidade vem ao encontro dele decorrente de sua forma sábia de viver, que é fruto de seu relacionamento com Deus.

Por isso, quando lemos aqui no que consiste a felicidade deste homem que teme ao SENHOR, encontramos um vínculo entre aquilo que ele recebe de Deus e a sua forma de viver. Como fruto de seu relacionamento com Deus, ele vive com sabedoria e por isso mesmo reflete em seu proceder o caráter e as obras de Deus.

E aqui, mais uma vez, podemos ver a relação dos Salmo 111 e 112, que devem ter sido escritos pelo mesmo salmista.

Veja por exemplo que ao falar das obras de Deus no Salmo 111.3, o salmista diz “e a sua justiça permanece para sempre”. E no Salmo 112.9, ao falar sobre as obras do homem que teme a Deus, ele diz: “a sua justiça permanece para sempre”.

No Salmo 111.4,7, o salmista diz que o SENHOR é benigno, misericordioso e justo. No Salmo 112.4, o mesmo é dito sobre o homem que teme ao SENHOR.

No Salmo 111.5, ele diz que o SENHOR dá sustento aos que o temem. No Salmo 112.9, o homem que teme ao SENHOR “distribui, dá aos pobres”.

No Salmo 111.8,9, ele diz que os preceitos do SENHOR são estáveis para sempre e que Ele estabeleceu sua aliança para sempre. No Salmo 112.6, ele diz que o homem que teme ao SENHOR não será abalado e que será tido em memória eterna.

Portanto, esse viver sábio do homem que teme ao SENHOR, que está implícito aqui no Salmo 112, é decorrente, procede de seu relacionamento com o SENHOR.

Isso também se evidencia quando lemos ainda no v.1, “e se compraz nos seus mandamentos”. A palavra “mandamento” se refere às ordenanças de Deus, e o verbo traduzido aqui por “compraz” tem o sentido de “sentir grande satisfação com alguma coisa”. Significa “deleitar-se”, “ter grande prazer”, nos mandamentos de Deus.

É por causa desses mandamentos que ele conhece ao SENHOR mais e mais. E quanto mais o conhece, mais o teme, e quanto mais o teme, mais se torna sábio, refletindo assim, em sua vida, o caráter e as obras de Deus.

Então quando reunimos o que o salmista nos diz aqui no v.1, descobrimos que este homem feliz tem um relacionamento com Deus, que o salvou e o fez participante de Sua aliança, e que neste relacionamento este homem ama, confia, e respeita ao SENHOR.

E decorrente deste relacionamento e da satisfação que este homem tem nos mandamentos do SENHOR, lhe foi concedido um coração sábio, de tal forma que a verdadeira felicidade veio ao seu encontro.

É por isso que o Salmo começa com um “Aleluia!”. Essa palavra significa “Louvai ao SENHOR”. O Salmo começa com este chamado, porque o que lemos sobre o proceder do homem que teme a Deus e sobre as bênçãos que estão sobre sua vida, são sem dúvida, fruto da obra graciosa de Deus. O fundamento de sua felicidade não é o que ele faz, mas o que Deus faz nEle e por Ele.

Assim, percebemos quanta tolice há em tentar encontrar felicidade longe de Deus.

Então devemos tomar muito cuidado, quando a Antiga Serpente deseja nos convencer do contrário, dizendo que podemos ser felizes se excluirmos Deus de nossas vidas, ou colocando-o em um lugar de menor importância, e até vivendo em desobediência aos seus mandamentos.

Talvez, a serpente dirá aos jovens: a vida feliz é a de seus amigos na escola que tem liberdade para fazerem o que querem. Ou dirá aos casados, você não pode ser feliz com seu marido ou sua esposa, você precisa encontrar outra pessoa que te faça feliz.

Ou talvez lhe seja dito, o importante na vida são suas conquistas. Se você se entregar completamente à realização de seus desejos, então você descobrirá o que é a vida feliz.

Ou talvez lhe seja dito: Não há nenhum problema em ficar longe da Palavra de Deus, dos cultos, da comunhão dos santos, e nem mesmo em desobedecer o que a Bíblia diz, a final de contas Deus não quer que você seja feliz, então Ele não se importa com sua maneira de viver. O que importa que você o tem no coração. E assim, com essas e muitas outras mentiras vocês serão tentados a buscar felicidade longe de Deus.

Mas nessa noite, o Espirito Santo adverte, a todos nós, nos ensinando que aqueles que buscam a felicidade longe de Deus, nunca, nunca a encontrarão.

Longe de Deus, talvez você sentirá por alguns instantes a doçura dos prazeres deste mundo, a doçura da satisfação de seus desejos, mas logo essa doçura se converterá em amargura mortal. Então nunca espere felicidade longe de Deus e de Sua Palavra.

Também quero chamar a atenção para a tolice de imaginar que se pode alcançar felicidade, manipulando Deus para nos dar o que achamos que nos fará felizes.

É igualmente a Antiga Serpente quem está por trás de toda pregação, de todo culto, de toda campanha que mentindo faz parecer que basta participar, determinar, oferecer, fazer isso ou aquilo para atrair a bênção de Deus sobre nossas vidas.

A verdadeira felicidade, como temos visto é consequência de nosso relacionamento com Deus. Não é fruto de uma campanha, ou da oração milagrosa de um falso apóstolo, mas de ter um relacionamento com Deus, de viver com sabedoria para Deus, de refletir em nossa vida o caráter e as obras de Deus, de deleitar-se em Seus mandamentos.

No entanto, sabemos que ninguém pode ter um relacionamento correto com Deus, por si mesmo. Pelo contrário, o nosso coração se inclina para deixar Deus de lado, ou tentar usá-lo em nosso benefício. Ninguém ama a Deus naturalmente, ninguém o deseja, não há temor no coração do pecador.

É por isso, que Deus nos diz em Sua Palavra, que todos são naturalmente seus inimigos, destituídos de Sua glória. Nossos pecados nos separam de Deus.

E só há uma maneira pela qual uma pessoa pode ser reconciliada com Deus, através de Cristo Jesus. Ele assumiu os nossos pecados na cruz, removendo assim o motivo da inimizade. De tal maneira, que confessamos: Cristo se tornou para mim da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. Em Cristo, sabemos o que significa temer ao SENHOR.

Essa é a maior bênção que poderíamos receber: Em Cristo, Deus se tornou o nosso Pai, e o fundamento de nossa vida. Em Cristo sabemos o que realmente importa, sabemos que a verdadeira felicidade é ter um relacionamento correto com Deus.

Então uma pergunta importante: O que Cristo é para você? Ele é seu Salvador? Você já confessou Sua miséria espiritual e dependência dEle? Você já foi reconciliado com Deus? A menos que isso aconteça, você nunca será feliz.

  1. Em segundo lugar, devemos observar no que consiste essa felicidade.
    A partir do v.2 o salmista enumera as bênçãos que Deus costuma conceder aos que o temem. Ele descreve no que consiste a felicidade do homem que teme ao SENHOR.

No v.2, aprendemos que essa felicidade se estende à sua família. Aqui particularmente nos fala sobre seus descendentes (filhos, netos, etc). O salmista diz a respeito da descendência do homem que teme ao SENHOR que ela “será poderosa na terra”, isto é, seus descendentes exercerão posições de honra. Além disso, diz que serão abençoados.

Fica implícito aqui que os próprios filhos são tidos como bênçãos, como elementos da vida feliz. Isso mostra que se você acha que eles são um atrapalho, um empecilho à vida feliz, você não está pensando biblicamente mas de forma mundana.

Então amados irmãos, o melhor investimento que vocês podem fazer, caso Deus lhe tenha concedido filhos, não é garantir para eles as melhores escolas, ou os melhores cursos, mas viver com temor, e ensinar a seus filhos a temerem a Deus. O SENHOR pode usar isso, e colocar seus filhos em posições de comando e honra.

Além disso, devemos observar que nossa forma de viver hoje tem consequências sobre não só sobre nossos filhos, mas sobre várias gerações.

Então devemos nos perguntar, especialmente os homens que aqui estão: que lugar Deus está ocupando em minha vida? Estou buscando sabedoria de Deus em Sua palavra e estou transmitindo-a a meus filhos? Devemos nos lembrar do que encontramos no Segundo Mandamento (Êx 20.6): “… e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”.

No v.3, lemos que o SENHOR também costuma conceder bençãos materiais ao homem que o teme. Lemos aqui sobre “prosperidade e riqueza”.

Isso não significa que todos os que temem a Deus serão prósperos, mas essa é uma das bênçãos que o SENHOR pode conferir àqueles que o temem.

Mas vejam com que fim Deus lhes concede tais bênçãos materiais. Na parte final do v.3, lemos: “… sua justiça permanece para sempre”, isso é repetido no v.9, onde descobrimos que essa justiça se refere ao seu proceder reto em relação aos pobres. Ele recebe de Deus, distribui e dá aos pobres (v.9), ele “se compadece e empresta” (v.5).

Assim suas riquezas são usadas não de uma forma egoísta, mas entendendo que é Deus quem dá o sustento aos que o temem (Sl 111.5), ele se coloca ele como instrumento dessa graça de Deus, para aqueles, que mesmo temendo ao SENHOR, não receberam essa bênção em particular de prosperidade e riqueza, mas que mesmo assim são sustentados pelo SENHOR.

É importante saber que o apóstolo Paulo referiu-se ao v.9, ao falar sobre a contribuição dos crentes em Corinto.

Então devemos saber que conforme a medida da benção de Deus sobre nós, devemos ofertar para que o pobre, o necessitado, possa ser ajudado. E assim, por nosso intermédio, distribua Deus suas riquezas entre nós.

Então devemos ter sempre em mente: Deus tem me abençoado, para que eu possa servir ao necessitado. Quem procede assim, diz o salmista é ditoso, ou seja, é feliz.

No v. 4, lemos que “Ao justo, nasce luz nas trevas”. Isto quer dizer mesmo quando tudo ao seu redor seja trevas, para este homem há luz. Ou podemos dizer: em momentos de tribulação (trevas), Deus lhe envia salvação (luz).

Ainda no v.4, vemos como sua vida reflete o caráter de Deus. O homem que teme a Deus é benigno (gracioso), misericordioso (compassivo) e justo.

No v. 5, diz que “ele defenderá sua causa em juízo”. Estas palavras podem significar que ele dirige seus negócios com honestidade ou que ele pode sustentar sua causa em um julgamento.

Nos versículos 6,7 e 8, lemos várias expressões que descrevem sua estabilidade e segurança. Notem os verbos: é firme, confiante, bem firmado.

Aqui vemos que este homem não está livre de notícias ruins, mas ele não teme tais notícias, não anda suspenso por causa delas. Ele confia no SENHOR.

A estabilidade de sua vida também se revela no fato de que sua memória não será esquecida. Mesmo depois de morrer, ele será lembrado em sua família e em sua comunidade (Pv 10.7). Até sua memória será uma bênção, que pode ser usada por Deus para encorajar gerações futuras.

No v.9, também se diz que será honrado pelos homens: “o seu poder se exaltará em glória.”

Por fim, no v.10, vemos que ele também não está livre de inimigos que o odeiem, mas o mesmo se pode dizer, ele não os teme, porque confia no SENHOR (v.8).

No v.10 temos um contraste a tudo que vimos – o homem perverso. Este tomado de amarga inveja se irrita com o fato do homem que teme a Deus ser feliz. A felicidade do justo o incomoda a ponto de ranger os dentes e definhar.

No entanto, sejam seus planos contra o justo, ou quaisquer outros planos, darão em nada no final. Deus frustrará todas as ambições, todos os desejos dos perversos.

Então, devemos lembrar, se alguém não tem como vimos, um relacionamento de amor, confiança e temor com o SENHOR, mas deseja buscar a felicidade por sua própria conta, deve saber que seu fim é exatamente este, pois este é o fim de todos os que trocam o SENHOR por qualquer ídolo, mesmo que digam servi-lo: seus planos, seus desejos no final, fracassarão. Sua busca por felicidade dará em nada. A tolice de sua vida será trazida à luz no dia do juízo.

Amados irmãos, É Cristo quem cuida de suas ovelhas. Todas as bênçãos aqui descritas, tem sua fonte em sua graça e misericórdia. É ele quem abençoa nossa família e nossos bens.

É Ele quem nos confere dar bons frutos em nossa relação com o próximo. É ele que faz com que nossa vida seja estável. E que nossos frutos perdurem por gerações. É Ele quem faz com nossa vida não esteja centrada em nós mesmos, mas fundamenta em Deus. É Ele quem nos faz verdadeiramente felizes.

Então você deve se perguntar agora: Eu sou feliz? Eu conheço essa felicidade descrita no Salmo 112?

Você pode dar ouvidos ao diabo, e pensar que pode ser feliz sem Deus. Você pode repetir essa mentira todos os dias de sua vida, pode viver a procura de felicidade, e de satisfação. Mas você nunca saberá o que isso significa até que Cristo se torne Seu Salvador e Senhor.

Mas se você já está em Cristo, se Ele já lhe reconciliou com Deus, então as bênçãos descritas neste Salmo podem ser vistas em sua vida. E você pode atender às palavras iniciais do Salmo 112: Aleluia (ou seja louvai ao SENHOR). Porque Deus tem lhe revelado Sua graça e misericórdia. Você sabe o que significa ser feliz em Cristo Jesus.

Amém!

Voltar ao topo
elienai batistsa

Elienai Batista

O Pastor Elienai Batista está servido como ministro da Palavra desde dezembro de 1998. Até o momento, pela graça de Deus, ele tem contribuído para a plantação de três igrejas reformadas: Igreja Reformada em Cabo Frio-RJ (2001-2013); Igreja Reformada do IPSEP, Recife-PE (2013-2016); Igreja Reformada em Paulista-PE (2016-2019). Atualmente possue um trabalho missionário na cidade de Campinas-SP.

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.