You are currently viewing Números 21.04-09

Números 21.04-09

Leitura: 1ª Coríntios 10.01-13; João 03.14-15
Texto: Números 21.04-09

Queridos irmãos em Jesus Cristo,

Com certeza vocês já viram na televisão os filmes contra drogas. Um jovem vende uma coisa e recebe dinheiro, com este dinheiro ele compra uma arma e com esta arma ele assalta outras pessoas, para receber mais dinheiro para comprar… drogas! Ajude a lutar contra as drogas é a mensagem deste filme. É um aviso que vem para nós pela televisão; da mesma maneira Deus usa a Bíblia para avisar-nos. Deus nos avisa para termos cuidado, pois há muitos perigos ao nosso redor. Assim funciona a história da COBRA DE BRONZE, que acabamos de ler. Isso não é somente uma história dum povo desconhecido, que vivia no passado, numa situação completamente diferente da nossa. Não, irmãos, esta história quer nos ensinar alguma coisa.

Paulo fala sobre isso em 1 Cor. 10. Ele aponta umas quatro histórias, que aconteceram durante a viagem de Israel pelo deserto. No vs. 7 ele fala sobre o pecado com o bezerro de ouro; no versículo 8 ele conta a história do adultério com as filhas de Moabe; no versículo 9 sobre a cobra de bronze; e finalmente no versículo 10 sobre a rebelião de Coré, Datã e Abiram. E no fim Paulo diz: Irmãos, prestem atenção! Leiam bem estas histórias. E não esqueçam, pois estas histórias foram escritas para te acordar, para te avisar contra os perigos do pecado. Os pecados seguintes: desprezar a Deus, levar uma vida imoral, tentar ao Senhor, murmurar e ser rebelde contra o Senhor. Se estes pecados dominarem a sua vida, o Senhor não será (mais) o seu Deus; Ele não mais será o grande aliado, o grande amigo, mas Ele se tornará um inimigo; Quem viver assim, provocará ao Senhor. Isso acontece. Pode ser que uma pessoa seja batizada; pode ser que ela participe na santa ceia, mas isso não é garantia de que ela tem uma boa relação com Deus. Paulo mostra isso. O povo de Israel foi batizado, eles comeram uma comida espiritual, beberam uma bebida espiritual, mas apesar disso a maioria deles não agradou a Deus, pois caíram mortos no deserto. Isso aconteceu! E por causa disso é bom para ler esta história cuidadosamente.

Tema: A cobra de bronze é um sinal para a Igreja de todos os séculos

É um sinal contra o materialismo
É um sinal em favor de Deus
Irmãos, lendo a história da cobra de bronze, devemos nos perguntar: qual foi o pecado do povo? Será que o povo estava sem paciência? Pois eles estavam perto do país Canaã; perto da terra prometida. Eles estavam na fronteira de Edom. Quase na terra prometida, mas eles não podiam entrar, pois Edom recusou a passagem. Eles deviam fazer um caminho longo em redor de Edom e em redor de Moabe para poder entrar na terra prometida. Isso foi uma grande decepção. Todo mundo pode imaginar isso. Já mais do que 40 anos eles viajaram pelo deserto, caminhando para terra prometida; e agora chegaram bem perto e ainda não podem entrar. O povo fica decepcionado e sem paciência. Mas isso não é o motivo da murmuração deles. Eles não reclamam porque querem entrar na terra prometida. Seria bom se fosse assim; se o povo tivesse o desejo de entrar na terra prometida. Mas não é esse o motivo. Parece que o verdadeiro motivo foi o desejo de ter carne, pão e água fresca. O povo queria comer uma outra coisa depois de 40 anos. E podemos nos perguntar: Qual é o problema? Isso não é razoável? Quando comemos só feijão durante 40 semanas, já sentimos uma aversão a isso. Depois de tanto tempo queremos comer uma outra coisa. Há um dito que diz: a mudança de comida dá vontade de comer. Então, podemos entender que este povo estava enjoado da sua comida de cada dia: cada manhã de novo o maná doce; cada tarde de novo as codornas. Já faz 40 anos que eles comem isso. Naquele momento eles tinham fome e queriam comer e Deus deu o maná e as codornas. Quarenta anos atrás Deus não ficou furioso, mas agora sim. Por quê?

Bom irmãos! Prestando bastante atenção, se descobre que o DESEJO por carne, pão e água se combina com uma AVERSÃO ao Maná. No inicio da viagem pelo deserto (40 anos atrás) eles reclamaram por que tinham fome. Eles fugiram do Egito e entraram no deserto, onde não havia nada. Só pedras quentes e areia seca. No deserto só cresce o cacto. É bom para os animais, mas não para o homem. Nenhuma árvore frutífera se encontrava naquela campina seca. O povo sofreu e tinha fome. E naquela situação o Senhor ajudou e deu o Maná, o pão dos anjos. Mas quem compara esta situação do inicio com a situação atual, descobrirá uma grande diferença. Pois agora o povo não sofre de FOME, agora o povo sofre de DESEJO. O povo teve o bastante para comer, teve o Maná, mas eles ficaram ENJOADOS do Maná. E foi exatamente isso que DESAGRADOU o Senhor Deus. Pois o Maná foi a comida que salvou a vida deles. Dando o maná, Deus os salvou da morte. Eles sobreviveram no deserto por causa do maná. Deus cuidou da vida deles durante todos os 40 anos. Enquanto eles não podiam encontrar NADA no deserto, Deus lhes deu comida. O maná! Este maná insosso foi uma prova do amor saboroso de Deus. Quem comeu o maná pôde sentir que Deus era bom. Cada dia de novo. O maná ensinou o povo de Israel que ele podia fazer planos para o futuro com este Deus. Mas o povo de Israel perdeu ESTE SABOR. VENDO a terra prometida, eles esqueceram de Deus; vendo a terra prometida, eles não mais precisavam de Deus. O amor de Deus não tinha mais sabor, e por causa disso O SABOR do Maná perdeu o seu sabor. Não tinha mais sabor, pois o gosto do povo estragou. O povo estava enjoado não somente por causa do Maná, mas também por causa de Deus, que lhes tinha dado. O povo não se satisfaz com o que recebeu de Deus. Pior ainda: o povo mostra uma falta de respeito por Deus, desejando as panelas de carne de Egito. O DESEJO DE LUXO E PROSPERIDADE infectou a mente deles. Eles cobiçam as coisas dos povos de Canaã. E por causa disso começam a reclamar. Eles começam a “moer” como crianças, que desejam alguma coisa que os pais não querem dar. Eles continuam chorando, chorando, testando a paciência dos seus pais. É exatamente o que está acontecendo aqui. O povo está testando o Senhor. O povo está procurando os limites do Senhor. O povo prova ao Senhor que tinha dito: nem só de pão o homem viverá, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

A cobiça e um espírito de materialismo entrou no coração do povo. A cobiça estava dominando a mente do povo. Isso é muito perigoso. É perigoso que as coisas materiais dominem a nossa vida, porque elas tomarão o lugar de Deus. As coisas materiais podem se tornar uma ameaça para a vida com Deus.

Este perigo ameaça a todos nós. Vou dar um exemplo: Deus nos deu a Sua Palavra. Comida espiritual. E nós devemos comer espiritualmente para sermos alimentados. Para alimentar a nossa fé. Mas como está com o nosso apetite? A palavra de Deus é ainda saborosa? Pois pode acontecer que uma pessoa fica enjoada; que não goste mais de comer esta comida espiritual, que Deus nos deu; Há pessoas que não querem comer; que deixam a Palavra na gaveta e não abrem para ler. Como está com a sua vida? Há pessoas que se interessam mais pela novela das sete do que pelo estudo bíblico; e por quê? Porque a comida é pesada demais? Pode ser.

O autor de Hebreus repreende a congregação dizendo (Hb. 5, 12-13) que ela ainda é inexperiente na Palavra de Deus; E isso depois de muitos anos. O autor reclama disso. A congregação ainda é como uma criança, que precisa de leite. A congregação ainda não está pronta para receber alimento sólido. Isso acontece, irmãos, se nós não aprendemos a comer. Há pessoas aqui que já visitam a igreja por muitos anos, mas ainda tomam leite. Se há um estudo bíblico um pouco mais pesado, elas desistem, pois não entendem nada. Mas por que não entendem nada? Por que são ainda inexperientes! Ainda precisam comer o alimento básico. Nesta situação a pergunta principal é: COMO ESTÁ COM A NOSSA RELAÇÃO COM O SENHOR? Pois não é somente uma falta de interesse para com a palavra do Senhor, OU para a igreja do Senhor, OU para os cultos, mas atrás disso pode se manifestar uma falta de fé, uma falta de amor.

O apóstolo Paulo, irmãos, lembrou desta história da cobra de bronze quando escreveu a sua carta aos Coríntios. Ele colocou esta história na sua carta. E ele fez isso de propósito. Ele fez isso porque a cobiça e o desejo de ganhar coisas eram grandes. Houve membros que provaram o Senhor com os seus desejos. Cobiçando comida, bebida, prostituição, imoralidade, festas. Os membros acharam que podiam viver assim. Mas Paulo diz: NÃO! Não pode! Vocês não podem fazer isso. O SEU CORPO É O SEU DEUS! O SEU CORPO ESTÁ NO PRIMEIRO LUGAR. O SEU CORPO domina a sua vida e as suas prioridades. E por causa disso ele aponta a congregação de Coríntios como o povo de Israel, que tinha a mesma mentalidade. Este povo se enjoou. Não queria mais viver simplesmente com o que Deus deu, mas cobiçou mais. E no momento em que não receberam, começam a reclamar. Eles testam a Moisés e a Deus para ver se eles vão dar o que eles querem receber. E, diz Paulo, quais foram as conseqüências? O Senhor Deus mandou COBRAS em vez de COMIDA. Serpentes abrasadoras entraram no acampamento e elas morderam muitas pessoas. E morreu muita gente. Está vendo isso?! Diz Paulo à congregação. Está vendo isso?! Tudo isso foi escrito para exemplo, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Pois quem quer viver SEM DEUS, morrerá SEM DEUS. Quem tem aversão à palavra de Deus, de fato tem aversão ao próprio Deus, e Deus terá aversão por tal pessoa.

O povo de Deus experimentou isso. Deus reagiu imediatamente. Deus mostrou logo as conseqüências desse pecado. Deus mandou cobras venenosas, que morderam as pessoas, e muitas delas morreram. E vendo isso o povo se arrependeu. Ele descobriu que tentou a Deus. Cheio de remorso, eles procuraram Moisés com o pedido de que fizesse uma oração para que Deus tirasse aquelas cobras. E Moisés fez isso, mas desta vez o Senhor Deus não faz o que eles querem. Deus não dá uma ordem para tirar as serpentes. Ele faz uma outra coisa. Ele manda Moisés construir uma cobra de bronze e colocá-la sobre uma haste alta. Tão alta que todas as pessoas a podem ver. E Deus acrescenta e diz: “e será que todo mordido que olhar para ela viverá”.

Por um lado pode parecer estranho que Deus deixa continuar a praga. Deus podia facilmente dar uma ordem para acabar com esta praga, mas Ele não fez isso. Por que não? Parece que Deus quer testar a fé e a confiança do seu povo. Esse foi o problema de Israel. O problema foi maior do que só o desejo por pão e água. O problema foi mais profundo. O problema não estava no estômago do povo, mas no coração do povo; entrou uma aversão contra o maná e uma aversão contra Deus, que controlava a vida deles. Entrou uma aversão no coração do povo e Deus só pode curar isso deixando continuar a praga. O povo deve descobrir de novo que só o Senhor salva. Por causa disso Deus deixa continuar a praga e deixa Moisés construir uma cobra de bronze.

Então, irmãos, Deus pode mandar uma praga na nossa vida para nos testar. Para nos chamar de volta. Especialmente se as pessoas não mais respeitam a Deus como o seu salvador. Se as pessoas pensam que podem viver sem Deus. Deus pode mandar uma doença na nossa vida para que descubramos que somos dependentes dele. O povo de Israel deveria aprender de novo que não poderiam viver sem Deus. Eles deveriam olhar para cima, para a cobra de bronze, que Deus mandou construir. Esta cobra é um símbolo, que não tem nenhum poder mágico. Esta cobra não curou as pessoas. A cobra foi um símbolo, que contém uma promessa. O Senhor está disposto para salvar. Ele quer salvá-los. Ele lhes promete salvar. Mas esta promessa vem com uma CONDIÇÃO. O Senhor coloca uma condição: CONFIANÇA! Quando uma pessoa era mordida, ela deveria procurar o Senhor. Ela deveria olhar para a cobra de bronze; só assim, só com fé, as pessoas podem sobreviver.

Então, irmãos A FÉ É MUITO importante nesta história. O Senhor exige uma atitude com fé e obediência. Quem ouve a Palavra de Deus, quem guarda esta palavra no seu coração, quem respeita esta palavra e obedece esta palavra, será salvo.

Jesus apontou também esta história uma vez (João 3). Ele disse: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele CRÊ tenha a vida eterna”.

Jesus Cristo fez um paralelo entre a cobra de bronze, que foi levantada no ar numa haste e o filho do homem que seria levantado. É claro que Jesus pensa na sua morte na cruz. Ele é o Filho do Homem que, como a cobra de bronze, será levantado no ar para salvar todos os que CRÊEM nele. Quem olhou para cima com fé, para a cobra de bronze, foi salvo da morte; Quem olha para cima com fé, para o Filho do Homem, será salvo da morte eterna e receberá a vida eterna! MAS TU TENS QUE CRER! CRER COM TODO CORAÇÃO! CRER COM AMOR.

Amém.

Voltar ao topo
Pr. Abram de Graaf

Abram de Graaf

O pastor Abram de Graaf é “Doctorandus” (Drs) em Teologia e um dos professores do Instituto João Calvino (Aldeia, Camaragibe-PE). Ele é pastor da Igreja Reformada de Hamilton, Canadá, enviado como missionário às Igrejas Reformadas do Brasil, desde o ano 2000. É Diretor do Projeto Dordt-Brasil. Ele mora em Maceió e também desenvolve projetos nessa cidade. Acesse o site graafeditora.com

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.