Lucas 05:33-35

Leitura: Lucas 05:33-35
Texto: Lucas 05:33-35

Irmãos,

Depois do Carnaval começou a Quaresma. Desde a Quarta-feira de Cinzas, 28 de Fevereiro, os membros da Igreja Católica devem jejuar durante quarenta dias. Até a Sexta-feira santa, eles devem viver sóbrios. Especialmente nas Sextas-feiras. Não podem comer carne, mas devem comer peixe.

E não somente os Católicos jejuarão este ano, mas também os muçulmanos. Desde 17 de Novembro, eles têm um mês em que não podem comer nada durante o dia, só a noite é que eles podem jantar, mas durante o dia não. Então uma grande parte do mundo conhece um certo período para jejuar. Quase todas as religiões têm esse costume. E por que as nossas Igrejas Reformadas não?

A nossa situação parece um pouquinho com a situação de nosso texto: lá todo mundo estava jejuando, mas os alunos de Jesus não. Eles estavam na casa do irmão Levi, o publicano. Junto com muitas outras pessoas ímpias. Foi uma grande festa. Quase como Carnaval. E no meio disso estava Jesus e os seus alunos. Comendo e bebendo.

Os irmãos da sinagoga, vendo isso, acharam estranho. Porque normalmente, eles não tinham muita amizade com as pessoas do mundo, pessoas ímpias, como os publicanos e as prostitutas. Normalmente eles se afastavam dessas pessoas, para não serem contaminados. Mas Jesus não é assim. Ele os visitava e conversava com eles. Ele até participou da festa deles, comendo e bebendo. E o pior é que Jesus estava fazendo isso num dia em que era proibido comer, pois era um dia especial. Um dia para jejuar.

Conforme os mandamentos de Deus era obrigatório jejuar no dia do Grande Perdão. Mas os Fariseus instituíram muito mais dias para jejuar. Haviam dias especiais, em que todo o povo de Israel se lembrava dos desastres do passado, como por exemplo, a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor. Para os Judeus, aquele dia foi um dia triste para todo país. Um dia para se lembrar, para jejuar. Ninguém comia nada naquele dia, mas orava. Num dia como aquele todo o povo se humilhava perante Deus e orava para a vinda do Messias.

Podemos imaginar que os líderes dos judeus se indignaram com Jesus e seus alunos, que negavam aquele costume e alegremente visitavam Levi, que tinha organizado aquela grande festa. Não era uma surpresa que Levi não cumpria o costume de jejuar. Ele era um publicano e normalmente os publicanos não prestavam muita atenção aos mandamentos de Deus. O fato, que ele organizou essa festa, confirma isso. MAS o fato que Jesus e os seus alunos estavam na festa, isso foi um choque. – Jesus! Ele não tinha dito uma vez: “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim para destruí-los, mas para cumpri-los”. ENTÃO!! Como é possível que Jesus e os seus alunos negam o costume de jejuar? Como os Fariseus. Por que eles não se abstêm de comer? Por que eles não se humilham perante Deus?

Para descobrir isso os alunos de João Batista e os alunos dos Fariseus se aproximaram. Eles se confundiam sobre Jesus e os seus alunos, que estavam comendo e bebendo, enquanto todo país estava jejuando. Como foi possível? E por isso essa pergunta: POR QUE JEJUAM OS DISCÍPULOS DE JOÃO E OS DOS FARISEUS, E NÃO JEJUAM OS TEUS DISCÍPULOS?

A resposta de Jesus é estranha. Ele diz: “PODEM OS CONVIDADOS PARA O CASAMENTO JEJUAR ENQUANTO ESTÁ COM ELES O NOIVO? ENQUANTO TÊM CONSIGO O NOIVO NÃO PODEM JEJUAR. Podemos imaginar que os Fariseus estavam lá com a boca aberta. Como? Casamento? Convidados? Como? Essa festa foi um casamento? De quem? Quem se casou? Levi? Jesus mesmo? Ele compara os seus alunos com os convidados dum casamento e diz que o NOIVO está com eles. Então! Não pode ser ninguém se não Jesus! Mas…. que coisa estranha? Jesus ia se casar??? Com quem? Onde está A NOIVA? Parece que ela não está. Então! Como entender isso? Com certeza eles concordaram com as palavras de Jesus. Se fosse um casamento, não poderiam jejuar. Seria estranho. Jejuar não pode na presença do noivo. Isso é verdade. Mas esta não era a resposta que eles tinham esperado. Eles não tinham perguntado por que os convidados do casamento não estavam jejuando. Mas eles perguntaram por que OS ALUNOS DE JESUS não estavam jejuando!! A resposta de Jesus só caberia, se realmente houvesse um casamento!! Mas não há uma noiva!!!

A resposta parece estranha, mas não é! Não há uma noiva, mas há um noivo. Os alunos de João Batista poderiam saber o que Jesus estava dizendo. Se eles tivessem ouvido bem as palavras do seu mestre, João Batista, eles poderiam saber que aquelas palavras de Jesus tinham um sentido PROFÉTICO. Pois, uma vez João Batista tinha apontado Jesus como O NOIVO. Podemos ler isso no Evangelho de João (3,28-30). Nesta parte João Batista diz: “Vós mesmos sois testemunhas de que vos disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele. A noiva pertence ao NOIVO. O amigo do noivo, que lhe assiste, espera e ouve, e alegra-se muito com a voz do NOIVO. Essa alegria é minha, e agora está completa. É necessário que ele cresça e que eu diminua”. João estava falando sobre Jesus e o chamou O NOIVO!

São palavras proféticas. No Antigo Testamento os profetas falavam assim sobre a relação entre Deus e Israel. Deus fez uma aliança e essa aliança, às vezes, é comparada com um casamento. Assim como um homem faz um compromisso com uma mulher, Deus fez um compromisso com o povo de Israel. O profeta Oséias fala sobre isso (LER: OSÉIAS 2).

Oséias tem um mensagem de Deus para Israel. Deus reclama que Israel é infiel. Eles deixaram Deus e andaram atrás de outros deuses. Israel adulterou e quebrou o casamento. Por isso Deus profetizou: “Portanto tirarei o meu grão a seu tempo, e o meu vinho no seu tempo determinado; Arrebatarei a minha lã e o meu linho. Farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas solenidades”. Deus vai castigar Israel por causa da infidelidade dela. Deus tirará tudo e deixá-la-á sair em Exílio.

Mas isso não será para sempre. Haverá um dia, diz o Senhor, “Desposar-te-ei comigo para sempre; eu te desposarei comigo em justiça, em juízo, em benignidade e em misericórdias. Naquele dia eu responderei, diz o Senhor, responderei aos céus e estes responderão à terra; e a terra responderá ao trigo, ao vinho e ao óleo. Ele vai dizer: tu és meu povo.E Israel dirá: Tu és meu Deus. Então haverá reconciliação. Naquele momento a aliança com Deus será reconciliada; e também o casamento com Deus será reconciliado.

É tudo isso que estava acontecendo quando Jesus chegou. O Filho de Deus reconciliará o povo de Israel com Deus. Ele é o noivo, que vai restaurar a aliança. Por isso João Batista falou sobre ele sendo o Noivo. Assim as palavras do Senhor não são estranhas. Sabem, irmãos, o que é estranho aqui? É que os alunos de João Batista e os alunos dos Fariseus que conheciam bem a sua Bíblia, não entendiam o que Jesus estava dizendo. Isso que é estranho! Especialmente por causa do fato que João Batista mesmo falou sobre o Messias que é o noivo; Agora Jesus fala sobre o noivo. Esta palavra deve Ter um sentido especial. A festa não foi um casamento. Nem Levi, nem Jesus iam se casar. Mas apesar disso Jesus fala sobre O NOIVO. Então, isso não pode ter um outro sentido além do que Jesus mesmo ser o NOIVO. Ele é o NOIVO que vai restaurar a aliança; que vai reconciliar os pecados do povo e ASSIM reconciliar o casamento quebrado.

Jesus veio para salvar os pecadores. E por isso ele estava procurando os pecadores; por isso ele estava lá no meio dos publicanos e prostitutas. Eles podem e devem saber que a promessa de Deus está se cumprindo. O Messias está lá. O noivo está lá. Para tomar a sua noiva; para reunir a sua igreja; para chamar pecadores e dar-lhes perdão. Ele ainda está fazendo isso. Cada semana, cada mês. Quando a santa ceia está pronta na Igreja. Essa santa Ceia está pronta para todos os pecadores que estão procurando o perdão dos seus pecados. Eles podem aqui na terra já sentir o gosto da alegria do banquete do casamento eterno do Cordeiro. Isso está acontecendo. Os publicanos, e os alunos de Jesus estão convidados para o casamento eterno do Cordeiro. Por isso Jesus pode dizer: “PODEM OS CONVIDADOS PARA O CASAMENTO JEJUAR ENQUANTO ESTÁ COM ELES O NOIVO? ENQUANTO TÊM CONSIGO O NOIVO, NÃO PODEM JEJUAR”. Isso quer dizer que: os alunos podiam participar da festa por que eles encontraram o Salvador. Os alunos de João Batista e dos Fariseus estavam fora disso!

Esse é o drama aqui. Os discípulos dos fariseus estavam jejuando! Estavam se humilhando por causa dos seus pecados; estavam orando para a vinda do Messias, mas ELE JÁ ESTÁ LÄ!!! Eles estavam tristes, mas deveriam estar muito alegres. Pois o noivo está lá!

É isso que Jesus está ensinando. Ele não desaprovou o fato que eles estavam jejuando, mas sim o fato que eles estavam jejuando NAQUELE MOMENTO!!Não havia nenhum motivo para jejuar.O NOIVO ESTÁ LÁ!! Depois, diz Jesus, depois no tempo em que o noivo será tirado, naquele dia jejuarão. Então! No futuro! Mas quando?

Não podemos pensar em outra coisa antes da ASCENSÃO de Jesus para o céu. Naquele momento o noivo foi tirado dos alunos. Depois da ascensão de Jesus chegarão os dias em que os alunos jejuarão. Naqueles dias e não antes.

Então, o que isso quer dizer? Se Jesus fala sobre os dias depois da ascensão dele, naqueles dias nós também estamos vivendo. Nós vivemos depois da ascensão de Jesus. Isso quer dizer que nós devemos jejuar todos os dias? Isso quer dizer que nós não podemos comer nada durante o dia? Deixar as nossas comidas? Mas Jesus mesmo não nos ensinou a orar: “Dá-nos cada dia o nosso pão”? Como isso se corresponde?

Isso, só podemos entender se nós entendermos O QUE É JEJUAR. Muitas pessoas acham que jejuar é NÃO COMER. Mas isso não é o mais importante. Não comer não é essencial. O essencial é a posição do nosso coração. Ser humilde perante Deus.

Isaías nos ensinou isso: Em Isaías 58 está escrito: “Não é este o jejum que escolhi: Que soltes as ligaduras da impiedade; que desfaças as ataduras do jugo; e que deixes livres os quebrantados, e despedaces todo jugo. Não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desterrados? Então! Viver conforme a lei de Deus Este é o jejum verdadeiro; Jejuar das tuas obras más. Servir a Deus com todo o teu coração; servir a teu próximo como a ti mesmo. Achar Deus e o teu próximo superiores a ti mesmo.Este é o verdadeiro jejum. Não coisas superficiais, como parar de comer e beber. Isso é somente um sinal, nunca pode ser o nosso objetivo. O objetivo deve ser o nosso coração.

Isaías falou contra todas as pessoas que só se humilham superficialmente, mas que não se humilham interiormente (no coração); pessoas que param de comer ou beber, mas não terminam as obras más na sua vida. O essencial não é COMER NADA, mas viver conforme a vontade de Deus. Viver em alegria por causa da salvação em Cristo; viver como convidados para o banquete do casamento do cordeiro; preparando-se, purificando-se das obras más, por causa da gratidão que queremos mostrar a Deus. Não viver como todo mundo, que está dançando, comendo e bebendo, e fazendo tudo conforme os seus desejos pecaminosos. O verdadeiro cristão não faz isso assim ele está jejuando neste mundo. Pois a nossa festa começará quando Cristo voltar.

Amém.

Voltar ao topo
Pr. Abram de Graaf

Abram de Graaf

O pastor Abram de Graaf é “Doctorandus” (Drs) em Teologia e um dos professores do Instituto João Calvino (Aldeia, Camaragibe-PE). Ele é pastor da Igreja Reformada de Hamilton, Canadá, enviado como missionário às Igrejas Reformadas do Brasil, desde o ano 2000. É Diretor do Projeto Dordt-Brasil. Ele mora em Maceió e também desenvolve projetos nessa cidade. Acesse o site graafeditora.com

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.