Hebreus 12:01-02

Leitura: Hebreus 11:23-40
Texto: Hebreus 12:01-02

Amados irmãos no Senhor Jesus,

Como está vossa saúde? Vocês estão bem? Ou estão doentes? Eu não estou falando da vossa saúde física! Mas da vossa saúde espiritual. Você está se preparando espiritualmente para o grande dia? Você está tomando o leite espiritual todos os dias? Se vocês não estão se alimentando vão ficar fracos. E começar a deixar de fazer a vontade de Deus. O motivo de vocês vier a cair é porque você não está dando a atenção, a importância devida à palavra de Deus. Você está pecando não lendo a palavra de Deus.

Vocês têm que ser como um atleta que antes de competir se prepara bem. Ele se alto disciplina. Ele não faz nada que possa atrapalhar sua saúde e preparo físico. Para o crente o modo de ficar em forma para correr é através da palavra de Deus. Lendo sempre essa palavra maravilhosa. Tentando entender o que Deus requer de cada um de nós. É através da pregação da palavra de Deus que o Espírito Santo produz a fé. Então, a maneira de nos preparar espiritualmente é através da palavra de Deus. Ela produz a fé para crermos em Cristo. E para nunca cair. Mas prosseguir firme. Olhando para Jesus. Correndo pela fé.

Isso nos leva ao seguinte tema:

Tema: Deus convoca os crente a permanecerem correndo a carreira da Fé

  1. Olhando para as Testemunhas que estão a nos rodear
  2. Desembaraçando-nos do que a atraplha
  3. Olhando para o Autor e Consumador da Fé
  4. Deus convoca os crente a permanecerem correndo a carreira da Fé – Olhando para as Testemunhas que estão a nos rodear

Irmãos, a fé é um dom de Deus. É um dom muito precioso que recebemos de Deus. A fé faz com que homens e mulheres fracos façam coisas inimagináveis para a mente humana. Ela faz com que nós vençamos muitos obstáculos em nossa vida. Torna homens fracos em homens fortes. É exatamente isso que o autor aos Hebreus quer de nós. Nos transformar em homens e mulheres fortes. O autor aos Hebreus quer que corramos a carreira da FÉ. Ele quer que corramos com um objetivo em nosso coração. Por isso ele manda correr a carreira da fé. A fé é a certeza de coisas que esperam, a convicção de fatos que se não vêem (Hb 11.1). Ter fé é ter certeza de que Deus é fiel em cumprir o que prometera. Ter fé é ter esperança naquilo esperado. Sabendo que a fé tira qualquer dúvida. É ter convicção de fatos que não podemos ver. É ter convicção em nosso Senhor Jesus. Mesmo sem vê-lo, cremos Nele. Isso é fé no Senhor Jesus.

Muitas vezes passamos por momentos difíceis em nossa vida. Ficamos doentes e por isso começamos a sofrer. Muitas vezes por esse motivo, inventamos mil desculpas para não vir à igreja. Pode ser também que temos um parente doente, e por isso ficamos preocupados. Pode ser também porque perdemos nosso emprego e pensamos: como vou sobreviver? Também pode ser que um irmão tenha falado algo que nos machucou. Isso nos deixa triste. Talvez ainda pior. Podemos ter cometido um pecado como: fofocar, provocar discórdia, deixar de ir às atividades da igreja, trabalhar aos domingos e muito mais. Por ter cometido pecado ficamos muitas vezes tristes, porque não conseguimos permanecer firme. De não vencer muitas vezes o pecado, as aflições em nossa vida. Então, o que devo fazer para vencer tudo isso na minha vida? Como?

O autor aos Hebreus dá a solução para vocês irmãos. Para você que está passando por momento difícil na sua vida. E para você que está passando por momentos bons. A receita que ele dar é essa: CORRAM! CORRAM A CORRIDA DA FÉ! Ele quer que corramos de tudo que nos atrapalhe na corrida em direção a Cristo. Devemos deixar para trás todo pecado em nossa vida. Pode surgir a pergunta: como eu posso vencer?

Com relação a essa pergunta o autor aos Hebreus chega a uma conclusão. No verso 1 do nosso texto diz: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposto”.

Ele quer dizer: tudo o que você está passando ou vai passar, muitos já passaram e venceram. Não coloque desculpas para pecar. Olhe para o passado e veja uma multidão de pessoas que venceram muitas provações e tentações. Essas testemunhas são os heróis da fé descritos em Hebreus 11. Olhem para eles. Eles estão vendo vocês. Eles deixaram seus testemunhos para que vocês corram com um objetivo na vida. Esse objetivo é a perseverança em Jesus.

O autor aos Hebreus usa a linguagem esportiva para falar da corrida da fé. Um atleta que corre num estádio. Onde há muitas pessoas sentadas nas arquibancadas vendo esse atleta. Mas, esse atleta para correr precisa se preparar bem. Ele cuida bem de sua saúde; seu preparo físico tem que estar em ótimas condições. E também, alguém que vai correr não vai de terno e gravata ou de calça jeans. Porque não são apropriados para correr. Ele tem que usar roupas leves para facilitar sua corrida. E esse atleta também tem um alvo que é a vitória e ganhar o tão desejado premio. Por isso, ele não pode deixar nada atrapalhá-lo.

A mesma coisa é com o crente. Ele está numa corrida. E seu alvo é alcançar a salvação em Cristo. Por isso, ele tem que ter um alvo. Esse alvo é Cristo. O crente nessa carreira não pode parar ou cair. Ele não pode deixar nada atrapalhar. O peso que o autor fala é o medo do sofrimento. Muitos quando começam a sofrer desistem e ficam no meio do caminho. Tudo isso porque não se prepararam bem para a corrida. E também do pecado que nos envolve. A sensualidade é um perigo grande demais. Tem também aquele que está correndo, mas nas arquibancadas tem mulheres que estão acenando para ele. Ele olha e acena também. Então, sai do percurso da corrida e é desclassificado. Então, está fora da corrida.

A minha resposta de encorajamento para essas pessoas e para todos vocês são as seguintes:

São as mesmas de Hebreus 11.32-38 diz: “E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, pra obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnio e acoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados homens dos quais o mundo não era digno, errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra”.

Tudo isso pode acontecer com o crente. Ele pode cair em pecados, mas ele se levanta e continua a corrida. Ele não se deixa dominar por esses pecados. Ele vai olhando para frente. E também olhando para as testemunhas do passado. Sabendo que os heróis do Antigo Testamento passaram pelos mesmos problemas e dificuldades. Muitos morreram a fio da espada; outros torturados; outros foram motivos de zombarias e chicoteados, sim, até acorrentados e presos; foram apedrejados, provados, serrados pelo meio e muitos mais. Homens como Davi, Gideão, Samuel e muitos outros. Tiraram força da fraqueza, foram poderosas em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.

Irmãos olhem para essas testemunhas. Sigam o exemplo deles. Eles morreram, mas ainda pelo seu testemunho através das Escrituras Sagradas. O exemplo deles é para que nós corramos sem deixar o pecado nos derrubar.

  1. Deus convoca os crente a permanecerem correndo a carreira da Fé – Desembaraçando-nos do que a atraplha

Irmãos, quando um atleta vai correr ele usa roupas leves. Roupas que o deixe confortável para correr. Ele não vai correr de terno ou de calça jean. Ele usa roupas com o mínimo possível de peso para facilitar a sua corrida. Ele também é um atleta que tem disciplina. Ele faz bastantes exercícios para eliminar o peso a mais e para fortalecer os músculos. Ele tem que estar em perfeitas condições para a sua corrida. Se ele não usa uma roupa leve, não elimina o peso a mais e não fortalece seus músculos. Ele vai se atrapalhar! O atleta tem que se livrar do que atrapalha na conquista do prémio. Sem esforço e sacrifício não há vitória. Por isso um atleta treina o ano todo para ser um vitorioso. Alguém que sobe ao topo do pódio.

Assim é o crente! Ele está em uma corrida! Mas, a corrida do crente não é para ganhar uma coroa corruptível. A corrida do crente é uma corrida de vida ou morte. Ele está correndo para Jesus Cristo. Ele quer, ele deseja alcançar a coroa da vida. O prémio que Deus dará aos vitoriosos nessa corrida.

O autor aos Hebreus diz que tem algo que está nos embaraçando. Que está amarrando nossas pernas e pesando. Dificultando a nossa corrida de fé. São três os nossos inimigos: o mundo, a nossa carne e o diabo. Todos os três trabalham para nos desviar da corrida da fé. E dos três inimigos é a nossa carne pecaminosa que mais nos atrapalha. Porque constantemente estamos lutando para contra nosso velho homem. Por isso Jesus disse em Lucas 21.34: “acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço”.

O pecado constantemente está nos assediando. Devemos lutar contra o pecado em nossas vidas. Se estamos pecando, devemos nos arrepender disso. Devemos pedir ajuda. Pedir forças a Deus para vencer o pecado. Também devemos procurar a ajuda de um irmão nosso para receber orientação, conselho, encorajamento. Para lutarmos contra o pecado que estar atrapalhando a nossa corrida da fé. Como Paulo diz em Colossenses 3.8: “agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: indignação, maledicência, linguagem obscena do vosso falar”.

Paulo manda que nós despojemos o pecado. Despojar é você deixar algo, lançar fora. Ele não diz que devemos deixar o pecado mais tarde. Pelo contrário, ele diz: AGORA, IMEDIATAMENTE. O pecado deve ser deixado imediatamente. O pecado pode destruir as nossas vidas. Ele pode nos levar a desviar do percurso da corrida. Quando um atleta corre em um estádio cheio de espectadores, ele não vai durante a corrida ficar olhando para os espectadores e acenando para eles. Pelo contrário, ele vai se concentrar ainda mais para vencer. Ele não vai deixar nada atrapalhar a sua corrida vitoriosa.

Assim deve ser o crente! Ele não deve deixar nada atrapalhar a sua corrida. Ele vai lutar com todas as suas forças, em Cristo, contra o pecado. Nós devemos lutar e nunca desistir. O nosso texto diz que devemos correr com perseverança a carreira que nos está proposta. Eu quero chamar a atenção dos irmãos para a para perseverança. Perseverança é nunca desistir. É permanecer firme até o fim. Sem desanimar. Mas confiante que em Cristo venceremos os obstáculos de nossas vidas.

Você deve viver de modo disciplinado. Devemos nos preparar para essa corrida. Devemos furgir do pecado. Se tivermos pecados em nossa vida, devemos deixá-los para trás. Um pecado sempre é pecado para Deus. Se você continua um rebelde, então Deus o castigará severamente. Mas devemos evitar o pecado. Devemos tirar aquilo que nos atrapalha nessa corrida. Vamos nos preparar para essa corrida: lendo a Bíblia em casa todo dia. Meditando nela. Orando todos os dias. Evitando falatório da vida alheia. Vivendo em santidade e muito mais. Sempre nos aperfeiçoando na corrida da fé. Crendo em Jesus. Correndo para o alvo glorioso. Tendo um objetivo certo que é chegar até a perfeição. Alcançar a vida eterna. Somente pelo mérito de Jesus.

  1. Deus convoca os crente a permanecerem correndo a carreira da Fé – Olhando para o Autor e Consumador da Fé

Irmãos, a fé nos proporciona uma alegria imensa. Em saber que o nosso futuro será glorioso. Glorioso somente se permanecermos firme em Cristo. É por isso que o autor aos Hebreus manda olharmos firmemente para Jesus, que é o AUTOR e CONSUMADOR DA FÉ. Em que sentido Jesus é o Autor e Consumador da fé? Ele é o Autor da nossa salvação, que como pioneiro, entrou no santuário celestial e abriu um novo e vivo caminho que conduz ao santuário. Ele é o Começo e o Fim, o Alfa e o Ômega. E aquele que foi aperfeiçoado por meio do sofrimento, aperfeiçoa seus irmãos e irmãs que colocaram sua confiança nele. Como Autor e Aperfeiçoador de nossa fé, Jesus colocou a base em nosso coração e com o tempo leva a fé a uma realização. Ele pode fazer isto porque é capaz, e ele fará isso porque é nosso irmão. “Aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6). Portanto, “olhe firmemente para Jesus”.

Jesus também é um exemplo de fé. Ele sofreu muito mais do que todos os heróis da fé descritos no capítulo 11 de Hebreus. Ele foi maltratado. Ele foi abandonado perante os anciãos dos judeus, quando estava sendo julgado; ficou sozinho perante Pilatos; suportou a agonia do Getsêmani. Uma humilhação atrás da outra. E pior, Ele sofreu a morte da cruz. Ele carregou sozinho também a ira de Deus no Calvário contra o pecado. Por nossa causa. Jesus visivelmente mostrou sua fé em Deus, obedecendo até a morte da cruz.

Os judeus queriam colocar Jesus debaixo da ira de Deus. Eles sabiam que Deus havia dito, “o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus” (Dt 21.23). Eles queriam que Jesus experimentasse a maior de todas as desonras. Ser considerado como maldito de Deus. Os judeus riam da morte de Jesus, por ser crucificado. Mostrando que aquele pendurado no madeiro não é digno de morrer nem encima da terra e nem é digno entrar nos céus. Mas tem que ficar entre ambos para mostrar que a ira de Deus está sobre ele e que Deus o amaldiçoou.

Mas, Jesus não fez caso dessa desonra. Ele suportou até o fim. Não abandonou a sua fé em Deus. Ele olhou para o futuro. A alegria que era proposta para ele. E Ele alcançou essa alegria. Conquistando o direito de sentar no lugar de maior honra no céu. Sentar a direta do trono de Deus. A sua obra começou na encarnação, passou pela morte, depois a ressurreição e depois a ascensão e por fim a entronização do Filho de Deus. Ele foi entronizado. Ele sentou-se no trono e continuará para todo sempre.

Jesus sentado no trono está nos governando e nos protegendo. Ele é o Autor e Consumador. Ele começou a sua obra em nós e vai consumá-la na vida de cada crente. Por isso, corram a carreira da fé. A corrida de crer em Jesus Cristo. Ele nos aperfeiçoará para a vida eterna. Não desanimem, mas creiam que Jesus é o nosso Salvador. Ele ganhou esse direito e por isso devemos confiar Nele. Porque Ele é o Autor e Consumador da nossa fé. O Autor e Consumador de nossa Salvação.

Por isso devemos correr a corrida da fé olhando para aquele que pode nos salvar de pecado e da morte eterna.

Amém.

Voltar ao topo

Alexandrino Moura

É formado pelo Centro de Estudos Teológicos das Igrejas Reformadas do Brasil. Serve à Igreja Reformada do Grande Recife (PE) como Ministro da Palavra e dos Sacramentos.

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.