You are currently viewing Gênesis 01.28

Gênesis 01.28

Leitura: Gênesis 02

Texto: Gênesis 01.28

Amados em nosso Senhor Jesus Cristo:

Grandes pensadores gostam de fazer várias perguntas básicas sobre nossa existência. “De onde eu venho?” é uma pergunta muito discutida entre os grandes filósofos. A semana passada, ouvimos o que a palavra de Deus diz sobre a criação do mundo, e de todas as criaturas. Então, um simples filho de Deus já sabe muito mais do que os maiores filósofos ímpios, pois o simples filho de Deus sabe com certeza que Deus criou os céus e a terra, e que Deus criou o homem. “De onde eu venho?”. Toda criança aqui sabe responder: Deus me criou!

Outra pergunta muito importante é: “Por que eu existo? O que eu estou fazendo aqui?”

O mundo pode discutir este assunto nos seus livros e revistas e jornais, e nunca chegar ao entendimento, mas o simples filho de Deus pode ir diretamente para a Palavra de Deus e achar a resposta certa: “Eu existo para glorificar Deus.” Vocês se lembram que toda a criação de Deus proclama a Sua glória. Assim, também a criação do homem proclama a glória de Deus. Deus nos criou, e quando Ele nos criou, Ele nos deu um “mandato”: uma missão para cumprir neste mundo. Ele nos colocou como os reis da criação, governando esta terra em nome de Deus e para a glória de Deus.

Hoje a noite vamos ouvir o que a Bíblia ensina sobre este mandato que Deus nos deu, lá em Gênesis 1:28.

“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” Gênesis 1:28

1. Frutificar, Multiplicar, e Encher

Talvez será uma surpresa para você ouvir que a primeira coisa que Deus requer do homem é ter filhos, para fazer crescer a raça humana, e para encher a terra.

Em nossa sociedade egocêntrica e individualista, é até uma vergonha ter muitas crianças hoje em dia. É coisa de matuto ter uma família grande.

Se você pensa desta forma, talvez seria bom parar e pensar: de onde vem este pensamento? Do mundo, ou da palavra de Deus? Se você acha uma família grande indesejável ou até uma vergonha, você deve se arrepender.

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

Deus criou o homem como a coroa da criação. O homem reflete a imagem de Deus. Por isto, Deus acha bom ter muitos exemplos da Sua obra mais magnífica! Ele não queria ficar somente com dois seres humanos: Ele quer uma terra cheia de homens e mulheres criados à imagem de Deus. Por isto, a Bíblia valoriza o nascimento dos filhos do povo de Deus. Salmo 127, 128.

2. Sujeitai-a

Deus manda o homem sujeitar a terra: quer dizer, subjugar a terra. Uma palavra forte! O homem tem que fazer da terra sua serva; a terra tem que servi-lo. Quer dizer, o homem é o rei, e a terra é o súdito. A soberania do homem não é apenas sobre a terra física, mas ele recebeu domínio sobre todas as criaturas nos mares, as aves dos céus, e todos os animais que andam na terra. Quer dizer: a terra e todas as suas criaturas estão sujeitas ao homem!

Hoje, nas escolas onde nossos filhos estudam, eles muitas vezes ensinam o contrário. A Bíblia diz que a terra e todas as suas criaturas devem estar sujeitas ao homem; hoje os ambientalistas ensinam que o homem existe para servir a terra!

Nós crentes até somos culpáveis nisto, pois a posição extrema dos ambientalistas é uma reação a séculos de desprezo da terra pelas sociedades que se chamam Cristãs! A Bíblia ensina que o homem tem domínio sobre a terra; isto não quer dizer que o homem tem direito de abusar ou de maltratar a terra!

Deus nos ensina um pouco mais sobre qual tipo de domínio devemos exercer, quando Ele coloca o homem no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. Quer dizer, o homem tem que sujeitar a terra cultivando e guardando. A palavra “cultivar” pode ser traduzida por “servir”! Um bom rei vai governar de tal forma que ele sempre procura o bem dos seus súditos; assim ele sempre está servindo os seus súditos. Assim, o homem foi colocado como rei da terra, para cultivar a terra — servir para o desenvolvimento da terra para a glória de Deus.

Condições para cumprir

Quando Deus manda fazer algo, Ele sempre providencia tudo que precisamos para obedecê-lo. Podemos ver isto no capítulo 2 de Gênesis! Gênesis 2 começa contando duma forma mais detalhada o que aconteceu na história da terra desde o sexto dia. Neste capítulo podemos ver a misericórdia e graça de Deus, pois Ele providenciou TUDO que era necessário para o homem cumprir o mandato de Gênesis 1:28!

“Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra!” Deus deu seu próprio Espírito para vivificar o homem; Deus o colocou num jardim com toda a comida e outras coisas necessárias para viver, e Deus deu a Adão uma companheira, uma esposa como uma auxiliadora. Ela foi dada para ajudá-lo a cumprir o mandato de Gn. 1:28.

“Sujeitai-a, e dominai sobre todos os animais…” Deus já fez o início para o homem: Ele mesmo plantou o jardim. Mandou Adão o cultivar e guardar. Não devemos pensar que antes da Queda a vida era descanso numa rede, fazendo nada! Ao contrário! Para sujeitar a terra, para cultivar e guardar um jardim, precisava de trabalho! Trabalho não é um resultado da Queda! Faz parte da nossa criação! Fomos criados para trabalhar.

Podemos ver isto nos vs 10-14 do capítulo 2. Os rios do jardim já são auto-estradas para o homem viajar, descobrindo novas terras, novos lugares para serem desenvolvidos para a glória de Deus. Alguns destes lugares, Deus já colocou ouro, pedras preciosas. Quer dizer, têm coisas para o homem descobrir. Têm coisas que o homem podia usar para desenvolver a terra, desenvolver a cultura.

A situação atual

Quando entendemos o propósito de Deus, porque Ele nos criou e nos colocou nesta terra, só podemos dizer com o salmista no Salmo 8 (ler).

Mas, quando olhamos em nosso redor, será que podemos ver homens e mulheres cumprindo este mandato que Deus nos deu? Será que estamos enchendo a terra com seres humanos que refletem a imagem de Deus… verdadeira justiça e santidade? Será que estamos labutando para desenvolver a terra para a glória de Deus?

É o contrário! Vemos uma raça humana rebelde e desobediente, cheia de maldade, pecadores gerando outros pecadores. Vemos a violação da terra e do meio-ambiente, somente por causa da avareza e ganância do homem!

Irmãos, mais uma vez só temos uma saída. Só temos uma esperança. Jesus Cristo veio para nos dar condições de voltar para sermos servos fieis de Deus. Nele, temos de novo condições para cumprirmos nosso mandato.

É bom e agradável aos olhos de Deus quando o povo da aliança está crescendo através do nascimento de filhos do pacto, ou através dum pecador saindo das trevas e entrando na luz do evangelho. Então, devemos valorizar nossos filhos, e devemos zelar para ganhar mais pecadores das trevas, pois é por estes dois meios que Deus está fazendo crescer e multiplicar a nova raça humana—a raça humana redimida por Jesus Cristo. Um dia, esta raça de pessoas renovadas vai encher a terra! Vai ser uma multidão sem número!

Em Jesus Cristo, temos também condições de cumprir a segunda parte do mandato: sujeitai a terra, e dominai-a… Como cristãos, devemos labutar para cuidar da terra, que é a criação do nosso Pai. Devemos trabalhar para desenvolver a criação para a glória de Deus. Não é por acaso que a civilização ocidental, que tem raízes na Palavra de Deus, é a civilização que tem inventado e desenvolvido mais do que qualquer outra civilização no mundo hoje.

Mas, como cristãos, procuremos desenvolver a terra, sem abusá-la. Devemos ser os primeiros para defender o uso sábio das riquezas na criação. Devemos ser os primeiros para defender e cuidar da criação do nosso Pai. Por isto — para dar um exemplo muito simples mas relevante — devemos ser os últimos a jogar nosso lixo na rua. É a criação do meu Pai — eu não estou aqui para sujá-la, mas para cultivá-la e cuidar dela.

Porque você está aqui? Gen 1.28 nos ensina o porquê. Deus nos colocou aqui porque Ele quer uma terra cheia de servos que refletem a Sua glória, e que estão desenvolvendo a criação para a Sua glória.

Você está vivendo desta forma? Você procura cumprir este mandato em sua vida? Se você está em Cristo, você vai responder: Sim! É por isto que eu estou aqui. Isto é o propósito da minha vida! Agora, em Cristo você já tem condições de começar a progredir no cumprimento deste mandato. Mas um dia, quando Deus renovar os céus e a terra, você, junto com todos os santos, vai ter condições de cumprir este mandato perfeitamente.

Amém.

Voltar ao topo

Kenneth Wieske

Pr. Kenneth Wieske é ministro da Palavra e dos Sacramentos das Igrejas Reformadas Canadenses. Tendo servido como missionários por mais de 15 anos nas Igrejas Reformadas do Brasil.

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.