Dia do Senhor 47

Leitura: Salmo 145
Texto: Dia do Senhor 47

Queridos irmãos em Jesus Cristo,

“Santificado seja o teu NOME”. O nome de Deus. Como vocês usam este nome na sua vida? Nas suas conversas, com as crianças ou com os colegas? Talvez nunca pensastes nisso, mas o uso do nome de Deus nas suas conversas é um bom indicador para ver que posição Deus tem na sua vida. Muitas vezes há outros nomes que são mais importantes; nomes de pessoas… sobre quem você gosta de falar; os nomes dos seus filhos por exemplo; ou os nomes das pessoas famosas; estrelas da televisão, estrelas da música; os nomes de políticos ou do presidente; nomes de colegas ou de irmãos; durante todo o dia uma grande fila de nome passa por sua mente, mas o nome de DEUS… Quantas vezes você usa este nome todo o dia? Três vezes por dia? Duas vezes? Talvez uma vez só se dobrar as mãos para orar? E naquele momento, quando você ora, todo mundo pode ouvir este NOME DE DEUS ou você ora em silêncio? Os seus filhos podem ouvir que você ora para Deus na sua oração OU eles supõem isso? E mais uma pergunta. Que lugar o nome de Deus tem na sua oração de cada dia? Deus é engrandecido nas suas orações OU você fala somente sobre a sua grandeza? Qual é o objeto principal da sua oração? O TEU nome…, o TEU reino…, a TUA vontade…, a TUA saúde…, os TEUS desejos…? Sejam honestos irmãos, as nossas orações falam mais sobre nós do que de Deus. Muitas vezes o objetivo das nossas orações é a manutenção e exaltação do NOSSO NOME e não do nome de Deus. Mas Jesus nos ensina primeiramente a prestar atenção a Deus. Deus deve estar no primeiro lugar da nossa vida e também nas nossas orações. Por causa disso Cristo começa com este oração: “Santificado seja o teu NOME”. Mas para SANTIFICAR o nome de Deus duma maneira correta, devemos primeiramente CONHECER a Deus.

CONHECER a DEUS. Isso é muito importante, irmãos. Especialmente quando vamos orar. E mais ainda quando vamos louvar e agradecer a Deus. Como podemos agradecer uma pessoa, se nós não conhecemos esta pessoa. O Catecismo nos ensina isso, quando diz em relação a esta oração: “Faze, primeiro, com que te conheçamos em verdade”. CONHECER a DEUS. Temos dois meios para conhecer a Deus. Podemos conhecer Deus pelas suas OBRAS e pela sua PALAVRA, quer dizer a Bíblia. Quando abrimos a Bíblia e lemos as histórias, vamos descobrir tudo o que DEUS fez aqui na terra. Vamos descobrir a mão de Deus na criação, na natureza, e na historia deste mundo. Podemos estudar estes tópicos na escola ou na faculdade: biologia, física, química, história. Podemos estudar os processos que encontramos na natureza, os processos químicos, as relações históricas. Tudo isso um jovem pode estudar sem pensar em Deus; mas podemos também estudar estas coisas com a bíblia na mão, como é feito numa escola bíblica cristã. Numa tal escola vamos estudar a natureza e a história para descobrir o poder e a sabedoria de Deus. Se realmente crermos que Deus criou esta terra e que Ele governa tudo, descobriremos a grandeza de Deus. Quando observamos tudo o que o homem, a criatura de Deus já realizou, e quando observamos a natureza com todas as criaturas maravilhosas, que Deus criou. Quando observamos tudo isso, ficamos impressionados com a grandeza de Deus. Este terra é como um grande museu. Num museu encontramos as obras de arte de várias pessoas, mas aqui na terra encontramos todas as obras feitas por Deus. Deus é o mestre. E as obras de Deus que encontramos na natureza, na história e na Bíblia nos mostram a grandeza de Deus: a sua onipotência, sabedoria, bondade, justiça, misericórdia e verdade. O Catecismo menciona todas estas qualidades de Deus. E por causa destas qualidades nós louvamos ao Senhor; Louvamos a onipotência de Deus, quando observamos a sua criação; louvamos a sua sabedoria, bondade, justiça e misericórdia, quando lemos a bíblia; quando lermos como Deus criou o homem e como Deus procura o homem para salvá-lo do pecado; louvamos a verdade de Deus, quando pegamos a bíblia e descobrimos como Deus é fiel às suas promessas e às suas profecias. Quando você descobre isso, você VAI santificar, honrar e glorificar o NOME DO SENHOR. O nome do Senhor não é uma fórmula mágica que usamos para realizar os nossos sonhos. De jeito nenhum. O NOME DO SENHOR está ligado com Deus mesmo. Quem usa o nome de Deus faz contato com Deus mesmo no céu. O Deus da criação (Gênesis 1), o Deus do Êxodo (Ex. 9). O Pai do nosso Senhor Jesus Cristo. Foi Jesus que nos mostrou a onipotência, sabedoria, bondade e justiça de Deus, quando estava aqui na terra. Jesus nos mostrou que Deus quer ajudar os homens com a sua onipotência, sabedoria, bondade e verdade. Deus não mostra o seu poder para que os homens observem, como as pessoas num circo que mostram o seu poder, só para se mostrar. Deus não é assim. Deus é todo-poderoso, para todos os seus filhos que precisam de ajuda; Deus é sábio para todos os seus filhos, que precisam de sabedoria; Deus é justo para os seus filhos que são tratados duma maneira injusta; Deus é misericordioso para todos que pedem ajuda.

PARA SANTIFICAR O NOME DO SENHOR DEVEMOS CONHECER A DEUS E TAMBÉM RESPEITAR A DEUS.

Santificar o nome do Senhor. Já disse, irmãos, para fazer isso devemos andar com a Palavra de Deus na nossa mão como um guia que nos mostra as obras de Deus: Devemos olhar na bíblia e depois em redor de nós, na escola, no trabalho, na casa e na igreja. Em todo lugar devemos descobrir a grandeza de Deus. E não só isso, pois olhar em redor de si mesmo e estudar a bíblia, não levam o homem automaticamente ao louvor de Deus. O que falta é a oração. Especialmente esta oração: “Santificado seja o teu NOME”. “Santificado seja o teu NOME, Senhor! No céu…, na terra…, na minha vida…, e no meu coração”! Podemos acrescentar tudo isso. Não está escrito, mas isso é o alvo desta oração; Com esta oração pedimos a Deus para ELE cuidar disso. Se DEUS mesmo quer realizar o louvor do seu santo nome; se Deus quer realizar isto no céu, na terra, nas pessoas em redor de mim, e em mim mesmo. Com esta oração nós oramos a Deus para que Ele trabalhe na minha vida e no meu coração com o seu Espírito Santo para que o conhecimento e o amor entrem no meu coração. Pois só assim posso glorificar o nome do Senhor. Se o Espírito Santo não entra na sua vida, nunca glorificarás o nome do Senhor. Devemos dizer o seguinte: GRAÇAS AO PODER DO ESPÍRITO SANTO, descobrimos a grandeza de Deus; e não somente descobrimos, mas também GRAÇAS AO PODER DO ESPIRITO SANTO, ficamos apaixonados, ele transformou toda a nossa vida; Ele tocou o nosso coração, para crermos e aceitarmos a Deus como NOSSO PAI NO CÉU. Um pai TODO-PODEROSO, que nos enche com orgulho! A obra dele, que observamos na criação, na natureza e na história, nos enche com respeito; o Espírito de Deus abre os nossos olhos para descobrirmos isso; ele abriu o nosso coração e ficamos apaixonados; ele abre a nossa boca, de modo que falamos da grandeza de Deus, e para que oremos que também os outros possam descobrir a grandeza de Deus. Pois isso não acontece automaticamente. O homem não procura a Deus. Uma criança não ora automaticamente a Deus. Deus deve mudar a nossa vida para nós louvarmos a Deus. Deus deve entrar na nossa vida e arrumar a nossa vida. Deus deve purificar a nossa vida; tirar os pensamentos maus, ensinar as idéias boas, purificar a nossa boca, ensinar-nos a falar com respeito sobre Deus. Uma criança bem educada é assim por que os pais deram uma educação boa. Da mesma maneira nós precisamos duma educação boa. Por isso Deus nos deu a Palavra dele. E aqui na igreja nós aprendemos como devemos ser filhos bem educados de Deus. Filhos que respeitam e glorificam a Deus; Filhos que vivem duma tal maneira que Deus é louvado e glorificado por causa dos nossos pensamentos, por causa das nossas palavras e por causa dos nossos atos. DE NOVO: isso não acontece automaticamente: Pois o nome de Deus pode ser blasfemado por causa de nós: há também CRISTÃOS FALSOS, PSEUDO-CRISTÃOS; eles PARECEM muito piedoso, mas no coração eles não são. Eles só têm o nome de ser CRISTÃO; Eles usam o nome de Cristo, mas de fato eles não VIVEM como Cristãos; eles não obedecem a Jesus Cristo e dessa maneira eles profanam o Nome do Senhor. Há pessoas que são cristãos somente no dia do Domingo. Uma vez por semana, no dia do Domingo, eles pegam a bíblia, vão para igreja, inclinam a cabeça e rezam as suas orações, mas o resto da semana eles esquecem que são crentes. Eles esquecem de Deus e de seus próximos; durante a semana há só uma coisa que conta: é o interesse dele mesmo. Os seus desejos, o seu reino, a sua casa ou a sua empresa, o seu nome. Tudo isso é muito mais importante do que o nome e a glória do Senhor.

Profanar o nome do Senhor, isso pode ser feito atrás da máscara da piedade. Há homens que tem um grande conhecimento sobre Deus, que conhecem as suas obras, que liam a bíblia de Gênesis até Apocalipse, mas eles não liam a bíblia com o coração aberto. Foi um curso, que eles seguiram. A bíblia foi aberta e talvez ainda fica aberta de vez e quando, mas o coração não se abre. E podemos sentir isso. Pois o conteúdo do coração sai pela boca. Há pessoas que usam muitas palavras quando oram. A boca deles parece uma torneira. As palavras saem como água. Sem problema eles podem orar uma hora; sem pensar eles oram, e oram e oram. Qualquer momento eles oram. Quase como uma máquina. Uma corrente de palavras sai da boca deles. Uma corrente de águas sem conteúdo. Isso é um escândalo para os ouvintes e uma coisa abominável para Deus. Jesus avisa contra isso (Mt. 6) e ele nos ensina a orar com sabedoria e misericórdia. Por isso ele nos ensinou ‘o Pai nosso’. Com esta oração devemos santificar o nome de Deus.

É isso o que Deus quer e o que devemos pedir: Santificado seja o teu nome; Isso é um pedido; um pedido a Deus. Pedimos se Deus quer nos ajudar neste ponto. Engrandecer o nome de Deus: devemos ORAR para realizar isso e devemos TRABALHAR para realizar isso. “Santificado seja o teu NOME”.Com esta oração pedimos uma benção sobre todas as nossas atividades, que têm o objetivo de engrandecer o nome de Deus:

“Santificado seja o teu NOME”: aqui neste culto;
“Santificado seja o teu NOME”: pelo pastor, pelos presbíteros e pelos diáconos;
“Santificado seja o teu NOME”: na obra de evangelização;
“Santificado seja o teu NOME”: na obra da Missão;
“Santificado seja o teu NOME”: neste mundo;
“Santificado seja o teu NOME”: na nossa vida;
“Santificado seja o teu NOME”: nos momentos felizes: casamento, nascimento;
“Santificado seja o teu NOME”: nos momentos tristes: doença, falecimento.

Ore e trabalhe, diz a Escritura e isso cabe nesta situação. Se for realmente o nosso desejo de engrandecer o nome de Deus, deveremos trabalhar para realizar isso. Infelizmente isso nem sempre acontece. Sabem, irmãos, por que muitas pessoas não respeitam a fé Cristã? PORQUE MUITOS CRISTÃOS NÃO RESPEITAM A DEUS!!!

Este perigo ameaça a todos nós. Devemos considerar isso honestamente. No momento de orar, nós pensamos primeiramente em NOSSAS coisas, em NOSSOS negócios. Há orações cujo objetivo não é a grandeza de Deus, mas a nossa grandeza. Engrandecido seja O NOSSO NOME! Dá-nos isso, dá-nos aquilo, para que as pessoas nos observem e nos louvem. Essas orações são egocêntricas, mas Jesus nos ensina a orar Teocêntricamente: não dizendo “o MEU nome seja santificado, mas o TEU nome seja santificado” Isso é a direção que Jesus nos mostra.

Amém.

Voltar ao topo
Pr. Abram de Graaf

Abram de Graaf

O pastor Abram de Graaf é “Doctorandus” (Drs) em Teologia e um dos professores do Instituto João Calvino (Aldeia, Camaragibe-PE). Ele é pastor da Igreja Reformada de Hamilton, Canadá, enviado como missionário às Igrejas Reformadas do Brasil, desde o ano 2000. É Diretor do Projeto Dordt-Brasil. Ele mora em Maceió e também desenvolve projetos nessa cidade. Acesse o site graafeditora.com

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.