Dia do Senhor 47

Leitura: Salmo 76
Texto: Dia do Senhor 47

Amada congregação do Nosso Senhor Jesus Cristo

Depois de ter ouvido sobre o endereço da Oração do Senhor: “Pai nosso que estais no céu”, vamos agora examinar as várias petições que Jesus nos ensinou. A tradição reformada sempre defendeu que a ordem destas petições é muito importante e instrutiva. Aquilo que é prioridade deve vir em primeiro lugar. É assim na lei e também na oração do Senhor. Isso não quer dizer que sempre temos que começar cada oração com a mesma petição. A Oração do Senhor não é uma oração formal, mas uma instrução básica sobre oração. No entanto, esta questão da ordem correta deve estar em nossa mente quando oramos.

A primeira petição é “Santificado seja o Teu Nome”. Isto significa: “Senhor que teu nome seja glorificado em tudo”. Geralmente usamos o nome de Deus ou de Jesus Cristo no final das nossas orações. No final, dizemos algo como: “Tudo isso te pedimos para a edificação da Tua Igreja e a glorificação do Teu Nome através de Jesus Cristo!” Então, a glória do Nome de Deus é geralmente o último pedido na nossa lista.

Cristo, porém, nos ensina a colocar essa petição no início da nossa oração. Isso ocorre porque o nome de Deus, de fato, deve vir em primeiro lugar em nossas vidas! Também na própria vida de Cristo, o nome de seu Pai veio primeiro e acima de tudo. Nossa fraqueza, no entanto, é que nós não temos a tendência de colocar o nome de Deus em primeiro lugar em nossas vidas! Assim, quando os discípulos pedem a Cristo: “Senhor, ensina-nos a orar”, Ele, que conhece a nossa fraqueza, nos diz que a primeira coisa a fazer é santificar nome de Deus em nossas vidas!

O Senhor nos Chama a Glorificar o Nome do Pai no Inicio de Nossas Orações.

  1. Para Reconhecer o Direito deste Nome
  2. Para Andar na Luz deste Nome
  3. Para Manifestar o Poder deste Nome.
  4. O ponto de partida desta petição não é em primeiro lugar que os outros possam cada vez mais santificar o Nome do Pai. Em vez disso, diz o Catecismo: “Concedei-nos, antes de tudo que possamos, com razão, te conhecer. . . “! Deixe esse conhecimento primeiro estar entre nós, e desta forma também vêm para os outros. Dia do Senhor 47 e os Dias do Senhor sobre as outras petições começam conosco e depois vai para os outros. A santificação do Nome de Deus é simplesmente a glorificação do Nome de Deus! “Para santificar” significa “para ampliar”, para fazer grande, para colocar acima de tudo!

O Senhor Jesus nos coloca diante do Nome de Deus, o Nome que revela tudo o que Deus é. Esse Nome de Deus é grande e maravilhoso em si mesmo. Mesmo se nós não santificarmos o nome de Deus, este nome continua grande em si mesmo! A Palavra de Deus nos diz isso por toda parte. Salmo 8 nos diz: “Ó Senhor, quão admirável é o teu nome em toda a terra”! E o Salmo 29: “Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome”. Não há nenhum nome tão grande e maravilhoso como o Nome do nosso Deus!

Tudo o que Deus fez, está fazendo e vai fazer tem como alvo a glória do Seu nome! Seu trabalho de criação foi concebido de tal modo que todas as criaturas, especialmente o homem como a coroa da criação, deviam glorificar a Ele! Sua obra na história tem como alvo a glorificação do Seu Nome. E, acima de tudo, sua obra de salvação e renovação em Cristo pedem mais glória ao seu nome! Então, podemos dizer que em todas as coisas Deus busca a glória e a honra do seu nome! Qual é o objetivo de todas as obras de Deus? A resposta é uma só: A glória do Seu nome!

E é especialmente verdade que Deus busca a Sua glória entre seu próprio povo que Ele escolheu para a Sua própria glória! Muitas nações tinham ouvido falar do nome do Senhor e da obra do Senhor no êxodo e na terra de Canaã. Todos sabiam que o Deus de Israel era um Deus Poderoso. No entanto, para eles, o Senhor permaneceu desconhecido e distante! Mas não é assim em Israel! Salmo 76 diz: “Em Judá Deus é conhecido; Seu nome é grande em Israel”!

Eles sabiam quem Ele era por suas palavras e obras, por Sua Lei e auto-revelação. Ele colocou seu nome em Israel. Com Israel Ele fez eterna aliança. Ele tinha mantido suas promessas ao derrotar todos os inimigos de Israel. Em Judá, Deus tinha feito para si um grande nome! Israel sabia quão grande era o nome de Deus, mais majestoso do que os montes eternos (Salmo 78)! Não há nenhum nome como o nome do Senhor, o Deus de Israel!

Agora, no Nome de Deus reside uma exigência! Ao lançar este nome em Israel, Deus exige que Israel reconheça o direito desse nome sobre eles! Apenas um nome tem direitos em Israel e prevalece sobre todos os outros nomes – é o Nome de Deus! Mas o grande problema é que Israel deu pouco reconhecimento ao direito do nome de Deus. Por mais de uma vez elevaram outros nomes de destaque, nomes de ídolos que não podiam falar nem ouvir. Vez por outra eles se opuseram aos profetas que proclamavam o nome de Deus. “Seu nome é grande em Israel”, diz o Salmo. Mas será que Israel sempre reconheceu o direito desse nome em todos os aspectos da sua vida? Leia os profetas! O Senhor se queixa de que seu nome é desonrado e desacreditado no meio do seu próprio povo.

Ao contrário de Israel, o Senhor Jesus Cristo reconheceu o direito do nome de Deus! Em Sua oração de João 17, Ele simplesmente diz – “Eu te glorifiquei na terra”. Isso significa: “Eu tenho procurado apenas a Tua glória em toda a obediência e submissão”. Essa foi a Sua vida! E foi para glorificar a Deus na obra da redenção que Ele morreu na cruz do Calvário.

Agora ele ensina aos seus discípulos a dar prioridade ao nome do Pai. Ele diz que eles devem orar assim: “Santificado seja o Teu nome!”, em outras palavras: “Reconheçam o direito do Nome de Deus em suas vidas”. Saibam que Deus deseja ser glorificado por vocês e que o nome de Deus deve ser grande e temível entre vós! Acontece, porém, que não glorificamos a Deus como deveríamos! Nossa vida tantas vezes gira em torno de nós mesmos. Há muita busca pela glória pessoal. Nesta petição, somos confrontados com o nosso egoísmo. Mesmo sabendo que o Senhor colocou seu nome sobre nós já no batismo, damos pouca ou nenhuma importância ao Seu direito soberano. Na verdade não podemos reconhecer o direito do nome de Deus, se Ele não trabalhar poderosamente em nós pela Sua Palavra e Espírito.

Confessamos aqui a nossa grande incapacidade de santificar o Nome de Deus por nós mesmos! Não podemos chegar ao objetivo de nossas vidas – a glorificação de Deus! – sem esta petição! Temos de aprender a viver segundo o nosso batismo, a reconhecer a autoridade do nome de Deus sobre nós para crescer na obediência. Todos os dias nós desonramos o nome do nosso Deus com os nossos pecados. Percebemos isso em nossas vidas? Jesus diz: Primeiro, peça a Deus para que você possa reconhecer Seu direito sobre sua vida! Peça a Ele, em primeiro lugar, que você não viva mais para si mesmo, mas para a glória do Seu Nome. Confesse que você não pode fazer isso de si mesmo, mas precisa do poder renovador do Espírito Santo! Nós nunca podemos remover o lícito direito de Deus sobre nossas vidas! Portanto, devemos sempre começar nossas orações reconhecendo o fato de que Deus colocou sobre nós o Seu Nome. E, tendo reconhecido o seu direito sobre nós, nós oramos para que possamos caminhar na luz deste Nome. Então chegamos ao segundo ponto.

  1. O Catecismo diz: “Concedei-nos, antes de tudo que nós possamos, com razão, te conhecer”. Devemos ter conhecimento do Nome de Deus a fim de reconhecer o direito desse nome! Agora, temos de ter cuidado para não entender a frase “te conhecer” em um sentido intelectual. “Conhecer a Deus” não é uma questão de saber alguns fatos sobre Deus ou saber que Ele existe. Significa ter um relacionamento vivo com esse Deus, ter comunhão com Ele e andar com Ele todos os dias em amor e confiança. Reconhecer o direito do Nome de Deus vai nos levar a andar em sua luz. O oposto da luz é trevas! E este mundo é cheio de escuridão, o que significa que há pouco ou nenhum conhecimento de Deus! Seja qual for o conhecimento que há, é usado de forma errada. As pessoas têm uma visão distorcida de Deus, que leva apenas a idolatria e não a salvação!

“Concedei-nos, antes de tudo que possamos corretamente saber quem tu És” é um pedido para que a verdadeira luz de Deus brilhe sobre nós e que possamos ver a Deus como Ele realmente se revela de acordo com as Escrituras e assim andar em sua luz.

“Andar na luz do nome de Deus” significa deixar que a Sua Palavra nos guie e assim, deixar que o Seu Espírito trabalhe em nós! Não é sem razão que o Catecismo primeiro menciona “conhecer Deus”, no sentido de “ter comunhão com Deus”, porque se não deixarmos a Palavra de Deus fluir em nossas vidas e moldar os nossos pensamentos e desejos, então nós também não podemos manter comunhão com Deus em nossas vidas! Se nos fecharmos para a Palavra, então a “escuridão” começa a nos cobrir de novo, o mundo vai ter controle sobre nós de novo e vamos começar a levar uma vida de egoísmo!

Temos orado santificado seja o teu nome? Se o fizermos, então, a luz do Nome de Deus deve brilhar em nossas vidas. Então eu devo ser um membro vivo da Igreja, onde a Palavra é proclamada, confirmada, e mantida. Portanto, essa petição “Santificado Seja o Teu Nome” nos obriga a ir onde este Nome é proclamado no culto do povo de Deus. Aqui (na igreja), começamos a santificar, glorificar e louvar a Deus! Se não começar aqui, não podemos continuar durante a semana! “Santificado seja o teu nome” significa: “Senhor, coloca-me no meio da comunhão contigo e com teu povo”! Não pode orar “santificado seja o teu nome”, aquele que deixa de congregar com o povo de Deus no culto onde o nome de Deus é anunciado e elogiado por seu povo! Deixe a Palavra entrar, deixe que o Espírito trabalhe, pois só assim é que vamos começar a santificar, glorificar e louvar a Deus em todas as suas obras! “Santificado seja o teu nome é uma petição para que em toda a nossa vida o Nome de Deus seja glorificado e para que possamos manifestar o poder deste Nome a todos ao nosso redor”. Isto leva-nos até o último ponto.

  1. O Catecismo formula este pensamento da seguinte forma: “Concedei-nos também que assim possamos direcionar toda nossa vida: nossos pensamentos, palavras e ações de tal modo que teu nome não seja blasfemado por nós, mas sempre honrado e glorificado”. O objetivo é que os outros pecebam e vejam que nós somos, na verdade, o povo de Deus, que vive de acordo com a sua Palavra, que somos transformados pelo poder do Seu Nome! Então, o objetivo final desta petição é que todos aqueles que nos rodeiam vejam o poder do Nome de Deus se manifestando em nossas vidas!

O objetivo é a glória de Deus! Nós vivemos para agradar a Deus. Deve haver em nosso andar um estilo de vida em que o poder do Nome de Deus é manifestado! As pessoas devem ser capazes de ver que nós somos diferentes por causa do poder do Nome de Deus, o poder de Sua Graça e do Seu Espírito em nossas vidas! Este “estilo de vida cristão” significa que os nossos pensamentos são transformados. Deve haver um pensamento totalmente novo, baseado na Palavra de Deus. Nós não pensamos mais como o mundo, mas pensamos segundo o Espírito, com base na revelação de Deus. A Palavra molda os nossos pensamentos e assim nós abordamos as coisas de forma diferente das pessoas do mundo. Temos agora a mente de Cristo e pensamos nas coisas que ele pensa, busamos as coisas que ele busca que são as coisas do alto.

Naturalmente, essa transformação deve ser aparente em nossas palavras. Dizemos coisas de modo diferente. Falamos sem as blasfêmias e palavrões do mundo. Falamos graciosamente, e ainda com sal, ou seja, com uma linguagem cristã! E essa mudança é ainda mais evidente em nossas ações. Nós fazemos as coisas de forma diferente. Nós não agimos para nossa auto-glorificação ou movido por egoísmo, mas com amor e humildade. Evidenciamos esse estilo de vida que glorifica a Deus? Será que em muitos aspectos, não vivemos como as pessoas ao redor de nós? O que há de tão diferente em nosso estilo de vida cristão? Um estilo de vida cristão é marcado por fé, esperança, amor e santificação. Isso significa uma conduta diferente conforme o apóstolo Paulo dá uma boa descrição em Efésios 4 e 5, quando diz: Que não haja mentiras, ódio, roubo, que não haja reclamações e nenhum tipo de imoralidade sexual, mas que haja uma vida santa.

Quando vivemos de modo digno do evangelho, o nome de Deus é santificado não só por nós, mas também por aqueles que nos cercam (Mt.5.16)! Perceba que essa petição está ligada ao nosso testemunho e evangelismo! Como podemos tornar o nome de Deus conhecido? Como podemos levar outros a glorificar a Deus? Pela vida cristã que levamos! Vamos então mostrar a força do nome do Senhor para que outros conheçam o Senhor e o temam! Que ninguém se perca por nossos tropeços ou omissão no testemunho! Mas que sejamos firmes testemunhas do nome do Senhor, da sua glória e da sua salvação! Que o nome do Pai que está sobre nós não seja blasfemado, mas honrado e santificado em nossas vidas para a alegria do Senhor e conversão dos pecadores!

Meu caro irmão e irmã! Você agora entende o que está pedindo a Deus quando diz santificado seja o teu nome! Voce está orando por capacidade para levar uma vida sagrada e digna do nome de Deus que esta sobre você! Você vê o quanto precisamos fazer esta petição? E você também vê o quanto nós precisamos do Salvador que nos ensinou esta petição? Ele somente santificou o nome de Deus perfeitamente através de toda a sua vida. Ele nos ensinou que toda nossa vida deve ser direcionada para a glória de Deus. Que possamos nós, no poder de Cristo, glorificar o Nome de Deus em nossos pensamentos, palavras e ações a cada dia de nossas vidas!

Amém!

Voltar ao topo

Elissandro Rabêlo

Bacharel em Teologia pelo CETIRB – Centro de Estudos de Teologia das Igrejas Reformadas do Brasil (Atual Instituto João Calvino) (1999-2004). Fez Convalidação de Teologia na Universidade Mackenzie em São Paulo (2017). Ministro da Palavra e dos Sacramentos da Igreja Reformada do Grande Recife (PE), servindo como Missionário da Igreja Reformada em Fortaleza (CE).

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.