Dia do Senhor 40

Leitura: 1ª João 03.11-20
Texto: Dia do Senhor 40

Amados irmãos no Senhor Jesus Cristo,

Vocês sabem que acontecem muitos homicídios, e não apenas nas grandes cidades, mas também aqui no interior. Acontecem tantos homicídios que podemos até ficar assustados e perturbados. Quem não conhece pessoas que foram assassinadas, deixando para trás viúvas e órfãos. Agora, por que acontecem aqueles homicídios? Por que há sempre pessoas humanas tirando a vida de outras pessoas humanas? Por que há tantas pessoas andando armadas? Por que há pessoas capazes de matar outros por uma besteirinha? Há pessoas capazes de matar alguém só para receber um pouco de dinheiro. Irmãos, será que existe uma explicação para tudo isso? Será que existe uma explicação para tanto derramamento de sangue? Por que as autoridades não conseguem dominar a violência? Por que as pessoas não conseguem viver em paz, tendo respeito mútuo? Por que há tantas brigas, conflitos e agressões, não apenas no Brasil, mas também no mundo inteiro?

Basta lermos poucas páginas em nossas Bíblias, irmãos, e já podemos encontrar a resposta. Abrindo as nossas Bíblias em Gênesis 1 e 2, lemos como Deus criou o mundo, os peixes, as aves, os animais e o homem. Deus criou tudo perfeito. Não havia conflitos nem brigas. Homicídios eram inimagináveis. Mas o que aconteceu? O diabo entrou no meio e seduziu Eva. Ela e seu marido Adão caíram em pecado. A partir daquele momento, a semente do pecado estava neles. Os dois estavam contaminados, e não só eles, mas também os filhos que tiveram. Era apenas uma questão de tempo para aparecerem problemas maiores. O que aconteceu foi o seguinte: O filho maior de Adão e Eva, Caim, foi passear com seu irmão Abel. De repentes ele se levantou e matou Abel. Só podemos entender aquele homicídio, o primeiro de todos, levando em consideração que por trás estava o diabo. “Ele foi homicida desde o princípio”, diz o apóstolo João ( João 8: 44 ). Ou seja: onde há pessoas derramando sangue, o diabo é o parceiro delas. O próprio diabo sempre procura usar pessoas como seu instrumento.

Agora, irmãos, é bom entendermos que o diabo faz muito mais do que matar. Matar é apenas o que o diabo mais gosta. Mas ele também procura destruir e prejudicar. De fato o serviço do diabo é fazer qualquer coisa, desde que prejudique outros. Só que o diabo não é aquele bichinho meio engraçado da propaganda da Antarctica. Ele é um espírito super poderoso, com poder de até fazer milagres. Ele tem um poder muito grande de influenciar, induzir e enganar. Ele está por trás de muitas coisas. Se alguém tem prazer em inventar mentiras, atingindo o nome de outras pessoas, com certeza o diabo está envolvido. Se alguém está pronto para brigar, agredir ou dar o troco, aquela pessoa está de mãos dadas com o diabo. Se alguém solta uma palavra mal-educada para provocar outros, o diabo marca presença. Se alguém fica enfurecido, com muita raiva, querendo bater com as portas, é a maior alegria para o diabo. Quando há brigas em casa, quando há acusações e maus olhares, quando um casal briga tanto que eles até pensam em separação, o diabo está pulando de pura satisfação.

Agora, irmãos, por que estou dizendo estas coisas. Por que estou falando do diabo? Será que é para dar uma desculpa àqueles que vivem atrapalhando a vida dos outros? Será que estou falando do diabo para lançar a culpa dos nossos pecados em cima dele? Não, irmãos, justamente pelo contrário! Falo do diabo para que todos que vivem prejudicando os seus próximos, seja com palavras ou seja com atos, tenham consciência da gravidade daquilo que estão fazendo. Xingar, denegrir, provocar, humilhar, desprezar, derrubar, e matar são coisas do diabo. Aquele que faz aquelas coisas, ele de fato se deixa usar pelo diabo. Ele mostra que é um instrumento na mão do inimigo de todo o bem. Ou como a Palavra de Deus diz, usando uma expressão mais forte ainda: “aquele que odeia seus irmãos é um “filho do diabo”. Que expressão forte! Mas a Palavra de Deus não diz nada demais. O filho é filho para seguir o exemplo de seu pai. É desta maneira que há pessoas que, seguindo o péssimo exemplo do diabo, mostram o que são: “filhos do diabo”.

Para vermos melhor como o diabo atua e como os filhos de diabo atuam, é bom olharmos de perto um exemplo bíblico. Vamos dar uma olhada a Caim e Abel, os filhos de Adão e Eva. Um deles, Abel, era um filho de Deus. Ele tinha fé e vivia em conformidade com esta fé, dando ofertas ao SENHOR ( Hebreus 11: 4 ). Caim, porém, se mostrou um filho do diabo. Ele chegou a fazer o que o diabo gosta tanto: ele matou seu irmão. Por que Caim chegou a matar seu irmão e por que o diabo ficou muito alegre com isso? “Caim matou seu irmão, porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas” (1 João 3: 12 ). Quer dizer: Caim notou que Abel era temente a Deus. Ele notou que Abel era justo e tinha prazer em fazer coisas boas, servindo a Deus. A vontade de Abel era dar uma oferta ao Senhor e cultuar a ele. Caim não tinha aquela vontade. Se ele fez uma oferta, foi a pulso. Ao mesmo tempo Caim sabia: eu não sou justo. Cada vez que viu seu irmão, ele ficou lembrado disto: Eu não sou justo diante de Deus. Meu irmão, sim, ele é justo. Então, Caim teve inveja de seu irmão. Ele começou a irritar-se com Abel. Ele não suportava que Abel se esforçava tanto para poder cultuar a Deus. Então Caim começou a odiá-lo. Ele ficou com muita raiva. Ele ficou com uma raiva que nunca mais passaria. Ele não suportava mais ver seu irmão. Finalmente ele se levantou e o matou.

O que podemos perceber claramente, irmãos, é o seguinte: o ponto de desequilíbrio é alguém ter fé em Deus ou não. O ponto de desequilíbrio é alguém ser um filho de Deus ou ser um filho do diabo. Aquele que é um filho de Deus, aquele teme ao Senhor, ele ama os seus próximos. Pois o filho de Deus sabe que seu Pai detesta violência e derramamento de sangue. Se por acaso um filho de Deus tenha feito uma besteira, como por exemplo o rei Davi ou o apóstolo Paulo, é só motivo para ele ficar profundamente humilhado e arrependido. Pois o filho de Deus, ele não quer entristecer seu Pai bondoso. O comportamento dos filhos do diabo é contrário. Aquele que não quer se submeter aos mandamentos do Pai, ele vive cheio de inveja, ódio e raiva, é pode até ser capaz de agredir ou matar outros. Os filhos do diabo, eles não agüentam a prosperidade ou a fé dos outros. Eles não agüentam ver pessoas melhores ou mais bem sucedidas do que eles mesmos. Eles preferem cometer maldade a admitir a felicidade de outras pessoas.

Irmãos, como é importante o sexto mandamento da lei de Deus: “Não matarás”! Este mandamento nos foi dado para que não fossemos filhos do diabo, mas para que pudéssemos ser filhos de Deus. Este mandamento nos foi dado para que não tivéssemos prazer em fazer as coisas do diabo, mas as coisas de Deus. Em nosso meio não deve haver inveja. Em nosso meio, não deve haver ódio, raiva, mentiras, intrigas, rixas, fofocas, xingamentos, conflitos, brigas ou separações. Todas estas coisas estão ligadas ao diabo, que é um homicida desde o princípio. Foi desta maneira que o próprio Senhor Jesus Cristo explicou o sexto mandamento: “Qualquer que ficar irado contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que proferir um insulto a seu irmão, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco!’, corre o risco de ir para o fogo do inferno” ( Mateus 5: 21-22 ). Ou seja, todas as coisas que ferem o nosso irmão, até se fosse apenas uma palavrinha só, são obras do diabo. São obras e palavras que acabam com a alegria dos outros.

Irmãos, querendo ser filhos de Deus, é necessário seguirmos o exemplo que ele nos deu. Não devemos ser levados por emoções e sentimentos que surgem do nosso próprio coração. O que importa é seguirmos o exemplo do nosso Pai. Deus nosso Pai fez o seguinte, para dar-nos uma santa lição. Ele “manifestou o seu amor entre nós pois enviou seu único Filho amado para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor de Deus: ele enviou seu filho como propiciação por nossos pecados” ( 1 João 4: 9-10 ). Vejam só, irmãos! O diabo, ele procura derrubar pessoas justas, pessoas tementes a Deus. Mas Deus nosso Pai quer é outra coisa: ele procura salvar pecadores corruptos e perdidos por meio de Jesus Cristo seu Filho. Deus procura o bem para pessoas que não merecem nada. Ele quis que seu Filho Unigênito sofresse e morresse na cruz, por nós. Mas irmãos, como foi grande aquele amor de Deus! Nós podemos até fazer sacrifícios por alguém que amamos, alguém da família ou um amigo. Podemos até fazer favores a certas pessoas. Mas Deus fez muito mais: Ele fez o maior sacrifício. Ele sacrificou seu próprio filho por seus inimigos. Assim é nosso Pai, irmãos!

“Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros” (1 João 4: 11 ). Tem que ser assim, irmãos, e não pode ser diferente de jeito nenhum. Só é filho de Deus Pai, quem mostra o amor do Pai. Este amor tem que estar em nós. Este amor tem que estar em nosso coração. Este amor tem que marcar o nosso falar, e principalmente o nosso agir. “Não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e verdade. Assim saberemos que somos da verdade” (1 João 3: 18-19 ). Aqueles que amam os irmãos, obedecendo ao sexto mandamento da lei de Deus, eles estão em Cristo Jesus, e Cristo neles ( 1 João 4: 24 ). Tais pessoas têm cumprido a lei ( Romanos 13: 8 ). Pois o amor é o cumprimento da lei ( Romanos 13: 10 ). Para estas pessoas, não há condenação ( Romanos 8: 1 ). Mas aquele não ama, aquele que não tem paciência com ninguém, aquele que nem sabe perdoar os outros, ele se torna culpado. Tal pessoa pode até ser crente, pode até ser membro da igreja, mas não tendo amor, ela mostra ser um filho do diabo.

Vivemos numa sociedade cheia de violência e homicídios. O diabo está prevalecendo em muitos lugares, e está dominando milhares e milhares de pessoas. Muitos estão presos nas grilhões do egoísmo, só querendo buscar seus próprios interesses. Muitos não se importam com ninguém. Irmãos, aqui o nosso convívio tem que ser diferente. Precisamos ter o amor de Deus. Deve prevalecer o amor que está disposto a fazer sacrifícios. Precisamos daquele amor que se sacrifica também por aqueles que desmerecem o nosso amor. É este amor, o amor de Deus, que precisamos manifestar em nosso jeito de viver. É este amor que precisa radiar, quando damos uma oferta para ajudar os necessitados. É este amor que deve brilhar quando damos uma doação para a Escola Bíblica Cristã. Este amor é como o sal na comida: ele não pode faltar, pois se faltar, se perde o gosto. É somente por este amor, que podemos cumprir a lei. É somente por este amor que podemos ser um bom marido, ou uma boa esposa, ou um filho obediente. É por este amor que podemos fazer o nosso trabalho diário de uma maneira digna. É por este amor que dá para nós sermos membros vivos da igreja de Cristo. Tendo o amor, podemos ser um povo diferente no meio de uma sociedade cheia de inveja e violência. Tendo o amor verdadeiro, somos filhos de Deus e teremos a nossa consciência tranqüila, como diz o evangelho: “Tendo o amor, saberemos que somos da verdade; e tranqüilizaremos o nosso coração diante de Deus”.

Amém.

Voltar ao topo

Elso Venema

Pr. Elso Venema foi pastor missionário no litoral alagoano pelas Igrejas Reformadas da Holanda entre os anos de 1993 a 2006. Atualmente ele é ministro da Palavra nas igrejas da Holanda.

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.