Dia do Senhor 34

Leitura: 1ª Coríntios 08.04-06
Texto: Dia do Senhor 34

Amada congregação do Senhor Jesus Cristo,

Cremos que existe um só Deus, o Criador do céu e da terra, o Pai do nosso Senhor Jesus Cristo. Não há outros deuses. Portanto, o único que é digno de receber a honra e a glória é o nosso Deus! Mas o que acontece? Pela nossa fraqueza somos capazes de curvar-nos diante de muitas coisas, permitindo que aqueles coisas assumam o lugar de Deus. Podemos cometer o pecado de dar mais valor a certas coisas do que ao próprio Senhor Deus. A palavra de Deus chama isto idolatria. Idolatria significa: adorar ou prestar honra divina a coisas terrenas. Idolatria é tratar criaturas ou coisas inventadas como se fossem deuses. Isto, admitir que certas coisas assumam o lugar de Deus, é um perigo muito grande. Ouçam o que apóstolo João escreveu no fim de sua primeira carta: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos” ( 1 João 5: 19 ). Assim o apóstolo diz, também a cada um de nós: “Queridos irmãos, cuidem-se para não cometerem idolatria”! Estas palavras são as últimas palavras da primeira carta do apóstolo João. Por que ele terminou a sua carta desta forma? Ele terminou a sua carta assim, pois sabia que a idolatria é um perigo muito grande, um perigo que ameaça a cada um de nós.

Como é possível nós deixarmos o único Deus de lado e inventarmos outros deuses? Como é possível cometermos idolatria? Todos nós não sabemos muito bem que existe apenas um só Deus e que só ele merece a honra e a glória? Por que Deus diz logo no primeiro mandamento da lei: “Não terás outros deuses”? Vamos ver uma ilustração, irmãos! No mês passado Papai Noel apareceu todos os dias na televisão. Agora, Papai Noel existe? A resposta é: não. Na realidade Papai Noel não existe. Ele nem tem um endereço. Ele é uma invenção, um mito. Mas o que estamos vendo, em toda parte do mundo, principalmente no mês de dezembro? Todos, principalmente as crianças, ficam encantados com ele! Papai Noel é capaz de comover multidões! Quando ele chega, todos vão às compras. Então, observamos que atrás da invenção que se chama Papai Noel existem poderes enormes, poderes que mexem com a vida de milhões e milhões de adultos e crianças! Vejam só, irmãos, como “alguém” que nem existe, pode tomar conta da vida de muitas pessoas!

É desta forma que também funcionam os falsos deuses. Existem poderes, – que nós podemos chamar de falsos deuses ou ídolos – que são capazes de dominar o coração e a vida de muitas pessoas. Há coisas tão fortes neste mundo que podem ocupar o espaço em nossas mentes que somente deveria ser ocupado por Deus. Vamos ver um exemplo de um falso deus, que na realidade não é um deus, pois não fala nem escuta nem pensa, mas que está recebendo adoração divina da parte de muitas pessoas: o “Dinheiro”. O dinheiro é um dos falsos deuses mais adorados no mundo. Há pessoas que, para conseguir riquezas, fazem qualquer sacrifício. Há pessoas que tanto adoram o dinheiro, que não pensam mais em outras coisas. Assim o dinheiro se torna um deus. O dinheiro torna a ser um poder forte, que toma conta das pessoas. Aquelas pessoas, que começam a viver só para conseguir dinheiro e mais dinheiro, elas ainda estão em condições de servir a Deus? Escutem a resposta que o próprio Senhor Jesus deu: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um, e amar ao outro; ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” ( Mateus 6: 24 ).

Irmãos, da mesma forma que o dinheiro pode virar um falso deus em nossa vida, um poder que toma conta do nosso coração, há ainda milhares de outras coisas, que de fato não são deuses, mas que podem assumir o lugar de deuses em nossa vida. O dinheiro é apenas um exemplo de alguma coisa que pode tornar-se um falso deus. Vamos outros exemplos: É possível confiar nas estrelas, como se elas determinassem o nosso destino. De fato muitas pessoas acreditam nisso. Assim as estrelas se tornam falsos deuses. Ao invés de confiar no Criador todo-poderoso, as pessoas confiam em criaturas. É idolatria. Outra coisa: Podemos também confiar numa tradição ou num costume, por exemplo só querendo fazer o que os nossos pais fizeram, e deixando de fazer o que Deus nos manda fazer. Isto também é idolatria. É outra forma de inventar ou ter coisas ao lado de Deus para confiar nelas. Mais um exemplo: Podemos procurar a nossa felicidade na bebida, ou nas drogas. Como se a bebida ou a droga fosse um deus que nos pudesse proporcionar a felicidade e a vida eterna! É engano e idolatria ao mesmo tempo. É confiar num falso deus, um deus que apenas pode decepcionar, pois ele nos deixa de mãos vazias. Outro exemplo: Podemos achar que a coisa mais maravilhosa que existe para nós é o nosso veículo. O nosso carro pode virar o nosso bezerro de ouro, ocupando totalmente o nosso coração e os nossos pensamentos. É possível dedicar-se tanto a um carro, que Deus fica em segundo plano. É também idolatria. Mais um exemplo: Podemos estar loucos por um esporte ou podemos adorar um ídolo, um jogador, um cantor ou um ator. Podemos deixar de cultuar a Deus para correr atrás de uma bola de couro, ou para assistir a uma novela. Isto também é idolatria, é ter ou inventar alguma coisa que é mais importante para você do que Deus. Mais um exemplo: Podemos ficar viciado em sexo ou erótica. É mais uma coisa capaz de preencher a nossa mente e assumir o lugar de Deus. Tudo isto é idolatria. Dar mais valor a outras coisas do que a Deus.

Então, irmãos, precisamos muito do primeiro mandamento de Deus! “Não terás outros deuses diante de mim”. O nosso coração é enganoso. Somos fracos, muitas vezes em busca de coisas vãs que possam preencher a nossa mente e o nosso coração. Muitas vezes deixamos de confiar no único Deus que existe, para buscar bebida, dinheiro, sexo, esporte etc., esquecendo-nos do nosso Deus e Pai. Aquelas coisas prendem a nossa atenção. Aquelas coisas mexem com o nosso coração. Aquelas coisas provocam emoções fortes. Elas podem nos divertir bastante e deixam o tempo passar. Elas nos deixam satisfeitos ou viciados. Mas aquelas coisas não nos salvam. Pelo contrário, adorando coisas, elas acabam com a adoração que devemos a Deus. Se a coisa mais importante em nossa vida é dinheiro, ou bebida, ou sexo, ou qualquer outra coisa, Deus fica no segundo plano. O culto a Deus também fica no segundo plano. As ofertas a Deus também ficam esquecidas, pois só pensamos em gastar o nosso dinheiro com outras coisas.

Mas irmãos, o nosso Deus e Pai não quer ficar no segundo plano. É justamente isto que Deus não quer admitir de forma alguma. Deus não quer que as coisas do mundo dominem os seus filhos. Deus não quer que nós sejamos escravos de coisas mortas. Pelo contrário, ele nos chamou para sermos seus filhos livres, livres para servir a ele com alegria e júbilo. Ele, o Deus vivo, quer receber o nosso culto e a nossa adoração. Ele nos chamou, não para sermos escravos, mas para sermos senhores das coisas. Por isso não devemos confiar nas coisas que os nossos olhos vêem. Por isso não devemos entregar-nos às coisas que o mundo valoriza. O que importa é confiarmos em Deus, o qual os nossos olhos não vêem, mas que existe. Ele é o único Deus, o Pai do nosso Senhor Jesus Cristo. Não há outro. Ele nos falou através de sua santa palavra. É preciso levarmos a sério esta santa palavra de Deus. Só assim, indo pela palavra, jamais seremos confundidos. É assim que podemos escapar das tentações dos falsos deuses. É assim, agarrando-nos à palavra de Deus, que somos protegidos contra o mal da idolatria, e que possamos depositar a nossa confiança em nosso Pai, o único e verdadeiro Deus e Salvador.

Irmãos, vocês entendem a finalidade do primeiro mandamento da lei de Deus? Vocês já perceberam por que Deus condena a idolatria, – todas aquelas coisas do mundo- e exige que nós somente adoremos a ele? O que Deus quer com tudo isto? O que Deus quer é o seguinte, irmãos: Deus nosso Pai em Cristo, ele quer ver um povo santo e rico em boas obras, um povo forte e dedicado a ele. Deus quer ver homens, mulheres e jovens que sirvam a ele com alegria e júbilo. Ele quer que cada um de nós cumpramos a nossa única missão que temos nesta vida: É viver para a honra e a glória de Deus. Irmãos, isto somente podemos fazer, se abrimos mão daquelas coisas que atrapalhem a nossa vida com Deus. Aquelas coisas, que ocupem a nossa mente, atrapalhando as nossas orações, não deixando espaço para vivermos dedicados ao Senhor nosso Deus, devemos acabar com todas aquelas coisas. Irmãos, devemos definir-nos. Temos que tomar uma posição! Deus já fez de tudo para que nós o conheçamos e amemos. Ele nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Ele nos fez ouvir o seu evangelho. Ele nos deu o seu único Filho amado, que pagou o preço para nos resgatar. Assim Deus, através de seu Filho, nos libertou do domínio do diabo e dos domínio dos falsos deuses. Vamos então ser fieis a Deus somente, irmãos, cumprindo o primeiro e grande mandamento da lei de Deus: “Não terás outros deuses diante de mim”. Vamos acabar com a idolatria, a adoração de tudo que não presta, e vamos dedicar-nos à nossa única missão nesta vida: viver para a honra e a glória de Deus.

Amém.

Voltar ao topo

Elso Venema

Pr. Elso Venema foi pastor missionário no litoral alagoano pelas Igrejas Reformadas da Holanda entre os anos de 1993 a 2006. Atualmente ele é ministro da Palavra nas igrejas da Holanda.

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.