Dia do Senhor 18

Leitura: Colossenses 03:01-11; Mateus 28:18-20
Texto: Dia do Senhor 18

Queridos irmãos em Jesus Cristo,

As palavras que acabamos de ler em Mateus 28, são as últimas palavras do Senhor. Elas foram ditas um pouco tempo antes da sua ascensão. Jesus se despediu dos seus discípulos com essas palavras. Uma exortação para continuar com o trabalho e uma consolação porque ele estará com eles todos os dias até a consumação do século.

O SENHOR DA MISSÃO ESTÁ CONVOSCO ATÉ O DIA FINAL

  1. Ele está no céu, segundo sua natureza humana;
  2. Ele está na terra, segundo sua natureza divina;
  3. Ele está em nós, com o seu Espírito Santo;
  4. Ele está no céu, segundo sua natureza humana;

A bíblia é bem clara sobre isso, irmãos. No final do evangelho de Lucas e no primeiro capítulo dos Atos dos Apóstolos podemos ler como Cristo, à vista de seus discípulos, foi levado da terra ao céu.

Ele subiu ao céu com seu corpo glorificado! Com o mesmo corpo que ele mostrou aos seus discípulos, durante os 40 dias que ele estava com eles depois da ressurreição. O mesmo corpo que Maria Madalena abraçou quando ela o viu pela primeira vez depois da ressurreição; O mesmo corpo que ele mostrou aos seus discípulos, que pensaram que ele era um fantasma; mas este corpo não era um fantasma; ele convidou-os para tocá-lo; e para convencê-los, ele comeu do pão e dos peixes que estavam na mesa; O corpo dele era um corpo real. Ele foi realmente ressuscitado. Foi o mesmo corpo com as marcas da cruz.. E com este corpo Cristo subiu ao céu.

Muitas vezes já ouviu a pergunta: como isso era possível? Nós não sabemos. O homem aprendeu muitas coisas durante os últimos vinte séculos. Até voar. Hoje em dia entramos num avião e ele nos leva de um lugar para um outro lugar voando acima das nuvens. O homem aprendeu a voar, mas não como Cristo, que subiu ao céu, sem ajuda de ninguém. Ele é o verdadeiro super-homem, que pode passar os limites humanos e entrar no reino dos céus.

Então Cristo está no céu, com o corpo glorificado dele. Um corpo humano, que traz lembranças da época em que ele estava aqui na terra. As marcas da cruz o lembra eternamente da grande missão que ele cumpriu aqui na terra. O corpo com as marcas da cruz serve como sacrifício eterno perante Deus. Baseado nisso o autor aos Hebreus pode dizer (9,24-28): Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus; nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santo dos Santos com sangue alheio. Cristo, porém, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos.

Então, irmãos, Cristo está lá para nosso bem. O corpo de Cristo está lá, perante o trono de Deus, para o nosso bem. Este corpo testifica do sacrifício que foi feito para nos salvar; o sacrifício de Cristo foi o alto preço que Cristo pagou para nos salvar; Os nossos pecados são perdoados por causa do sacrifício de Cristo; Um sacrifício eterno para o nosso bem.

O corpo de Cristo está lá e fica lá. As igrejas reformadas confessam isso contra a doutrina da igreja católica, que diz que durante a missa o pão e o vinho se transformam no corpo e no sangue de Cristo. Cristo estava presente na Santa Ceia com seu corpo e sangue, de acordo com os padres; Mas onde está escrito isso? As igrejas reformadas confessam que Cristo Jesus subiu ao céu e ele voltará no dia final para julgar os vivos e os mortos. Assim falam as sagradas escrituras. A doutrina da igreja católica sobre a transubstanciação do pão e do vinho no corpo e sangue de Cristo é uma doutrina errada que não tem fundamento na palavra de Deus. Cristo estará no céu e ficará ali até o dia final.

  1. Ele está na terra, segundo sua natureza divina

Agora, podemos entender a pergunta do nosso catecismo, que diz: Cristo, então, não está conosco até o fim do mundo como prometeu? A resposta é clara e consoladora. Cristo é verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Segundo sua natureza humana, não está agora na terra, mas segundo sua divindade, majestade, graça e Espírito, ele jamais se afasta de nós.

É bom prestar atenção a essa resposta, irmãos. É bom, porque traz consolação para todos nós nas semanas que vem. Para mim, quando estou longe dessa congregação, e para vocês quando estão sem pastor. Em qualquer momento devemos nos lembrar dessa promessa de Cristo. Eu estou convosco até o dia final. Eu estou convosco. Como?

Não conforme a sua natureza humana, porque Cristo subiu ao céu; mas sim conforme a sua natureza divina. Isso quer dizer o que? Bom, isso quer dizer que O PODER DIVINO de Cristo está em todo canto neste mundo. Ele mesmo disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Jesus tem toda autoridade no céu e na terra, irmãos. Então Cristo manda e as coisas começam a mudar. Cristo fala e o que Ele quer acontece. Cristo tem toda autoridade na terra e no céu. Ele mandou os anjos para libertar Pedro da prisão; Ele deu poder aos seus apóstolos para fazer milagres; Ele mandou do céu o Espírito Santo para ajudar os apóstolos. O Livro dos Atos dos Apóstolos é de fato o Livro dos Atos de Jesus Cristo, que tem toda autoridade no céu e na terra. A mensagem desse livro é essa: Cristo está vivo e tem poder. Ele não está conosco segunda sua natureza humana, mas segundo sua divindade, majestade, graça e Espírito, ele jamais se afasta de nós.

A bíblia nos mostra isso, mas a nossa vida também. Nós somos a prova que Cristo está presente com seu poder e com seu Espírito Santo. Cristo mandou os seus oficiais para pregar o evangelho. A obra missionária é uma obra que é feita baseada na Grande Missão, que Cristo ordenou aos seus apóstolos. Os apóstolos começaram com este trabalho e a igreja continuou com este trabalho até o dia de hoje. As igrejas no Canadá, por exemplo, respeitam a autoridade de Cristo, e obedecem às palavras de Jesus, e por causa disso chamaram missionários para trabalhar em vários lugares neste mundo, incluindo Brasil. Pastor João Kroeze foi o primeiro que chegou aqui em Maceió, depois também pastor Raul Sietsma, eles foram embora, mas a obra continuou. Um missionário pode sair do campo, mas a obra continua, porque a obra missionária não depende de um missionário, mas ela é apoiada e sustentada pelas igrejas no Canadá, que são responsáveis perante o Senhor da Missão, que é Jesus Cristo.

Cristo está presente segundo seu poder divino, segundo sua majestade e graça. A majestade de Cristo se manifesta nos servos humildes do Senhor: pessoas que são submetidas ao Senhor, obedecem aos mandamentos do Senhor e proclamam as palavras do Senhor. Qualquer igreja cristã é um monumento vivo que fala sobre a majestade do Senhor Jesus Cristo.

Agora, Cristo está também presente através da sua graça. A graça de Cristo nós sentimos no culto. Já logo no início quando o servo do Senhor diz: Graça e misericórdia para todos vós da parte de Deus e do nosso Senhor Jesus Cristo.Parece uma saudação simples, um ritual, mas todo domingo estou aqui em nome do Senhor, com a autoridade do Senhor, pregando a palavra do Senhor, consciente do aviso do Senhor que disse: seja anátema aquele que vos prega o evangelho que vá além daquele que recebestes. Qualquer pastor, ou presbítero, que prega o evangelho deve estar consciente que ele é um servo de Cristo. Nós não estamos aqui para a nossa glória e majestade, mas para mostrar a majestade de Cristo Jesus.

A majestade de Jesus se manifesta também na sua graça e misericórdia. Cristo manda a sua graça através da pregação e através dos sacramentos. Próximo domingo, vamos celebrar a Santa Ceia. Cristo oferece a sua misericórdia e graça a todos os participantes que confessam o seu nome. Especialmente na celebração da Santa Ceia, experimentamos que Deus está conosco na sua graça. O sacrifício de Cristo nos traz a graça de Deus. Baseado nesse sacrifício posso lhes dizer: Graça e Misericórdia da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo. Deus está convosco! Ele é o vosso socorro.

  1. Cristo está em nós, com o seu Espírito Santo

A relação que nós temos com Cristo é ainda mais intima. Cristo, está no céu, conforme a sua natureza humana; ele está conosco, aqui na terra, conforme a sua natureza divina; mas ele está dentro de nós com o seu Espírito Santo.

O Catecismo diz: Ele nos envia seu Espírito como garantia. Pelo poder do Espírito, buscamos as coisas que são do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus, e não as coisas que são da terra. O catecismo fala aqui sobre a regeneração pelo Espírito Santo. Pelo poder do Espírito Santo somos regenerados; começamos uma vida nova. Somos criaturas novas.

Não buscamos mais as coisas que são da terra, mas as coisas lá do alto. As coisas terrenas são prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatra; por estas coisas vem a ira de Deus. E tem ainda mais: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Mentiras. Tudo isso faz parte do nosso velho homem. A respeito de tudo isso devemos nos examinar esta semana. Como está a nossa vida? A nossa vida é dominada pelo Espírito de Cristo ou pelo demônio desse mundo?

Parece estranho perguntar isso aos irmãos, que foram chamados das trevas para a luz; irmãos, que entregaram a sua vida a Cristo. Mas até Paulo fala aos irmãos regenerados. Paulo sabe também que um membro pode cair em pecado ou pode viver em pecado por um tempo. Não é assim que uma pessoa é convertida para sempre. Até Davi caiu em pecado e pela graça de Deus foi tirado dessa situação.

A nossa luta contra o pecado é uma luta contínua. Cada vez de novo devemos nos observar e devemos nos examinar como a mãe examina os cabelos dos seus filhos para ver se tem piolhos. Assim nós devemos examinar a nossa vida com o pente dos dez mandamentos para ver se tem coisas do mundo que atrapalham a nossa vida com Cristo.

Cristo nos deu o Espírito Santo para nos guiar e para nos ajudar. Pelo poder do Espírito Santo buscamos as coisas que são do alto. Buscamos a graça de Deus; buscamos a remissão dos nossos pecados; buscamos a força para lutar contra o pecado; buscamos uma vida santa, que leva as pessoas para glorificar o nome do nosso Senhor.

Cristo nos ensinou a orar o Pai nosso, para que cumprirmos o Grande Mandamento. Amar a Deus e amar o nosso próximo. Nós mesmos nós não conseguiremos cumprir este mandamento de nós mesmos. Precisamos da remissão dos pecados; precisamos da comunhão com Cristo; precisamos do Espírito Santo que nos une com Cristo Jesus, o nosso Salvador. Cristo o mandou. Cristo cuida de nós do alto. Cristo está conosco. Não esqueça isso, essas semanas, irmãos. A nossa vida está segura em Cristo Jesus.

Amém.

Voltar ao topo
Pr. Abram de Graaf

Abram de Graaf

O pastor Abram de Graaf é “Doctorandus” (Drs) em Teologia e um dos professores do Instituto João Calvino (Aldeia, Camaragibe-PE). Ele é pastor da Igreja Reformada de Hamilton, Canadá, enviado como missionário às Igrejas Reformadas do Brasil, desde o ano 2000. É Diretor do Projeto Dordt-Brasil. Ele mora em Maceió e também desenvolve projetos nessa cidade. Acesse o site graafeditora.com

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.