1 Reis 20

Leitura: 1 Reis 20
Texto: 1 Reis 20


Irmãos em nosso Senhor Jesus Cristo,

Ao estudarmos este capítulo esta manhã, a primeira coisa que queremos lembrar é que o livro de Reis é mais do que apenas um livro de história. É um livro para a igreja, para o povo de Deus. É um livro com uma mensagem. Não registra meramente o que aconteceu no passado para o bem de estudiosos e historiadores, mas para que nós, o povo de Deus, saibamos o que Ele fez no passado e aprendamos a reconhecer Sua mão na história.

O versículo 1 nos dá o pano de fundo histórico que precisamos saber:

“Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército; havia com ele trinta e dois reis, e cavalos, e carros. Subiu, cercou a Samaria e pelejou contra ela.”

A Síria é o reino diretamente ao norte de Israel. Não sabemos muito sobre esse Ben-Hadad. Há um rei Ben-Hadade da Síria no capítulo 15, mas esse rei no versículo 34 se refere a ele como seu pai. Então este provavelmente é o filho dele.

Então, esse Ben-Hadade reuniu uma coalizão massiva de diferentes reis – 32 reis locais diferentes (líderes tribais), e ele os reuniu e lançou uma guerra contra Israel, e diz que ele sitiou a Samaria.

Agora, o texto aqui fala sobre um “cerco”, mas não foi um cerco à cidade em si, mas a toda a região. Podemos ver que Acabe ainda está livre para entrar e sair da cidade e enviar mensageiros por toda a terra.

O versículo 3, então, Ben-Hadade enviou uma mensagem a Acabe:

“Assim diz Ben-Hadade: A tua prata e o teu ouro são meus; tuas mulheres e os melhores de teus filhos são meus. Respondeu o rei de Israel e disse: Seja conforme a tua palavra, ó rei, meu senhor; eu sou teu, e tudo o que tenho.”

Acabe sabia que não tinha chance contra essa coalizão enorme de 32 reis e seus exércitos. Então ele deixa claro que está preparado para se render e se submeter. Até agora, Ben-Hadad estava apenas pedindo submissão em princípio, então Ahab se rendeu e disse que sim, ele era o servo de Ben-Hadad, e tudo o que ele tinha, até mesmo sua esposa e filhos, pertencia a Ben-Hadad. Contanto que seja apenas em princípio, então, no final do dia, são apenas palavras, e se isso é o que é necessário para evitar uma guerra devastadora que ele certamente perderia, então esse é um pequeno preço a pagar.

O problema é que os totalitários nunca se contentam com meras palavras. A rendição em princípio apenas abre o caminho para a rendição na prática. Então, versículo 5:

1 Kings 20:5–6: “Tornaram a vir os mensageiros e disseram: Assim diz Ben-Hadade: Enviei-te, na verdade, mensageiros que dissessem: Tens de entregar-me a tua prata, o teu ouro, as tuas mulheres e os teus filhos. Todavia, amanhã a estas horas enviar-te-ei os meus servos, que esquadrinharão a tua casa e as casas dos teus oficiais, meterão as mãos em tudo o que for aprazível aos teus olhos e o levarão.”/

Aqui está a perversidade de um totalitário. Nas demandas de Ben-Hadad, vemos a perversidade do coração humano dado poder absoluto. Não há limite para a ganância e a luxúria do coração do homem. E a história está repleta de exemplos de totalitários como este. A pilhagem e o estupro de toda a China por Genghis Khan. A prima nocta dos senhores feudais na Europa medieval. Sempre que o homem recebe poder absoluto, ele manifesta a perversidade absoluta de seu coração.

Nesse ponto – um pouco tarde demais – Ahab traça o limite. Ele já havia se rendido em princípio, mas agora que Ben-Hadad está exigindo que ele realmente entregue sua prata, ouro, esposas e filhos, Acabe o recusa.

Quando Ben-Hadad recebeu a resposta de Ahab, ele ficou furioso.

Assim começa a conversa fiada.

Primeiro, Ben-Hadad mandou mensageiros de volta dizendo:

1 Kings 20:10: “Façam-me os deuses como lhes aprouver, se o pó de Samaria bastar para encher as mãos de todo o povo que me segue.”

Em outras palavras, tenho tantas pessoas atrás de mim que, depois de pulverizar sua cidade, ainda não haverá poeira suficiente para que cada um dos meus seguidores tenha um punhado.

Então Acabe responde, versículo 11:

“O rei de Israel respondeu e disse: Dizei-lhe: Não se gabe quem se cinge como aquele que vitorioso se descinge.”

(Você pode guardar este para o próximo jogo de futebol.)

Então Ben-Hadad ordenou que seus homens tomassem posições contra a cidade.

Mas antes que os dois exércitos se encontrem na batalha, agora ouvimos a Palavra do Senhor. Entre toda a bravata humana e conversa fiada, agora o Senhor fala. E é importante que reconheçamos os interesses do Senhor neste assunto. Não é para defender Seu fiel servo Acabe. Acabe era um canalha. Não era para defender Seu fiel povo Israel. Eles estavam adorando Baal. Não, Deus interveio neste momento com um propósito, defender Sua própria honra.

Versículo 13: “Eis que um profeta se chegou a Acabe, rei de Israel, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Viste toda esta grande multidão? Pois, hoje, a entregarei nas tuas mãos, e saberás que eu sou o Senhor.”

Surpreendentemente, nesta ocasião Acabe realmente escuta ao profeta de Deus. Talvez seja porque ele realmente não tinha outra opção. Então ele perguntou ao profeta: “Por quem este exército será entregue em minhas mãos?” e o profeta disse-lhe: “Pelos moços dos chefes das províncias.” Não está claro se ele está se referindo aos jovens oficiais ou literalmente aos servos dos governadores que nem mesmo eram soldados. Mas de qualquer maneira, ele está falando sobre homens jovens e inexperientes; ou servos que nem mesmo foram treinados para a batalha. São esses, diz ele, que alcançariam a vitória. E o ponto disso é muito claro: para que não houvesse nenhuma dúvida de que a vitória é de Deus. O poder de Deus é mostrado na fraqueza.

Acabe então pergunta: “Quem começará a peleja?” E o Senhor diz a Ele: “Tu.” É uma coisa que vemos com frequência na Bíblia: Deus prometeu a Gideão que lhe daria a vitória, mas primeiro Gideão teve que sair para a batalha. Elias fornece o óleo para a viúva sunamita, mas primeiro ela precisa ir buscar os potes. Agora Acabe também precisava colocar sua própria vida em risco pela fé que Deus agiria. E, surpreendentemente, ele fez. Fosse um momento de fé ou simplesmente porque não tinha outra opção, ele o fez.

Então ele saiu com o pequeno exército que eles reuniram, 232 servos do palácio e 7.000 israelitas.

Enquanto isso, de volta ao acampamento sírio, Ben-Hadad estava bebendo até bêbado em sua tenda. Claramente, ele não estava preocupado em ser derrotado na batalha. E no final, parece que Deus usou a embriaguez de Ben-Hadad para realizar esta vitória. Quando os batedores relataram ao rei que um exército de israelitas estava chegando, a ordem que Ben-Hadade deu aos seus homens no versículo 18 só poderia vir de um homem bêbado: Ele lhes disse: “Quer venham tratar de paz, tomai-os vivos; quer venham pelejar, tomai-os vivos.. ” Não é surpresa, então, que os israelitas derrotaram os exércitos sírios, porque eles estavam presos a essa ordem estúpida de tentar capturá-los com vida. Portanto, está escrito que eles atingiram o exército sírio com um grande golpe, e a coalizão síria fugiu de Israel. E o texto não diz, mas você espera que os israelitas tenham reconhecido que, no final, a vitória foi, em última análise, de Deus.

Então essa é a primeira parte do capítulo. Deus demonstrou que, em última análise, a vitória era dEle.

——

No versículo 22, o mesmo profeta encontra Acabe pela segunda vez. Não sabemos quanto tempo isso durou depois da primeira batalha, se foi na mesma hora ou já alguns meses depois. Em qualquer caso, ele avisa o rei para se preparar para um segundo ataque na primavera.

E, de fato, isso é exatamente o que Ben-Hadad estava planejando. De volta ao palácio na Síria, ouvimos o conselho que os servos do rei da Síria estavam lhe dando. Versículo 23,

“Os servos do rei da Síria lhe disseram: Seus deuses são deuses dos montes; por isso, foram mais fortes do que nós; mas pelejemos contra eles em planície, e, por certo, seremos mais fortes do que eles.”

Agora, há um elemento estratégico por trás desse conselho. Já que os sírios tinham cavalos e carruagens, eles estariam em grande desvantagem no território montanhoso rochoso – sua vantagem estava nas planícies, e provavelmente todos os cavaleiros e cocheiros estavam se sentindo frustrados por causa do terreno pobre que tinham que lidar no última batalha. Portanto, eles não estavam apenas sendo guiados por suas crenças teológicas, mas, na verdade, estavam dando suporte teológico a um argumento prático.

Agora, antes de rirmos desses antigos sírios acreditando nessas coisas sobre seus deuses, realmente não é tão diferente dos argumentos que são usados ​​hoje.

  • A religião é um assunto pessoal. Você pode seguir sua religião em sua casa pessoal, mas mantenha seu Deus fora da praça pública. Ele é o deus do reino espiritual, mas não tem lugar no reino civil.
  • Ou a Palavra de Deus define nossa teologia, mas não tem nada a dizer sobre ciência, ou história, ou psicologia, ou política. Ele é o Deus das colinas teológicas, não dos vales da vida real. Infelizmente, essa ideia secular de Deus, limitada a apenas uma área da vida e impotente em todos os outros lugares, às vezes até se insinua na igreja.
  • Mas Deus não será roubado de Sua glória. Como o primeiro-ministro holandês Abraão Kuyper disse uma vez, “não há uma polegada quadrada sobre a qual Cristo não proclame, ‘isto é meu.’”

Então, mais uma vez, Deus intervém – não para defender seu fiel servo Acabe ou seu fiel povo Israel, mas para defender a honra e a glória de Seu Nome. Ele já mostrou na primeira batalha que Sua é a vitória; agora Ele mostraria aos israelitas e sírios que Sua é a glória e a honra. Ele é zeloso por sua própria honra.

Então, quando a primavera chegou e os dois exércitos novamente se encontraram para a batalha, mais uma vez, Israel estava em grande desvantagem numérica – diz que o povo de Israel parecia dois pequenos rebanhos de cabras antes da coalizão síria – mas um homem de Deus novamente veio a Acabe , e disse a ele,

“Assim diz o Senhor: Porquanto os siros disseram: O Senhor é deus dos montes e não dos vales, toda esta grande multidão entregarei nas tuas mãos, e assim sabereis que eu sou o Senhor.”

Aqui de novo esta declaração: “Assim sabereis que Eu sou o Senhor.” Deus tem muito zelo pela Sua honra, porque Ele merece essa honra. Nós não costumamos nos sentir ofendidos quando Deus é desonrado – pelo menos não tanto quanto deveríamos – mas não há maior injustiça na terra do que quando as pessoas não dão a Deus a honra que Ele merece; é desrespeito ao mais alto grau; é culposamente inadequado não termos a estima que devemos ter; Ele nos criou, Ele nos dá cada respiração e pulsação, Ele governa o universo, Ele é inimaginavelmente, profundamente sábio e justo e bom, e merecedor de uma eternidade de louvor de cada pessoa que vive no planeta; e Ele está com razão, com justiça, zeloso pela honra que Ele merece.

E então, mais uma vez, na primavera, o minúsculo exército de israelitas estava acampado contra os enormes exércitos dos sírios. O texto nos diz que o povo de Israel parecia um pequeno rebanho de cabras que se opunha aos sírios que enchiam todo o país. Mas mais uma vez, com a ajuda de Deus, eles prevaleceram contra seus inimigos e derrubaram os sírios, 100.000 soldados em um dia.

Agora preciso fazer uma pausa aqui e dizer algo sobre os números que vemos nesta passagem. O texto diz que o resto fugiu para a cidade de Aphek, e o muro caiu sobre 27.000 homens que restaram. Este versículo tem sido fonte de muita controvérsia, porque é difícil imaginar qualquer cenário onde tantos homens seriam mortos por uma queda de muro. Mesmo no cenário mais extremo, você não caberia 27.000 no muro ou ao lado dele. Para efeito de comparação, quando as duas torres caíram em Nova York, 3.000 pessoas morreram. 

É possível que tenha ocorrido algum erro na cópia do texto em algum momento.

Também é possível que a frase “o muro caiu” não se refira a uma queda literal, mas simplesmente uma expressão ou gíria que significa que eles morreram dentro da cidade. Os muros que eles buscaram por sua proteção se tornaram muros que os cercaram para não fugir. Esta explicação é mais provável, especialmente porque não tem explicação nenhuma sobre a “queda” do muro. É diferente da história de Jericó contada em Josué, onde o texto explica o que os Israelitas fizeram durante sete dias, e finalmente descreve em detalhe como o murou desmoronou.

É claro, em todo caso, que os israelitas entraram na cidade, e ali mataram o restante do exército sírio.

Assim, Ben-Hadad foi totalmente derrotado e finalmente caiu de joelhos. Este é o resultado final para este ditador cruel. Como todos os ditadores, por mais poderosos que sejam, chegou o dia em que ele se viu impotente, enfrentando a morte. Como Sadaam Hussein em seu pequeno buraco no chão, nós o encontramos humilhado e aterrorizado por sua vida, escondido em uma câmara interna da cidade. Então seus servos lhe disseram, versículo 31,

“Eis que temos ouvido que os reis da casa de Israel são reis clementes; ponhamos, pois, panos de saco sobre os lombos e cordas à roda da cabeça e saiamos ao rei de Israel; pode ser que ele te poupe a vida.”

Então foi isso que eles fizeram. Ben-Hadad ficou escondido para ver como Acabe reagiria. E é aqui que chegamos à reviravolta no final da história. Quando Acabe ouviu que Ben-Hadade estava implorando por sua vida, ele disse: “Ele ainda está vivo? Ele é meu irmão.”

Agora, certamente, devemos fazer uma pausa em choque depois de ouvir essas palavras de Acabe. Seu irmão? Como pode o Rei de Israel dizer isso? Depois do que Ben-Hadad queria fazer ao povo de Deus! Você deve se perguntar: da parte de quem ele está falando? E os soldados que deram suas vidas para se opor a este homem? E as crianças que ele queria escravizar? Quem ele imagina ser, para poupar a vida do inimigo de Deus e seu povo?

Os homens de Ben-Hadad estavam esperando uma resposta de Ahab e, quando ouviram isso, se animaram: “Sim, sim, seu irmão, exatamente. Seu irmão Ben-Hadad.”

E Acabe caiu nessa. “Vá”, ele disse, “e traga-o.” E ele convidou Ben-Hadad para subir em sua carruagem. E aqui está o chocante: depois de tudo o que Deus fez, Acabe fez as pazes com Ben-Hadade. Assim como Acã após a queda de Jericó, Acabe esqueceu que a vitória não era dele, mas de Deus, e portanto, a honra também pertencia a Deus, e os despojos e os termos de rendição também pertenciam a Deus. Ai daquele homem que faz as pazes com os inimigos de Deus!

E é com esse ponto que o capítulo termina.

É um final trágico e inesperado para o que parecia um capítulo vitorioso. Esta grande vitória terminou com um compromisso com o pecado, e esse compromisso arruinou toda a história.

E então nos é dada a história desses dois profetas. Se você está querendo saber sobre o primeiro homem, que se recusou a atacar o profeta e foi morto por um leão, o texto não dá explicação, mas podemos supor que ele foi punido por ter recusado a obedecer a palavra de Deus. Mesmo que o homem supôs que o profeta era homem de Deus e por isso não pode bater nele, a palavra de Deus era clara. E o ponto é: não era para este homem decidir se é certo ou não bater no profeta. Não era pra ele decidir, no raciocínio dele, se deve cumprir ou não a palavra de Deus.

E se este era o caso com o profeta, quanto mais com o inimigo de Deus. Não é nossa questão pra decidir se deve ou não fazer poupar ou deixar de julgar os que Deus tem julgado. Não importa se sentimos pena da pessoa ou não. Quando Deus nos ordena para fazer algo, nós obedecemos, mesmo que nossos sentimentos talvez não se alinhem com o julgamento de Deus; ou melhor, é para nós alinhar os nossos sentimentos com os juízos de Deus. Se até os profetas desobedientes não escapam do julgamento de Deus quando deixam de julgar de acordo com sua palavra, então os reis desobedientes certamente não vão.

E essa é a mensagem que o profeta trouxe a Acabe. Ele fingiu ser um soldado encarregado de cuidar de um prisioneiro e, sem querer, deixou o prisioneiro fugir. E ele até mencionou que o preço por deixar este homem escapar foi sua vida ou senão um talento de prata – que teria sido muito mais do que qualquer soldado comum poderia pagar. Notamos que Acabe até poderia ter mostrado misericórdia com o suposto soldado, pagando o preço para salvar sua vida. Mas ele não faz. Tão misericordioso ele foi com Ben-Hadad, mas nem se esforçou para salvar a vida de um soldado do exército de Israel. Assim, ele mostrou a falsidade e auto-interesse da sua “misericórdia” com Ben-Hadade. E assim, ele pronunciou seu próprio julgamento.

Então a mensagem que o autor deixa ressoando em nossos ouvidos é: “Ai daquele que faz as pazes com os inimigos de Deus.”

Essa é uma mensagem difícil, especialmente para uma cultura imatura como a nossa, onde nossos sentimentos muitas vezes dominam os nossos valores. Não julgamos de acordo com a justiça, mas de acordo com nossos sentimentos ou de ira ou de misericórdia—sentimentos que não somente são fluidos e variam de um dia pra outro, mas que também são corruptos por nossos auto-interesses.

E muitas vezes esta dominação dos nossos sentimentos por cima da palavra de Deus domina na igreja também.

Podemos nos perguntar: como uma história como essa, com uma mensagem como essa, se encaixa na mesma Bíblia que também nos ensina sobre a misericórdia de Deus e nos ensina a ser pacificadores e a amar nossos inimigos? Que tipo de mensagem é essa que este capítulo nos deixa, e o que ela poderia ter a ver com o Evangelho?

Essas não são perguntas fáceis de responder.

Deixe-me começar com isto: (1) Primeiro, há uma mensagem para os inimigos de Deus: Se você é um inimigo de Deus, as únicas opções diante de você são o justo e eterno castigo de Deus ou arrependimento e perdão por meio de Jesus Cristo. Nesse caso, não chore por Ben-Hadad. Se preocupe por se mesmo mesmo e caia diante da graça de Deus enquanto ainda pode. É ele quem manda. Seus são os únicos juízos que importam. Podemos reclamar o dia todo sobre como Deus deveria ter sido mais misericordioso com Ben-Hadad, mas ele não foi, e Seu é o único padrão de justiça que conta. Ele executará justiça. Então, se você é um inimigo de Deus, em virtude de uma vida de pecado e falta de vontade de se arrepender, essas são suas opções. Eu não posso lhe dar outra opção, e nem mesmo outra igreja pode. Buscando alguma outra igreja até que você encontra alguma que aceita seu pecado não vai adiantar nada, isto só implica que não só você, mas também aquela igreja vai ter que dar contas a Deus. Deus está dando hoje uma oportunidade de se arrepender e ser reconciliado a Ele. Mas não presuma na sua graça. Não imagine que ele vai justificar seu pecado só porque você pensa que ele só se importa com sua felicidade. O que este capítulo deixa claro é que Ele valoriza acima de tudo a Sua justiça e a honra devida ao seu Nome.

Deus sim é misericordioso, mas Ele é misericordioso para nos livrar do pecado—não para nos deixar no pecado. Deus tanto se opos ao pecado que Cristo morreu para nos tirar do seu domínio. Mas se você não tem interesse em ser livre dele, não imagine que Deus vai se mostrar misericordioso quando o dia chega que você presta contas a Ele.

(2) E então, aqui está o segundo ponto de aplicação. Já que a vitória contra Satanás o poder do pecado foi feito por Cristo, os termos de rendição para todos nós pecadores não são nossos para definir. Não temos o direito de dispensar a graça de Deus a quem quisermos e assim declarar paz àqueles que são inimigos de Deus; Ele estende sua graça a todos por meio do Evangelho, mas é um Evangelho que exige arrependimento total. Nós, como cristãos; nós, como igreja, não temos o direito de declarar paz àqueles que ainda estão em guerra contra Ele.

A única maneira de ter paz com Deus é por meio do arrependimento e da fé em Cristo; abandonando o pecado – como Deus o define! – e encontrando nossa esperança no Salvador que o próprio Deus enviou. Se alguém faz isso, então podemos, com toda alegria, misericórdia e amor, declarar a eles que Deus realmente os perdoou e os acolheu para si. Mas até que alguém tenha abandonado o pecado – conforme definido pela Palavra de Deus – e se voltado para Cristo, podemos amá-los, podemos servi-los, podemos convidá-los para nossas casas, podemos chamá-los para Cristo, mas jamais podemos declarar a eles que Deus os aceita do jeito que são sem exigir nenhuma mudança. Fazer isso é um ato de rebelião contra Deus em nossa parte. E bem como Acabe, se seguirmos esse caminho, Deus certamente exigirá nossa vida como preço por tal traição. Porque é isso mesmo: é traição.

Obviamente, isso nos incomoda. Como pecadores, trememos ao pensar em um Deus que destrói seus inimigos. E irmãos, esse não é apenas o Deus do Antigo Testamento. O Senhor Jesus fala do inferno mais do que qualquer outra pessoa na Bíblia. Ele aparece no Apocalipse carregando uma espada de dois gumes, vindo para julgar os vivos e os mortos, e para encher a terra com o sangue de Seus inimigos.

Mas este é o único Evangelho que conhecemos e o único Evangelho que podemos proclamar. “Nenhum idólatra, adúltero, ladrão, ganancioso, bêbado, caluniador ou semelhante herdará o Reino de Deus.” O único caminho para Deus é o caminho que Ele mesmo revelou, que é por meio do arrependimento e fé em Cristo; mas esta promessa é sincera e temos permissão e até ordens de estender essa oferta do Evangelho a todas as pessoas.

  • Os termos de rendição de Deus precisam definir nossa mensagem do Evangelho para o mundo;
  • Os termos de Deus precisam definir nosso relacionamento como uma igreja com outras igrejas;
  • Os termos de rendição de Deus precisam definir quem admitimos à mesa de Cristo e como lidamos com aqueles que vivem em pecado;
  • O termos da justiça de Deus também deve governar nossa sociedade. Cristo comprou esta nação com Seu sangue e está comprometido em tomá-la para Si mesmo. E nós, como Seus servos, recebemos a ordem de não fazer as pazes com Seus inimigos. Ideias e ideologias que se levantam contra a Palavra de Deus e contra o Evangelho devem ser refutadas pela Igreja. Não temos permissão para fazer as pazes com eles ou adaptar a mensagem do Evangelho para acomodá-los.

A realidade é que nosso desconforto com o padrão de justiça de Deus pode ir para os dois caminhos. Às vezes Deus oferece misericórdia no evangelho quando nós preferirmos buscar vingança, e às vezes Deus exige justiça quando nós preferimos oferecer misericórdia. Às vezes, nossas emoções se alinham com os mandamentos de Deus, outras vezes não. Nossas emoções e nossos juízos são corruptos. Vemos isto também no nível individual. Recusamo-nos a julgar quando devemos julgar, mesmo quando, ao mesmo tempo, guardamos rancor contra irmãos e irmãs a quem Deus nos ordena que perdoemos. Se apenas seguirmos nossas emoções, receberemos seus comandos ao contrário. Quantas vezes nós somos vingativos, invejosos e rancorosos (porque nós fomos os ofendidos) quando Deus nos ordena o contrário? Será que nós sentimos o mesmo sentimento de injustiça quando a honra de Deus está insultada de quando nossa própria honra é insultada? E se nós temos o direto de defender a nossa honra, que tem um valor limitada, quanto mais Deus tem o direto de defender a Sua honra, que tem valor infinita?

Ai daquele que condena quem Deus perdoou, e ai daquele que faz as pazes com quem Deus condenou. Sua é a vitória – sobre Satanás e os poderes das trevas. Sua é a glória. E, portanto, Seus são os termos de justiça e rendição. Só existe um caminho para Deus: por meio do arrependimento e da fé no Salvador que Ele enviou. Então irmãos, venham para Ele, em completa rendição, dia apos dia; abandonem o pecado enquanto ainda há uma oportunidade para fazê-lo. Esse é o único Evangelho – as boas novas – que Deus nos deu para pregar. Que Deus, pelo Seu Espírito, nos capacite a receber essa mensagem por nós mesmos, e proclamar essa mensagem fielmente no mundo onde ele nos colocou.

Voltar ao topo
Jonathan Chase

Jonathan Chase

O pastor John Chase é Missionário de Aldergrove Canadian Reformed Church nas Igrejas Reformadas do Brasil. B.A., Western Washington University, 2012; M.Div., Canadian Reformed Theological Seminary, 2016. Serviu anteriormente como pastor da Igreja Reformada de Elora em Ontario, Canadá nos anos 2016-2020. 

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.