Mateus 17:01-09

Leitura: Mateus 16:13-20; 2ª Pedro 01:13-21
Texto: Mateus 17:01-09

Queridos irmãos em Jesus Cristo,

A história da Transfiguração de Jesus é um momento muito especial, irmãos. TODOS OS EVANGELISTAS falam sobre este momento. TODOS OS EVANGELISTAS se lembraram deste momento. Foi um momento muito impressionante! Muito impressionante mesmo! Muito impressionante para Pedro, João, Tiago e os outros, que ouviram sobre isso. MAS…. O que esta parte significa para nós? Pois a transfiguração mesmo foi só um momento, depois disso Jesus se tornou normal e voltou o seu caminho para Jerusalém. Lá ele morreu, e depois ele foi ressuscitado, subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai.

Aconteceram muitas coisas impressionantes na vida de Jesus Cristo. Falando sobre a sua transfiguração, podemos também pensar na transfiguração, que nos é revelada em Apocalipse 1. O apóstolo João tinha visto duas transfigurações de Jesus Cristo. A primeira na montanha e a segunda na ilha de Patmos. Lá Jesus apareceu a ele de uma maneira semelhante: o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece; vestido até os pés de uma roupa comprida; e a sua cabeça e cabelos eram brancos como a neve. Isso parece muito com a visão que João recebeu na montanha; Lá, em cima da montanha Jesus transformou-se diante deles: o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.

Os dois momentos têm muitos paralelos, irmãos. Os apóstolos viram Jesus em sua glória. Os apóstolos viram Jesus na sua majestade celestial. Jesus tem este estado glorificado depois que ele subiu ao céu. O que João viu na ilha de Patmos foi o Senhor na sua majestade celestial. Jesus recebeu este estado depois da sua ascensão. Ele vive em glória até hoje, e até o fim deste mundo. O que João viu na ilha de Patmos é mais ou menos ‘normal’. O que João viu na montanha não foi tal ‘normal’.

Podemos nos perguntar POR QUE isso aconteceu? Se tivermos a resposta para esta pergunta, sabemos também O QUE ISSO SIGNIFICA PARA NÓS. O que Deus quer dizer com isso? Mas antes de chegar a este ponto devemos observar O QUE EXATAMENTE ACONTECEU LÁ EM CIMA DA MONTANHA?

Aconteceram três coisas importantes:

1) Jesus se transfigurou diante dos três discípulos;
2) Depois lhes apareceram Moisés e Elias;
3) Finalmente chegou a nuvem luminosa;
Vamos prestar um pouco mais atenção nestes três pontos.

Em primeiro lugar A TRANSFIGURAÇÃO. Já disse alguma coisa sobre isso. O seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. Isso, irmãos, é um momento de grande intimidade. Lá na montanha Jesus mostrou a sua verdadeira identidade. Ele mostrou a sua MAJESTADE.

É como a história do rei que queria saber como o seu povo estava vivendo. Ele se transformou num mendigo e saiu do seu palácio. Passou pela cidade e observou como o seu povo vivia. Num certo momento ele passou fome e uma pessoa lhe ajudou, deu-lhe comida e a sua cama para dormir. O rei queria agradecer esta pessoa e a levou para mostrar alguma coisa. Ele a levou ao palácio. Ele entrou no palácio e mostrou o seu anel Real e todos os seus servos reconheceram o rei. Ele foi para o seu quarto tomou um banho e depois ele apareceu de novo. Mas agora como rei. Foi uma transfiguração completa para a pessoa que o ajudou.

Uma coisa igual aconteceu com os discípulos irmãos! Jesus se transfigurou diante deles. É como ele tirou as suas roupas diárias e se vestiu com roupas reais. O seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. Eles viram o seu mestre como ele era verdadeiramente. Eles viram O SEU REI na sua majestade celestial!!

E o segundo detalhe confirma isso. Pois quem foram os conselheiros do Rei Jesus? Moisés e Elias. Os dois representantes das escrituras do Antigo Testamento. Moisés que escreveu A LEI. E Elias, um dos maiores dos profetas, que defendeu a glória de Deus. Ele subiu ao céu com um carro de fogo. Eles estão aqui para falar com Jesus. Eles estão aqui para servir a Jesus. Os dois profetas maiores estão aqui, Mas Jesus é mais do que Moisés, e mais do que Elias. O maior profeta do mundo está aqui. O REI DOS PROFETAS está aqui.

O terceiro detalhe confirma isso. É a nuvem luminosa. Quem reconhece esta nuvem? Aonde nós lemos mais sobre esta nuvem, irmãos? Quem sabe? Pois é, na história de Israel no deserto. A nuvem luminosa é a ‘sjechina’: a nuvem, que apareceu como uma coluna. Esta nuvem protegeu o povo contra o sol durante o dia e deu luz ao povo durante a noite. Com esta nuvem Deus apareceu ao seu povo e os mostrou o caminho. Esta nuvem sempre descia quando Deus queria falar com Moisés. É a mesma nuvem, irmãos. Deus está presente e Ele quer falar com os discípulos. Ele quer mostra o caminho certo aos discípulos. Eles ouviram uma voz dizendo: Este é o meu Filho amado, em que me comprazo.

Presta atenção nestas palavras, irmãos! Aonde ouvimos estas palavras pela primeira vez? Quem sabe? Pois é, no dia em que Jesus foi ungido com água e com o Espírito Santo no Jordão! Naquele momento João ouviu a mesma voz dizendo: Este é o meu Filho amado, em que me comprazo. Mas prestem atenção, pois há uma diferença! Os discípulos ouviram mais do que João Batista. A mensagem de Deus é maior agora. Deus acrescenta algumas palavras. Ele diz agora: Este é o meu Filho amado, em que me comprazo. OUVI-O!!!!!!!

Estas últimas palavras são muito importantes, irmãos. Já disse várias vezes: se houver uma citação, presta atenção aos detalhes!! Se houver diferenças prestem atenção a essas diferenças, pois te ajudam a entender a Palavra de Deus. Deus repete as suas palavras, que tinha dito no dia em que Jesus foi ungido com água e o Espírito Santo, mas agora Ele acrescenta isso; OUVI-O!!!!!!! Deus mesmo aponta Jesus como O REI DOS PROFETAS; O melhor profeta do mundo.

E porque Deus faz isso? Vou explicar isso, irmãos. De novo tenho três pontos; vamos prestar atenção a três detalhes:

1) Com estas palavras Deus confirma a confissão anterior de Pedro (Mt. 16,16);
2) Com estas palavras Deus critica a reprovação anterior de Pedro (Mt. 16,22);
3) Com estas palavras Deus confirma a profecia anterior de Jesus (Mt. 16, 21 e 28);
Em primeiro lugar a confissão de Pedro, irmãos. Foi um momento muito bom na vida dele. Ele confessou: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. Não foi uma observação de Pedro mesmo, mas foi o Pai celestial que revelou isto a Pedro. Nesse momento Pedro tinha uma opinião certa sobre o seu mestre. Mas um pouco depois ele já mostra que ele não entendeu nada do que ele tinha dito. Pois se Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, como Pedro tem coragem de criticar o Filho de Deus!

Isso acontece na segunda parte de Mateus 16. Quando Jesus tinha dito que ele devia sofrer e morrer em Jerusalém, Pedro não queria aceitar. Isso não vai acontecer! Isso não pode acontecer; Ele quer mudar a opinião do seu mestre. Ele quer discutir com ele; ele quer tirar essa idéia da cabeça do seu Senhor. Pedro não aceitava a profecia de Jesus sobre o fim dele em Jerusalém.

Pedro não entendeu que Jesus DEVIA sofrer e morrer, porque as profecias tinham falado sobre isso; porque fazia parte do plano de Deus. Jesus explicava as profecias; Jesus podia fazer isso, pois ele é o filho de Deus. Ele conhecia o plano de Deus. Pedro devia aprender quem é seu mestre! Para mostrar isso, Jesus o levou consigo ao topo da montanha. Pedro devia estar lá. Pedro devia ver a sua majestade; Pedro devia ver que o mestre é mais do que Moisés e mais do que Elias; Pedro devia ouvir a voz da nuvem: devia ouvir que ele é o filho amado, em que o Pai se compraz; Pedro devia ouvir esta ORDEM: OUVI-O!!!!!!

E finalmente devemos prestar atenção às profecias de Jesus. A primeira profecia foi sobre o seu sofrimento e a sua morte em Jerusalém. Por este motivo Moisés e Elias estavam lá. Eles falaram com Jesus sobre o seu Êxodo de Jerusalém. (Lucas 9,31 revela isso). Eles confirmaram o que os profetas tinham dito a respeito disso. Os discípulos podiam ouvir isso. Dessa forma Deus confirmou a primeira profecia de Jesus sobre a sua morte; Mas Deus confirmou também a segunda profecia sobre a morte desses três discípulos!!!! Mateus 16,28: “Em verdade vos digo, que alguns há, dos que estão aqui, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino”.

Jesus falou em respeito desses três homens: Pedro, João e Tiago. Eles não provariam a morte até que teriam visto o Filho do Homem no seu reino. É exatamente isso o que aconteceu na montanha. Eles observaram Jesus na sua majestade celestial. Eles viram O Filho do Homem no seu reino. Por um momento, lá em cima da montanha, Jesus se mostrou no seu reino. Deus confirmou esta profecia.

Então, irmãos, observando os detalhes dessa historia, descobrimos para que Jesus levou Pedro, João e Tiago para lá; e por que Ele se transfigurou diante deles.

Pedro nunca mais esqueceu isso. Ele fala sobre esta história na sua segunda carta. Vamos ler esta parte! [2 Pedro 1,13-21]. Então, irmãos, o que Pedro aprendeu dessa história? Eu vou dizer isso em poucas palavras: ele aprendeu a ordem de Deus: OUVI-O! Ele descobriu a majestade do Senhor; Ele descobriu que Jesus é maior do que Moisés e maior do que Elias; Ele descobriu que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. As profecias devem ser interpretadas EM CRISTO. (2 Cor. 3, 15-16!!!!). Pedro quer nos ensinar que Jesus Cristo é o REI DOS PROFETAS. OUVI-O!

Esta é a mensagem para todos vós aqui presentes. OUVI-O! Pega a sua bíblia é lê as palavras de Jesus. Descobre a Sua Majestade. Descobre que ele é seu Rei; descobre que devemos obedecer a Jesus. Aprende isso de Pedro: E temos, mui firme, a palavra dos profetas, a qual bem fazeis em estar atentos. Pedro disse isso e depois ele avisa contra os falsos mestres e os enganadores (2 Pedro 2). Pedro descobriu que a Palavra de Deus fala a verdade. Quem quer ser salvo, deve seguir Jesus Cristo. O Rei dos Profetas. OUVI-O!

Amém!!!

Voltar ao topo
Pr. Abram de Graaf

Abram de Graaf

O pastor Abram de Graaf é “Doctorandus” (Drs) em Teologia e um dos professores do Instituto João Calvino (Aldeia, Camaragibe-PE). Ele é pastor da Igreja Reformada de Hamilton, Canadá, enviado como missionário às Igrejas Reformadas do Brasil, desde o ano 2000. É Diretor do Projeto Dordt-Brasil. Ele mora em Maceió e também desenvolve projetos nessa cidade. Acesse o site graafeditora.com

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.