Filipenses 02:14-16

Leitura: Filipenses 02:01-18
Texto: Filipenses 02:14-16

Amados irmãos e irmãs em Cristo,

Quando foi a última vez que você reclamou? Talvez possa ter sido neste domingo. Tenho certeza que houve alguma reclamação de você nas últimas horas. Talvez as mães que tem que trocar a roupas das crianças. Também isso acontece quando vamos ao trabalho. Ouça a forma como as pessoas falam sobre seu trabalho. Ou seus sogros. Às vezes, seus cônjuges e filhos. Parece que sempre trazer algo para nos fazer infelizes. Algo que dá às pessoas a nossa volta motivo para chamar até “um palavrão”.

E o que dizer de vocês, crianças? Quando foi a última vez que você reclamou? Quando foi a última vez que você não ficou feliz com alguma coisa que sua mãe ou seu pai disse e então você reclamou sobre isso? E na escola com seus professores? Resmungar e reclamar não são apenas problemas das pessoas mais velhas. Começamos quando somos jovens.

O que está na raiz de tudo isso? Bem, você acha que Adão e Eva resmungavam no Jardim do Éden antes da queda em pecado? Claro que não. Esse tipo de coisa só começou após o pecado entrar no mundo. Queixas e reclamações existem porque nós somos pecadores. Nosso descontentamento é um sintoma de uma boa criação saída dos trilhos. Caída em pecado!

Nosso Salvador veio a este mundo para lidar com isso. Ele veio para nos redimir do descontentamento e da murmuração dos nossos corações e bocas. Mas há mais do que isso. Sua obra redentora também inclui a transformação de nossas vidas. Através de sua Palavra, ele quer nos fazer pessoas que são diferentes. As pessoas que Lhe refletem. Como veremos, esta passagem tem a ver com a reclamação, e gemendo e gemendo sobre todas as coisas ruins em sua vida. Tem a ver com o descontentamento. Paulo escreveu este texto para combater o nosso problema do descontentamento que é comum em nossas vidas.

Há duas coisas importantes que você precisa saber sobre a carta de Filipenses, como um todo. Estas duas coisas também têm uma influência sobre a forma como você entende a nossa passagem. Primeiro, você precisa saber sobre as circunstâncias de Paulo quando ele escreveu esta carta. Ele estava na prisão. Não sabemos ao certo onde. Mas onde quer que fosse sua prisão, ele estava em cadeias. Além disso, ele não tinha certeza se ele iria viver ou morrer. De uma perspectiva humana, nós diríamos que a situação era terrível. Paulo tinha razão para resmungar e reclamar. Mas ele não fez isso. Em vez disso, esta carta é caracterizada pela alegria. Paulo tem uma alegria profunda que não é determinada pelas circunstâncias.

Isso nos levar à segunda coisa. Isso tem a ver com Cristo. Cristo é o motivo pelo qual Paulo pode ter alegria no meio de uma situação miserável. Cristo é a razão pela qual Paulo pôde viver com o fato de que ele poderia morrer a qualquer momento. Sua fé em Cristo lhe dá estabilidade quando o mundo à sua volta está desmoronando.

No início do capítulo 2, Paulo exorta os Filipenses a olhar para este Salvador. Ele exorta a eles a ver como Cristo se despojou de sua glória celestial e se tornou um de nós. Ele se humilhou e tornou-se obediente até à morte – e morte de cruz. Ele fez tudo isso de bom grado, não de má vontade. Ele não foi forçado a fazer isso. Seu coração estava completamente nele. E Paulo diz no versículo 5, que sua atitude deve ser a atitude dos filipenses. A atitude de Cristo deve ser a nossa atitude também. Quando você está unido a Cristo através da fé e do Espírito Santo, você começa a olhar como Cristo olha. Esse é o resultado natural de ser enxertado nele. Como um ramo enxertado numa árvore acabará por dar frutos, assim também Cristãos unidos a Cristo produzirão os frutos de Cristo. Esses frutos são como o fruto que Cristo produziu. Na verdade, eles são o fruto que Cristo produz. Ele produz frutos em nós e através de nós.

É por isso que o versículo 12 começa com um “assim, pois”. Paulo diz aos Filipenses: vocês estão unidos a Cristo, continuem na sua obediência, a consubstanciar de sua salvação. A sua salvação não é apenas ter o seu pecado cuidado no tribunal de Deus, mas também tem ver com a sua vida mudada. É também sobre querer ver o pecado sendo condenado à morte mais e mais. É também ver o progresso de santidade em sua vida aqui e agora.

O versículo 14 de Filipenses 2, mostra a obra de Cristo em nossa vida aqui e agora. Porque – como crentes – estamos conectados a Cristo Jesus. Ele não vem com um mandamento cruel. O mandamento do verso 14 vem vestido com o que Cristo fez e o que Cristo fará muito mais em nossas vidas quando nós olhamos para ele com fé. Quando olhamos para Cristo, percebemos que nossas vidas são para ser assim.

Então, o Espírito diz através de Paulo: “Fazei tudo sem murmurações nem contendas”. A ênfase neste verso cai na palavra “tudo”. Absolutamente tudo, deve ser feito sem reclamação e contenda. Não há exceções para o trabalho braçal ou tarefas escolares difíceis. Faça tudo sem murmurações nem contendas. As circunstâncias que nos rodeiam não importa aqui também, se a sua doença ou o tempo ou as pessoas que tornam a sua vida difícil ou outros desafios que você possa pensar. Então, lembre-se de Paulo. Ele está na prisão. Mas mesmo estando na prisão, ele ainda é um apóstolo e ele está no exercício da sua vocação apostólica escrevendo esta carta. Ele estava em cadeias pesadas que pesam os braços, talvez com corte em sua pele. Ele através do Espírito Santo escolhe dizer estas palavras: “Fazei tudo sem murmurações nem contendas”.

Existem pessoas que sempre estão reclamando e causando brigas. Nunca estão contente! Vocês podem ouvir as vocês dessas pessoas todos os dias. Eles estão sempre reclamando de seu trabalho, da situação financeira, da esposa e muito mais. O trisque tem muitos cristãos que ficam murmurando igual aos incrédulos. Estão sempre descontentes com a maneira como o Senhor cuida deles. Isso nos lembra de Israel no deserto. Este é o tipo de coisa que o povo de Israel estava fazendo no deserto. Os israelitas reclamaram e discutiram com Moisés e Arão. No final, ficou claro que seu verdadeiro argumento era contra Deus. Eles não estavam felizes com o que Deus estava fazendo. E discutindo com Deus da maneira que eles estavam fazendo é sempre uma má ideia.

Através de Paulo, Deus diz que reclamação e contendas não têm lugar na vida das pessoas unidas a Cristo. Essas coisas estão fora de lugar para nós. Elas simplesmente não se encaixam com o que somos em Cristo. Irmãos, precisamos ver isso também em nossa vida. O mundo à nossa volta está cheio de pessoas que são infelizes sobre quase tudo, exceto o fim de semana. Os cristãos devem ser diferentes. Estamos a ser contra-cultural. Devemos ser conhecidos como pessoas que estão contentes, não chorões e queixosos. Pessoas que vão fazer o seu trabalho com alegria e uma atitude positiva.

Mas o que impulsiona esse tipo de contra-cultural de encarar a vida? Somos impulsionados e motivados por Cristo. À medida que olhamos para ele com fé, vemos um Salvador, que tem feito um trabalho glorioso de salvação para nós e em nós. Ele pagou todos os nossos pecados de reclamações e contendas. Na cruz, ele levou a ira de Deus contra a nossa reclamação. Em sua vida, ele fez o que deveria ter feito: fez tudo sem murmurações nem contendas. Ele estava perfeitamente satisfeito em fazer a vontade de Deus e ele não fez isso para si mesmo, ele fez isso por você e eu. Sua justiça é nossa, irmãos. Isso nos leva a olhar para estas palavras à luz do amor de Cristo. Esta é a linguagem do Salvador, aquele que te ama tanto: fazei tudo sem murmurações nem contendas. Esta é a linguagem do Salvador, o único que tem um crédito sobre a sua gratidão. Este é quem você quer agradar. Isto acontece porque você está enxertado em Cristo pelo Espírito Santo. Então, o que nos impulsiona a fazer essa a viver dessa maneira? É o amor, a gratidão, um desejo de agradar nosso Senhor e nossa união com ele – porque pretendemos ter a atitude de Cristo Jesus em nossa vida todos os dias.

Qual é então o resultado de vivermos desta maneira? O versículo 15 nos dá uma resposta a essa pergunta. O Resultado é para que nos “tornemos irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus sem culpa em uma geração pervertida e corrompida”. Não se trata da nossa posição diante de Deus, mas sobre como as pessoas ao nosso redor nos veem. Quando tomamos a abordagem de Paulo, não reclamando e nem discutindo quando fazemos todas as coisas, quando tomamos essa abordagem, não vamos dar nenhuma razão para que as pessoas nos culpem. O mundo que nos rodeia é um geração corrompida e perversa. Elas (as pessoas desde mundo) transgridem a lei de Deus. Elas se deleitam em descontentamento e gemendo e gemendo sobre tudo e sobre o quão ruim as coisas vão em suas vidas. Se você trabalha com os incrédulos, você sabe que é verdade. Agora, o que acontecerá se você fazer a mesma que eles? A pior coisa que um incrédulo pode sempre dizer a você é: “Oh, eu nem percebi que você era um cristão. Não notei nada de diferente em você”. As diferenças têm que ser evidente aqui na nossa vida diária. Temos que estar inocentes e puros, sem culpa, porque somos filhos de Deus através de Cristo. Isso significa que não podemos dar a ninguém uma razão para nos criticar.

O mundo à nossa volta está na escuridão. É uma escuridão que fala todos os tipos de negatividade. Promove más atitudes pecaminosas em relação ao trabalho, família, o nosso governo, e muito mais. Paulo diz que os crentes estão no meio desta escuridão. Vivemos neste mundo. Trabalhamos com os incrédulos, estudamos com eles, vivemos ao lado deles. Nenhuma parte na Escritura diz que os cristãos deveriam vê-los de outra maneira. A Bíblia não nos diz para ir e montar a nossa própria comunidade cristã no deserto. Nós vivemos em meio a uma geração corrompida e perversa, em um mundo de trevas.

E a nossa abordagem positiva da vida resulta do contexto em que Paulo diz no final do versículo 15: “na qual resplandeceis como luzeiros no mundo”. Com estas palavras, Paulo recorre a algumas imagens do Antigo Testamento. Em Daniel 12.3, aos crentes é dito para serem sábios para que brilhem como o brilho dos céus. Eles serão como as estrelas para a eternidade. Nosso Senhor Jesus também se baseou nessa imagem em Mateus 5, quando ele falou sobre os crentes serem uma luz. É possível que Paulo também tenha as palavras de Cristo na mente. Isto é o que acontece quando vivemos em união com Cristo: os crentes devem brilhar em um mundo de trevas. A antítese é revelada entre os filhos de Deus e os filhos de Satanás. Em nossa caminhada obediente de vida torna-se claro que estamos separados dos incrédulos. Torna-se claro que nós pertencemos a Cristo e estamos unidos a Cristo através da nossa fé. A nossa fé nos fazem diferentes dos incrédulos.

Agora, como fazemos isso? O versículo 16 diz que devemos “preservar a palavra da vida”. Irmãos, com as nossas vidas devemos mostrar o evangelho em nossa vida. Mostrando como ele causou um impacto enorme em toda nossa vida. A nossa vida não é o evangelho, mas o evangelho mostra o seu poder em nossa vida. Cristo não somente nos redimiu para ir para o céu, ele está também nos transformando aqui na terra, aqui e agora. Essa transformação não pode ficar escondida. Ela deve aparecer em nossa vida quando preservamos a palavra da vida – mostrando, com a ajuda de Deus, que estamos verdadeiramente vivos. Estamos começando a viver de acordo com o projeto original, desde o início e algum dia vamos viver completamente dentro desse projeto. Nós vamos fazer isso no tempo que virá, na nova Jerusalém.

Agora a nossa esperança é que o nosso preservar desta palavra da vida resultará no avanço do evangelho. Queremos que os descrentes ao nosso redor fiquem curiosos sobre a nossa abordagem da vida. Devemos estar orando para que eles nos perguntem: “Ei, por que você é tão diferente em uma manhã de segunda-feira? Por que todo mundo está reclamando e você não está?”. Irmãos e irmãs, devemos olhar para os momentos de ouro, onde podemos falar sobre nossa fé em Cristo. Podemos dizer-lhes: “Tudo isso é por causa de Jesus e a diferença que ele faz na minha vida. Ele me dá alegria. Ele dá o meu propósito de trabalho. Estou grato por pertencer a Cristo e viver para ele. Pela graça de Deus, eu tenho a sua atitude e é isso que me faz diferente”.

Isso nos leva ao último resultado em nossa passagem. É no final do versículo 16. Paulo incentiva os filipenses a fazer isso “para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente”. Paulo quer ver todos os filipenses salvos no dia de Cristo. Pois isso é a alegria de todo filho de Deus. Se temos o mesmo desejo que Paulo, então vamos trabalhar com o evangelho de Cristo em nossa vida diariamente.

Por isso façam tudo sem murmuração nem contenda. Façam tudo com a atitude de Cristo que habitou em Paulo. Porque assim vamos chagar ao céu de Cristo. Algum dia todos nós estaremos de pé diante de Cristo. Algum dia ele vai voltar para julgar os vivos e os mortos. Vamos todos estar lá, cada um de nós. Independentemente do nosso estado espiritual nesta vida, todos os seres humanos estarão diante do trono do juízo no último dia. Eu estarei lá. Assim será. Eu vou assistir e ouvir o que acontecerá com todos vocês. Eu me importo com o que acontece com vocês naquele dia. Tenho certeza de que “não sou o único que se importa”. Veja, você está sendo chamado de novo para abraçar a mensagem do evangelho. Amados, irmãos e irmãs, isso não é um dado adquirido, e nem deve ignorá-lo. Existe um mundo que vive nas trevas e habita na morte. Há luz, verdade e vida em Jesus Cristo. Olhe para ele, descanse e confie nele. Viver em união com ele, de fato, significa fazer todas as coisas sem murmurações nem contendas.

Quando eu estava na Congregação de Colombo, Curitiba, havia uma querida irmã idosa que deu um belo exemplo disso. Ela teve uma vida dura. Havia uma abundância de problemas. Ela era pobre e estava doente com câncer durante muito tempo e antes voltar para São José, ela morreu. Antes de sua morte, ela passou muito tempo sem ir a Igreja e com todas as dificuldades que a congregação passou, ela permaneceu alegre no Senhor Jesus Cristo. Mesmo sofrendo com um câncer que a corroia dia após dia, noite após noite, ela nunca abriu a boca para reclamar ou brigar. Ela sempre estava contente com a sua vida. Ela estava feliz porque era da vontade de Deus que ela sofresse e morresse dessa maneira. O resultado foi que ela deu testemunho de Cristo em sua vida. Ela exemplifica exatamente o que a Palavra de Deus nos ensina aqui em Filipenses 2. Ela brilhava como uma estrela quando ela viveu nesta terra e agora ela brilha como uma estrela no céu com Cristo. Irmãos e irmãs, era e é por causa de Cristo na vida dela. Porque ela olhou para ele com uma fé humilde e viveu dentro da união com ele. Vá e faça o mesmo. Faça isso por amor a Cristo e para a glória de Deus.

Amém.

Voltar ao topo

Alexandrino Moura

É formado pelo Centro de Estudos Teológicos das Igrejas Reformadas do Brasil. Serve à Igreja Reformada do Grande Recife (PE) como Ministro da Palavra e dos Sacramentos.

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.