Dia do Senhor 49

Leitura: Lucas 11.01-13
Texto: Dia do Senhor 49

Há pessoas que dizem que conhecem a vontade de Deus; O papa Urbano o Segundo dizia que conhecia a vontade de Deus. No ano 1095 ele mobilizou os crentes da Igreja Católica para a guerra santa contra os muçulmanos. E os crentes gritaram DEUS O QUER! DEUS O QUER! Mas isso era verdade irmãos? Deus queria esta guerra santa? Deus queria as cruzadas? Até as cruzadas de crianças? O que é a vontade de Deus?

Há pessoas que dizem que conhecem a vontade de Deus; Um padre da igreja católica vai dizer que é a vontade de Deus é que sejas membro da Igreja Católica Romana; o bispo da Igreja Universal do reino de Deus te dirá que é a vontade de Deus que te tornes membro da Igreja Universal; O pastor da Assembléia de Deus não concorda com isso e dirá que é a vontade de Deus que visites os cultos da Assembléia de Deus; e o pastor da Igreja Maranata quer que você vá para a sua igreja; Cada igreja têm a sua interpretação da vontade de Deus. E quem tem razão? Quem fala a verdade? O que Deus quer?

O que é a vontade de Deus? Há pessoas que dizem: o que Deus quer está escondido. Nós não sabemos o que Deus quer. O plano de Deus com a nossa vida não é revelado. Mas isso é verdade, irmãos? NÃO!!! O plano de Deus com a nossa vida é revelado!!! Temos a bíblia e neste livro temos as profecias que vem de Deus. E os profetas nos revelaram o plano de Deus. Deus não quer que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Deus disse (Ez. 18,23): Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Não desejo antes que se converta dos seus caminhos e viva? Isso é a vontade de Deus. E Deus confirmou a sua vontade em Jesus Cristo, pois Cristo chegou para fazer a vontade do Pai. João 6, 38-40:

” Porque eu desci do céu,
Não para fazer a minha vontade,
Mas a vontade daquele que me enviou.
E a vontade do pai que me enviou é esta:
Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca,
Mas que o ressuscite no último dia.
Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta:
Que todo aquele que vê o Filho,
E crê nele,
Tenha a vida eterna;
E eu o ressuscitarei no último dia. “

Então, irmãos, quem ora isso Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu, ele ou ela deve primeiramente pensar nisso: quero seguir os passos de Jesus Cristo, o Filho de Deus? Pois isso é a VONTADE do Pai. Esta oração “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” fala sobre IMITAÇÃO, SEGUIR O EXEMPLO DE JESUS CRISTO.

Seja feita a tua vontade

Muitas vezes isso não combina com a NOSSA vontade. Muitas vezes a nossa vontade é o desejo da carne. Na minha primeira congregação havia uma aluna, ela se apaixonou por um rapaz fora da igreja. Ela sabia que isso não era conforme a vontade de Deus, mas TALVEZ Deus queria usá-la para converter ele; Ela orou: Deus mostra-me a tua vontade; se encontrar hoje à noite, considerarei isso como a tua vontade. Ela o encontrou naquela noite e começaram a namorar; ela queria convertê-lo, mas ele não se deixou converter. Ele se afastou da igreja e ela também. Isso foi a vontade de Deus? Com certeza não. Ela queria uma coisa errada e queria usar Deus para cumprir a vontade dela, mas assim não funciona. Devemos procurar a vontade de Deus. Se ela tivesse feito isso, ela teria descoberto que Deus não quer misturar as coisas santas com as coisas do mundo. A história de Israel já mostrou como o povo se desafiou por causa dos casamentos misturados: crentes com ímpios.

Seja feita a tua vontade

Presta atenção, irmãos, que está escrito Seja feita a TUA vontade. Quem ora isso quer cumprir a vontade de Deus. E a vontade de Deus é perpendicular com a nossa vontade. Devemos mudar a nossa vida para cumprir a vontade de Deus. Devemos nos CONVERTER para cumprir a vontade de Deus. Davi descobriu isso. Salmo 51, 10-13:

” Cria em mim, ó Deus, um coração puro,
E renova em mim um espírito reto.
Não me lanças fora da tua presença,
E não retires de mim o teu Espírito Santo.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação,
E sustém-me com um ESPIRITO VOLUNTARIO.
Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos,
E os pecadores a ti se converterão. “

Nesta parte Davi pede um ESPIRITO VOLUNTÁRIO. Ele quer um espírito voluntário para cumprir a vontade de Deus. Mas para receber isso, ele deve ser purificado e renovado pelo Espírito de Deus. É o Espírito de Deus que nos ensina a vontade de Deus.

A palavra diz isso (1 Cor. 2,9-10):

” As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,
E não subiram ao coração do homem
São os que Deus preparou para os que o amam;
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito;
Porque o Espírito penetra todas as coisas,
Ainda as profundezas de Deus. “

Então, irmãos, esta oração Seja feita a tua vontade é uma oração para receber o Espírito de Deus. Pois o Espírito de Deus conhece as profundezas de Deus, conhece a vontade de Deus; e Ele nos purifica e renova para que busquemos a vontade de Deus e para que conheçamos e entendamos a vontade de Deus; Ele nos prepara para seguirmos a vontade de Deus; para cumprirmos a vontade de Deus. O Espírito de Deus nos revelou a vontade de Deus, pelos profetas: Moisés, Samuel, Isaías e todos os outros profetas do Antigo Testamento. O Espírito de Deus nos mostrou que o homem é rebelde e que ele não quer fazer a vontade de Deus. Só quando Deus muda a nossa vida e nos enche com o seu Espírito, só naquele momento teremos a vontade de fazer a vontade de Deus.

Seja feita a tua vontade. Com esta oração pedimos que a IMAGEM DE DEUS se reflita na nossa vida. O melhor exemplo disso Jesus nos deu. Jesus foi a imagem de Deus. Em Jesus Cristo encontramos Deus. No FILHO descobrimos O PAI, QUE ESTÁ NO CÉU. Em Jesus descobrimos a vontade do Pai. Como Jesus mesmo disse:

” Eu desci do céu,
Não para fazer a minha vontade,
Mas a vontade daquele que me enviou.
E a vontade do pai que me enviou é esta:
Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca,

Mas que o ressuscite no último dia. “

Por causa disso Jesus procurou os pecadores e todos que precisavam ser salvos. Por causa disso Jesus foi para Jerusalém, pois ele sabia que ele devia morrer lá. Por causa disso Jesus se ajoelhou no jardim e orou: Meu pai se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.

Por causa disso Jesus não fugiu quando os soldados viram para cativa-lo. Por causa disso Jesus não pediu para mandar os exércitos celestiais para defendê-lo. Ele sabia que devia seguir este caminho. Isso era a vontade do Pai e Jesus chegou para cumprir esta vontade.

Seja feita a tua vontade. Isso deve ser o nosso desejo. Quem está cheio com o Espírito de Deus não quer fazer outra coisa do que cumprir a vontade do Pai; do que mostrar que ele é um verdadeiro filho do Pai, que está no céu. Quem faz a vontade de Deus faz parte da família de Deus; Jesus mesmo disse isso (Mat. 12,50): estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; Porque, qualquer que fizer A VONTADE de meu Pai que está no céu, este é meu irmão, e irmã e mãe. Então IRMÃOS! Somos IRMÃOS de Cristo. Temos este nome, pois Deus nos chamou para fazer a vontade dele: seguir a Jesus Cristo e fazer o que Jesus nos ensinou. Devemos orar esta oração cada dia, para cada dia descobrir o que devemos fazer: trabalhar no reino de Deus, cumprir a vontade dele.

O que é a vontade de Deus? Para todos: Que busquem a Jesus Cristo e entreguem a sua vida a ele.
O que é a vontade de Deus? Para todos: Que aprendam o caminho de Jesus e sigam este caminho.
O que é a vontade de Deus? Para os visitantes: Que se tornem membros da igreja e irmãos de Jesus.
O que é a vontade de Deus? Para os membros: Que sejam fiéis no caminho do Senhor.
O que é a vontade de Deus? Cuidar da sua família: ensinar aos seus filhos o caminho de Deus.
O que é a vontade de Deus? Cuidar da escola: ensinar as crianças sobre Deus;
O que é a vontade de Deus? Faça o seu trabalho, seja um bom servo do Senhor;
O que é a vontade de Deus? Respeite o seu chefe, e os seus colegas.
O que é a vontade de Deus? Viver para a honra e gloria de Deus!
Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; Seja feita a tua vontade, hoje e amanhã.

Amém.

Voltar ao topo
Pr. Abram de Graaf

Abram de Graaf

O pastor Abram de Graaf é “Doctorandus” (Drs) em Teologia e um dos professores do Instituto João Calvino (Aldeia, Camaragibe-PE). Ele é pastor da Igreja Reformada de Hamilton, Canadá, enviado como missionário às Igrejas Reformadas do Brasil, desde o ano 2000. É Diretor do Projeto Dordt-Brasil. Ele mora em Maceió e também desenvolve projetos nessa cidade. Acesse o site graafeditora.com

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.