1 Reis 21

Leitura: 1 Reis 21, Deuteronômio 32:34-43, Apocalipse 19:11-21
Texto: 1 Reis 21


Irmãos e irmãs em nosso Senhor Jesus Cristo.

Este é um capítulo difícil, um capítulo pesado. Um capítulo que nos faz pensar do tipo de mal e injustiça que sabemos que existe neste mundo, mas preferimos não pensar. Ele nos lembra de como a injustiça é feia; e ao mesmo tempo, como é comum. A crueldade perpetrada pelos poderosos contra os desamparados é uma coisa antiga na história humana, desde a queda até agora.

Esta história é especialmente triste porque o motivo para matar Nabote é tão absurdo. Era apenas um campo. Uma horta.

E isso nos deixa pensando: onde estava Deus em tudo isso? Onde estava Deus quando as pedras estavam quebrando o crânio de Nabote enquanto sua esposa e filhos olhavam? Onde estava Deus quando a cidade inteira varreu toda a história para debaixo do tapete, para nunca mais ser lembrada? Onde está Deus hoje quando homens, mulheres e crianças inocentes são abusados, aproveitados e até brutalizados e às vezes até mortos por pessoas que nunca enfrentam a justiça e às vezes ficam respeitadas e honradas pela sociedade. Como podemos afirmar que Deus se importa quando permite que isso aconteça?

É impossível fazer justiça totalmente a estas questões, pelo menos neste lado da eternidade, mas capítulos como este nos dão motivos para continuar clamando a Deus, para continuar esperando pela justiça de Deus; para segurar a promessa de que um dia a justiça vem.

E é muito importante que continuemos clamando a Deus. Parar de clamar a Deus pode ser a coisa mais fácil de fazer – simplesmente parar de se importar com toda a injustiça no mundo – mas não é o caminho da fé, para qual Deus nos chama.

Então, vamos examinar a palavra de Deus nesta manhã e considerar o que Ele pretende nos ensinar por meio do nosso texto.

Este é o segundo palácio de Acabe do que a gente sabe. Possivelmente ele teve mais outros também.

Os comentários debatem por que o capítulo faz questão de destacar que Acabe queria o campo para uma horta. Acho que o autor nos diz isso para destacar o quão banal era o motivo de Acabe, para enfatizar o quão triste mesma esta história é. Ele e Jezabel tiveram o homem roubado de sua esposa e filhos e apedrejado até a morte só por uma horta de verduras.

Agora é importante que entendamos que Nabote não tinha opção de vender o campo para o rei. Ele não estava sendo teimoso, ele realmente não podia vender o campo, porque quando Deus alocou a terra sob Josué, várias vezes Ele proibiu explicitamente a venda permanente de terras de herança. Uma pessoa até poderia vendê-lo temporariamente por um período de até 49 anos, mas então ele voltaria ao seu nome. O princípio por trás desta lei era que os ricos e poderosos nunca seriam capazes de comprar toda a terra pra eles.

Então para Nabote era uma questão de fé e consciência. Pode ser que ele até queria vender a terra, já qua Acabe prometeu um preço justo ou um campo ainda melhor. Mas ele não podia, porque esta era a terra que Deus havia lhe dado.

E é aí que os problemas começaram para Naboth. Acabe ficou muito chateado com Nabote. Ele voltou para seu palácio irritado e magoado. Apesar de toda a sua reputação como um rei poderoso que fortaleceu os militares e reconstruiu a economia e ampliou as fronteiras de Israel, nós vemos aqui um homem imaturo chorando e reclamando igual a uma criança. Ele se deitou na cama, virou o rosto e não quis comer nada.

E podemos notar de novo quem usava calças reais nesta família. Quando Jezabel ouviu sobre isso, ela parece ficar sinceramente perplexa. Ela pergunta em versículo 7: “Não és tu o rei de Israel?” Crescendo como uma princesa em Tyre, num país que não foi criado debaixo da lei de Deus, ela nunca tinha visto seu pai aceitar “não” como resposta de ninguém. Não é isso que significa ser rei?

E as palavras dela para Acabe mostram a total pobreza moral do coração dela: “Não se preocupe. Vá buscar algo para comer; Eu te darei a vinha de Nabote, o jizreelita.”

Versículo 8:

1 Kings 21:8–10: “Então, escreveu cartas em nome de Acabe, selou-as com o sinete dele e as enviou aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote. E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum e trazei Nabote para a frente do povo. Fazei sentar defronte dele dois homens malignos, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei. Depois, levai-o para fora e apedrejai-o, para que morra.”

Precisamos notar que Jezabel enviou esta carta aos anciãos e líderes que viviam com Nabote. Entendam isso. Ela não enviou isso para as próprias testemunhas falsas, nem para alguns aliados que tinha na cidade. Ela enviou a carta aos anciãos e aos líderes, que viviam com Nabote em sua cidade. Esse é o aspecto mais horrível desta história. Nabote não foi emboscado por membros da máfia. Não foi a polícia secreta que o levou embora à noite. Ele foi traído pelos próprios anciãos e líderes da cidade, que o conheciam, que escolheram seguir as ordens de Jezabel em vez de defender a vida e a inocência de Nabote.

Não sabemos por que eles fizeram essa escolha. Talvez eles também odiassem o Nabote. É uma possibilidade real; os homens ímpios naturalmente odeiam os que temem a Deus.

Mas não sabemos se era assim. É possível que eles não queriam fazer isso. É possível que eles não concordaram com isso. Mas o que importa é que eles fizeram. E no final das contas, suas ações foram suas e de mais ninguém. Talvez eles tenham dito: “olha, eu não concordo com essas ordens, mas a gente não tem opção, temos que cumprir as ordens da rainha.” Mas no final das contas, suas ações eram suas. Todos nós temos que decidir qual papel iremos cumprir durante a nossa vida, e não podemos passar a responsabilidade para mais ninguém.

E muitas vezes, as ações que tomamos e as pessoas que nós nos tornamos estão determinadas nos momentos em que não temos mais tempo para pensar e quando tudo está em jogo. Nestes momentos o homem ou mulher que você e eu será é revelado, e seguiremos aquilo que nos controla: ou os nossos bens temporais, ou a nossa fé; ou o temor do homem, ou o temor de Deus.

Então, se eles concordaram ou não, em fim eles não se opuseram às ordens de Jezabel, mas cumpriram exatamente o que Jezabel mandou, palavra por palavra. O texto faz questão de repetir a carta inteira, palavra por palavra, para enfatizar isso. E é isso que faz a história intolerável, porque as pessoas que deveriam ter protegido o Nabote e defendido a justiça, não tinham coragem de se levantar, e se tornaram cúmplices no assassinato.

A cidade inteira foi cúmplice da morte desse homem. A cidade inteira. Podemos só imaginar o desespero de Nabote, enquanto se defendia das acusações das falsas testemunhas. Ele deve ter olhado para os seus concidadãos, sabendo que o conheciam melhor do que isso, mas todos desviaram os olhos dele. Ainda ao ser levado para fora da cidade para ser apedrejado, com os choros de sua esposa e filhos atrás de si, ele ainda deve ter mal acreditado no que estava acontecendo, e podemos imaginar como ele implorava desesperadamente às pessoas que o conheciam que o defendessem. Mas nada do que ele falou fez diferença. No final, ele foi amarrado e as pedras destruíram sua vida justa.

Percebem, irmãos, como tudo isso foi feito com uma aura profundamente religiosa. Jezebel os fez proclamar um jejum. Ela sabia como usar a religião do povo para atingir seus objetivos. Ela os fez acusar Nabote de amaldiçoar a Deus e ao rei. Ele foi considerado um traidor da religião e um traidor do país. Houve uma profunda demonstração de religião e patriotismo. Ela fez com que eles conseguissem duas testemunhas, de acordo com a lei de Deus. E fizeram com que Nabote fosse arrastado para fora da cidade, também segundo a lei de Deus. Ela conhecia bem a lei de Deus. Foi tudo um show muito religioso. E foi tudo um sacrilégio horrível e um insulto a Deus.

Quando tudo acabou, mandaram dizer a Jezabel: “Nabote foi apedrejado; ele está morto.” E, logo que ela ouviu isso, ela disse a Acabe: “Levanta-te, toma posse da vinha de Nabote, o jizreelita, que ele se recusou a dar-te por dinheiro, porque Nabote não está vivo, mas sim morto”. E foi exatamente isso que Acabe fez.

Notem como Acabe não perguntou nada. Obviamente ele sabia que isso não era uma coincidência. Mas ele nem queria saber como ela resolveu o problema. Por ele, era problema dela. Mas assim que ele desceu para assumir o controle da vinha, ele deixou muito claro, que ele também era tão culpado pelo sangue de Nabote quanto a própria Jezabel.

——

Irmãos, este é o mundo em que vivemos. Este é o tipo de injustiça que acontece neste mundo que nos deixa perturbados, que faz muita gente concluir que Deus não existe. “A virtude em perigo e o vício em triunfo fazem da humanidade ateus”, disse um certo poeta inglês do século décimo sétimo.

Todos nós sabemos que Nabote é apenas um entre milhares cujo sangue inocente foi derramado por seu próprio povo, por razões que só Deus conhece, seja por ódio ou medo de se levantar para defender a justiça. A maioria desses nomes nem foram registrados. Eles não recebem memoriais. Eles nunca veem justiça.

Na verdade, em 2 Reis 9, descobrimos que os filhos de Nabote acabaram morrendo também. Talvez eles tenham sido mortos ali mesmo junto com Nabote. Talvez tenha sido alguns anos depois; talvez eles tentaram denunciar o governo. Talvez o governo simplesmente não confiasse neles para ficar quietos e decidiu que era melhor se livrar deles também.

Então é aí que a história de Nabote e a história de sua família termina. A verdade foi enterrada e a cidade seguiu em frente. O sangue de Naboth encharcou o solo e depois se foi. Acabe obteve seu campo, e uma linda horta logo estava sendo construída ao lado do palácio do rei. Aos olhos de todos, tudo parece progresso. Logo ninguém se lembraria de quem era o proprietário daquela terra.

——

Mas, lemos no versículo 17:

“Então, veio a palavra do Senhor a Elias, o tesbita, dizendo: Dispõe-te, desce para encontrar-te com Acabe, rei de Israel, que habita em Samaria; eis que está na vinha de Nabote, aonde desceu para tomar posse dela.”

Observem de quem pertence a vinha, aos olhos de Deus: É “a vinha de Nabote.” Para Deus, não importa que tipo de documentos oficiais Acabe possa ter; não importa se ele colocou uma placa que dizia, “jardim do palácio do Rei”. Para Deus, esta era e continuaria sendo a vinha de Nabote. Os anciãos e líderes da cidade poderiam queimar as cartas de Jezabel e tentar enterrar a história para que nunca mais voltasse, mas o sangue de Nabote continua a clamar a Deus desde o solo.

Nenhuma quantidade de encobrimento pode fazer Deus esquecer a injustiça que é feita aqui na terra. Mesmo se ninguém sobrar para pleitear a causa daqueles que são esquecidos, Deus se lembra de seus nomes.

Aqui no Ocidente, a ideia de Deus ser um Deus vingador pode nos incomodar. Preferimos falar sobre Deus sendo amor.

Então às vezes ficamos perplexos quando encontramos na Bíblia um Deus que se chama vingado:

Deut. 32:35: “A mim me pertence a vingança, a retribuição, a seu tempo, quando resvalar o seu pé; porque o dia da sua calamidade está próximo, e o seu destino se apressa em chegar.”

Is. 1:24: “Portanto, diz o Senhor, o Senhor dos Exércitos, o Poderoso de Israel: Ah! Tomarei satisfações aos meus adversários e vingar-me-ei dos meus inimigos.”

Nah. 1:2: “O Senhor é Deus zeloso e vingador, o Senhor é vingador e cheio de ira; o Senhor toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos.”

Aqui no Ocidente, esses versículos nos levam diante de um Deus com o qual não nos sentimos confortáveis. Mas para os Nabotes deste mundo, e as centenas de milhares de outros que sofreram injustiças terríveis, considerem como esta verdade é preciosa, que Deus é um Deus vingador. Que Deus o sangue dos inocentes. Que ele não esquece e não passa por cima. A causa dos oprimidos está diante dEle hoje como no dia que aconteceu, e Ele promete fazer justiça, mesmo depois que todos as pessoas apagaram sua memória da terra e se esqueceram do que aconteceu.

Essa é a mensagem que Deus disse a Elias para trazer a Acabe:

1 Kings 21:19: “Falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o Senhor: Mataste e, ainda por cima, tomaste a herança? Dir-lhe-ás mais: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, cães lamberão o teu sangue, o teu mesmo.”

Eu não posso explicar por que Deus não interveio quando Nabote estava sendo apedrejado. Ele poderia, mas não o fez, por razões que só Ele conhece. Mas Ele sim viu, e vemos aqui Seu compromisso absoluto de vingar o sangue inocente de Nabote.

Deus não nos diz por que Ele permite o pecado e a injustiça continuar por tanto tempo. Romanos 1 diz que Sua paciência se destina a nos levar ao arrependimento—certamente isto faz parte da resposta. Talvez seja encontrado no fato de que somos todos mais culpados do que qualquer um de nós imagina. Mas uma coisa que sabemos: embora Deus não explica por que Ele não prevene a injustiça, ele promete a retribuí-la totalmente. Deus não nos promete que sempre nos protegerá dos homens maus, mas promete que fará justiça por nós. Deus e Deus nunca se esquece. Ele vai corrigir todos os erros. Ele se importa com o sangue dos inocentes.

Então Elias trouxe essa mensagem a Acabe, pois ele estava no campo de Nabote – talvez assinando os papéis do campo ou entrevistando os novos jardineiros. Quando Acabe o viu, ele perguntou: “Já me achaste, inimigo meu?” Talvez já a falar, ele olhou ao redor procurando seus guardas de segurança (lembrando que ele estava procurando Elias para matá-lo já muito tempo). Elias respondeu: “Achei-te, porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau perante o SENHOR.” É uma expressão assustadora que Elias usa, que Acabe “se vendeu” para fazer o mal. Ele havia “se entregado” ao mal. Sempre que escolhemos o pecado, nos entregamos ao pecado. Paulo diz em Romanos 5 que aquele que peca se torna um “escravo” do pecado – e aparte da graça de Deus nos livrando do pecado, pode chegar a um ponto em que somos tão entregue ao pecado que não tem mais limites; nenhum pecado fica horrível demais para que cometamos.

E observe que Acabe é considerado culpado, mesmo que ele não tenha dirigido as ações de Jezabel, e mesmo que ele possa nem mesmo ter sabido exatamente o que aconteceu com Nabote. Jezabel pode ter cometido isso, mas no momento em que Acabe desceu para tomar posse do campo de Nabote depois que Jezabel lhe disse que ele estava morto, Acabe se tornou 100% cúmplice do crime, e ele é responsabilizado por isso. Ele era tão culpado quanto sua esposa, e como os anciãos da cidade, e como as duas testemunhas mentirosas. Permitir que o pecado aconteça para desfrutar dos benefícios dele é—diante dos olhos de Deus—a mesma coisa que cometê-lo.

Então Elias veio com uma mensagem do julgamento de Deus: Acabe e toda a sua família seriam “queimados”, destruídos e eliminados. E observem no versículo 22, que eles seriam punidos não apenas pelo mal que fizeram a Nabote, mas também pelo pecado de idolatria que levaram Israel a cometer. Podemos pensar que esse pecado contra Nabote foi muito mais sério do que qualquer outra coisa que Acabe havia cometido, mas para Deus, levar Israel a adorar outros deuses ainda era o pecado principal. Talvez esse pecado de idolatria não nos choca como o pecado cometido contra o ser humano, mas somos lembrados novamente aqui em Reis que os caminhos de Deus são mais elevados do que os nossos. Deus valoriza acima de tudo a glória de Seu nome – a honra que Ele merece.

Elias continua no versículo 23:

1 Kings 21:23: “Também de Jezabel falou o Senhor: Os cães devorarão Jezabel dentro dos muros de Jezreel”—exatamente como ela havia planejado para Nabote.

Este é o julgamento do Senhor contra Acabe, e irmãos e irmãs, isto deve ser um conforto para qualquer pessoa que viu ou experimentou uma terrível injustiça neste mundo – especialmente se eles viram os opressores escaparem impunes. Muitos no mundo nunca ouviram falar de um Deus que vinga o mal e considera a causa dos pobres e oprimidos.

  • Os dhalits, a classe mais baixa de pessoas na Índia, também conhecidos como “intocáveis”, são tratados como lixo, estuprados, espancados e frequentemente mortos, e nunca recebem tal justiça de seus deuses. Segundo a teologia deles, eles estão apenas recebendo o castigo por suas vidas anteriores. Seus deuses dizem que eles devem suportar a opressão, e talvez em uma vida futura eles tenham uma segunda chance. E assim o abuso e a opressão continuam.
  • Os escravos em Roma nunca receberam a promessa de justiça de seus deuses.
  • O ateísmo não oferece justiça nenhum aos abusados ​​e oprimidos; menos ainda, para suas próprias vítimas, já que, afinal, a sobrevivência do mais apto é o que faz nossa espécie avançar.
  • Os milhões de crianças perdidas ao aborto nas culturas ocidentais nunca tiveram a chance de esperar por justiça, e os poucos que sobreviveram – desfigurados e deficientes mentais como resultado – são ensinados que nenhuma justiça virá contra seus opressores, porque o que foi feito para eles foi feito em nome da liberdade e dos direitos das mulheres e, de fato, o único pecado que foi cometido foi que o trabalho não foi concluído corretamente.
  • Mas não precisamos olhar para fora da igreja: até mesmo dentro da igreja, muitas crianças sofreram abusos horríveis nas mãos das mesmas pessoas que deveriam estar pastoreando suas almas. É uma sombra negra na história da igreja. Quantos abusos foram – e ainda são – cometidos em nome da igreja!

Muitas pessoas – feitas à imagem de Deus – foram privadas de qualquer esperança de ver a justiça. Eles não conhecem um Deus que faz justiça.

Mas Deus faz justiça, e Ele não vai esquecer e nem desculpar estes pecados. Nunca devemos fugir dessa verdade, insistindo apenas que Deus é amor. Ele também é um fogo consumidor. Ele punirá seus adversários, começando com os que estão dentro da sua igreja. Esta é uma verdade preciosa, e devemos apegar-nos a ela e proclamá-la e nunca nos envergonhar dela. Deus nos livre que Ele seja algo diferente de perfeitamente justo. Podemos não saber por que Ele não intervém antes, mas devemos continuar clamando a Ele para trazer a justiça que Ele prometeu.

——

Então essa é a mensagem que Elias traz a Acabe. Deus viria com vingança – pelo que ele fez a Nabote e também pelo que ele fez contra a honrar de Deus.

Mas então o versículo 27 traz uma reviravolta muito perturbadora nesta história:

“Tendo Acabe ouvido estas palavras, rasgou as suas vestes, cobriu de pano de saco o seu corpo e jejuou; dormia em panos de saco e andava cabisbaixo.”

Quem teria esperado isso?

E o mais preocupante, o que fazemos agora com isso?

O que é mais chocante e perturbador nesta história é que Deus respondeu ao arrependimento de Acabe com misericórdia.

Mal podemos acreditar isso. De fato, minha alma revolta contra isso. Este homem não merece a graça de Deus. Como Deus pode mostrar misericórdia para com ele depois de sua crueldade para com Nabote e sua família? E cadê a justiça de Deus?

Parece que Elias também se sentiu revoltado com isso, porque Deus faz questão de explicar isso pra Elias. Deus nem mandou Elias falar isso para Acabe, mas é só uma conversa privada entre Deus e Elias. 

Então Deus pergunta a Elias: 1 Kings 21:29: “Não viste que Acabe se humilha perante mim? Portanto, visto que se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa.”

O texto não nos diz a resposta de Elias, mas suspeito que se fosse eu em vez de Elias, eu teria ficado revoltado contra Deus. Como Ele poderia mostrar misericórdia a Acabe depois de tudo o que Acabe havia feito?

Tem três coisas que devemos observar sobre esse arrependimento e a resposta de Deus, e eu vou concluir com estas observações:

  • Em primeiro lugar, precisamos entender que nenhum pecado e nenhuma quantidade de culpa são demais para a misericórdia de Deus, se Ele decidir concedê-la. Agora, claro, nós pensamos: “Então o que acontece para a justiça de Deus?” Se nenhum pecado é muito grande para a misericórdia de Deus, então o que dizer da justiça de Deus? Se Acabe tiver a chance de se arrepender, o sangue de Nabote clama a Deus em vão? Deus então o esquece?
    • É aqui que precisamos entender o Evangelho de Jesus Cristo. Somente a cruz de Cristo pode dar sentido à justiça absoluta e perfeita de Deus e também a sua misericórdia surpreendente e imerecida. Nenhum pecado ficará impune. Mas para aqueles que se arrependem e confiam em Cristo, é Ele que carregou seu castigo em si mesmo.
    • Agora você pode ouvir isso e pensar: mas isso é realmente justo? As vítimas não ficam  roubadas da sua justiça? A resposta é: Não, eles não são. Se eles soubessem do tamanho de sofrimento que Cristo suportou como o preço por estes pecados, eles não iriam querer acrescentar mais nada. E seus opressores – os Acabes e Jezebels deste mundo – se eles realmente se arrependeram e encontraram a misericórdia de Deus em Cristo – então eles já morreram com Cristo. O velho homem morreu. Morreu mesmo. Nunca, jamais acontecerá que dois santos se encontrem no céu, uma a vítima e outro o agressor, e o agressor dirá: “Rá! Eu saí impune”, porque aquele seria o velho homem falando, e aquele velho homem já morreu. Aquele homem passará toda a eternidade sabendo o quanto Cristo teve que fazer para salvá-Lo. No céu (e na nova terra), haverá apenas um tipo de pessoa: pecadores quebrantados, contritos, perdoados e restaurados, que sabem como são indignos, que odeiam tudo o que costumavam fazer, e que sabem que devem uma eternidade de louvor a Deus pela graça e misericórdia que eles receberam em Cristo. Esse é o Evangelho.
    • E é por isso que podemos orar por justiça e clamar a Deus para vingar nosso sangue, se sofrermos tais injustiças, e ainda, ao mesmo tempo, podemos orar para que nossos inimigos se arrependem para ser perdoados. Se forem salvos pela graça de Deus, então eles também morrerão junto com Cristo, e não podemos culpá-los pelo que Cristo já sofreu em seu lugar. Porque sabemos que Cristo fez o mesmo por nós. E lembramos que diante dos olhos de Deus, o mais sério de todos os pecados é desprezo para a honra de Deus, de qual todos nós somos culpados. Saber disso nos permite orar por justiça e, ao mesmo tempo, perdoar até as maiores ofensas.
  • Então, em segundo lugar, este arrependimento repentino de Acabe também nos mostra que quando Deus oferece perdão àqueles que se arrependem, Ele está sendo sincero. Às vezes podemos acreditar no Evangelho, mas ainda pensar que não é para nós, porque nossos pecados são muito grandes. Mas pensar assim é mal-entender profundamente o que o Evangelho significa. Ninguém é perdoado porque são “dignos” do perdão de Deus. Então irmão, irmã, querido visitante: Enquanto você ainda estiver vivo, a oferta de Deus do Evangelho é para você: que se você se arrepender e confessar seu pecado e se voltar para Cristo, você encontrará perdão em Cristo por todos—todos!—os seus pecados, não importa quão horrível sejam. Se isso é verdade para Acabe, é verdade para todos nós.
  • E em terceiro lugar, infelizmente, este episódio também nos ensina sobre a realidade do falso arrependimento. Acabe se arrependeu até certo ponto – ele se arrependeu do que havia feito porque reconheceu o julgamento de Deus contra ele – e se humilhou diante de Deus. Mas vemos muito rapidamente, nos próximos capítulos, que não demorou muito para ele abandonar aquele “arrependimento” e voltar ao mesmo mal que vivia antes.
    • Paulo fala em 2 Coríntios 6 sobre a diferença entre a tristeza verdadeira e divina e a tristeza temporária e mundana. É possível sentir uma tristeza mundana, sentir-se mal por causa do pecado que cometeu, e talvez até mesmo fazer algum tipo de penitência por causa do nosso pecado, sem realmente ser mudado por dentro. Acabe se sentiu mal. Ele estava arrependido. Mas, embora Acabe estivesse arrependido, sua lealdade final para consigo mesmo e seus próprios interesses mundanos nunca mudou. Ele não se virou. Ele não puniu Jezebel. Ele não devolveu o campo de Nabote, pelo que sabemos. E o mais importante, ele não entregou sua vida a Deus. Ele apenas se sentiu mal … até que o sentimento passou.
    • Existem apenas duas opções diante de nós, quando somos confrontados com o julgamento de Deus e o chamado de Deus para o arrependimento, e de qualquer forma, precisamos morrer: podemos (1) nos apegar ao nosso orgulho e ao nosso pecado, e no final das contas morrer sob o julgamento de Deus; ou podemos (2) morrer com Cristo agora, confessando nosso pecado e encontrando nossa vida em Cristo, não mais vivendo para nós mesmos, mas para Aquele que morreu por nós. Mas de qualquer maneira, precisamos morrer.

No próximo capítulo, vemos Acabe retornar ao que era antes, provando que seu arrependimento foi superficial e de curta duração. Ele não queria deixar o velho Acabe. E no final, o sangue de Nabote foi totalmente vingado, de forma que só Deus pode fazer. Fique tranquilo: a justiça de Deus é muito pior do que qualquer coisa que você e eu possamos até desejar por nosso inimigo. Não apenas os corpos de Acabe e Jezabel foram finalmente comidos pelos cães selvagens como Elias falou, mas muito pior, eles ainda estão hoje experimentando a terrível ira de Deus por seus pecados; e até hoje, depois de milhares de anos, ainda é apenas o começo. Na ressurreição final, seus corpos também se levantarão da morte, apenas para começar uma eternidade de sofrimento corporal nas mãos de um Deus que cuida para que o sangue dos inocentes seja vingado.

Você está sofrendo com a injustiça? Então clame a Deus.

Você cometeu injustiça? Então, irmãos e irmãs, clamem a Deus. Encontrem arrependimento, misericórdia, e cura no único lugar onde podem ser encontrados, na cruz de Cristo.

Voltar ao topo
Jonathan Chase

Jonathan Chase

O pastor John Chase é Missionário de Aldergrove Canadian Reformed Church nas Igrejas Reformadas do Brasil. B.A., Western Washington University, 2012; M.Div., Canadian Reformed Theological Seminary, 2016. Serviu anteriormente como pastor da Igreja Reformada de Elora em Ontario, Canadá nos anos 2016-2020. 

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.