1 Reis 14.1-20

Leitura: 1 Reis 14.1-20
Texto: 1 Reis 14.1-20


Irmãos em nosso Senhor Jesus Cristo,

Uma das lições que nós aprendemos muitas vezes aqui no livro dos Reis é que, nas palavras de Eclesiastes 7, “o fim de uma coisa é mais importante do que o seu começo.” Como um rei termina seu reinado importa mais do que como ele começa. Salomão é um exemplo disso que já vimos. O que mais importa não é onde você começa, mas onde você acaba. Ou pra dar um outro exemplo, uma bela cerimônia de casamento não vale muito se o casamento acabar se desfazendo. Uma cerimônia de dedicação bíblica na abertura de uma nova igreja não conta muito se a igreja finalmente perde a visão do evangelho. O fim de uma coisa é mais importante do que o seu começo.

Agora, isso não significa que os começos não importam. De forma nenhuma. O início de uma coisa define a direção que ela vai, e muitas vezes, o começo já indica muito sobre como vai ser o final. Uma carreira baseada em cobiça vai se levar a um certo fim. Um casamento baseado em desejos egoístas vai se levar a um certo fim. Uma igreja fundada em orgulho ou ambição vai se levar a um certo fim. A forma como você começa já fala muito sobre o que importa para você e como você vai se conduzir. É exatamente por isso que valorizamos os começos das coisas, e colocamos muito tempo e esforço para conseguir um começo bom, saudável, e correto. Sementes que são plantadas no início, e padrões que são estabelecidos no início, mais frequentemente do que não determinam o que algo será no final. Problemas que são introduzidos no começo se tornam padrões inescapáveis ​​mais tarde. Os começos determinam um curso e uma direção que, a menos que haja alguma intervenção radical, determine o destino.

É exatamente isso que nós vemos na história de Jeroboão. Jeroboão é o primeiro rei do reino do norte, então cabe a ele definir que tipo de reino isso será. E vimos até agora que ele não deu um bom começo para Israel.

No capítulo 14, chegamos ao “final do começo”—o final do primeiro rei. A última chance de Jeroboão para virar e evitar definir um padrão para Israel que, finalmente, destruirá todo o país. O fato é, capítulo 14 só existe porque o capítulo 13 não foi suficiente para levar Jeroboão ao arrependimento. No final do capítulo 13, o texto diz:

1 Kings 13:33–34: “Depois destas coisas, Jeroboão ainda não deixou o seu mau caminho; antes, de entre o povo tornou a constituir sacerdotes para lugares altos; a quem queria, consagrava para sacerdote dos lugares altos. Isso se tornou em pecado à casa de Jeroboão, para destruí-la e extingui-la da terra.”

Jeroboão foi humilhado publicamente; Seu altar foi quebrado ao meio e arrancado na frente de todos; E a Palavra de Deus falada pelo Profeta de Judá foi confirmada pela morte do profeta que falou. Cada advertência que foi dada a Jeroboão, ele ignorou.

Então, capítulo 14:1: “Naquele tempo, adoeceu Abias, filho de Jeroboão.”

  • Deus finalmente foi atrás da vida de seu filho primogênito. Isto nos lembra da maldição contra o Egito, quando cada praga imaginável foi enviada para faraó, mas o faraó se recusou a se arrepender. Finalmente, Deus foi atrás da vida de seu filho primogênito. A extrema dureza do coração requer medidas extremas. Agora vemos o mesmo com Jeroboão.
  • Abias também era o herdeiro do trono. Então Jeroboão não estava apenas preocupado com o amor paternal (a gente espera), mas também pelo seu trono e seu legado.
    • E Deus não estava agindo aleatoriamente aqui. Deus atingiu seu herdeiro porque quando ele o fez rei, ele havia prometido uma “casa duradoura” se for obediente (1 Rs 11:38). Como Jeroboão escolheu não obedecer, é aqui que Deus o pune: com o herdeiro do reino.
    • Não sabemos a idade exata da criança. O profeta Aías usa uma palavra hebraica que geralmente indica uma criança pequena.

Então, quando Jeroboão viu que seu filho estava seriamente doente, ele decidiu enviar sua esposa para ver Aías o profeta.

Infelizmente, esta é a única vez que nós lemos sobre Jeroboão buscando um profeta de Deus. Como muitas pessoas em nossos dias, pessoas que não conhecem o Senhor e não vão à igreja, é só quando o desastre caí nas suas vidas que eles correm para o sacerdote ou o pastor que eles conheciam de um longo tempo atrás. Este é o mesmo Aías que, no capítulo 12, dissera a Jeroboão que ele se tornaria rei; E também avisou que Deus apenas lhe daria um trono duradouro se ele fosse fiel. Evidentemente, a palavra deste profeta Aías não significava nada para Jeroboam durante todo seu reinado, mas agora, como tantas pessoas, quando o desastre caiu sobre ele, então ele vai ao profeta esperando alguma palavra do Deus que ele nunca antes obedeceu.

Então Jeroboão enviou sua esposa para Aías o profeta. Mas ele mandou ela chegar disfarçada.

  • O texto não diz por que Jeroboão mandou ela disfarçar, mas provavelmente, é porque ele já sabia o que o profeta diria se a reconheceu. Ele já foi avisado pelo profeta o que aconteceria se não fosse fiel. Ele sabia perfeitamente bem que estava andando em desobediência. Então, seu objetivo era tentar obter por engano uma boa palavra do Profeta – sem chegar às questões que Deus queria falar com ele. Ele sabia que Deus não aprovou sua vida religiosa, mas ele não queria falar com o profeta sobre isso.
  • Ele manda sua esposa trazer dez pães, alguns bolos e um pote de mel. Este é um presente muito pequeno e humilde, e teria servido como parte do disfarce. Sua esposa pareceria uma mulher pobre, dando ao Profeta tudo o que ela tinha. A ideia era manipular o profeta em sentir pena dela, para que de alguma forma, ele persuadiria a Deus a salvar a vida do filho.

A ironia de tudo isso é que a esposa de Jeroboão nem precisava do disfarce, porque o profeta Aías já era cego. E, no entanto, é claro, não fazia diferença, porque o Senhor imediatamente disse a ele exatamente quem era. Versículo 5:

1 Kings 14:5–6: “Porém o Senhor disse a Aías: Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te sobre seu filho, que está doente. Assim e assim lhe falarás, porque, ao entrar, fingirá ser outra. Ouvindo Aías o ruído de seus pés, quando ela entrava pela porta, disse: Entra, mulher de Jeroboão; por que finges assim? Pois estou encarregado de te dizer duras novas.”

Jeroboão e sua esposa poderiam ter sido capazes de enganar o homem, mas não tem como enganar Deus. Ele que conhece os pensamentos dos nossos corações. Não existe disfarce, não existe pretensão, que pode persuadir a Deus que somos diferente que realmente somos. Mesmo se conseguimos enganar nós mesmos, ainda não podemos enganar Deus.

Tem uma segunda ironia também. Jeroboão pensou que ele estava enviando sua esposa para o profeta, mas, como acontece, o profeta diz a ele: “Eu fui enviado para você … com duras novas.” A doença da criança, o plano de Jeroboão, e a jornada de sua esposa, todas foram planejadas por Deus. Na realidade, é Aías que foi enviada para ele.

Então Aías disse à esposa de Jeroboão que ele foi enviado com duras novas:

Vss 7–10: “Vai e dize a Jeroboão: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Porquanto te levantei do meio do povo, e te fiz príncipe sobre o meu povo de Israel, e tirei o reino da casa de Davi, e to entreguei, e tu não foste como Davi, meu servo, que guardou os meus mandamentos e andou após mim de todo o seu coração, para fazer somente o que parecia reto aos meus olhos; antes, fizeste o mal, pior do que todos os que foram antes de ti, e fizeste outros deuses e imagens de fundição, para provocar-me à ira, e me viraste as costas; portanto, eis que trarei o mal sobre a casa de Jeroboão, e eliminarei de Jeroboão todo e qualquer do sexo masculino, tanto o escravo como o livre, e lançarei fora os descendentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que, de todo, ela se acabe.

Há um padrão claro nos versículos 7-10:

  • Observe a estrutura desses versículos: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Eu fiz isso por você, e fiz aquilo; Eu … eu … eu … eu … E, no entanto, tu … tu … tu … tu. Tu não foste como meu servo David. Tu fizeste o mal mais de que todos que vieram antes de ti. Tu foste e fizeste outros deuses. Tu me virastes as costas. E assim, portanto, Eu trarei o mal sobre a casa de Jeroboão … e eu cortarei de Jeroboão todos os homens … e eu queimarei a casa de Jeroboão para o chão.
  • O ponto é, Jeroboão não estava apenas pecando contra a justiça de Deus …Pior ainda, ele estava pecando contra a graça de Deus. Ele havia recebido toda graça, toda bênção, mas ainda a desprezou.

E Deus usa uma linguagem muito dura com Jeroboão. A tradução ARA até limpa a linguagem um pouco. Onde Deus diz, eu cortarei “todo e qualquer do sexo masculino”, literalmente, no hebraico, diz: “Eu cortarei todos aqueles que urinarem contra as paredes”. Essa é uma expressão que não apenas se refere aos masculinos em geral, mas especificamente para aqueles garotos que cresceram no palácio, em privilégio, que urinaram contra muros em vez dos arbustos que todos os outros meninos israelitas precisavam usar.

E Deus acrescentou, queimarei a casa de Jeroboão como alguém queima o esterco. Entre a urina e o esterco, o ponto é claro: a casa de Jeroboão fede diante de Deus, e é hora de mover sua casa para o tanque séptico onde ela pertence.

Aías continua: “Quem morrer a Jeroboão na cidade, os cães o comerão, e o que morrer no campo aberto, as aves do céu o comerão, porque o Senhor o disse.”

  • Temos que entender, naqueles tempos, ainda mais do que hoje, o enterro honrável era muito importante para as pessoas. A falta de um enterro honrável era uma grande desonra.
  • Então nós vemos um final extremamente desonrosa para a linha de Jeroboão.
  • Jeroboão não vai ser o único rei que acaba assim neste livro dos Reis. É um livro horrível às vezes… mas ele mostra a fealdade do pecado, e suas conseqüências desastrosas – para os indivíduos, para a igreja, e também para a nação.

E assim, o profeta diz pra a esposa de Jeroboão, no versículo 12,

“Tu, pois, dispõe-te e vai para tua casa; quando puseres os pés na cidade, o menino morrerá. Todo o Israel o pranteará e o sepultará; porque de Jeroboão só este dará entrada em sepultura, porquanto se achou nele coisa boa para com o Senhor, Deus de Israel, em casa de Jeroboão.”

Agora há algumas palavras reconfortantes sobre a criança mesma, mas a mensagem geral ainda é uma mensagem de julgamento muito sério. A morte da criança seria um sinal e um selo de maiores julgamentos por vir. O final do começo – o primeiro rei Jeroboam – seria o começo do fim de Israel. Talvez Jeroboão e sua esposa pensassem que a criança tinha recebido um mal sorte de Deus, mas na realidade, como o profeta diz a ela, a criança era a única que seria poupada. O menino seria poupado de crescer e se tornar outro homem como seu pai.

Agora, tem algumas perguntas teológicas aqui que não serão fáceis de responder. Toda indicação é que Deus salvou essa criança, mesmo que foi um filho de um incrédulo. Eu sei, é claro, que Jeroboão ainda era membro da aliança de Deus, mas ele era um membro infiel que quebrou a aliança e se afastou de Deus. Mas ainda assim, Deus mostra misericórdia para seu filho. 

Eu gostaria de dizer que é sempre assim que Deus faz. Mas nós não sabemos. Não podemos subir no trono de Deus e começar fazer julgamentos por ele. Ele salvará quem ele salvará. Existe ramos do Cristianismo que afirmam que Deus salva todas as crianças, mas a Bíblia não diz isso. A Bíblia é clara que todos nós somos concebidos e nascidos no pecado. Não podemos dizer que as crianças são inocentes, porque a Bíblia é claro que não são. E se forem, então Deus faria injustiça de fazê-las morrer, porque a morte é o salário do pecado. Se as crianças forem inocentes, então Deus cometeu uma grande injustiça matando as crianças de Canaã. 

Não irmãos, não há ser humano sequer, até mesmo uma criança, que é verdadeiramente inocente. 

Aqui na aliança de Deus, temos as promessas certas que a graça de Deus não é apenas para nós, mas também para nossos filhos. Mas fora da aliança, não podemos dar respostas fáceis. Deus teria todo o direito de condenar todos os seres humanos. Ele é Deus e nós todos somos pecadores. A única maneira que Deus revela nas escrituras para ser salvo é através de fé em de Cristo. Ele é o caminho, a verdade, e a vida, e ninguém chega ao Pai senão através dEle. Então, a Escritura não diz como Deus julgará os bebês que nunca tiveram a chance de conhecê-lo. E assim nós não podemos subir no trono dEle e decidir por Ele. Não é nosso direto dizer Nosso mandato é chamar o mundo para arrependimento e fé em Cristo. E nosso conforto nisso é que Deus é bom. Ele fará a coisa certa—melhor de que nós.

Algo mais que devo dizer antes de continuarmos: Este texto não está nos ensinando, de modo algum, que a morte de uma criança é sempre uma punição pelo pecado. A viúva de Sarepta (1 reis 17) também perdeu seu filho, e não era uma punição. No Novo Testamento, os discípulos perguntaram ao Senhor sobre um homem nascido cego, se era por causa de seu pecado ou de seus pais, e Jesus disse a eles, nenhum, mas para que as obras de Deus poderiam ser exibidas nele. Não podemos fingir de conhecer os propósitos de Deus. Mas este texto nos ensina que Deus tem sim um propósito para a morte de cada criança, e às vezes leva uma criança porque tem melhores planos para ela—planos que nós não podemos nem imaginar. Salmo 116:15 nos ensina: “Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”—e certamente então também a morte dos seus filhos.

Então, para esta criança, no meio de todo esse julgamento, há uma palavra de graça. Graça imerecida e inesperada.

Para Jeroboão e para Israel, infelizmente, a morte dessa criança é apenas o sinal e o selo de julgamentos muito piores que virão. O fim do começo é o começo do fim para Israel, mesmo com duzentos anos de antecedência. O padrão de idolatria que ele estabeleceu se tornaria o padrão que todos os outros reis seguiriam depois, e isso levaria ao fim de Israel.

O profeta diz, no versículo 14,

“O Senhor, porém, suscitará para si um rei sobre Israel, que eliminará, no seu dia, a casa de Jeroboão. Que digo eu? Há de ser já. Também o Senhor ferirá a Israel para que se agite como a cana se agita nas águas; arrancará a Israel desta boa terra que dera a seus pais e o espalhará para além do Eufrates, porquanto fez os seus postes-ídolos, provocando o Senhor à ira. Abandonará a Israel por causa dos pecados que Jeroboão cometeu e pelos que fez Israel cometer.”

Se você fosse arrancar uma cana crescendo na água, primeiro você teria que bater ela e sucidí-la para frente e para trás, para soltar as raízes da lama abaixo. É isso que Deus está dizendo que vai fazer para Israel. Ele daria um golpe em Israel, e este golpe seria apenas o início—o sinal de que Deus está arrancando Israel de vez. Ele vai começar golpeando o trono e enviando invasores ao país, e então, quando Israel estivesse totalmente desestabilizado, ele os arrancaria e os levaria para o exílio.

Esta é a resposta que Deus deu à esposa de Jeroboão para trazer de volta para ele. Então ele disse a ela, assim que seus pés entrassem na cidade, a criança morreria, e esta morte seria o começo e o selo da destruição de toda a nação.

Então, lemos, no versículo 17, “Então, a mulher de Jeroboão se levantou, foi e chegou a Tirza; chegando ela ao limiar da casa, morreu o menino.”

Há algo simplesmente incompreensível sobre isso. Quem pode descrever a agonia que ela deve ter sentido em seu coração ao voltar para casa, sabendo que sua própria presença provocaria a morte de seu filho? E isso deixa a gente se perguntando, então por que ela foi??

Por que ela ainda foi para casa?! Você quer clamar por ela, você não percebe, cada vez que Deus fala em julgamento, é uma oportunidade para ARREPENDIMENTO! Não é não? Como foi que Davi respondeu, quando Deus declarou a morte para seu filho após seu pecado com Bate-Seba? Ele rasgou suas roupas. Ele jejuou. Ele colocou pano de saco e cinzas na cabeça. Ele chorou diante de Deus a noite toda, por sete dias. Agora eu sei, isso não salvou a criança, mas Davi entendeu que nunca é tarde para o arrependimento, e você nunca sabe que graça Deus ainda pode mostrar! Não é? Em 2 Reis 20, Deus veio ao rei Ezequias em julgamento, e Ezequias chorou amargamente diante de Deus, e Deus mudou seu julgamento e acrescentou 15 anos à sua vida! Na verdade, até mesmo o ímpio e assassino rei Acabe, adorador de Baal, que fez mais mal aos olhos de Deus do que qualquer outro rei, até ele, por um tempo, se arrependeu e chorou diante de Deus, e Deus desviou seu julgamento. NUNCA é tarde para arrependimento!

Então você lê aqui o julgamento de Aías, e você não pode deixar de pensar, talvez, apenas talvez, Aías está dando à esposa de Jeroboão uma saída! Ele disse a ela: “assim que seus pés entrarem na cidade, a criança morrerá” e quem sabe se talvez Deus fez o julgamento desta forma, a fim de dar a ela uma saída, se ela se humilhar diante dEle? O que ela deveria ter feito? Claro nós não sabemos como Deus teria respondido, mas ela deveria ter confessado seus pecados e dito: “então nunca mais entrarei na cidade, para que talvez, apenas talvez, Deus tenha misericórdia do meu filho!”

Agora você pode dizer, mas que resposta radical isso seria! E você está certo, seria um preço enorme a pagar. Ela pode ter que desistir de ver seu filho novamente. Mas não vale a vida do seu filho um arrependimento radical como esse? Claro que vale.

E a sua vida, irmão? E querido visitante? A sua vida vale um arrependimento radical? Ou a vida de sua família? Ou vamos dizer, como a esposa de Jeroboão, “a saída que Deus está me dando é radical demais para mim”. Arrependimento e confissão dos meus pecados seria radical demais para mim? “Não estou disposto a confessar meus pecados aos meus filhos, meus vícios aos presbíteros, ou meus crimes à polícia, porque isso seria muito radical para mim.” “Eu não consigo seguir esse caminho do arrependimento, porque isso mudaria completamente a minha vida.” Mas irmãos e irmãs, não é exatamente esse o ponto? E não é, no grande esquema das coisas, que vale a pena?

Quantas pessoas estão no inferno agora desejando que eles tivessem a coragem de terseguido o caminho do arrependimento, um sacrifício que agora parece tão pateticamente pequeno? (OK, talvez não muitos, já que uma das características das pessoas que vão para o inferno é que nunca se arrependem, mas os irmãos entendem o ponto.) Quando Deus nos chama ao arrependimento, Ele nos chama para uma rendição incondicional, e não há preço alto demais para pagar por isso. Nada é muito radical quando o Deus justo e santo nos chama ao arrependimento.

Então, que tragédia que a esposa de Jeroboão nem sequer pensa em arrependimento! Ela nunca pede misericórdia a Deus. Ela nunca experimenta sua graça!

Então, assim que seus pés tocaram a soleira de sua casa, a criança morreu. Talvez você tenha notado comigo, Deus até deu a ela aquela graça extra, até o último segundo, não tirando a vida da criança quando ela entrou na cidade como Ele disse que faria, mas esperando até que ela chegasse à soleira da casa.

Irmãos e irmãs, infelizmente, esta é uma história sobre como abandonar o arrependimento. Jeroboão teve tantas oportunidades de se arrepender, mas ele nunca se humilhou diante de Deus. Deus demora a se irar, abundando em amor constante, tão misericordioso, tão longânimo mas, ainda assim, a natureza do pecado, à parte da graça de Deus, é apenas para se tornar mais duro e teimoso … para andar mais e mais longe da graça. E, infelizmente, as consequências são tão devastadoras, não apenas para a pessoa mesma, mas para muitas outras pessoas em sua vida – e não apenas para esta vida, mas também para a vida por vir.

Desde que Jesus Cristo pagou o preço para libertar os pecadores culpados e desde que Ele suportou a ira de Deus contra toda a raça humana, nunca, nunca é tarde demais para se arrepender, contanto que você ainda esteja vivo na terra. O Salmo 95 diz: Psa. 95:7–8: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração, como eles fizeram.”

  • Talvez seus pecados sejam como a escarlate … se ainda é hoje, há esperança de que sejam lavados mais brancos do que a neve. Talvez Deus tenha falado julgamento conta você; talvez você tenha percebido que Deus está preparando sua vida para a destruição porque é uma vida de pecado, dureza de coração e falta de vontade de se arrepender – e isso pode realmente ser verdade. Mas…até o dia final do julgamento, sempre que Deus fala em julgamento, ainda há uma oportunidade para se arrepender e implorar pela misericórdia de Deus em Jesus Cristo. Jesus Cristo suportou a ira de Deus contra os pecados de toda a raça humana quando Ele foi enforcado, quebrado, sufocado e verdadeiramente fora da esperança da misericórdia de Deus. Ele clamou: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste”, enquanto estava pendurado na cruz, porque Deus realmente O havia abandonado, para que pecadores como você e eu não pudéssemos ser abandonados por Ele, mesmo que nós passamos toda a nossa vida até agora dando as costas a ele e resistindo à sua graça.
  • Ainda é hoje? Então, nenhum arrependimento, por mais radical que seja, é caro demais. Talvez signifique, como pode significar para a esposa de Jeroboão, que você nunca mais poderá voltar para casa. Talvez signifique, como significaria para Jeroboão, que você terá que se humilhar confessando seus pecados a seus irmãos em Judá e voltar a adorar a Deus junto com eles; ou arrependendo-se de erros teológicos, como Jeroboão teria que fazer. É um custo muito alto para sua vida eterna? Na realidade, a verdade é que é um preço muito baixo. O custo real foi suportado na cruz de Cristo. Nenhum sacrifício que nós tenhamos que fazer para sair do pecado se compara com o preço que Cristo já suportou.

Mas, infelizmente, esta aqui é uma história sobre como abandonar o arrependimento. A misericórdia de Deus se estende, até o último segundo. Mas depois disso, o julgamento de Deus é inevitável. Ele fala sério sobre suas ameaças.

E assim, a lição urgente para nós é: humilhe-se diante desse Deus. Arrependa-se, se houver arrependimento que precisa acontecer, enquanto ainda não é tarde demais. Renda-se a Deus, incondicionalmente, como a esposa de Jeroboão deveria ter feito, para que Ele tenha misericórdia de você. E se você fizer isso, você se juntará à companhia de centenas de outros pecadores arrependidos e quebrantados nesta congregação – e milhões nesta terra. Não tenha vergonha de entrar na companhia deles, pois todos são culpados, assim como você. Aqui na igreja, somos uma companhia de pecadores perdoados, merecedores da ira de Deus que em vez disso receberam sua graça. Não há—ou pelos não deve haver—orgulhos em nosso meio; nem os que são justos em se mesmo. Há apenas um homem justo que vive, e Ele—Cristo—é a única esperança para todos nós pecadores.

Voltar ao topo
Jonathan Chase

Jonathan Chase

O pastor John Chase é Missionário de Aldergrove Canadian Reformed Church nas Igrejas Reformadas do Brasil. B.A., Western Washington University, 2012; M.Div., Canadian Reformed Theological Seminary, 2016. Serviu anteriormente como pastor da Igreja Reformada de Elora em Ontario, Canadá nos anos 2016-2020. 

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.