1 Reis 1

Leitura: 1 Reis 1, Filipenses 2:1-11
Texto: 1 Reis 1

Tema: Os Humildes Herdarão o Reino de Deus

Irmãos em nosso senhor Jesus Cristo,

Às vezes quando lemos as histórias antigas do Velho Testamento—histórias como esta sobre a inauguração do rei Salomão—às vezes quando lemos estas histórias, nós pensamos: “o que que isto tem haver com minha vida?” “Por que Deus colocou isto na Bíblia?” Às vezes quando nós queremos sentar e ler a Bíblia, ou fazer um devocional, nós pensamos: “vamos lá pra o Novo Testamento, que lá tem mais coisas aplicáveis a minha própria vida; Eu não sei como eu vou me beneficiar de uma história antiga como esta.”

Ao mesmo tempo nós lembramos o que Paulo disse pra Timóteo, que “toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para educação na justiça.” E é bom pra nós lembrar que quando Paulo escreveu isto, ele não estava referindo ao Novo Testamento, que ainda não foi escrita. Ele estava falando sobre o Velho Testamento.

O livro dos Reis não é apenas uma gravação de histórias antigas para os estudiosos estudar o que aconteceu no passado. Já tinha livros pra isto. Às vezes nós lemos isto no livro dos Reis, que ele fala: “se você quer aprender mais sobre aquele rei, vá para as crônicas dos reis de Judá ou de Israel.” Este livro não foi feito pra isto. Este livro foi feito pelos profetas, que queriam ensinar o plano de salvação de Deus para os homens realizada através da história de Judá e Israel. E é escrito da perspectiva de Deus. Com todos os reis, o livro fala sobre como Deus, no final das contas, avaliou o rei ou aquela geração. Na verdade, estes livros são ricos em instrução e tem muito para nos ensinar hoje em dia também.

Bom, vamos começar então entendendo o contexto desta história de 1 Reis 1.

Os primeiros versículos nos introduzem ao Rei Daví. Se você já leu 1 e 2 Samuel, que conta as histórias da vida do rei Davi, e agora você chega agora em 1 Reis 1, é até uma cena triste. O grande Rei Daví, aquele jovem que derrubou Golias; aquele piedoso que escreveu os salmos, agora nos o encontramos lá no palácio, velho, fraco, e incapaz de governar o seu reino. Está lá no quarto dele com esta jovem, preocupado só com a jovem e com a saúde dele. Este corpo forte de guerreio agora está tão fraco nem consegue se aquecer.

Foi por isso que os servos de Davi arrumaram esta jovem pra cuidar de Daví. Você já pergunta, o que será que esta jovem pensou desta ideia?—mas o texto não nos diz. Alias, estes primeiros versículos descrevem para nós uma cena da fraqueza de Daví. Ele não é mais o que era.
E ele se perdeu, não só fisicamente, mas também em sua capacidade de governar o seu reino. Aí, enquanto ele está lá no quarto preocupado com esta jovem, o reino ao redor dele está desmoronando. Os filhos dele estão fazendo alianças e planos para tomar o trono.

Então, ao começar aqui com esta cena, o livro dos Reis já introduz um tema importante para o restante do livro dos Reis, que é: o livro dos Reis é um livro que olha para frente—e não para trás. Se olharmos para trás, ficaríamos fixos no reino de Davi, mas este livro, desde o início, nos ensina: não olhem para trás. Os planos de Deus, as propostas de Deus para o Reino dele, ainda estão em frente.

Então, o filho mais velho de Daví (ou melhor dizer, ou filho mais velho que ainda vive, pois dois filhos—Amnon e Absalão—já morreram) é Adonias. E ele já está preparando as coisas pra eles ser o novo rei. Versículo 5: “Então, Adonias, filho de Hagite, se exaltou e disse: Eu reinarei. Providenciou carros, e cavaleiros, e cinquenta homens que corressem adiante dele.”

Esta versículo já nos introduz ao caráter de Adonias. O que foi que Adonias fez? Ele “se exaltou.” Isto já nos diz muito sobre ele. Embora que Deus não fala nada neste capítulo, os profetas que escreveram o livro já querem chamar nossa atenção ao caráter de Adonias. Ele é um homem que se exalta. O que foi que Jesus Cristo nos ensinou? Mat. 23:12: “Quem a si mesmo se exaltar…será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.” Adonias é aquele homem que se exalta.

Na verdade, se nós conhecemos bem os livros de 1 e 2 Samuel, este versículo deve nos lembrar sobre o irmão mais velho de Adonías, Absalão. Este versículo repete quase palavra por palavra o que foi dito em 2 Samuel sobre Absalão: 2 Sam. 15:1: “Depois disto, Absalão fez aparelhar para si um carro e cavalos e cinquenta homens que corressem adiante dele.” É claro que os profetas que escreveram este capítulo querem nos lembrar de Absalão. Como a ditada fala, “Os que não aprendam a história são condenadas a repeti-la.”

Versículo 6 também nos lembram de Absalão, onde fala que Adonias era de “aparência formosa”—igual como foi dito de Absalão.

E olhe o que mais o texto diz em versículo 6: 1 Reis 1:6: “Jamais seu pai o contrariou, dizendo: Por que procedes assim?” Agora, pensem bem irmãos. Vou falar especialmente aos pais. Aqui diz, “jamais seu pai o contrariou.” Na verdade, no hebraico é ainda mais forte: ele diz, “jamais o seu pai o desagradou.” Jamais ele o ofendeu.

Há uma lição importante pra os pais aqui. Daví nunca queria conflito com o filho dele. O que que ele teve de resultado? Conflito. Até pior. Um filho que queria derrubar o trono dele. Os pais tem que saber que confrontação com seus filhos não é opcional. Você vai ter conflito com seus filhos. O conflito vai acontecer ou quando eles ainda são pequenos em casa, e capazes de receber sua instrução boa com amor; ou vai acontecer quando eles são grandes e não mais capazes de escutar e de ser corrigidos. Mas de toda forma, conflito você vai ter. Os pais que amam seus filhos sabem que é necessário corrigir os filhos enquanto são pequenos. O filho que for criado sem a correção do seu pai, o pai não tendo coragem pra enfrentar seu filho, vai se endurecer no seu pecado igual Adonias.

Talvez Salomão escreveu da sua própria experiência quando ele escreveu em Provérbios 13 (lembrando que foi Salomão que escreveu o livro de Provérbios): Prov. 13:24: “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.” Possivelmente Salomão viu exatamente esta problema com o pai dele, Daví. Estou falando pra os pais (as mães também, sim, mas especialmente os pais como cabeça do lar): não tenha medo de enfrentar seus filhos. Você não foi chamado pra seu o amigo do seu filho. Você está sendo chamado pra ser o pai do seu filho. Um pai que nunca quer desagradar o seu filho aborrece seu filho. Está criando não só uma vergonha pra se mesmo, mas um desastre pra a igreja. Mas uma criança que é corrigida com amor pelo seu pai vai amar e respeitar seu pai ainda mais por causa disso, e será uma benção não só pra ele mas pra a igreja também.

E até bom pra nós percebermos aqui que Daví, mesmo que foi um herói da fé, não é apresentado como um pai ideal. Embora que ele teve coragem pra enfrentar Golias, ele nunca teve coragem nem vontade para disciplinar e enfrentar seus filhos. A masculinidade não é só medida pela força que alguém tem na batalha, ou a força que alguém tem no campo de trabalho, mas a masculinidade também se revela na força e coragem que um homem tem em casa, disciplinando e corrigindo seus filhos.

Na verdade, pensando mais na criação dos filhos de Daví, o próprio Absalão também revoltou contra seu pai porque? Porque seu pai não fez nada para disciplinar seu outro filho Amnon, que tinha estuprado sua meia-irmã. Este problema é antiga na família de Davi. Os problemas na família de Daví traçam suas raízes ao pai negligente.

É importante então para nós perceber a abnegação de Davi em relação a seus filhos, que teve consequências não só pra ele mesmo, mas pra a igreja e pra o reino também. O reino de Israel precisava que Davi faça alguma coisa com seus filhos.

Na verdade, é um tema maior no livro de 1-2 Samuel. Vocês lembram de um outro pai neste tempo que não disciplinava seus filhos. O sacerdote Eli, né? Não tratava seus filhos que estavam roubando os sacrifícios e cometendo imoralidade com as mulheres no tabernáculo, e de novo, o pai não teve coragem de tratá-los. E nós veremos daqui a pouco que era exatamente por isso que Deus, em nosso capítulo, permitiu que o sacerdote Abiatar fosse convencido a aliar-se com Adonias: porque Deus estava cumprindo sua palavra de levar ao fim a descendência de Eli.
Então, basta a introdução a Adonias.
——
Então diz o texto, “Então, Adonias, filho de Hagite, se exaltou e disse: Eu reinarei. Providenciou carros, e cavaleiros, e cinquenta homens que corressem adiante dele…E entendia-se ele com Joabe, filho de Zeruia, e com Abiatar, o sacerdote, que, seguindo-o, o ajudavam.”
Então estes são os homens que vão ficar do lado de Adonias. Joabe era o comandante do exército de Davi, durante todo o reinado dele, e até antes do reinado dele, quando Davi fugia do Rei Saul. Então Joabe tinha uma longa história com Davi. Agora, Joabe não era um homem bom. Embora que foi o comandante do exército de Davi, ele não era um bom homem. Ele já matou homens, com sangue frio, e só por motivos políticos. E na verdade, uma das coisas que Davi vai avisar seu filho Salomão no próximo capítulo, ele fala pra Salomão: “faça alguma coisa com Joabe. Eu não tinha capacidade de remover Joabe. Então tu, meu filho, faça alguma coisa pra tirar ele de vez.”
Agora Abiatar era o sumo-sacerdote—a maior posição religiosa em Israel. E como Joabe, ele esteve com Daví desde o início. Então Adonias não estava escolhendo homens arrivistas ou rebeldes pra apoiar sua tentativa de pegar o trono. Ele escolheu homens poderosos—o comandante do exército e o sumo sacerdote—e homens que foram ao lado de Davi por muito tempo.

Agora, no caso de Abiatar, é mais surpreendente que ele também seguia Adonias, porque era um homem justo. Por tudo que nós lemos, era um homem justo, fiel, e piedoso. Ele ficou do lado de Davi durante a rebelião de Absalão, e até Salomão reconhece em capítulo 2 que Abiatar “participou em todas as aflições do meu pai.” O único motivo que o texto nos dá de por que Abiatar se aliou com Adonias é porque Deus estava levando a fim a descendência de Davi. Então, por trás dos planos dos homens, nós vemos a ação soberana de Deus.

Agora, talvez nós até queremos desculpar Adonias por ter feito esta tentativo, por que realmente era pra Davi ter nomeado um sucessor, e ele não fez. Então, isto não foi o mesmo tipo de rebelião de Absalão. Adonias não estava derrubando Davi como rei, só se organizando pra ser o sucessor.

Ao mesmo tempo, é obvio que Adonias não estava agindo em boa fé com o pai dele. Ele nunca falou com o pai dele. E ainda mais desconfiadamente, olhe a lista das pessoas que ele não convidou pra a festa: Zadoque o sacerdote, Benaia o filho de Joiada, Natã o profeta (todos homens justos)…e também seu irmão Salomão. Ele convidou todos os irmãos dele, os filhos de Davi, menos Salomão.

Então obviamente, ele sabia que Davi tinha escolhido Salomão para ser seu sucessor. Claramente, ele estava agindo contra a vontade de seu pai Davi, e sem a benção de vários homens piedosos e fieis. E assim, e ele colocou todo o reino de Israel em risco de guerra civil.
Irmãos, percebam a natureza destrutiva da auto-exaltação. O dano que isto faz a igreja e ao reino de Deus. Isto era o objeto de Adonias, de se-exaltar, de se-glorificar, de ser o novo poderoso rei. E pra fazer isto ele tinha que dividir o povo de Deus, excluir os homens piedosos, e arrumar para se mesmo uma aliança de apoiadores de influencia.

É isso que a auto-exaltação faz. Considerem, irmãos, quantas vezes, e quão facilmente, este tipo de coisa acontece até dentro da igreja. A auto-exaltação divide a igreja. Quando queremos nos-exaltar, o que que nós fazemos? Começamos a arruma um grupo de pessoas que vão ficar de nosso lado. E o que está por trás disso? É o orgulho. É o orgulho de cada um de nós quando queremos nos exaltar.

Por trás disto também observamos um descontentamento com a providencia de Deus. Deus colocou você em alguma posição na igreja ou no lar. Deus tem um certo plano e proposta pra você. Mas a auto-exaltação diz, “eu não quero só isto. Eu quero mais. E eu vou alcançar o que eu quero, até se for à custa da paz da igreja.” Adonias colocou o Reino de Deus em risco de guerra civil. Você pensa o que o Apóstolo Tiago diz em Tiago 3:16: “Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.” É exatamente isso toda vez que nós queremos nos exaltar à custa da igreja de Cristo.
Vamos agora deixar Adonias, e caminhar agora pra o palácio, onde a próxima cena acontece.
——
Enquanto os homens tramam e planejam, Deus continua soberano. E nos versículos 11-40, nós vemos como Deus usa o trabalho fiel do profeta Natã para se opor ao plano de Adonías. Natã, como já falamos, não foi convidado para o banquete de Adonijah. Mas ele obviamente ficou sabendo do que estava acontecendo e imediatamente foi contar a Bate-Seba. Ela deve ter não sabido, ou então acreditado que não havia nada que ela pudesse fazer a respeito.

Nathan estava obviamente muito preocupado, então ele elaborou um plano para persuadir Davi a agir. Ele estava evidentemente preocupado que Davi pudesse estar muito despreocupado ou mentalmente indisposto para estar disposto a agir. Então, ele e Bate-Seba conspiraram para comparecer diante de Davi, fingindo ser duas testemunhas independentes.
Bate-Seba foi primeiro a Davi. Ela tem três coisas a dizer:

Primeiro, no versículo 17, ela o lembra da promessa que ele fez a ela, que Salomão seria rei depois dele. Ela o acusa de quebrar sua promessa, porque agora Adonias já é tão bom como um rei. No versículo 18, ela diz que “Adonias se tornou rei”, embora isso seja um exagero. Mas realmente se tornaria a verdade muito em breve se Davi não agisse.

Em segundo lugar, no versículo 20, Bate-Seba lembra Davi de sua responsabilidade. Era seu trabalho nomear um sucessor, e ela diz: “todos os olhos de todo o Israel estão sobre você!” É um alerta. “Olhe para você, Davi. Você está sentado aqui em seu quarto e, enquanto isso, o reino está desmoronando ao seu redor, e você nem mesmo sabe disso, e todos estão esperando que VOCÊ faça o seu trabalho.

Não sei se talvez algum marido aqui já ouviu um diálogo deste tipo da suas esposa. “Meu marido, age! Tá na hora! Faça sua responsabilidade!”

Uma das tarefas mais importantes de uma esposa é ajudar o marido, o que inclui chamá-lo – respeitosamente – para cumprir suas responsabilidades e ser o homem que deveria ser. Bate-Seba sabe que não pode fazer o trabalho de Davi por ele; mas, como sua esposa, ela tem um acesso especial a ele e pode exortá-lo a ser o homem que deveria ser e cumprir sua responsabilidade perante Deus.

Finalmente, no versículo 21, Bate-Seba mostra a Davi as consequências de sua inação: “se você não agir, então, quando Adonias se tornar rei, eu e meu filho Salomão serão considerados inimigos.”

Então, antes mesmo de Bate-Seba terminar de falar, Nathan chegou, bem na hora. Ele finge não saber nada sobre o pedido de Bate-Seba. A ideia é fazer David pensar que tudo está acontecendo neste minuto, para que ele aja neste minuto; caso contrário, ele continuará procrastinando e atrasando sua responsabilidade de nomear o próximo rei.

Nathan sabia, é claro, que David não sabia nada sobre o que Adonias estava fazendo. Mas ele age como David sabia, e finge que David estava organizando tudo isso pelas costas. Ele diz no versículo 24,

◦ 1 Reis 1:24: “e disse: Ó rei, meu senhor, acaso disseste: Adonias reinará depois de mim e ele é quem se assentará no meu trono?”

Em seguida, ele explica o que está acontecendo e, em seguida, no versículo 27, ele pergunta,

◦ 1 Reis 1:27: “Foi isto feito da parte do rei, meu senhor? E não fizeste saber a teu servo quem se assentaria no teu trono, depois de ti? ”

Então, agora, Davi se sente que não somente traiu Bate-Seba, mas também traiu seu amigo leal e profeta de Deus, Natã.
O plano de Nathan funcionou. Parece que David de repente se despertou.
E nos versículos 28 e seguintes, temos um vislumbre final do velho Davi – o Davi que sempre conhecemos. Ele diz no versículo 29,

◦ 1 Reis 1: 29-31: “Então, jurou o rei e disse: Tão certo como vive o Senhor, que remiu a minha alma de toda a angústia, farei no dia de hoje, como te jurei pelo Senhor, Deus de Israel, dizendo: Teu filho Salomão reinará depois de mim e se assentará no meu trono, em meu lugar.”

Ele então chamou seus servos e Zadoque, o sacerdote, Natã e Benaia, e pediu-lhes que arranjassem para que Salomão montasse em sua mula real, e então o ungisse rei e tocasse a trombeta para que todo o Israel pudesse saber sobre isso. É exatamente o que David precisava fazer. A mula real era a prova da aprovação do rei. A trombeta deixaria todo o Israel saber e pegaria Adonias de surpresa.

Então eles o fizeram. Eles saíram, a mula de Deus Davi, fizeram Salomão montá-la, e está escrito no versículo 40,

◦ 1 Reis 1: 39–40: “Zadoque, o sacerdote, tomou do tabernáculo o chifre do azeite e ungiu a Salomão; tocaram a trombeta, e todo o povo exclamou: Viva o rei Salomão! Após ele, subiu todo o povo, tocando gaitas e alegrando-se com grande alegria, de maneira que, com o seu clamor, parecia fender-se a terra.”
Bom. Agora já termina a segunda cena. Já vimos Adonias na festa dele, e vimos Natã e Bate Seba no palácio do rei; agora a cena volta para a festa de Adonias.
——
No momento em que Adonias e seus aliados ouviram o som da trombeta, a festa acabou. Jônatas, o filho de Abiatar, entrou e explicou o que estava acontecendo e, com a mesma rapidez, toda a coalizão sumiu. Todos voltaram para suas casas o mais silenciosamente possível.
Adonias reconheceu que havia ultrapassado o limite com sua ambição pessoal. Agora, pense bem na situação de Adonias. Ele poderia ter abraçado o papel de Deus por ele e servido no Reino sob Salomão, e ter recebido um grande ofício no reino de Deus, e um lugar importante entre os príncipes do país. Mas já que ele não foi contente para abraçar este papel que Deus deu, agora ele cairia em desgraça e teria que implorar por sua vida a seu irmão Salomão. Como Cristo disse, “quem vive pela espada, pela espada morrerá;” assim também “quem vive pela multidão, pela multidão também morrerá.” Aquele que vive com o propósito de ser exaltado e muito estimado entre os homens, acabará por se envergonhar entre os homens.
——
Deixe-me fazer algumas reflexões sobre este texto, então.

  1. Em primeiro lugar, lembre-se de que este é um livro que olha para o futuro. Davi foi talvez o maior rei a governar Israel. Um homem segundo o coração de Deus. E a tentação de muitos em Israel, muito parecida com a tentação de muitos hoje, é olhar para trás, para aquela “era dourado” e pensar: “se ao menos pudéssemos ter isso de novo”.

Mas este livro começa com um Davi velho e senil, um homem que nem reconhecemos mais. Não faz sentido olhar para trás e desejar os bons e velhos tempos. Davi era apenas um homem. Portanto, livro ensina o povo de Deus a olhar para frente ao que Deus ainda está fazendo e ainda vai fazer. Se nosso desejo é apenas restaurar um trono igual a de Davi, já tivemos o trono de Davi, e não permaneceu. Por que pensamos que uma segunda vez daria certo?

É uma lição importante para nós também. Embora nos encontremos hoje em um capítulo muito diferente da mesma história de redenção, a lição permanece para nós também. Não vamos encontrar o Reino de Deus em sua perfeição em nenhuma era da história humana.

Onde estamos nesta história de redenção, vimos muito mais da salvação de Deus revelada. Cristo está reinando no trono agora, tendo recebido toda autoridade sobre o céu e a terra, e está assumindo esse domínio, conforme prometeu. E ele nos chamou para viver como uma colônia do céu na terra, trabalhando para a construção de Seu reino, enquanto nos submetemos a Ele, e chamamos nossos próximos também a se submeterem a Ele.

Mas, ao fazermos esse trabalho, reconhecemos que ainda temos um longo caminho a percorrer, e o caminho para o Reino de Cristo está à nossa frente, não atrás de nós. Não vamos encontrar isso em nenhuma era da história humana.

  1. Em segundo lugar, uma das coisas que vemos claramente neste capítulo é que O Reino de Deus é estabelecido na humildade, pelos humildes, e NÃO por aqueles que se exaltam. Este capítulo já foi escrito para ensinar o povo de Deus antes de Cristo: o Messias que virá não será como Adonias, um homem que se exaltou. Não, ele será um homem como Salomão, que obedece Deus e espera que Deus o exalte.

É interessante, não sei se vocês notaram também, mas em todo este capítulo, ouvimos muito pouco de Salomão.

Agora, eu não acho que devemos ter a impressão de que Salomão estava apenas “sentado”, esperando que Deus o glorificasse. Não, ele estava ocupado no papel que Deus (através do rei Davi) tinha dado a ele.

Mas o silêncio de Salomão neste capítulo é importante. O que isso nos mostra é que Salomão, ao contrário de Adonias, não vivia para sua própria ambição. Ele não estava tentando se exaltar, como Adonias estava. Ele estava ocupado no chamado que Deus lhe havia dado. Para ele, a proximidade com Deus e a obediência a Deus era uma recompensa maior em si mesma. Honra, riqueza e poder, essas são grandes recompensas, e muitas vezes Deus as dá a seus servos; mas Salomão reconheceu que eles não são a maior recompensa; ele estava buscando uma recompensa maior: a proximidade e o favor de Deus. Ele estava fazendo o que Paulo chamou o pastor Timóteo para fazer em 2 Timóteo. 2:15: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” Para ele, isso significava ser fiel ao chamado que ele já recebia de Deus. Você pode pensar no que Salomão escreveria mais tarde, em Prov. 15:33: “O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra.”

E podemos ver que Deus finalmente abençoou sua obra e o exaltou. É assim que as coisas funcionam no reino de Deus. Este é o tipo de Reino que Deus está construindo: onde Ele é glorificado. Ele é aquele que é digno de ser exaltado; nós, na melhor das hipóteses, somos apenas servos fiéis que cumpriram nosso dever. Se ele decidir nos exaltar por isso, Ele pode fazê-lo. Mas não temos nada que nos exaltar. Poderá pensar na admoestação do Apóstolo Tiago: Tiago 4:10: “Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.” Quanta briga, quanta contenda acontece na igreja por causa de pessoas querendo se exaltar. Isto não é o Reino de Deus.

Você vê lá fora tantas igrejas que existem por um só motivo: para exaltar seus pastores e fundadores. Um homem querendo ser um bispo, querendo ser um papa, ou até chamando se mesmo de “apóstolo,” querendo ver a foto dele em cada templo dele. Querendo se exaltar.
Vamos deixar claro o que o Senhor Jesus disse: “Os humildes herdarão a terra.” Não há um indivíduo orgulhoso no céu. Não existem homens ou mulheres orgulhosas ou hipócritas no céu. O reino de Deus está reservado para pecadores que se reconhecem como tais, se humilham diante de Deus e rogam por perdão que sabem que não merecem, apenas com base no sangue de Cristo, que morreu por eles.

É Deus quem humilha os soberbos e exalta os humildes.

Então, os profetas que escreveram o livro de Reis querem no mostrar que Salomão é uma imagem (embora falhada) do tipo de Messias que viria e estabeleceria o reino de Deus. Procure um Messias que se humilha.

E vemos exatamente isto em Jesus Cristo, o exemplo perfeito desse tipo de humildade. Pense no que lemos em Filipenses 2: “pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo uma forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. ” [e aí, Paulo continua:] “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome.”
A famosa profecia de Zacarias remonta a esta cena de Salomão entrando em Jerusalém montado em um jumento e a usa para pintar um quadro do Cristo, dizendo: “Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga. ”

Quando Jesus entrou em Jerusalém (Mt 21), sentado em um jumento, o povo reconheceu o que ele estava fazendo. Eles estavam esperando por este momento.
Mas o que mais as pessoas viram? Bem, eu não sei sobre o fulano parado ali, mas os discípulos viram o mesmo homem que acabara de dizer a eles, algumas horas antes: Matt. 20: 25–28: “Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”
Os discípulos acharam isso impossível de compreender. Não era o tipo de Messias que eles esperavam, porque eles próprios não praticaram esta humildade. Eles estavam procurando glorificar a si mesmos, lutando para saber quem era o maior, e então esse é o tipo de Messias que eles procuravam.

“O Filho do homem veio para dar a sua vida em resgate de muitos.” Se Ele não tivesse se humilhado, nenhum de nós teria sido salvo.

Um dos pontos mais claros das Escrituras é que Deus odeia o orgulho. O próprio Salomão enfatizou isso em Prov. 6:16: “Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina:” – e o primeiro a chegar no topo da lista é “olhos altivos”. [olhos altivos] É abominável a Deus porque somos as últimas pessoas no mundo a se orgulhar. Somos pecadores.
Mas Cristo – a única pessoa que tinha todo o direito de se exaltar – se humilhou para salvar aqueles pecadores orgulhosos e exaltados.

Portanto, vamos agora, que confiamos Nele, ser o tipo de servos que seguem esse Messias. Como servos daquele Messias, não sigamos o exemplo de Adonias e seus amigos, mas, em vez disso, humilhemo-nos diante de Deus, esperando que Ele nos levante, no tempo adequado, como Ele quis.

Ao fazermos isso, podemos refletir sobre essa história e também nos consolar de que Deus usa o trabalho de seus humildes servos. Pense em Natã e Bate-Seba. Seu trabalho fiel, feito nas posições em que Deus os havia colocado, foi o que Deus usou para preservar seu reino da guerra civil e impedir que os homens poderosos ao redor de Adonias conseguissem o que queriam. Escolher servir a Deus, com humildade, em vez de se exaltar, não significa que você não terá importância; significa deixar Deus decidir, em seu tempo, o que você importa.

Portanto, vamos nos humilhar diante de Deus, como pecadores miseráveis ​​que não merecem nada além de vergonha e desonra por nossos pecados, e vamos seguir nosso Rei, que se humilhou em obediência a Deus, por nossa causa; lembremo-nos de que, mesmo que não tenhamos nada do que nos orgulhar, a não ser a cruz, isto já é uma grande honra. E se tudo o que temos como recompensa é a proximidade de Deus nesta vida, e sua aprovação de nosso trabalho depois, em vez da honra ou louvor de outros, isto já é uma recompensa muito melhor.

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Jonathan Chase

O pastor John Chase é Missionário de Aldergrove Canadian Reformed Church nas Igrejas Reformadas do Brasil. B.A., Western Washington University, 2012; M.Div., Canadian Reformed Theological Seminary, 2016. Serviu anteriormente como pastor da Igreja Reformada de Elora em Ontario, Canadá nos anos 2016-2020. 

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* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.