Tiago 01.01-11

Leitura: Provérbios 08
Texto: Tiago 01.01-11

Amada congregação do nosso Senhor Jesus Cristo,

Tiago, o autor desta carta, era irmão de Jesus – mas durante a vida terrena do seu irmão, ele era cético quanto Ele. E ele não foi o único na família com essa atitude – quando a família de Jesus ouviu o que ele estava fazendo, em Marcos 3.21, “saíram para o prender; porque diziam: Ele está fora de si!” E lemos em João 7 que nem seus próprios irmão creram nEle.

Mas depois da morte, ressurreição, e ascensão de Jesus, Tiago foi transformado – de ser cético e zombador a ser o presbítero da igreja em Jerusalém. A mudança que aconteceu no coração de Tiago mostra o poder do Espírito Santo nas vidas do povo de Deus.

Portanto, na introdução a esta carta, Tiago não fala sobre as suas próprias credenciais, ele não fala sobre seus próprios atributos para mostrar a sua autoridade. Ele não começa dizendo, “Tiago, o irmão do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão,” não, como se a posição dele como irmão do Senhor fosse algo que fez ele alguém especial. Em vez disso, ele ignora esses laços familiares. Ele foca no que realmente lhe deu a autoridade. Por que escutar a Tiago? Por que vale a pena ouvir a instrução de Tiago hoje? Ele nos diz em versículo um – ele se conheceu como escravo de Deus e do Senhor Jesus Cristo. Ele não pertenceu a si mesmo – ele pertenceu, de corpo e alma, na vida e na morte, ao seu fiel Salvador Jesus Cristo.

Ele cumprimenta brevemente os seus leitores, os cristãos judeus dispersos após a perseguição que havia começada em Jerusalém, “as doze tribos na dispersão.” E imediatamente ele se lança à mensagem que ele tem para eles, escrita sob a inspiração do Espírito Santo. E nesta seção de introdução, versículos dois a onze, ele entra direto no tema central da sua carta: a sabedoria.

Os cristãos judeus na dispersão foram marginalizados, excluídos da sociedade que eles conheceram. A maioria deles vivia em circunstâncias humildes. Muitos lutaram com a pobreza absoluta. Eles precisavam de ensino prático sobre como lidar com as lutas que estavam enfrentando, permanecendo fiéis ao seu Senhor e Salvador.

A carta de Tiago, na verdade, tem muito em comum com a literatura de sabedoria do Antigo Testamento, especialmente os Provérbios. Esta carta é muito prática; é muito aplicável às nossas vidas diárias – como devemos viver, como devemos falar, como devemos nos relacionar uns com os outros. Mas essas questões práticas estão intimamente ligadas à teologia. Porque a ortodoxia, a teologia baseada na revelação de Deus de Si mesmo, deve lever à ortopraxia, o resultado prático dessa teologia no nosso dia-a-dia.

A teologia é inútil se não for aplicada; toda teologia é teologia prática; o evangelho, as boas novas de Jesus Cristo, tem que ter impacto em todas as áreas da nossa vida. A fé não é apenas pensar as coisas certas, pensar sobre esses assuntos da maneira correta. A fé deve ser vivida. A teologia não é apenas algo para discutir e debater, um tipo de filosofia que existe num plano superior nalgum lugar. Se a sua teologia, se a sua compreensão de Deus, quem Ele é, o que Ele fez, o que Ele está fazendo, e o que Ele fará no futuro, se a sua teologia não afetar a sua vida, você poderia estudar Platão ou Artistóteles.

Para que a nossa teologia esteja correta, precisamos conhecer a Palavra de Deus, inclusive a carta de Tiago. Mas para que possamos usar bem essa teologia, precisamos de uma coisa: a sabedoria. Existem muitos teólogos tolos no mundo, e há muitas pessoas que amam falar de teologia que também carecem de sabedoria. Mas se quisermos ser o tipo de pessoa que Deus pretendia que os seres humanos fossem, precisamos de sabedoria. Então, quando olhamos à introdução da carte de Tiago esta noite, veremos que a sabedoria fornece o fundamento necessário para a vida cristã. De onde vem essa sabedoria? Como podemos obter a sabedoria? E o que é que essa sabedoria nos dará?

Nosso tema: A sabedoria fornece o fundamento necessário da vida cristã.

A fonte da verdadeira sabedoria.
Como receber a verdadeira sabedoria.
O resultado da verdadeira sabedoria.
A fonte da verdadeira sabedoria
Então, primeiramente, a fonte dessa sabedoria. De onde vem a sabedoria? A resposta à essa pergunta é simples: essa sabedoria vem de Deus, através de Jesus Cristo. Não vem da educação universitária, não vem de estudar livros pesados e memorizar e categorizar e experimentar. E ainda mais importante, dada a cosmovisão que nos rodeia, a sabedoria não vem de dentro de nós. Nós não procuramos dentro de nós mesmos para encontrar sabedoria, como se de alguma forma tivéssemos a chave para entendermos a nós mesmos.

Precisamos buscar essa sabedoria fora de nós mesmos, porque somos, por nossa própria natureza, tolos. E esse é o primeiro princípio de sabedoria que precisamos entender. A compreensão bíblica da sabedoria é profundamente contra-cultural. Pense em Provérbios 22.15:

“A estultícia está ligada ao coração do menino; mas a vara da correção a afugentará dele.”

Irmãos, não podemos criar a sabedoria dentro de nós mesmos. Não se trata de exercer bastante esforço, não se trata de olhar profundamente dentro de nós, não é sobre o desenvolvimento de nós mesmos. Precisamos ir para a fonte.

E quem é essa fonte? É Deus. A sabedoria é saber alinhar sua vida com a maneira que Deus criou este mundo. Em outras palavras, a sabedoria não é apenas conhecer as coisas certas, mas sim viver esse conhecimento correto, trabalhando com esse conheceminto certo. E o único lugar onde a sabedoria pode ser encontrada, verdadeiramente, é na sua fonte – o próprio Deus.

Mas como Tiago descreve o Deus que dá a sabedoria? O doador da sabedoria é Deus, “que a todos dá liberalmente e não censura.” Ele não é mesquinho com os seus dons. Ele dá generosamente. Tiago voltará a esse mesmo tema, na próxima seção, em 1.17:

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.”

Então Deus é a fonte da sabedoria, e o único Deus verdadeiro é bom. Ele não retém nada. Ele dá generosamente, sem reprovação. Ele ama dar a seus filhos o que eles precisam para viver para ele. Ele mostrou a bondade, ao enviar Seu Filho, a sabedoria personificada, para lidar com os resultados desastrosos da queda em pecado. Pela operação do seu Espírito Santo, Ele nos une a Cristo Jesus, que se tornou para nós a sabedoria de Deus, a justiça, a santificação, e a redenção (1 Coríntios 1.30). Em Cristo, através do Espírito, Deus Pai nos oferece o precioso dom da sabedoria. Esta é a obra do Deus Triúno – o Deus gracioso, o Deus generoso – Ele é a única fonte da verdadeira sabedoria.

Como receber a verdadeira sabedoria
Então, Deus é a fonte. Mas como essa sabedoria nos vem dele? A resposta para essa pergunta é supreendentemente simples, e é apenas uma palavra só. Como você pode obter a sabedoria? Peça-a! Novamente, é tão simples, mas ao mesmo tempo é tão profundo, tão totalmente contra tudo que o mundo nos diz. Estamos cercados de pessoas “espirituais” – é assim que elas se definem, o que quer que isso signifique – geralmente alguém que se descreve como “espiritual” se apega a uma miscelânea de crenças religiosas, um pouco disso, um pouco daquilo, com um pouco de misticismo acrescentado como tempero. E para pessoas assim, a obtenção de sabedoria, ou iluminação, ou o que você quiser chamar, é algo que exige muito esforço, muita pesquisa, muita exploração e escavação.

Mesmo para muitos cristãos, há uma suposição de que a sabedoria é algo difícil de alcançar – de que precisamos fazer coisas, que precisamos trabalhar para convencer Deus a nos dar a sabedoria. Mas o simples fato é, o que Tiago nos diz, claramente, sem equívoco:

“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impróspera; e ser-lhe-á concedida.”

Ele não diz, “pode ser concedida, se ele fizer as coisas certas da maneira certa,” mas “ser-lhe-á concedida.”

Somos informados sobre muitas coisas sobre oração em toda a Bíblia. Sabemos que podemos pedir a Deus muitas coisas. E ele pode dizer sim ao que pedimos, se for a Sua vontade. Podemos orar por um emprego. Podemos pedir a Deus que nos dê um marido, ou uma esposa. E Ele pode responder a essas orações positivamente. Mas Ele também pode responder negativamente, porque Ele sabe do que precisamos muito melhor do que nós. E Ele também pode atrasar uma resposta positiva à nossa oração – é como se Ele estivesse dizendo, “Isso será bom para você nalgum momento, mas não agora.”

Então, com todas essas respostas possíveis, seja, “Sim, eu vou dar para você,” ou, “Não, eu não vou dar a você,” ou, “Eu vou dar, mas mais tarde, não agora,” podemos saber que Deus ainda está nos ouvindo, que Ele ainda tem nossos melhores interesses em mente. Deus não é a gigantesca máquina de vendas no céu, mostrando as coisas que queremos se tivermos o tipo certo de fé na quantidade certa.

Mas uma resposta à oração é garantida na Bíblia, e essa é a promessa de Deus, dada aqui em Tiago 1.5. Peça sabedoria e ela será dada a você. Mas… e é aqui que as pessoas às vezes se deparam com dificuldades… nos versos 6 e 7 nós lemos como temos que pedir. Precisamos pedir com fé, sem duvidar, porque se duvidarmos, não devemos imaginar que Deus nos dará qualquer coisa, porque temos “ânimo dobre,” inconstantes em todos os nossos caminhos.

Tiago não está dizendo aqui que, se minha fé for forte o suficiente, eu certamente desfrutarei de sucesso nesta vida, que não terei que lutar contra a pobreza, doenças, ou problemas de relacionamento, ou qualquer coisa assim, se eu puder desenvolver uma forte fé dentro de mim. Se Tiago quis dizer que qualquer um que tenha dúvidas nesta vida, qualquer um que tenha lutas com uma falta de fé, não pode receber nada de Deus, então nenhum de nós receberá nada de Deus, nunca! Porque estamos todos manchados por pecado. E isso significa que todos nós duvidamos. Significa que, para todos nós, nossa fé nunca é o que deveria ser. Não devemos imaginar que esse fato nos torna incrédulos, ou indignos de receber qualquer coisa de Deus.

Todos nós lutamos. Mas nessa luta, precisamos ser como o pai do menino possesso de um espírito mudo, em Marcos 9. Jesus diz ao homem, “Tudo é possível ao que crê.” E o pai responde: “Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!” Lutas em nossa vida de fé não são barreiras para receber a boa dádiva de Deus, incluindo o dom da sabedoria. A própria luta em si, o fato de estarmos lutando, é um sinal da obra do Espírito Santo dentro de nós. Se estamos lutando, se não desistimos, se continuarmos lutando, isso significa que estamos no caminho certo.

Mas o que Tiago está dizendo é isto: não pense que você receberá qualquer coisa de Deus, que você receberá sabedoria dEle, se você não estiver disposto a deixar o mundo e se apegar a Cristo, se você não quiser deixar tudo o que o mundo tem a oferecer para ser Seu discípulo. Isto não é uma questão de dúvida intelectual. Não tem a ver com questões que surgem dentro de todos nós de vez em quando, lutas que temos, sentimentos e pensamentos fugazes de descrença e questionamentos que surgem mesmo que não os queiram. Tem a ver com lealdade; tem a ver com a resposta a esta pergunta: “De que lado você está?” Quando Tiago foi transformado em escravo de Cristo, depois de ter sido um cético, recebeu a sabedoria. Para que possamos crescer em sabedoria, devemos ser os mesmos: escravos do Senhor Jesus Cristo.

Portanto, há uma exortação para nós aqui também, meus irmãos. Como podemos obter sabedoria? Nós a obtemos de pedir a Deus, e nós conseguimos indo a Ele em fé. Fé significa confiança. Significa confiança na Palavra de Deus sobre quem Ele é, e significa compromisso com o Deus em quem confiamos. O chamado é a uma dedicação sincera e completa a Deus; não pensando que podemos obter o que queremos dEle, como se a vida cristã fosse uma questão de “receber coisas,” tendo nossas necessidades e desejos realizados. Isso é apenas egoísmo e é o oposto do que é a vida cristã.

Se você não está comprometido com Cristo, se você não está dedicado a Ele, você não pode ser estável. Você será como uma onda, jogada para lá e para cá ao vento, indo para um lado e para outro, não indo na única direção em que você deve estar se movendo. A mensagem é esta: Confie em Deus, confie em Seu caráter, que Ele é quem Ele diz, e viva dessa confiança, dedique-se a viver dessa confiança. Faça isso e você vai querer sabedoria. Você precisa disso, todo mundo precisa disso. Mas você desejará a verdadeira sabedoria, não a sabedoria do mundo. E se você quiser, peça a Deus, e Ele dará a você, e abundantemente.

Agora, também precisamos orar, “Dá-nos hoje nosso pão de cada dia.” E Deus responde a essa oração, felizmente. Mas Ele não faz isso jogando pães do céu. Temos que trabalhar para nosso pão de cada dia – é o meio que Deus usa para nos dar as coisas que precisamos para sobreviver. Mas peça sabedoria e Deus lhe dará o desejo e a capacidade de crescer em sabedoria. Ele usará os meios – os meios da graça, como nós os chamamos – a pregação da Palavra, a leitura da Palavra, os sacramentos. Ele usará nossa vida de oração, nossa vida devocional. Ele usará nossos relacionamentos com outros crentes. Mas Ele nos dará sabedoria. Podemos contar com isso!

O resultado da verdadeira sabedoria
Então, agora sabemos que a fonte da sabedoria é Deus, e sabemos que obtemos sabedoria, pedindo em fé. Mas o que fazemos com isso? Esse é nosso último ponto, e podemos ver a resposta a esta pergunta nos versículos que cercam a parte central desta passagem. Tiago começa dizendo a seus leitores que considerem toda a alegria quando as provações vierem. Essas provações, essas lutas, são testes que provam o valor de sua fé. Essa provação produz firmeza, e firmeza leva à maturidade. Não se trata de perfeição como na ausência de pecado – isso não virá até que o povo de Deus entre na glória; mas tem a ver com crescimento, desenvolvimento, um avanço na vida cristã.

Assim, a sabedoria traz compreensão – compreensão de provações e dificuldades nesta vida e a aceitação dessas provações. Mas não se trata de passivamente esperar até que as provações passem, sendo estóico e não reclamando. Significa ficar firme, se manter firme e confiante diante das provações. Trata-se de regozijar-se mesmo em tempos de sofrimento – não buscando sofrimento ou procurando problemas, mas experimentando a alegria de pertencer a Cristo mesmo nos momentos difíceis, que certamente virão. Somente com a sabedoria que vem de Deus podemos entender o propósito das situações que enfrentamos.

Isso significa que Deus revelará Seus propósitos para nós em todas as circunstâncias individuais? Não – talvez nunca conheceremos a verdadeira razão por trás de cada problema ou luta que experimentamos nesta vida; mas com a sabedoria de Deus, podemos entender que tudo o que enfrentamos tem um propósito, um significado mais profundo. E podemos nos alegrar, mesmo no meio de sofrimento. Porque conhecemos o Deus que dá a sabedoria e confiamos nEle, podemos nos alegrar nEle e nas lutas que Ele coloca em nosso caminho. Isso requer sabedoria, e essa sabedoria só pode vir de Deus. Então, se você está lutando, se você está sofrendo, de qualquer maneira, busque essa sabedoria de Deus, porque somente com essa sabedoria você será capaz de “ter por motivo de toda alegria o passar por várias provações.”

E os versículos nove a onze nos mostram que a sabedoria também nos dá a perspectiva correta sobre a riqueza e a pobreza, a abundância e a necessidade, posses ou falta de posses, e como devemos nos relacionar com eles. Somente com a sabedoria dada por Deus pode o irmão humilde, a pessoa de meios humildes, se regozijar. Porque a pessoa que luta para sobreviver, a pessoa que não ganha muito no trabalho, a pessoa que não tem uma poupança, ou tem que contar com o apoio dos diáconos, só pode entender a sua situação com essa sabedoria. Em vez de olhar com ciúmes para o rico e tudo o que ele tem, em vez de cobiçar a riqueza dos ricos, o irmão humilde pode ficar firme em suas circunstâncias, e pode se alegrar neles, gloriando-se na sua dignidade.

Não se trata apenas de esperar por um dia melhor, quando esta vida acabar. Tem a ver com a exaltação agora e aqui. O apóstolo Paulo diz isso em Colossenses 3.1-2:

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.”

Você foi ressuscitado com Cristo – isso é exaltação! Quando estávamos mortos em nossos delitos, Deus nos vivificou junto com Cristo, nos ressuscitou com Ele, e nos assentou com Ele nos lugares celestiais em Cristo Jesus (Efésios 2). Isso é exaltação! A sabedoria permite que o pobre homem saiba como Deus o exaltou, mas o que ele seja esquecido pelos ricos do mundo.

Mas o homem rico também precisa de sabedoria. Ele precisa de sabedoria para se relacionar corretamente com suas posses, com as boas dádivas que Deus lhe deu. O homem rico tem a inclinação de se orgulhar de sua exaltação nesta vida, em seu status, em suas coisas, em como os outros ficam tão impressionados com ele e as coisas que ele tem.

Mas o irmão rico precisa gloriar-se de sua insignificância. Ele precisa perceber sua posição também, da maneira oposta do pobre. Ele precisa se identificar com Cristo, que se humilhou, que se entregou a si mesmo, que sofreu. Ele precisa se humilhar da mesma maneira, percebendo que a posição dele diante de Deus é exatamente a mesma que a do homem pobre – suas riquezas não vão ganhar nada na eternidade. Tudo vai desaparecer, e o homem rico, exatamente como o homem pobre, vai morrer.

Tudo isso tem a ver com a perspectiva correta. E ter essa perspectiva requer sabedoria – sabedoria dada por Deus. Só vem dEle, so vem quando a buscamos dEle, na fé, confiando que Ele é quem Ele diz que é, e que Ele cumprirá as suas promessas.

Essa é a base da vida cristã. É sobre confiança em Deus. É sobre fé – a fé ativa, obediente e humilde, a fé na qual Tiago continuará a se concentrar no resto desta carta. Tudo vem dEle, e para recebê-lo, para que realmente entendamos o sentido da vida e nos regozijemos em todas as circunstâncias da vida, precisamos confiar nEle. Ele provou o Seu amor, a Sua fidelidade, a Sua bondade, e Ele fez isso da maneira mais surpreendente quando enviou Seu Filho ao mundo para tornar tudo isso possível.

Então: Você não tem sabedoria? Procure – e procure no lugar certo. E busque a sabedoria com fé, sabendo que o nosso Deus é bom. Confie que Ele lhe dará tudo o que você precisa, e mais. E use essa sabedoria para a Sua glória. Use a sabedoria para edificar seus irmãos na fé. Peça sabedoria, e Deus a dará a você, para que você possa usá-la para deixar que o amor, o poder e a glória de Cristo brilhem em sua vida, em tudo que você faz.

Amém.

Voltar ao topo

Jim Witteveen

Pr. Jim Witteveen é ministro da Palavra servindo como missionário da Igreja Reformada em Aldergrove (Canadá) em cooperação com as Igrejas Reformadas do Brasil. Atualmente é diretor e professor no Instituto João Calvino.

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.