Mateus 24:36-44

Leitura: Mateus 24:01-35
Texto: Mateus 24:36-44

Amados irmãos no Senhor Jesus Cristo,

Nós estamos vivendo em um mundo corrompido. A injustiça e a maldade estão em todas as partes. E no meio deste mundo, estamos nós os crentes. Sofrendo por causa do pecado. Nós temos que lutar constantemente contra esse mal. Em todas as épocas os crentes sofreram perseguições de maneiras diferentes. As forças de Satanás estão tentando destruir os filhos de Deus. Satanás tenta fazer com que os crentes não esperem por seu Senhor e Salvador. Ele se empenha com seus demônios para fazer desviar os cristãos do caminho do Senhor Jesus Cristo. Satanás tenta fazer com que os crentes não se preparem para a volta de Cristo. O dia da volta de Cristo é o dia mais esperado pelos crentes. É o dia de maior alegria para nós.

Lutero costumava falar desse assunto como “o querido último dia” e Calvino como “o dia da nossa salvação”. Pois, naquele dia, toda injustiça será punida definitivamente e os fiéis serão justificados publicamente.

Cristo “se manifestará Juiz sobre vivos e mortos”. A Bíblia ensina claramente que Deus Lhe concedeu o direito ou a autoridade de julgar e Ele foi constituído Juiz (Jo 5.22,27; At 10.42). E Paulo falou aos filósofos de Atenas que Deus “estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (At 17.31). Cristo virá e purificará este velho mundo. Então, os fiéis viverão para sempre com Deus.

Meus irmãos, quando Cristo voltará? Quando será o juízo final? Irmãos, aquele dia ninguém sabe! Nenhuma criatura sabe o dia da volta de Cristo. O próprio Senhor Jesus Cristo afirmou isso. Na história da igreja cristã, houve pessoas que disseram quando Cristo voltaria. Eles marcaram o ano, mês, dia e até a cidade onde Cristo deveria chegar foi indicado. Por causa disso houve uma grande euforia. Muitas pessoas com medo da volta de Cristo correram para aquela cidade, onde supostamente “Cristo deveria voltar”. Havia muito desespero por partes das pessoas. Muitas pessoas se fizeram “crentes” por causa da ocasião. Porque muitos pensaram que Cristo levaria aqueles que estivessem naquela cidade. Levaria aqueles que dissessem que eram crentes. E quando na data marcada, Cristo não veio, o que aconteceu? O que aconteceu com aqueles que correram para escapar do juízo vindouro? Com aqueles que se tornaram crente por causa da ocasião? Aconteceu o seguinte: quando a falsa profecia não se cumpriu, as pessoas deixaram à igreja. Voltaram a viver no pecado. Eles voltaram ao seu próprio vômito. Só estavam ali porque estavam com medo do dia de Cristo. O dia em que Cristo vai julgar e condenar os descrentes. Como Cristo não veio o medo deles passou. Um triste engano!

Ninguém sabe o dia da volta de Cristo. Nenhuma criatura da face da terra. Nem mesmos os apóstolos e profetas. Isso mostra como somos limitados. Nossa mente é pecaminosa e fútil. Estamos cheios de pecado. Nós não sabemos o dia da volta de Cristo, porque Deus não nos revelou. Os anjos são seres celestiais que habitam nos céus. Que vivem na presença de Deus. Que têm uma íntima relação com Deus. Mas mesmo a eles Deus não revelou. Nem mesmo Jesus, quando estava aqui na terra, sabia. Por que não sabemos? Porque aquele dia pertence ao Senhor. Como diz Deuteronômio 29.29: “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem”.

O dia da volta de Cristo pertence a Deus. Só a Ele. Ele é o único detentor desse segredo. Porque foi Ele próprio que determinou o dia da volta do Filho do Homem. Ele em sua muitíssima sabedoria determinou o dia. Ninguém sabe o dia. Por isso sigam o que Jesus ensinou em Mateus 24.4,5: “Vede que ninguém vos engane. Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos” e também no verso 11: “Levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos”. Jesus mesmo está dizendo para termos cuidado dos falsos ensinos. Pessoas surgirão dizendo que vem de Cristo. Mas, que na verdade são falsos profetas. Servidores de Satanás. Como diz Mateus 24.23-26: “Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: ei-lo ali! Não acrediteis; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. Vede que vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto!, não saiais. Ou: ei-lo no interior da casa!, não acrediteis”.

Jesus adverte para que ninguém nos engane. Aquele dia não pertence a homem algum. Pertence exclusivamente ao Pai. Quem prega um evangelho que vai além da palavra de Deus, que seja anátema, ou seja, maldito. É isso o que a palavra de Deus fala. Aprouve a Deus não nos revelar o dia da volta de Cristo.

Meus irmãos é vantagem ou desvantagem não sabermos o dia da volta de Cristo? É vantagem não sabermos o dia da volta de Cristo. Pois foi justamente pela incerteza sabre a data da volta de Cristo que a igreja, no decorrer dos séculos, tem sido estimulada a combater o pecado e a viver de tal maneira que, a cada momento, possa aguardar seu Senhor.

E, é exatamente isso que Jesus está nos ensinando. Ele nos ensina a vigiar. Porque não sabemos quando será o dia da volta de Cristo. “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço” (Lc 21.34). Cristo virá como um relâmpago que sai do oriente e se mostra até no ocidente (Mt 24.27). Quem não estiver preparado, ficará. Aquele que espera por Cristo e estiver preparado, será levado. Viverá com Deus na nova Jerusalém. Deus nos ensina através da sua palavra, que devemos viver confiando e fazendo sua vontade. Esperando a volta do Salvador. Nós somos instruídos a perseverar em Cristo.

Jesus nos adverte a não vivermos como as pessoas nos dias de Noé, antes do dilúvio. O que há de errado com o modo de viver daquelas pessoas? O que há de errado em comer e beber, casar e se dar em casamento? NÃO HÁ NADA DE ERRADO COM O QUE AQUELAS PESSOAS ESTÃO FAZENDO. Isso mesmo, não há nada de errado. Porque nós fazemos o mesmo. Nós comemos e bebemos. Se não fizermos isso iremos morrer de fome e de sede. E o que há de errado em se casar? Nada! Ou em dar uma filha em casamento? Também nada! Então, porque Jesus nos exorta a não vivermos como aquelas pessoas da época de Noé? O motivo é o caráter repentino da volta de Cristo. Quando Noé recebeu a ordem de Deus para construir a arca, ele não pensou duas vezes em construir a arca. Na 2 Pedro 2.5 diz que Noé é o pregador da justiça, ou seja, enquanto construía a arca, ele advertia o povo. Ele pregou ao povo do perigo que estava para vir repentinamente. Mas eles se recusaram a levar a sério o que Noé fazia e pregava. Viviam despreocupadamente. Levando a vida “como sempre”, comendo e bebendo, casando e dando-se em casamento. Eles só se preocupavam com as coisas deste mundo. E não davam à mínima importância as coisas espirituais. Não há nada de errado em comer e beber, casar e dar-se em casamento. O que não pode é quando essas coisas materiais tomam o lugar de Deus e se tornam um laço para o nosso coração. Então, quilo que deveria ser uma bênção na vida do homem se torna em armadilha. A bênção se torna em maldição.

E se não tomarmos cuidado vamos nos tornar iguais àquelas pessoas no tempo de Noé. Que não recobraram seus sentidos em tempo do grande dilúvio. Não conseguiram compreender sua perigosa situação até que foi tarde demais. Em que o dilúvio matou a todos. A vinda de Cristo será repentina. Ninguém sabe o dia nem a hora. Por isso vigiai! Porque o dia em que nosso Senhor vem, não sabemos. Não fazemos a menor idéia quando será. Por isso, fiquem atentos. Fiquem preparados para a volta de Cristo. Deus não nos revelou o dia da volta de Cristo para sermos crentes vigilantes. Crentes que vivem o presente, esperando o futuro. Viver agora para Cristo e, no futuro desfrutar das bênçãos de Cristo.

Por isso, a importância de vigiar. Não estou falando de você passar a noite em claro olhando para o céu, para ver se Cristo já vem. Não! Estou falando de você entregar sua vida a Cristo. Viva para ele com todo o seu ser. Em tudo o que fazermos Cristo deve ser o centro de nossa vida. No nosso texto Jesus dar dois exemplos interessantes. O primeiro diz que dois homens estarão no campo trabalhando. Fazendo a mesma coisa. Um será tomado e deixado o outro. Duas mulheres estarão moendo grãos no moinho. Estão fazendo à mesma coisa. Uma será tomada e deixada à outra. Mas, por que isso acontece? O motivo é porque as pessoas que são levadas, elas são crentes. Eles contavam com a volta de Cristo. Eles viviam para Cristo. Se prepararam para a volta de seu Salvador. E por isso foram levados para a nova Jerusalém Celestial. O segundo exemplo fala de um pai de família que fica sabendo que um ladrão vai tentar rouba-lo em uma determinada hora. Qual pai de família não vigiaria para não ser assaltado? Mas por que este outro exemplo? Porque o dia de Cristo vem como um ladrão que vem a noite (1 Ts 5.2). Quando um ladrão pensa em roubar, ele não vai avisar a vitima qual será o dia e a hora que vai chegar. Ele vem quando as pessoas menos esperam. Assim será o dia da volta de Cristo. Quando ninguém menos esperar, Ele voltará. Voltará sobre as nuvens com poder e glória.

O dia de Cristo vem como um ladrão. Ninguém sabe o dia em que um ladrão pode assaltar uma pessoa e nem a hora. Por isso Jesus está ensinando a não sermos como as pessoas do tempo de Noé. Pessoas descrentes. Que não confiavam no Senhor. Viviam para seus próprios prazeres. Não se importavam com as coisas espirituais. Porque eles não pensavam no futuro. Não contavam com a volta de Cristo. E eles diziam: “comamos e bebamos que amanhã morreremos”. Eles não acreditam que Deus iria castigar-los. Por isso não viviam vigilantes. E o resultado nós sabemos. Todos morreram porque não creram no Senhor. Foram para o inferno. Esse o destino de todos aqueles que desprezam o dia Cristo. Que não se convertem ao Senhor. Que não vivem para Deus. Que se apegam aos prazeres deste mundo. Que buscam seu consolo na riqueza e outros bens materiais. Que não levam uma vida de santificação. Uma vida de comunhão com o Senhor. Por isso Cristo nos adverte seriamente. Vigiai, porque o meu dia vem como um ladrão. Ninguém sabe o dia nem à hora.

Cristo levará todos aqueles que estiverem contando com a sua volta. Porque para o cristão o dia de Cristo é o HOJE e não o amanhã. O dia de amanhã é o dia do diabo. Ninguém sabe o que vai acontecer na sua vida amanhã. Mas, o dia de hoje é o dia de Cristo. Ninguém deve deixar para só se preparar amanhã. Porque Cristo pode voltar a qualquer momento. Por isso devemos estar prontos, preparados para servir a Cristo hoje. Porque todo dia é o dia da volta de Cristo para o cristão. Por isso a necessidade de vigiarmos constantemente em nossas vidas. Pois o dia e a hora ninguém sabe. Lute constantemente contra o pecado e o diabo. Estejam prontos para se encontrar com Cristo e viver com ele para sempre.

Amém.

Voltar ao topo

Alexandrino Moura

É formado pelo Centro de Estudos Teológicos das Igrejas Reformadas do Brasil. Serve à Igreja Reformada do Grande Recife (PE) como Ministro da Palavra e dos Sacramentos.

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.