Marcos 02.13-17

Leitura: Marcos 02.13-17
Texto: Marcos 02.13-17

Amada Congregação do Nosso Senhor Jesus Cristo:

Se você estivesse fundando uma organização, ou se você fosse alguém com uma causa para promover, e quisesse iniciar um movimento, que tipo de pessoa você gostaria de ter ao seu lado? Os primeiros passos são muito importantes quando você está começando algo novo. Você quer ter o tipo certo de pessoa trabalhando com você, representando você, alcançando os outros com sua mensagem, apresentando o tipo certo de imagem, se quiser ter sucesso. Se você quisesse expandir seus negócios, não gravitaria em direção ao cara que gosta de discutir e brigar com outras pessoas, e pensar: “Aqui está o candidato ideal para este trabalho!” Quer alguém amigável, alguém com as credenciais certas, alguém que seria atraente para os outros.

Em suma, você quereria alguém que não fosse alguém como Levi, o filho de Alfeu.

Levi, também conhecido como Mateus, o homem que escreveria o relato do evangelho que leva seu nome, era cobrador de impostos. Todos nós sabemos o que pensamos sobre os coletores de impostos hoje. Apenas duas coisas são certas na vida – a morte e os impostos – e geralmente não estamos muito impressionados com nenhuma dessas duas certezas.

E isso é no Brasil no século 21. Podemos reclamar sobre nossos impostos e como nosso governo gasta nosso dinheiro de impostos. Podemos trabalhar e orar por um sistema que tenha pelo menos alguma semelhança aos princípios bíblicos. Mas mesmo considerando as injustiças que podemos ver em nosso país quando se trata de impostos, nossas questões não se apegam ao sistema de tributação que estava em vigor quando Levi, o filho de Alfeu, estava fazendo a coleta.

Levi era judeu, israelita. Ele viveu numa nação que foi ocupada por um império estrangeiro imensamente poderoso. Numa nação chamada a permanecer distinta das nações ao seu redor, uma nação que Deus havia chamado para se separar, Levi se aliou ao inimigo. Ele havia se tornado cobrador de impostos, trabalhando no serviço das autoridades romanas, recolhendo dinheiro de seus irmãos da aliança e entregando-o ao inimigo. Então a primeira coisa que precisamos notar sobre Levi foi que ele era traidor, ou pelo menos é assim que seus companheiros judeus o teriam visto.

Então, aquele homem sentado na barraca de coletores de impostos perto do mar da Galiléia era visto como o traidor que não podia evitar. Mas ele não era apenas um traidor; ele teve que pagar a seus mestres romanos uma certa quantia a cada ano. Tudo o que ele recebeu acima dessa soma foi destinado a seu bolso. A taxa não estava fixada numa determinada porcentagem previsível, de modo que, no mínimo, você saberia o que esperar quando fosse pagar suas taxas. O coletor de impostos cobrava qualquer coisa que o mercado pudesse suportar.

Então, Levi não foi visto apenas como traidor, ele também foi visto como ladrão e extorsionário, alguém ficando rico roubando empresários pobres que só queriam transportar suas mercadorias de uma área para outra. E até mais, nem mesmo uma geração antes, não haveria nem um pedágio para pagar no lugar onde Levi estava coletando. Muitas pessoas teriam se lembrado dos dias de Herodes, o Grande, quando as cabines de pedágio não existiam, porque toda a área era uma só província, sem fronteiras internas. Mas quando Herodes, o Grande, morreu, o reino foi dividido entre três de seus filhos. Uma província tornou-se três províncias, o que significava fronteiras e impostos, onde menos de quarenta anos atrás não havia nenhuma.

Então: Levi era traidor, ladrão, extorsionário, alguém cuja própria presença teria servido para lembrar os judeus de sua condição de súditos do Império Romano, política, econômica e espiritualmente. Para simplificar, homens como Levi não teriam muitos amigos fora de sua própria esfera social. Talvez ele tivesse se tornado coletor de impostos por causa do dinheiro que poderia ganhar. Por outro lado, ele poderia ter sido um homem que teve dificuldade em encontrar trabalho em outra posição, e esse trabalho era o único meio de ganhar dinheiro disponível para ele. Mas, independente do que o motivou a entrar na arrecadação de impostos, este não era o tipo de homem que instantaneamente viria à nossa mente se estivéssemos procurando de alguém para nos ajudar a ganhar amigos e influenciar pessoas.

Mas se há uma coisa que o leitor das Escrituras espera, é esperar o inesperado. Porque na história do chamado de Levi, o Senhor Jesus continua a derrubar as suposições. Ele continua trabalhando de maneiras que chocam as pessoas ao seu redor. E Ele continuou fazendo essas coisas, não porque queria apenas perturbar as coisas simplesmente para perturbá-las, mas para revelar uma verdade muito importante sobre quem é Deus e quais são seus propósitos.

Jesus está pregando ao lado do mar da Galiléia. As multidões estavam ao redor dele, e enquanto caminhava na praia, havia provavelmente um grande número de pessoas seguindo-o. E com todas aquelas pessoas acompanhando ele – não num canto em algum lugar, nem em segredo, mas publicamente, abertamente – Jesus se aproxima de Levi, o coletor de impostos, que está sentado em sua barraca, fazendo seu trabalho.

Agora pense na história que precede essa – Jesus perdoou os pecados do paralítico e declarou-se ser o Filho do Homem, aquela figura messiânica que o profeta Daniel tinha visto em suas visões noturnas, a figura que os judeus esperavam chegar no fim dos tempos para fazer tudo certo, para trazer Israel de volta ao seu devido lugar no mundo, para restaurar todas as coisas. A notícia deve ter sido contada sobre esta declaração – muitas das pessoas que estavam com Jesus podem já ter começado a desenvolver idéias sobre o que Jesus estaria fazendo, trazendo o Reino de Deus em sua plenitude.

Assim como Jesus se aproximou deste publicano, não é difícil imaginar que muitas das pessoas que estavam seguindo teriam expectativas sobre o que ele diria a ele, ou o que ele faria. Talvez Ele vai repreender o publicano por se aliar aos gentios contra o povo de Deus. Talvez Ele vai admoestar o publicano por seus pecados contra o sexto mandamento, por seu roubo, por sua extorsão. Talvez esse fosse o primeiro passo para expulsar os romanos da Palestina de uma vez por todas, devolvendo a Terra Prometida aos seus legítimos donos, os filhos de Abraão, os filhos da promessa.

Mas se é isso que as pessoas que estavam seguindo a Jesus estavam esperando, elas ficariam decepcionadas. “Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletora e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu” (2.14).

Não há palavra de repreensão. Não há denúncia pública da política corrupta que levou à posição e ao trabalho de Levi em primeiro lugar. Não há declaração de culpa, nenhuma sentença proclamada, nenhum julgamento emitido. “Segue-me,” diz Jesus. E nada mais.

E Levi o segue. Ele se levanta, deixa a coletoria e suas tarefas, enquanto ele está no meio de um turno de trabalho, não menos, e ele segue a Jesus. Sua resposta ao chamado é ainda mais supreendente do que a resposta dos pescadores que deixam seus barcos, redes e trabalhadores para seguir a Jesus; pelo menos eles teriam a oportunidade de pescar quando tivessem a oportunidade, e podemos ver mais adiante nos evangelhos que foi isso que aconteceu. Para Levi, deixar seu posto significava despedir-se de um emprego, despedir-se de uma boa renda e, talvez, até se tornar inimigo de seus antigos empregadores, que não ficariam muito impressionados com um de seus empregados abandonando um posto que trouxe uma renda importante para os cofres romanos.

E do chamado de Jesus e da resposta de Levi, o evangelista Marcos nos leva diretamente para outra cena. Somos levados para a casa de Levi, onde Jesus e seus discípulos estão desfrutando uma refeição – não apenas com um publicano, mas com um grupo deles. E não apenas com um grupo de publicanos, mas com um grupo ainda mais amplo – um grupo conhecido como “publicanos e pecadores.”

Estes eram os párias da sociedade judaica. Esses “pecadores” não são apenas pessoas que quebraram a interpretação da Lei dos fariseus; elas não eram pessoas que eram de outra maneira justas, mas que não aceitavam cada sub-ponto das tradições dos escribas que haviam sido desenvolvidos para interpretar a lei. Estas eram pessoas que tinham escolhido viver fora da Lei, para ignorar as santas exigências de Deus. Elas eram os resíduos da sociedade, e ninguém que quisesse levar uma vida santa jamais desenvolveria um relacionamento com uma pessoa assim, quanto mais comer com elas. Porque comer com alguém, compartilhar uma refeição com alguém, era uma das mais profundas expressões de comunhão na sociedade judaica.

E o povo com quem Jesus e seus discípulos estavam comendo não pode ter tido lepra, mas eram tão impuros quanto o leproso que Jesus havia purificado. Lembre-se: a impureza espalha. Comer com os imundos, comer com aqueles que foram poluídos por seus estilos de vida pecaminosos, também os tornaria impuros.

Então não é de admirar que houve vozes levantadas em protesto contra as ações de Jesus aqui. Ele não apenas chamou esse Levi, o publicano, para segui-lo, não apenas havia muitos publicanos e pecadores seguindo Ele, mas eis esse homem, reivindicando o título de “Filho do Homem,” sentando-se para comer, para desfrutar comunhão íntima e pessoal, com eles. Não é de admirar que as pessoas ficassem chocadas.

E não é de admirar que os escribas que pertenciam ao partido dos fariseus ficaram chocados. Os fariseus não queriam mais do que a santidade do povo de Deus. Eles queriam que Israel fosse santo, porque queriam que Deus abençoasse Israel. Eles queriam que Israel fosse pura, porque sabiam que ela havia sido chamada para ser pura, e eles sabiam que a presença do opressor romano em sua nação foi o resultado de sua impureza. E Jesus não estava fazendo nenhuma dessas coisas em segredo. Os fariseus estavam olhando para Ele e seus discípulos perguntando: Por que Ele está fazendo isso?

E Jesus ouviu sobre essas perguntas, e Ele ficou pronto para responder. Ele explicou que não são aqueles que estão saudáveis que precisam de um médico – mas aqueles que estão doentes.

Ele é o grande médico. É Ele que cumpriu as palavras do Salmo 103.2-5:

“Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia; quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.”

Esses publicanos e pecadores estavam fisicamente bem. Eles não precisavam de uma cura milagrosa para restaurar seus corpos. Mas eles precisavam do médico das almas; eles precisavam de restauração em seus corações. Eles precisavam de cura para seus espíritos. Eles estavam longe de Deus; pelo seu modo de vida, mostraram que haviam rejeitado a Deus e seus mandamentos. Eles precisaram de renovação; eles precisaram da vida. Eles eram os espiritualmente doentes que precisaram de cura.

E Jesus deixa isso claro em sua explicação do que Ele havia acabado de dizer. Ele não veio para chamar os justos, mas os pecadores. Agora há algum desacordo sobre o que Jesus realmente quis dizer com isso, especialmente quem são esses “justos.” Algumas pessoas argumentam que os “justos” são um grupo hipotético – eles realmente não existem, porque ninguém é realmente justo em primeiro lugar. Outras pessoas argumentam que Jesus significa pessoas que acreditam que são justas. Os fariseus acreditaram que eram justos e não viam a necessidade da cura do Grande Médico. Esses publicanos e pecadores sabiam de sua situação. Eles sabiam que precisaram de salvação. Eles eram aqueles que Jesus chamaria de “os pobres em espírito em seu sermão do monte.

Mas o foco aqui não está nos justos, mas nos pecadores. Jesus estava numa missão – missão de cura, missão de transformação. Ele não tinha comunhão com notórios pecadores e párias porque gostava de sua companhia melhor do que de qualquer outra pessoa. Ele não tinha comunhão com os pecadores porque eles eram mais divertidos e relaxados do que todas aquelas outras pessoas tensas. Ele pregou o evangelho para eles. Ele deu-lhes as boas novas do Reino. Ele pregou o arrependimento.

Ele não comeu com bêbados e incentivou seu estilo de vida, como se estivesse bem com a embriaguez. Ele comeu com eles, ele os acolheu, teve comunhão com eles, porque eles precisavam das boas novas tanto quanto qualquer outra pessoa. E essas boas novas enfatizaram o afastamento dos pecados, não permanecer neles. Não é como se Ele comesse com prostitutas e adúlteros porque Deus amou essas pessoas de qualquer maneira, independentemente de como elas vivessem suas vidas, independentemente de quanto elas desconsiderassem os mandamentos de Deus. Ele sentou com eles à mesa, Ele os acolheu, porque eles precisaram dele. Eles precisaram de seu poder transformador. Eles precisaram ouvir a mensagem da salvação.

E Ele não recebeu Levi e seus amigos os publicanos com a promessa de que eles poderiam ter comunhão com Ele e permanecerem ladrões e extorsionários e traidores do povo de Deus. Quando Levi deixou tudo para seguir Jesus, não foi porque Jesus aprovou o que Levi estava fazendo. Ele teve que deixar tudo para trás.

Algumas pessoas querem usar o que Jesus está fazendo aqui e transformá-lo num programa para suas vidas, ou usá-lo como razão ou desculpa para o porquê de preferirem passar mais tempo com os incrédulos do que com seus irmãos e irmãs. Mas as Escrituras são claras. Isto não é o que Jesus estava fazendo, e não é o que somos chamados a fazer também. Tiago disse isso em Tiago 4.4:

“Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”

Claramente, Jesus não estava se tornando “amigo do mundo,” do sistema mundial ímpio que encoraja as pessoas a se deleitarem em seus pecados, a permanecer em seus pecados. Ele era amigo dos pecadores, sim. Ele os recebeu de braços abertos, sim. Ele tinha comunhão com eles, sim. Mas tudo isso tinha um propósito – e esse propósito foi fazer o trabalho do médico – mudá-los, transformá-los, renová-los, dar-lhes a vida! Enquanto permanecessem “pecadores,” enquanto permanecessem ladrões e extorsionários e bêbados e adúlteros e rebeldes e homens de violência, eles eram inimigos de Deus. Mas as boas novas do Reino estão disponíveis para todo mundo, independentemente do seu passado.

Mas as portas do Reino estão abertas apenas para aqueles que se afastam de seus pecados. Para aqueles cujos corações e mentes foram mudados. Para aqueles que buscam primeiro o Reino de Deus, e sua justiça. Para aqueles que abandonam seus maus caminhos, para aqueles que fogem do pecado, para aqueles que realmente desejam servir a Deus, não apenas em palavras, mas também em ações.

O apóstolo Paulo disse:

“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus” (1 Coríntios 6.9-11).

Meus irmãos, para sermos agentes da graça de Deus em nossas vidas, precisamos nos aproximar do tipo de pessoas que Jesus se aproximou. Precisamos receber os pecadores. Precisamos estender a mão direita da comunhão às pessoas que estão presas no pecado, pessoas que são apanhadas na lama, de estilos de vida pecaminosos. Nunca podemos pensar que somos bons demais para isso; que não queremos ser contaminados por pessoas assim, que devemos nos manter ritualmente puros como os fariseus tentaram fazer. A mensagem de cura do evangelho não é para os saudáveis, mas para os doentes. O ministério da igreja não é para aqueles que estão bem, mas para aqueles que precisam de cura. E se nós menosprezamos as pessoas, se nós pensamos mais de nós mesmos do que deveríamos, se nós pensamos que somos melhores que elas, e que não deveriámos falar ou nos associar com pessoas assim, não estamos vivendo como deveríamos, como Jesus viveu – estamos vivendo como os fariseus.

E estamos esquecendo aquelas palavras muito importantes que o apóstolo Paulo falou depois que ele listou todos os pecados e iniquidades que precisamos odiar. Os injustos, pecadores, não herdarão o reino de Deus. Os sexualmente imorais, aqueles que se deleitam em adultério, aqueles que ignoram os mandamentos de Deus para manter o sexo dentro dos limites do casamento, aqueles que vivem estilos de vida homossexuais impenitentes, aqueles cujas vidas são centradas na ganância, aqueles que são bêbados e não se importam, que não lutam contra os seus impulsos e os desejos da carne, aqueles cujo objetivo na vida é ganhar tanto dinheiro quanto possível, de qualquer maneira possível, independentemente das consequências, independentemente de quem eles prejudicam, não herdarão o Reino de Deus. E “tais fostes alguns de vós.”

Precisamos lembrar o que éramos ou o que seríamos sem Cristo. Precisamos lembrar que somos os doentes que precisam do médico. Precisamos lembrar que somos ospecadores que precisam do Salvador. Precisamos lembrar que estamos todos no mesmo barco – todos precisamos de Jesus mais do que qualquer outra coisa. Precisamos lembrar que Deus nos chamou, não porque éramos melhores ou mais dignos do que qualquer outra pessoa, mas apesar do fato de que todos nós, por natureza, estamos presos no mesmo buraco de lama do pecado e da iniquidade.

Lembrando que, não esquecendo quem somos e quanto precisamos da graça de Deus, nos levará a viver como Jesus – não se envergonhando de se associar com os humildes, com os marginalizados, com as pessoas à margem da sociedade, com pessoas cujos pecados não são tão respeitáveis quanto os pecados comuns dos nossos vizinhos. Percebendo que a igreja não é um grupo auto-seletivo, pessoas que gostam uma da outra e compartilham interesses comuns, mas pessoas que são chamadas por Deus, de todas as tribos e as nações, de todos os grupos sociais, de todas as origens. Percebendo que estamos unidos – não porque somos todos tão bons e justos e melhores que todos os outros, mas porque todos compartilhamos a mesma necessidade, e todos recebemos a mesma graça de Deus que todos nós tão desesperadamente necessitamos. Lembrar essas coisas, dar graças por essas coisas, nos permitirá viver como Jesus, dentro da igreja, bem como em nossos relacionamentos no mundo.

Somos chamados a ser como Cristo. E isso significa viver vidas santas. Significa deixar para trás nossas barracas de coleta de impostos e segui-lo. Também significa encorajar outros a deixar seu passado para trás também; estendendo o amor e a comunhão de Cristo a eles; amando eles, como Cristo nos amou primeiro.

Esse é o gracioso chamado do evangelho. Ninguém é excluído. Ninguém está isento. Ninguém caiu tanto que não possa ser levantado. Nos alegramos com a vocação que recebemos. Vamos estender o chamado, para que muitos mais doentes entrem em contato com o médico. Vamos estender esse chamado, para que muitos mais daqueles que precisam ser alimentados sejam bem-vindos para se recostarem à mesa, a mesa que está preparada com um grande e rico banquete preparado por Deus para todos aqueles que o amam, e procurá-lo somente.

Amém.

Voltar ao topo

Jim Witteveen

Pr. Jim Witteveen é ministro da Palavra servindo como missionário da Igreja Reformada em Aldergrove (Canadá) em cooperação com as Igrejas Reformadas do Brasil. Atualmente é diretor e professor no Instituto João Calvino.

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.