Lucas 01:54-55, 72-73

Leitura: Gênesis 12:01-03
Texto: Lucas 01:54-55, 72-73

Queridos irmãos em Jesus Cristo,

Várias vezes já descobri que muitos crentes lêem os textos da bíblia isoladamente. Eles tiram os textos do seu contexto e usam estes textos como exemplo para a sua vida ou para a vida dos outros. Maria, por exemplo, é uma moça humilde, que obedece ao anjo; e assim ela se tornou um exemplo para muitas mulheres; as moças devem ser humildes e obedientes como Maria. Ou uma pessoa pode ler a história de Zacarias. O Sacerdote, que não acreditou nas palavras do anjo e por causa disso ele foi castigado e ficou mudo; ele é um mau exemplo. Não devemos seguir o exemplo de Zacarias que não queria acreditar na palavra de Deus.

Muitas pessoas lêem a bíblia assim e não prestam atenção no contexto de Maria, nem de Zacarias; eles esquecem a HISTÓRIA DA SALVAÇÃO. É uma coisa interessante que tanto Maria como Zacarias nos mostram o contexto deles. Pois os dois, tanto Maria como Zacarias, logo pensam nas PROMESSAS, que Deus fez a ABRAÃO!

Maria se alegra em Deus que ajudou Israel, “lembrando-se da sua misericórdia para com Abraão e seus descendentes para sempre” (Luc. 1,55). E Zacarias também fala sobre esta misericórdia de Deus e sobre a santa aliança que Deus fez com Abraão. Os dois não são individualistas e pensam só em si mesmo, mas os dois sabem que eles fazem parte DO POVO DE ISRAEL, DA DESCENDENCIA DE ABRAÃO, COM QUEM DEUS FEZ UMA SANTA ALIANÇA. Isso é o contexto de Maria e Zacarias. E o contexto deles é ainda maior, pois eles se lembram da PROMESSA DE DEUS, que disse a Abraão (Gên. 12,3): “Abençoarei os que o abençoarem; e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e POR MEIO DE VOCÊ TODOS OS POVOS DA TERRA SERÃO ABENÇOADOS”. Isso é o contexto maior de Maria. E ela sabe disso, pois ela cantou e disse (Luc. 1,48): “De agora em diante, TODAS AS GERAÇÕES me chamarão bem-aventurada”. Maria sabe que ela é um descendente de Abraão; ela é uma filha de Abraão; a promessa que Deus deu a Abraão e aos seus descendentes, vai se cumprir. “POR MEIO DE VOCÊ TODOS OS POVOS DA TERRA SERÃO ABENÇOADOS”. Deus disse isso a Abraão. Mas depois disso nada aconteceu.

Abraão vivia numa vida isolada em Canaã; ele era um estrangeiro; A sua família se mudou para o Egito e vivia neste país como estrangeiros; mais do que 450 anos; Depois disso eles saíram do Egito e viveram mais do que 40 anos no deserto; Finalmente eles entraram no pais prometido Canaã; eles assassinaram os habitantes antigos e viviam uma vida isoladamente até o reino de Salomão. Depois disso chegaram as grandes nações e levaram os descendentes de Abraão cativos, em Exílio para Babilônia. Todos foram espalhados no mundo inteiro. Pois os descendentes de Abraão se afastaram de Deus. O Aliado de Abraão se tornou um inimigo dos seus descendentes. Ele ficou calado por mais do que 400 anos: nenhum profeta apareceu mais. Mas de repente ouvimos a voz de Maria, cantando e louvando o nome do Senhor; falando sobre esta promessa antiga, que Deus fez a Abraão: “POR MEIO DE VOCÊ TODOS OS POVOS DA TERRA SERÃO ABENÇOADOS”.

Então, irmãos há uma conexão entre Abraão e nós aqui. A promessa a Abraão é uma benção para nós. Deus usou Abraão e Maria para nos abençoar. E esta benção é Cristo Jesus. O filho de Maria será uma benção para TODOS OS POVOS DA TERRA. Pois este filho de Maria é o grande Salvador, que salvará o seu povo. Ele vai nos reconciliar com Deus. Ele é o único Mediador entre Deus e os homens. E ele nos salva na cruz. O sacrifício de Cristo significa a reconciliação do seu povo com Deus. O sacrifício de Cristo dá PAZ ao seu povo. PAZ com Deus. E se temos PAZ com Deus, Deus nos abençoará com todas as suas benções espirituais. Paulo disse isso (Ef. 1,3) “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regionais celestiais em Cristo”.

PAZ com Deus; Paz com Cristo, Paz pelo Espírito de Deus, Paz no coração, Paz na casa, Paz na igreja, Paz na vida. Esta paz muda a nossa vida; esta paz é uma benção para nossa vida. Esta paz é uma cura para nossa vida; esta paz cura as relações quebradas entre os pais e os seus filhos; esta paz cura as tensões entre os casais; esta paz nos une na igreja; esta paz nos une com Cristo; esta paz nos traz a vida eterna. Zacarias fala sobre isso no final do seu cântico: E você menino, será chamado profeta do Altíssimo, pois irá adiante do Senhor, para lhe preparar o caminho, para dar ao seu povo O CONHECIMENTO DA SALVAÇÃO, mediante O PERDAO DOS SEUS PECADOS, por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente, para brilhar sobre aqueles quês estão vivendo nas trevas e na sombra da morte, e GUIAR NOSSO PÉS NO CAMINHO DA PAZ!

Atrás de Cristo nós seguimos o caminho da PAZ. Ele nos guiará e dará a PAZ eterna. Uma PAZ completa; Uma PAZ sem medo; Esta PAZ se encontra na nova Jerusalém onde o próprio Deus estará conosco; Ali Ele nos protegerá; Ele é o nosso Castelo Forte; Ele enxugará dos seus olhos toda lagrima; não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, mas PAZ COMPLETA; PAZ ETERNA.

Talvez seja difícil acreditar nisso, meu irmão. Vivemos neste mundo, onde não há muita paz. Há muita miséria, muita violência, muitas brigas; a morte domina a vida. A morte nos deixa com medo. A PAZ ETERNA parece um sonho e só uma promessa. Pois é, irmãos. Mas não é só uma promessa, pois é uma promessa DE DEUS. E esta promessa é forte. Esta promessa é tão forte por causa da aliança que Deus fez. A aliança com Abraão; Deus nunca esqueceu desta aliança; Deus nunca esqueceu das suas promessas; Por causa da aliança! E esta aliança, que Deus fez com Abraão, esta aliança foi renovada no sangue de Cristo. Abraão e Maria foram portadores da promessa, que se cumpriu em Cristo; e nós somos uma pequena parte de TODOS OS POVOS. A promessa é nossa, mas devemos tomar essa promessa com as mãos da fé. Devemos acreditar na promessa de Deus. Paulo diz isso em Gálatas 3, 6-9 [ler] e finalmente vers. 14: Em Cristo Jesus a benção de Abraão chegou também aos gentios, para receberem a promessa do Espírito MEDIANTE A FÉ.

Então, irmãos, hoje preguei a promessa de Abraão; entreguei esta promessa a vocês; vocês receberam esta promessa; se quer PAZ com Deus abraça Jesus Cristo, e segue o caminho dele. Glorifica o nome dele; Hoje, no dia de Natal, e todos os dias da sua vida. Celebrai com jubilo ao Senhor todos os moradores da terra.

Amém.

Voltar ao topo
Pr. Abram de Graaf

Abram de Graaf

O pastor Abram de Graaf é “Doctorandus” (Drs) em Teologia e um dos professores do Instituto João Calvino (Aldeia, Camaragibe-PE). Ele é pastor da Igreja Reformada de Hamilton, Canadá, enviado como missionário às Igrejas Reformadas do Brasil, desde o ano 2000. É Diretor do Projeto Dordt-Brasil. Ele mora em Maceió e também desenvolve projetos nessa cidade. Acesse o site graafeditora.com

© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.

Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.