Leitura: Salmo 95
Texto: Hebreus 4.1-13
AMBIENTE
Amados irmãos no Senhor Jesus Cristo, no último sermão que ouvimos sobre a carta aos Hebreus, nós ficamos cientes de que o seu escritor usou o Salmo 95 para advertir e exortar os cristãos da sua época a terem cuidado para não repetirem os mesmos erros da igreja de Israel quando ela estava no deserto. Foi por essa razão que o autor de Hebreus disse as seguintes palavras no capítulo 3, versículo 12: “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo”.
Esse escritor disse isso porque ele estava lembrado das terríveis consequências que vieram sobre a igreja do deserto quando ela se mostrou desobediente a Deus. E uma dessas terríveis consequências foi esta que é mencionada na parte final do Salmo 95. Esse salmo termina dizendo assim: “Por isso, jurei na minha ira: não entrarão no meu descanso”. Então, quando Deus disse “não entrarão no meu descanso”, ele estava afirmando que uma grande parte daquele povo que saiu do Egito jamais iria entrar na terra prometida. Portanto, a terra de Canaã era uma terra de descanso que Deus tinha preparado para o seu povo.
E foi com base nesse alerta dado pelo Salmo 95, o qual advertia e exortava o restante do povo de Deus do AT, que o escritor de Hebreus trouxe a mesma advertência para os crentes da nova aliança. Ou seja, Deus continua exortando o seu povo sobre o perigo de alguns não entrarem no lugar de descanso que Deus preparou para a sua igreja. E a fim de que isso ficasse bem claro para aqueles cristãos de maioria judaica, e igualmente para todos os demais, o escritor da carta aos Hebreus ampliou ainda mais essa advertência sobre esse perigo. É isso que vemos no capítulo 4.1-13.
MENSAGEM
Para que vocês possam entender bem o texto de hoje, eu pretendo mostrar três coisas importantes que trarão mais luz para a compreensão desta parte do capítulo 4:
- A relação entre o dia de sábado e a terra prometida.
- A entrada da igreja do AT no sábado do Senhor.
- A entrada da igreja do NT no sábado do Senhor.
Portanto,
1 – A relação entre o dia de sábado e a terra prometida.
Como vocês puderam observar no Salmo 95, Deus disse que a terra prometida era o seu lugar de descanso. E, ao lermos o capítulo 4 da carta aos Hebreus, nós aprendemos que o descanso do dia de sábado estava intimamente ligado ao descanso na terra de Canaã. Isso fica claro quando lemos os versículos 4 e 5: “Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera. E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso”.
Notem que, nesses dois versículos, o autor de Hebreus faz uma conexão entre dois assuntos: O dia de sábado e a terra de Canaã. E não é somente aqui que encontramos claramente a junção desses dois assuntos. Observem o que ele escreveu no versículo 8: “Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia”. Percebam que o escritor dessa carta está falando de Josué quando ele conduziu a igreja de Israel em direção à terra de Canaã. Ou seja, em certo sentido, Josué conseguiu levar a igreja do AT para dentro da terra do descanso.
Porém, aquele lugar de descanso conseguido por Josué ainda não era perfeito. Não era perfeito porque havia um lugar de descanso mais superior do que a terra de Canaã. Por isso, ainda resta um lugar de descanso final para o povo de Deus. Porém, quando ele vai falar que resta um lugar de descanso mais perfeito, ele fala novamente do dia de sábado.
Portanto, não restam dúvidas para nós de que existe uma conexão espiritual entre a terra do descanso e o dia de descanso. Assim sendo, para que não fique algo confuso na nossa cabeça sobre esse assunto, eu quero explicar melhor o que ele queria dizer com essa junção entre o dia de sábado e a terra de Canaã.
Para entender essa questão, precisamos olhar para a palavra “sábado” pensando em duas coisas: Tempo e lugar. Ou seja, devemos pensar que existe um tempo de descanso e um lugar de descanso que Deus preparou para o seu povo. E se prestarmos bem atenção nas palavras dos 10 mandamentos, tanto do livro de Êxodo quanto do livro de Deuteronômio, nós veremos que as ideias de tempo e de lugar estão presentes nas palavras do decálogo:
- Êxodo 20.8-11: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou”.
- Deuteronômio 5.12-15: “Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor, teu Deus. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro das tuas portas para dentro, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu; porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o Senhor, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado”.
Observem que, no texto de Êxodo, o motivo para que o povo guardasse o dia de sábado era o descanso de Deus no sétimo dia depois da sua obra de criação. Ou seja, Êxodo fala de um período onde Deus cessou suas atividades, fala de um tempo de descanso. Porém, no texto de Deuteronômio, o motivo para guardar o sábado era outro. O motivo agora era a obra da redenção na qual o Senhor tinha tirado o seu povo do Egito, a terra da escravidão. E a pergunta agora é: Ele os tirou do Egito para colocá-los em que lugar? Resposta: Para colocá-los num lugar de descanso, na terra de Canaã.
Portanto, como eu disse antes, se olharmos atentamente para os 10 mandamentos, mais especificamente para o mandamento do dia de sábado, nós veremos que nas duas redações dos 10 mandamentos nós encontramos os conceitos de tempo e de lugar associados ao dia de sábado. Ou seja, a ideia de tempo aparece claramente no texto de Êxodo 20, e a ideia de lugar aparece de modo implícito no texto de Deuteronômio 5.
Em outras palavras, Israel deveria primeiramente guardar o dia de sábado porque Deus entrou no seu “dia de descanso”, e por isso o seu povo também deveria guardar o dia de descanso do seu Senhor. Ao mesmo tempo, Israel também deveria guardar o dia de sábado porque Deus tirou o seu povo da escravidão a fim de colocá-lo num lugar de descanso que Ele preparou para a sua igreja.
Assim sendo, para resumir: Quando pensarmos agora na questão do sábado, nós devemos ter duas ideias em mente: A ideia de tempo e a ideia de lugar; a ideia de um tempo de descanso e a ideia de um lugar de descanso. Foi por isso que o autor de Hebreus juntou o assunto da entrada do povo na terra de Canaã com o assunto do dia de sábado. Assim sendo, o sábado tem a ver com um dia de descanso e também com a terra do descanso.
2 – A entrada da igreja do AT no sábado do Senhor.
Agora que compreendemos isso, de que ao falarmos de sábado devemos falar de tempo e de lugar, nós podemos entender melhor o que o escritor de Hebreus estava querendo dizer no capítulo 4 da sua carta.
O que ele desejava era que os crentes do NT não sofressem o mesmo juízo que muitos dentro da igreja do deserto também sofreram. Como sabemos a partir de outros sermões, a primeira geração de pessoas que saiu do Egito não conseguiram entrar na terra de Canaã. Sabemos que apenas as pessoas com idade abaixo dos 20 anos conseguiram entrar sob a liderança de Josué.
Desta forma, quando o escritor do Salmo 95 escreveu as palavras de Deus dizendo assim: “Por isso, jurei na minha ira: não entrarão no meu descanso”, ele certamente estava falando em primeiro lugar daquelas pessoas que morreram no deserto e não conseguiram entrar na terra de Canaã. Ou seja, estava falando daquelas pessoas rebeldes que não conseguiram entrar na terra do descanso que Deus tinha preparado para o seu povo.
Posteriormente, depois que morreu toda aquela geração acima dos 20 anos, foi que o restante da igreja de Israel conseguiu entrar em Canaã sob a liderança de Josué. E com isso aquela segunda geração de israelitas pode não somente morar na terra do descanso, mas também celebrar os dias de descanso que Deus entregou para eles. Portanto, a terra de Canaã era um local sabático para a igreja do AT.
Todavia, aqueles dois sábados que foram entregues à igreja de Israel (o dia de sábado e a terra do sábado) não eram as realidades finais que Deus tinha para o seu povo. Aquele dia de sábado e aquela terra do sábado eram apenas figuras do grande sábado que Deus ainda tinha reservado para o seu povo. Ainda restava um sábado final para os filhos de Deus; ainda restava um descanso sabático no mundo vindouro para a sua igreja.
Foi por isso que o autor de Hebreus disse assim: “Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia. Portanto, resta um repouso para o povo de Deus”. É exatamente isso. Se Josué tivesse dado o verdadeiro descanso sabático para a igreja do AT, ao introduzir os israelitas na terra de Canaã, então o salmista não teria mencionado que ainda existe um outro descanso para o povo de Deus. Portanto, eis a razão porque ainda existia um outro dia de sábado pela frente, isto é, um tempo de descanso e um local de descanso sabático muito mais superior.
Diante disso, cabia aos israelitas que já estavam morando em Canaã ter todo o cuidado para não serem impedidos de entrar na futura terra do descanso de Deus, assim como muitos da igreja do deserto foram impedidos de entrar na terra do descanso que ficava em Canaã.
3 – A entrada da igreja do NT no sábado do Senhor.
Assim sendo, diante dessa séria advertência feita por Deus, através do Salmo 95, o autor de Hebreus aproveitou aquela ocasião para lançar o mesmo aviso para os crentes da sua época. Em outras palavras, ele estava dizendo para aqueles cristãos o seguinte:
“Tenham cuidado. Vocês já conseguiram entrar (no tempo de hoje) dentro do descanso de Deus que o Senhor Jesus conquistou na cruz do Calvário. Cristo descansou de suas obras aqui na terra e também deu um descanso espiritual para vocês. Hoje em dia, vocês estão vivendo num tempo de descanso aqui na terra ao lado de Cristo, e vocês também estão celebrando os dias de domingo como o dia de descanso de vocês. Porém, ainda resta o descanso final dos justos. Ainda resta aquele sábado final. Ainda resta o tempo e o lugar final de descanso que Deus tem para o seu povo. Portanto, tenham cuidado. Tenham cuidado para não serem impedidos de entrar naquele grande sábado do último dia”.
Era isso que ele estava querendo mostrar para eles. Observem mais uma vez as suas palavras:
- Versículo 1: “Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado”.
- Versículos 6 e 7: “Visto, portanto, que resta entrarem alguns nele e que, por causa da desobediência, não entraram aqueles aos quais anteriormente foram anunciadas as boas-novas, de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”.
- Versículo 9: “Portanto, resta um repouso para o povo de Deus”.
- Versículo 11: “Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência”.
Desta forma, cabia àqueles irmãos terem todo o cuidado para não serem rejeitados por Deus. Pois, assim como muitos dentro da antiga aliança foram impedidos de entrar na terra prometida, assim também muitos dentro das igrejas da nova aliança também serão.
Outra coisa importante que o autor de Hebreus disse foi isso (versículo 2): “Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram”. Ou seja, não adianta nada ficar somente ouvindo sermões e não reagir. Não adianta nada ficar lendo a Bíblia e aprendendo o que ela diz todos os domingos, e não obedecer ao chamado de Deus. O autor lembra que tanto os crentes do AT quanto os crentes do NT, ambos tiveram e têm acesso à verdade. Mas é preciso receber essa verdade com fé. Não com uma fé morta, mas com uma fé viva e cheia de boas obras.
Pois, afinal de contas, “… a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas”.
Em outras palavras, todos os domingos, os crentes ouvem a Palavra de Deus que é proclamada por meio de sermões. Todos os domingos, a Palavra de Deus toca a nossa alma, o nosso homem interior, de modo que ela consegue discernir os pensamentos e propósitos do nosso coração. E não há como fugir da espada de Deus para quem vem à igreja aos domingos. Todo domingo, Deus fala ao coração do seu povo, mostrando suas falhas, exortando-o e advertindo-o.
E por isso todos os que ouvem as palavras da Bíblia, todos que são convocados por Deus para uma vida santa, todos que sentem seus corações expostos pelo Senhor durante o sermão, todos estes vão prestar contas a Deus durante o tempo em que estão caminhando para o descanso final que Deus tem preparado para o seu povo.
ATUALIZAÇÃO
A verdade, meus irmãos, é que o Senhor não quer desobedientes no seu lugar de descanso. Nem neste mundo e nem no mundo vindouro. Deus demonstrou isso mais de uma vez. Inicialmente, Deus expulsou Adão e Eva do jardim do Éden, um verdadeiro lugar de descanso. Depois disso, Deus não deixou os rebeldes do deserto entrarem em Canaã, a terra do descanso. E, séculos depois, quando os israelitas foram rebeldes contra Deus, ele os expulsou de lá e fez com que eles fossem levados como prisioneiros para a Assíria e para a Babilônia.
Irmãos, a promessa de entrar no descanso de Deus não é para os desobedientes. Os incrédulos e rebeldes não entrarão no descanso sabático preparado por Deus. É isso que o escritor de Hebreus queria mostrar para os irmãos da sua época. Ele estava lembrando a eles sobre o futuro descanso reservado para o povo de Deus, e sobre o perigo de alguns ficarem de fora.
E a verdade é que os crentes de hoje não precisam mais lutar para morar na Palestina. A época de morar na Palestina, para lembrar do descanso futuro, já acabou. A viagem da igreja da nova aliança não é para morar no descanso terrestre. A viagem da igreja da nova aliança é somente em direção ao descanso eterno. Não é preciso entrarmos na briga entre os judeus e os palestinos. A terra prometida da igreja será no mundo vindouro.
É importante nós entendermos que do mesmo jeito que os ímpios do passado não entraram nem no descanso da Palestina e nem no descanso dos céus, assim também acontece com muitos que estão nas igrejas da nova aliança.
A promessa de entrar no descanso final ainda existe, pois está escrito: “Resta um descanso sabático para o povo de Deus”. Em certo sentido, já podemos dizer que entramos neste descanso, pois nós cremos em Jesus Cristo, aquele que nos deu o nosso descanso espiritual. Mas, também existe a promessa de um sábado futuro. E junto com a promessa deste sábado futuro, igualmente existe o perigo de não entrar neste sábado.
O escritor de Hebreus está dizendo que devemos ter medo mesmo. Devemos ter medo de ficar para trás. O evangelho que foi pregado para os crentes da antiga aliança é o mesmo evangelho que é pregado hoje. Muitos da igreja no passado não guardaram aquilo que ouviram em seus corações. Eles não receberam a palavra anunciada com fé em seus corações. Eles rejeitaram o evangelho que lhes foi anunciado. Eles foram incrédulos e rebeldes.
E assim acontece hoje. Muitos ouvem o evangelho e não prestam atenção. Muitos ouvem o evangelho e não estão nem aí. Eles continuam com seus corações endurecidos, e por isso serão impedidos de entrar no descanso eterno de Deus. O alerta já está sendo dado: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”. Assim sendo, todos vocês devem ouvir o evangelho pregado todos os domingos com um coração aberto. Vocês devem receber a mensagem que está sendo pregada com gratidão e com humildade. Vocês devem lutar para responder positivamente aos ensinos e às exortações que vocês estão sempre ouvindo.
O nosso dever é concentrar todas as nossas energias para prosseguirmos firmes no caminho em direção ao descanso eterno. “Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão.” (2Pe 1.10). Vocês devem ter todo o cuidado para não cair no mesmo exemplo de desobediência da igreja do passado.
Atualmente nós não temos uma terra específica para morar e lembrar do descanso final. E hoje nós não guardamos o dia de descanso da antiga aliança – o sábado. Mas hoje nós temos o domingo. O domingo é o dia de descanso da nova aliança. O domingo é aquele dia no qual vocês param de trabalhar nas coisas deste mundo e vêm todos à igreja para estar na presença de Deus. Quando vocês fazem isso – guardando o dia de domingo – vocês estão antecipando e celebrando aquele dia em que iremos entrar no descanso final preparado por Deus.
Isto é muito significativo. Vocês perceberam o quanto é importante estar aqui no domingo? Vocês entendem que guardando o domingo, vocês estão guardando o quarto mandamento. O quarto mandamento nos ensina a trabalhar durante 06 dias e depois descansar no sétimo dia. Assim também é hoje: Nós trabalhamos 06 dias, de segunda a sábado, e depois descansamos no sétimo dia da nova aliança – o domingo.
Irmãos, como o dia de domingo é importante! Nele, nós nos apresentamos diante de Deus no culto, e lembramos do nosso futuro com Deus no descanso que ele preparou para nós.
Por isso, se alguém não gosta de estar na presença de Deus no dia descanso, então pode ser que essa pessoa também não queira estar na presença de Deus no descanso final dos justos. Lembrem-se de que nós somos peregrinos neste mundo. Nós estamos viajando para o descanso eterno. E, durante essa viagem, ouçam a voz de Deus falando hoje em dia. Não rejeitem a mensagem do evangelho. Não rejeitem a mensagem do Messias.
No livro de Apocalipse, Jesus aparece com uma espada saindo da sua boca. Aquela espada é a palavra que sai da sua boca. E, de fato, Jesus veio a este mundo e falou muitas coisas. Mesmo depois de ter subido aos céus, ele continuou falando por meio dos apóstolos. E ele ainda está falando em nossas igrejas. E, quando Jesus fala, as ovelhas dele ouvem a sua voz.
Irmãos, a caminhada da igreja sempre é acompanhada pelo Senhor Jesus Cristo. O Senhor Jesus Cristo acompanhou a igreja do deserto (1Co 10.4). Ele também nos acompanha hoje. Jesus está nos guiando com a sua palavra. Mas, saibam que a sua palavra é como uma espada. Durante a nossa viagem, nós vamos experimentar a espada que sai da boca de Cristo. Ela é mais penetrante do que uma espada de dois gumes. Isto é, ela é mais penetrante do que uma espada afiada dos dois lados.
Durante a nossa caminhada, nós vamos ouvir sermões, e estes sermões vão penetrar profundamente em nossa alma. A palavra pregada vai causar cortes profundos em nosso interior. A palavra de Cristo é capaz de expor o que há dentro da mente e do coração do homem. Ela vai esquadrinhar os nossos pensamentos, os nossos sentimentos, os nossos desejos, os nossos planos e as nossas intenções.
Todos nós estamos sendo observados pelo Senhor. Não adianta apagar a luz; não adianta se fechar no quarto; não adianta viajar para outra cidade; não adianta se esconder numa caverna. Deus vê tudo, pois todos nós estamos “nus” diante dele. Ele vê tudo e ele vai falar por meio da sua palavra. Cristo vai falar, e sua palavra vai penetrar até o fundo da nossa alma. Ele vai falar, e vai expor os nossos erros. Tudo isto é necessário, irmãos, pois nós precisamos estar preparados para entrar no descanso eterno que Deus preparou para nós.
Amém.
Laylton Coelho
É Bacharel em Direito pela UEPB, e Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Evangélico Congregacional de Campina Grande-PB (STEC). Serviu inicialmente como ministro da Palavra na Igreja Batista durante cinco anos na Paraíba. Foi pastor na Igreja Reformada do Brasil em Esperança-PB, e atualmente é ministro da Palavra na Igreja Reformada do Brasil no IPSEP (Recife-PE).
© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.
* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.