1º Samuel 03.01-14

0
219

Pregação preparada pelo Pr. Elso Venema
Leitura: 1º Samuel 03.01-14
Texto: 1º Samuel 03.01-14

Amados irmãos no Senhor Jesus Cristo,

Acabamos de ler algo impressionante logo no primeiro versículo de 1 Samuel capítulo 3. Diz que “o jovem Samuel servia ao SENHOR”. Irmãos, estas palavras devem chamar a sua atenção, e principalmente, estas palavras devem chamar a atenção dos jovens. Pois vejam bem! Não é algo surpreendente quando um jovem serve ao Senhor? Muitos jovens não pensam nisso. Muitos jovens têm outros desejos e outros sonhos. Muitos jovens só pensam em se divertir, se formar, conquistar um emprego ou namorar. Então, o fato que o jovem Samuel servia ao SENHOR, deve chamar a sua atenção. Não apenas pelo fato de que ele era jovem. Mas também por algumas outras razões. Observem, meus irmãos e jovens, que Samuel não tinha apoio da parte de sua família. Sua mãe, Ana, que era temente a Deus, tinha deixado o pequeno Samuel no templo de Deus em Siló. Apenas uma vez por ano a família dele veio visitá-lo. Então, na hora de enfrentar dificuldades, o pequeno Samuel não podia conversar com sua mãe, nem com seu pai. Ele foi criado longe da família, também longe de sua mãe, a qual era temente a Deus. Além do mais, observamos que o ambiente onde ele vivia não era nada propício a servir ao SENHOR. O templo onde ele vivia era a casa de Deus. Lá estava a arca, ou seja: o trono de Deus! Porém, a administração da casa de Deus pelo sumo sacerdote Eli e seus filhos Hofni e Finéias, era um vexame. Eli não repreendeu seus filhos, os quais cometeram extorsão e prostituição na casa de  Deus.

Era uma situação terrível, uma situação insuportável para Deus. Por isso Deus já tinha decidido que exterminaria a casa de Eli. Deus já tinha declarado: “Eu vou matar Eli e seus filhos” (1 Samuel 2)! E não só isto. Deus também deixou de manifestar-se como antes. Antes homens de Deus falavam a Palavra do SENHOR. Antes homens de Deus recebiam visões. Desta maneira Deus se manifestava e revelava a sua santa vontade e lei ao seu povo. Mas nos dias de Eli, Deus, não suportando mais a perversidade e a imoralidade, se retirou. Por isso lemos no primeiro versículo do capítulo 3: “A Palavra de Deus era mui rara; as visões não eram freqüentes” (3:1). Era um castigo de Deus. Deus estava retendo a sua santa Palavra, pois ele estava muito irado por causa da maldade e imoralidade dos líderes espirituais. Naqueles dias, quando Samuel estava servindo ao SENHOR, a Palavra de Deus era como se fosse uma lâmpada quase apagada. As trevas estavam prevalecendo. O responsável principal, o sumo sacerdote Eli, não se incomodava com isto. “Os olhos dele já começavam a escurecer-se, a ponto de não poder ver” (3:2). Eli estava ficando cada vez mais cego. Ele não enxergava mais nada. Ele inclusive estava de olhos fechados enquanto os seus filhos cometeram atos ofensivos na santa casa de Deus. Ele ouviu os comentários do povo, mas não se incomodou. Afinal, esses dois não eram os seus filhos? Realmente, meus irmãos, onde a Palavra de Deus falta, não há luz: As pessoas se tornam cegas e perdidas.

Como é surpreendente que naquele ambiente extremamente desfavorável à piedade, havia alguém que levava o SENHOR Deus a sério: o jovem Samuel! O sumo sacerdote Eli só pensava em levar uma vida mansa e tranqüila. Os seus filhos só pensavam em extorsão, bebidas, churrasco e mulheres. Mas o jovem Samuel servia ao SENHOR, todos os dias, sem se desviar nem para a direita, nem para a esquerda. Numa certa noite, quando o sumo sacerdote Eli e o jovem Samuel já estavam deitados, aconteceu algo muito especial. A lâmpada de Deus estava quase apagada. Faltava pouco tempo para tudo ficar no escuro. Mas de repente brilhou luz nas trevas! Alguém chamou Samuel, dizendo: “Samuel! Samuel”! Quem chamou o jovem Samuel? Foi o SENHOR Deus, o Todo-Poderoso. Porém, o jovem Samuel não sabia isto, pois nunca antes isso tinha acontecido. Nunca antes Deus tinha chamado Samuel. Por isso a Palavra de Deus diz que “Samuel ainda não conhecia o SENHOR” (3:7). Então, Samuel, quando foi chamado, pensava que era Eli. Logo Samuel respondeu: “Eis me aqui” e correu a Eli. Mas Eli disse: “Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te” (3:5). Porém, o SENHOR Deus chamou Samuel de novo! Novamente Samuel foi a Eli. E novamente Eli lhe disse: “Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te” (3:6). O SENHOR, pois, tornou a chamar Samuel, terceira vez, e novamente Samuel foi a Eli. “Então Eli entendeu que era o SENHOR quem chamava Samuel” (3:8).

Vejam como o sumo sacerdote Eli, o responsável principal pela casa de Deus, demorou para reconhecer a voz do SENHOR Deus! Eli vivia totalmente desligado de Deus. Deus não estava nos seus pensamentos. Só depois de três vezes, Eli entendeu que era a voz de Deus. Então ele disse o seguinte a Samuel: “Vai deitar-te; se alguém te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve” (3:9). Irmãos e jovens, prestem atenção a estas palavras de Eli. Pois apesar de todos os defeitos dele, agora ele falou palavras boas: “Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve”! Estas palavras são palavras de ouro. São palavras de ouro para cada um que está aqui. Onde as pessoas ficam acomodadas, não se assustando mais com pecado nenhum, onde a indiferença e a cegueira espiritual tomam conta da convivência, existe apenas uma só solução. É dizer: “Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve”. Pois a Palavra do SENHOR é luz nas trevas. A Palavra do SENHOR ilumina os olhos. Onde todos estão perdidos, roubando, bebendo, se prostituindo e se esquecendo de Deus, a Palavra de Deus é o único e último recurso. É só pela Palavra que as trevas se dissipam. Por isso, meus irmãos, diga cada um de vocês no seu coração, não somente neste momento, mas também quando forem para suas casas: “Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve”! “Fala, SENHOR, porque tua serva ouve”. Sejam estas palavras como um lema para vocês. Onde não se escuta a Palavra, as trevas dominam. Podemos até dizer: onde não se escuta a Palavra de Deus, tudo acaba em desgraça e morte. Mas onde se recebe a Palavra de Deus, lá brota nova vida.

Observem, irmãos e jovens, como Samuel reagiu quando o SENHOR Deus o chamou, agora pela quarta vez. O SENHOR chamou como das outras vezes: “Samuel! Samuel”! Samuel, bastante nervoso, respondeu logo: “Fala, porque o teu servo ouve” (3:10). Ele estava nervoso, pois o próprio SENHOR Deus, a quem servia, o chamou! Por isso ele não disse exatamente o que Eli tinha ensinado. Ele não disse: “Fala, SENHOR, pois o teu servo ouve”. Ele disse apenas: “Fala, o teu servo ouve”. Irmãos e jovens, este jovem, Samuel, que disse estas palavras, ele se tornou um instrumento na mão de Deus! Ele se tornou uma grande bênção para o povo de Deus. Ele se tornou um pregador da Palavra, uma pessoa muito honrada em Israel. Vocês, irmãos e jovens, devem entender que foi a Palavra de Deus que transformou e capacitou Samuel. Deus chamou. E Samuel ouviu. Assim Samuel recebeu a santa Palavra de Deus, a qual é semente incorruptível, que gera homens de Deus, mulheres de Deus e jovens de Deus. A Palavra de Deus gera futuro para qualquer um que a ouve e recebe com carinho. Pois “o SENHOR Deus tem prazer em que se obedeça à sua Palavra” (1 Samuel 15:22). Esta é uma lição fundamental que todos devem aprender. Deus se alegra quando vê homens, mulheres e jovens, quando obedecem à sua Palavra. Mas quando as pessoas rejeitam a sua Palavra, sejam elas líderes espirituais ou até mesmo reis e juízes, Deus não perdoa. Pois quem rejeita e nega a Palavra de Deus, de fato nega a Deus.

Um exemplo bastante forte de pessoas que rejeitaram e negaram a Deus, e que por causa disto foram severamente punidas, está em 1 Samuel 3. Quando durante aquela noite o SENHOR Deus chamou o jovem Samuel, ele lhe deu a seguinte mensagem: “Eu vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que a ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos. Naquele dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenha falado com respeito à sua casa; começarei e o cumprirei. Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu”. Ou seja, Deus fez Samuel conhecer a sua ameaça contra Eli e seus filhos perversos, os quais eram responsáveis pela decadência da casa e do povo de Deus. Por que Deus fez isto? Por que Deus assustou o jovem Samuel com uma mensagem tão dura? Por que Samuel logo tinha que saber que o SENHOR estava decidido a acabar com o sumo sacerdote Eli e seus dois filhos? O SENHOR Deus tinha dois objetivos. Primeiro: Deus quis mostrar o fim daqueles que são rebeldes e rejeitam a Palavra de Deus. Deus quis mostrar ao pequeno Samuel que aquele que não quer ouvir a Palavra de Deus, não tem futuro. Segundo: Deus quis que o pequeno Samuel ficasse consciente de que a sua Palavra é fiel. Por isso Deus, com antecedência, anunciou o desastre que atingiria Eli e seus filhos. Mas tarde Samuel conferiria que a Palavra de Deus é verdade e que “Deus não mente, nem se arrepende, porquanto Deus não é homem, para que se arrependa” (1 Samuel 15:29). Realmente, tudo que Deus falou a respeito de Eli e sua casa aconteceu. Em um só dia morreram Eli e seus dois filhos.

A lição para o jovem Samuel foi clara: Ele aprendeu com isso que só há futuro para quem anda nos caminhos do SENHOR Deus, obedecendo humildemente à sua Palavra. Quem obedece à Palavra de Deus tem futuro, mesmo sendo jovem, ou mesmo tendo uma família que não o apóia, ou mesmo vivendo num ambiente cheio de bebidas e prostituição. Pois a Palavra de Deus é luz para seu caminho. Quem ama a Palavra de Deus, jamais será abalado. Mas quem rejeita a Palavra de Deus, como o sumo sacerdote Eli, como seus dois filhos perversos, como mais tarde o rei Saul, não tem futuro. Observem o seguinte, meus irmãos e jovens. A Palavra de Deus declara que o próprio SENHOR Deus matou Eli, seus dois filhos perversos e o rebelde rei Saul (2:25; 1 Crônicas 10:13-14). Ou seja, o destino daquele que rejeita a Palavra de Deus é descer, sem graça nenhuma, no reino dos mortos. Samuel já aprendeu tudo isto quando ainda era jovem. Ele aprendeu o mais importante para jamais ficar envergonhado: ele aprendeu a servir ao SENHOR Deus, andando em seus caminhos, amando a sua Palavra.

Neste momento, vocês também, irmãos e jovens, podem tirar uma lição muito importante. Pois a mesma verdade se aplica também a cada um de vocês. Você, meu irmão, minha irmã, meu jovem: recebendo a Palavra de Deus com carinho, querendo servir ao Senhor Jesus Cristo, você tem futuro. Pois com a Palavra de Deus, você anda na luz. Com a Palavra de Deus, você vence todos os desafios. Com a Palavra de Deus, você não é fraco, mas forte. Observem o exemplo do jovem Samuel, que estava tão nervoso quando o SENHOR Deus falou com ele. Este mesmo Samuel, que tremia e suava quando o SENHOR Deus falou com ele, se tornou um homem forte no poder do SENHOR. Vocês sabem o que aconteceu com Eli, Hofni, Finéias, Saul e tantos outros que rejeitaram a Palavra de Deus. Não preciso mais dizer nada sobre eles. Digo apenas o seguinte: Fiquem com a Palavra de Deus! Entreguem-se ao Senhor Jesus Cristo, servindo a ele, cumprindo as suas ordens. Diga cada um no seu coração: “Fale, SENHOR, porque o teu servo ouve”. “Fale, SENHOR, porque a tua serva ouve”. Desta maneira, respondendo ao chamado de Deus, haverá luz na sua vida. Desta maneira cada um de vocês estará seguro. Quero ainda dizer algumas palavras aos jovens: Jovens, tenham coragem de seguir o exemplo de Samuel. Tenham coragem de surpreender os outros. Não tenham vergonha de ser cristão. “Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de Cristo e das suas Palavras, também Cristo se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos” (Marcos 8:38). “Mas todo aquele que confessar Cristo diante dos homens, também Cristo o confessará  diante de seu Pai, que está nos céus” (Mateus 10:32).

Amém.


© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.
Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

Erro › WordPress