1º Reis 13:01-34

0
577

Pregação preparada pelo Pr. Julius VanSpronsen
Leitura: 1° Reis 12:25-33; João 12:37-50
Texto: 1º Reis 13:01-34

Amada congregação do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,

Neste dia, quando falamos sobre a palavra de Deus queremos dizer a Bíblia. Este livro que podemos segurar na nossa mão contém a palavra escrita de Deus. O povo de Deus que viveu nos dias de Jeroboão não tinha uma Bíblia assim como temos hoje, e é possível que eles tivessem só os primeiros cinco livros da lei. Para eles, a palavra do Senhor foi sendo falado pelos profetas. Portanto, a palavra que foi falada pelos profetas tinha a mesma autoridade que a Bíblia tem hoje. O Senhor nos quer confrontar e submeter à Bíblia assim como Ele quis confrontar e submeter o Seu povo no Antigo Testamento à palavra falada pelo profeta.

No culto hoje, lemos um texto longo que explica a série de eventos com respeito ao altar nos dias de Jeroboão. O que une esse capítulo inteiro? Nesse capítulo vocês podem ver que há uma repetição da frase: A palavra do Senhor. Isso é o foco desse capítulo: A palavra de Deus, falada pelos Seus profetas, é uma palavra que o povo de Deus ouvirá não importa quais forem os mensageiros. As palavras do velho profeta no capitulo 13:32 dão o clímax: “a palavra de Deus, certamente se cumprirá”. Hoje à noite, vamos considerar o que Deus revela sobre o triunfo da Palavra dEle e as conseqüências que esse fato tem para as vidas dos crentes. O Espírito Santo nos traz o evangelho de Jesus Cristo sob o tema seguinte:

Tema: A Palavra de Deus sempre triunfará

  • 1. O objetivo alcançado
  • 2. A confirmação revelada
  • 3. Os impedimentos eliminados

1. O objetivo alcançado

O texto começa com Jeroboão que está em pé diante de um altar em Betel. Quem era Jeroboão, e o que ele fazia em frente de um altar em Betel? Jeroboão era o primeiro rei do reino do norte depois da divisão do reino de Salomão. Na sua graça, O Senhor assegurou que Jeroboão poderia começar a reinar em paz e Jeroboão edificou e fortificou a nação (12:25). Embora o Senhor tenha prometido muitas coisas boas a Jeroboão se ele andasse nos caminhos do Senhor, assim como Davi e Salomão o fizeram (12:37-39). Jeroboão era imprudente (tolo) e não temeu ao Senhor. Jeroboão fez as coisas à sua própria maneira. Ele rejeitou o reino de Deus e criou a sua própria religião. Ele não entendeu que o objetivo da Palavra de Deus é trazer alegria e vida pela redenção de pecadores caídos.

Então vemos no capítulo 12 que Jeroboão usou a palavra de Deus só para dar suporte ao seu próprio plano. Assim como qualquer rei faz, Jeroboão quis ajudar o seu novo reino com boas medidas políticas e econômicas. Nós podemos imaginar Jeroboão olhando a sua situação. Mas os seus óculos podem ver um ponto fraco no seu reino: diversas vezes no ano, o povo ia a Jerusalém para lá servir ao Senhor. Jeroboão achou que a viagem era um perigo para o seu reino. Veja 12:27-30, Jeroboão disse consigo: Se este povo subir para fazer sacrifícios na Casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração dele se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão e tornarão a ele, ao rei de Judá. Pelo que o rei, tendo tomado conselhos, fez dois bezerros de ouro; e disse ao povo: Basta de subirdes a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito! Pôs um em Betel e o outro, em Dã. E isso se tornou em pecado, pois que o povo ia até Dã, cada um para adorar o bezerro. Jeroboão não cuidou em ser fiel à palavra de Deus. Jeroboão não lembrou das promessas do Senhor. Ele quis somente proteger o seu reino e a sua vida. Ó Jeroboão, onde está o Senhor nos seus planos?

Quando olhamos para a descrição em 1 Reis 12:32 e 33 vocês podem notar que quando Jeroboão arranjou a religião falsa dele, ele fez alusões à palavra de Deus, mas mudou o lugar e a maneira de servir a Deus. Jeroboão disse que os dois bezerros de ouro eram teus deuses que te fizeram subir da terra do Egito! Veja em 12:32, 33 que além dos bezerros, Jeroboão fez santuários nos altos, sacerdotes (não eram levitas), sacrifícios, e festas (ele meramente mudou o mês para o oitavo mês). A religião de Jeroboão era muito próxima dos mandamentos de Deus – no exterior, parece que ele estava usando os mesmos oficiais, rituais e mensagem de redenção. Sim, pessoas diferentes podiam ser sacerdotes, e ele teve um pouco mais de altares, e ele fez a festa nova em um mês diferente. Mas todas essas coisas são muito importantes? É importante como alguém usa a Palavra de Deus? Quando o profeta chegou ao altar, Jeroboão adorava ao Senhor. Ele era religioso, não é suficiente?

Hoje podemos ver a mesma coisa que vimos na vida de Jeroboão. O nome do nosso Senhor Jesus Cristo está por todo o lado no Brasil. Os líderes das muitas igrejas que se dizem evangélicas têm feito todas as coisas parecerem corretas: pessoas reúnem-se, cantam, oram e usam o nome do Jesus, têm as Bíblias e oficiais e festas. Por que, então, vemos uma religião completamente diferente nas nossas igrejas? Por que a religião de Jeroboão era completamente diferente da adoração do povo de Deus em Judá? A religião de Jeroboão (ou Jeroboãonismo) usou a Bíblia para avançar o seu próprio poder. Considere a ordem. Ele quis fazer algo, e algo muito importante por seu reino e sua vida. E então, depois que decidiu o que fazer, ele fez alusões à Palavra de Deus para obter suporte e dar suporte às suas idéias. Ele usou a Bíblia para justificar suas ações. Ele usou a Bíblia depois de decidir o que queria fazer. Mas, o SENHOR não deu a Palavra dEle para ser usada desta maneira. A Bíblia não dá autoridade aos seus desejos. É um pecado quando as pessoas abusam da Bíblia da mesma forma como no caso de Jeroboão (como é hoje o caso dos muitos grupos pentecostais e neopentecostais), e tal abuso luta contra da salvação do SENHOR. A Bíblia tem outro objetivo.

Na Sua graça, O SENHOR enviou o homem de Deus de Judá, e ele clamou contra o altar e da mesma maneira também contra o pecado de Jeroboão. A Palavra de Deus voltou, mas agora a sequência é a correção. Deus fala a Jeroboão e deixa claro que a sua palavra tem um objetivo, ou seja, tem um propósito. A Sua palavra não é um grupo de frases que você pode interpretar de qualquer maneira que se queira. Pelo contrário, é uma explicação do caminho que traz salvação. A palavra de Deus nos ensina como podemos viver na vida redimida. Agora, nessa profecia, o homem de Deus diz a Jeroboão que Josias, que é um filho da casa de Davi (v.2), virá. O profeta fala as palavras da promessa da aliança – Deus quer que o seu povo conheça a salvação que estava prometida através da linhagem de Davi. O SENHOR prometeu a Davi que alguém dos seus descendentes seria o Rei eterno. O profeta falou a Jeroboão sobre o Messias prometido, Jesus Cristo. Por isso, quando Jeroboão rejeitava a casa de Davi e a adoração de Deus em Jerusalém, a cidade que Deus escolheu para pôr ali o seu nome (11:36), Jeroboão rejeitava a sua única esperança de salvação! A palavra de Deus pelo homem de Deus foi dada para apontar a salvação por graça em Jesus Cristo. Esse é o primeiro objetivo da Palavra de Deus.

O segundo objetivo dessa profecia é fazer claro a Jeroboão e a todo o povo que longe da Palavra de Deus e fora da instrução de Deus, não há esperança ou triunfo algum! A salvação não é uma religião feita pelo homem. Salvação é só por intermédio do Senhor. Quando achamos que somos dono dos nossos narizes, quando fazemos as coisas da nossa própria maneira, nossos planos, nossos projetos, e nossas decisões estão fadadas ao fracasso! Jeroboão viu o altar se fender, e a cinza se derramou do altar (v.5). Em seguida, nesse texto, podemos ver que mesmo o profeta de Deus tem que morrer porque ele não obedeceu à palavra de Deus. Ele morreu porque não entendeu a vontade de Deus com respeito à tarefa dele. Ele morreu porque não entendeu que o Senhor está cumprindo a sua promessa de salvação por meio da sua palavra. O povo de Deus deve se submeter completamente à palavra de Deus – os reis, os profetas, os homens, as mulheres, as crianças, porque não há salvação fora da palavra de Deus e da promessa do Seu Filho. O mensageiro não estava acima da Palavra de Deus. O SENHOR quis que a mensagem de vida para crentes e punição para os ímpios estivesse clara! Vida eterna vem aos que vivem de acordo com a palavra de Deus precisamente. No seu culto, na sua vida, no seu coração, na sua família, no seu trabalho – não se desvie para a direita ou para a esquerda. É essa a mensagem do nosso texto.

Quão perdidos seríamos se não fosse a graça do Senhor! Mas graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Veja bem, é no objetivo da palavra de Deus, ou seja, em Jesus Cristo, que podemos ver também o caminho para a vida eterna cumprido! Na vida de Jesus Cristo vocês podem ver obediência perfeita ao mandamento de Deus, e em João 12:49, 50 Jesus explica o que essa obediência trouxe: “Por que eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar. E sei que o seu mandamento é a vida eterna. As coisas, pois, que eu falo, como o Pai mo tem dito, assim falo”. Em tudo, Jesus Cristo submeteu-se à palavra de Deus completamente, também nos detalhes, e deste modo Ele nos trouxe vida eterna. Porque Jesus guardou a lei de Deus e todas as particularidades. O sacrifício dele foi aceitável diante de Deus e agora, nós tomamos parte na sua justiça. A palavra de Deus é dada para nós, não como uma decoração na nossa vida que não é usada, nem para nos fazer parecer sábios ou agradáveis aos nossos amigos, nem para nos dar mais leitura, mas como Timóteo diz em 2 Timóteo 3:16 – Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. A razão porque Deus nos deu a sua Palavra é explicada em João 20:31 – para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. Quando O SENHOR fala à nós é evangelho, é vida e precisamos ouvir.

2. A confirmação da Palavra de Deus é confirmada

Na Sua graça, Deus confirmou cada palavra falada. Primeiro, Ele confirmou que as palavras em si mesmas tinham autoridade divina para revelar o cumprimento. A promessa que o altar fenderia, aconteceu quase imediatamente (v. 5). A outra promessa, dada no verso 22, declarou que o cadáver do homem de Deus não entraria no sepulcro de seus pais, e no versículo 24 lemos: um leão encontrou no caminho e o matou, o seu cadáver estava atirado no caminho, e o jumento e o leão parados junto ao cadáver. E no verso 26 o velho profeta disse: O Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor lhe tinha dito. Então no verso 30 lemos: Depositou o cadáver no seu próprio sepulcro; e o prantearam, dizendo: Ah! Irmão meu! Esses são exemplos do cumprimento imediato da profecia.

As outras palavras do homem de Deus são cumpridas após um longo tempo. A profecia do rei, chamado Josias, é cumprida mais ou menos 300 anos depois que essas palavras são ditas. Em 2 Reis 23:16-18 podemos ler sobre Josias e como ele queimou os ossos dos falsos profetas neste altar! A palavra de Deus sempre alcança seu propósito. As palavras de Deus, faladas pelos profetas, advertiram que o Senhor é soberano e que ele destruirá todos os que se rebelem contra ele. O plano de Deus triunfará. Nós conhecemos o Novo Testamento e conhecemos Jesus Cristo que veio e continuou a mesma luta – ele não pode perder a luta contra o diabo, porque Deus tem prometido a vitória e a palavra de Deus nunca falha. O Senhor diz em Isaias 55:11 – a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.

Neste texto, vemos também que a palavra de Deus é acompanhada pelos vários sinais que dão confirmação mais plena à precisão e poder da palavra dele. Os sinais que acompanham a palavra aumentam a culpabilidade dos que rejeitam a palavra que o profeta falou. O Senhor deu dois sinais a Jeroboão – o primeiro sinal foi que o altar se fenderá, e se derramará a cinza que há sobre ele (v.3). Quando Jeroboão se zangou e disse, Prendei-o (v.4), a mão que estendera contra o homem de Deus secou, e não a podia recolher. Isto foi um outro sinal para Jeroboão. Nós podemos imaginar Jeroboão, imobilizado, apontando para o homem de Deus com sua mão seca. O momento é paralisado, tudo para – todo mundo pode ver o que acontece quando a palavra de Deus é contestada. Pare e olhe! Olhe esse rebelde. Ele notará os sinais e se arrependerá? Mas Jeroboão não creu. Jeroboão permaneceu culpado. Jeroboão não ouviu a palavra de Deus e foi condenado sob o julgamento de Deus.

Agora, vamos olhar para o outro sinal que podemos ler nos versos 24, 25 e 28 – lemos a descrição em v.28, o velho profeta foi ver o cadáver do homem de Deus e achou o cadáver atirado no caminho e o jumento e o leão, parados junto ao cadáver; o leão não tinha devorado o corpo, nem despedaçado o jumento! Capítulo 13 termina com um contraste entre reações diferentes ao que Deus fez. Ambos, Jeroboão e o velho profeta, viram os sinais que Deus enviou e sabem que a palavra de Deus seria cumprida certamente. Mas há um contraste entre as reações deles. O velho profeta humilhou-se e submeteu-se à palavra de Deus, e pediu que os seus ossos fossem protegidos com os ossos do homem de Deus. Ele mostrou crer que a profecia com respeito ao altar certamente seria cumprida – o velho profeta creu que Deus puniria todos os que permanecessem em pecado. Mas Jeroboão, que viu também os sinais e o cumprimento da palavra, não creu. Por que o profeta velho creu e Jeroboão não creu? Por que algumas pessoas crêem na palavra de Deus e outras não crêem – todavia ambos podem ver os mesmos sinais de confirmação? A razão é que alguma coisa mais é necessária. Os sinais sozinhos não convencerão uma pessoa perdida em pecado (veja Lucas 16); é necessário também o Espírito Santo para convencê-la. Só os que são eleitos por Deus e aos que são dados o Espírito Santo crerão. Só os que têm o Espírito Santo podem conhecer e compreender a palavra de Deus! Fé é um dom de Deus. Por isso, oramos que o Espírito Santo nos aponte nossa salvação em Jesus Cristo (cf. Dia do Senhor, 45).

Nós cremos na palavra de Deus, não por causa da nossa bondade ou perfeição, mas só por causa da graça do Senhor que nos deu o Espírito Santo! Hoje temos ainda a sua palavra, e temos também os sinais que confirmam essa palavra, ou seja, esse evangelho. Os sinais são os sacramentos e eles permanecem com o evangelho porque Deus confirma o trabalho gracioso do único Filho dele com essas marcas. A água do batismo nos aponta o lavar dos nossos pecados no sangue de Cristo que é declarado no evangelho. O sinal confirma a palavra, assim como o altar fendido confirmou a autoridade da palavra de Deus. Na ceia, o pão e o vinho são sinais que podemos provar e ver. Esses sinais nos lembram das promessas que o Senhor tem dado para nós com respeito a nossa redenção. Nós temos visto e ouvido todas estas coisas, e mais que Jeroboão porque conhecemos a obra de Jesus Cristo plenamente. Temos a palavra, os sinais e o Espírito Santo. Somos muito abençoados. A sua palavra é confirmada. Qual a sua reação? Você está se submetendo à palavra de Deus em todas as coisas? Tudo que Deus fala, acontecerá, ninguém pode impedir as suas promessas, nem mesmo o profeta, como vemos no último ponto.

3. Os impedimentos eliminados

Temos considerado várias coisas que são reveladas sobre a palavra de Deus em 1 Reis 13. Vimos que o objetivo da palavra de Deus é dar salvação e vida, e vimos que a palavra de Deus triunfa neste objetivo de modo que sofrem todos que a rejeitam ou desobedecem. Vimos também que a autoridade divina da palavra é confirmada pelo cumprimento e a mensagem da palavra é confirmada pelos sinais. Porém mais dúvidas permanecem – por que o homem de Deus tinha de morrer? O Senhor não viu que o homem de Deus teve intenções boas? Deus não sabia que ele fora enganado e por isso era inocente? E fazemos perguntas sobre o velho profeta também: Por que enganou o seu irmão, o profeta? Ele foi em verdade um profeta também, ou ele falou falsamente sobre isso? Esse texto parece provar que o Senhor é injusto, e para muitas pessoas esse texto é confuso! Mas quando estudamos esse passagem no contexto do tema do capítulo inteiro, podemos entender todas essas coisas também.

Veja, este capítulo não é sobre as intenções de homens, nem sobre os planos deles. Não é importante se alguém pode justificar as ações das pessoas neste tempo, porque aqui o Senhor está nos ensinando sobre a Sua palavra. Ele ensina a igreja sobre uma coisa diferente. Esse texto aponta para a importância de obediência e confiança na palavra de Deus por todos. Por isso, a motivação por trás das ações não é revelada em 1 Reis 13. Não sabemos por que eles fazem algumas coisas ou não fazem outras, mas sabemos que no fim, quando a Palavra foi desobedecida houve punição e a palavra de Deus triunfou. O homem de Deus foi só um servo ou ministro da palavra divina. As intenções dele não são importantes porque no fim ele se rebelou contra a palavra do SENHOR e não guardou o mandamento que o SENHOR ordenara (v.21). Não devemos criar um problema moral, os mandamentos de Deus devem ser obedecido sem restrições. Todos os sentimentos subjetivos de culpa ou inocência e todos os julgamentos sobre intenções estão fora de questão. Deus não pode permitir que uma pessoa se rebele contra a sua palavra – a palavra é importante demais, o amor dele é grande demais, e a promessa dele é profunda demais e por isso, o SENHOR protege a Sua palavra. Ninguém pode impedir a palavra dele jamais. Mesmo se não entendermos as razões por que Deus faz as coisas que faz, o povo dele ainda deve obedecê-lo. Um leão matou o homem de Deus porque Deus protege a sua palavra – o SENHOR não permitia que a sua palavra fosse impedida, nem mesmo por seu mensageiro – o SENHOR ama a Sua igreja demais!

Temos de reconhecer as conseqüências se o SENHOR tivesse permitido ao homem de Deus desobedecer a Sua palavra. Se o profeta foi fraco ou se estava cansado ou se ele achou que um anjo de Deus tinha vindo com uma mensagem diferente (veja Gálatas 1), a palavra de Deus corria perigo. Se o homem de Deus tivesse desobedecido sem punição, Jeroboão (e nós também) poderíamos ter uma razão para desobedecer também. Mas o Senhor ensina que embora os homens sejam fracos, a palavra de Deus sempre continuará. Não há um homem, nenhum homem se opõe contra Deus como Jeroboão, nem o homem enganador, nem mesmo o mensageiro de Deus, ninguém pode impedir a palavra de Deus! A palavra dEle será cumprida certamente. Quem quer que a impeça, é forçado a retroceder. Cada pessoa que a trair é forçado a suportar as consequências, mesmo que ele tenha a palavra como a sua própria vida. As pessoas não podem impedir o cumprimento da palavra de Deus. Isso é o amor de Deus por nós – porque Ele protegeu a Sua palavra é que a temos hoje.

Deus se revelará também ao povo obstinado e relutante. A palavra de graça e redenção chegará aos ouvidos do povo de Deus, mesmo que a palavra chegue em vasos de barro. Por isso o velho profeta tem de profetizar contra o profeta infiel. A palavra de Deus triunfará sempre. . . sempre. A mão que Jeroboão estendera contra o homem de Deus secou (v.4). O altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar (v.5). O mensageiro foi morto pelo leão como sinal para as gerações que hão de vir (v.24). Finalmente veja 2 Reis 23:16 (um capítulo descrevendo a vida de Josias que estava renovando a aliança do Senhor), “olhando Josias ao seu redor, viu as sepulturas que estavam ali no monte; mandou tirar delas os ossos, e os queimou sobre o altar, e assim o profanou, segundo a palavra do SENHOR, que apregoara o homem de Deus que havia anunciado estas coisas”. A palavra de Deus foi cumprida e a mesma será cumprida no futuro. Cada promessa será cumprida – os mensageiros devem se submeter fielmente à palavra de Deus. Os mensageiros (incluindo os pregadores hoje) têm autoridade somente quando permanecem fiéis à palavra de Deus. Mas quando o povo de Deus, incluindo as lideranças, se volta, rejeita, ou despreza a palavra de Deus, eles serão punidos. A palavra de Deus triunfará com ou sem eles. Então, nós voltamos ao princípio.

Qual era o maior pecado de Jeroboão? É que Jeroboão recusou se arrepender e mudar quando enfrentou a palavra de Deus; Ele recusou crer que Deus dá vida porque o SENHOR tem a vitória contra o diabo. Ele recusou acreditar na promessa de Deus que o SENHOR enviaria o rei que esmagaria a cabeça do diabo. Nós sabemos que este rei é Jesus Cristo que agora, hoje, tem a vitória. Qual o maior pecado do povo hoje, especialmente os que sabem o nome de Jesus Cristo? O maior pecado está em recusar-se a submeter à palavra de Deus como a achamos na Bíblia; o maior pecado está em saber sobre a Bíblia, mas continuar a desobedecer e desviar-se da verdade que é revelada na Bíblia. Jesus também falou sobre o pecado contra o Espírito Santo – a recusa em crer e aceitar a graça de Deus em Cristo aos pecadores.

O SENHOR nos dá o tempo nesta vida para aprender a Sua Palavra, e há algumas partes com respeito ao futuro e o passado que nós não compreendemos plenamente . . . sim, há partes difíceis mas não temos dúvidas sobre a mensagem de salvação em Jesus Cristo – essa mensagem é clara. Podemos entender a palavra dEle, o que Jesus tem feito e como devemos viver diante do Senhor. Ninguém pode impedir a mensagem de salvação – não há nenhuma desculpa para desobedecer aos mandamentos de Deus como a regra para gratidão.

Veja versículo 34. Veja o que é revelado sobre Jeroboão – a religião falsa dele se torna o maior pecado do reino de Israel e esse pecado trouxe Israel à queda. Mas o povo que ficará são os que entenderem o poder da palavra de Deus. Se a palavra perde poder e influência na igreja, então a igreja cairá muito rapidamente. A palavra de Deus triunfará sempre! Vocês têm de conhecê-la, ouví-la, crer nela e vivê-la. As lideranças devem submeter-se a ela. Todo o povo deve submeter-se. O SENHOR nos guia pelo Espírito Santo e pela palavra santa.

Cada congregação fiel compreenderá que a salvação descrita na palavra é a única salvação. Vamos aferrar-nos à palavra de Deus na pregação, no ensino, nas visitas familiares e nas nossas casas. Se não é o SENHOR quem está falando a essa igreja, se não é o SENHOR quem está falando às suas vidas? Que voz vocês estão escutando? Não é importante o que você sente, espera, ou pensa, mas o que o SENHOR diz em Sua palavra – só na palavra de Deus podemos achar vida verdadeira.

Amém.


© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org.Todos os direitos reservados.
Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.

* Este sermão foi originalmente escrito para uso do pastor e não passou por correção ortográfica ou gramatical.

Erro › WordPress