Reserve tempo para ler as Escrituras [Dicas para o Estudo da Bíblia | Ep 2]

0
337

Já mencionei que para ler e estudar as Escrituras de forma proveitosa você precisa ter uma resolução neste sentido, e essa resolução deve incluir o compromisso de reservar um tempo diário para as Escrituras.

Isso pode parecer algo sem importância, mas se não formos cuidadosos, nosso projeto de estudo das Escrituras pode ser frustrado por causa de nossa má administração do tempo.

Tudo é uma questão de prioridade. Com base naquilo que julgamos prioritário, tomamos nossas decisões sobre como usar as 24 horas do dia.

Portanto, não seja passivo, se deixando levar por ocupações ou entretenimento, mas tome decisões sobre o uso do seu tempo.

Se a Palavra de Deus é prioritária em nossa vida, então haverá um momento reservado à sua leitura e estudo.

Estou dizendo que você deve intencionalmente reservar um tempo diário para as Escrituras, mas não ouso dizer quando. Porque isso depende de vários fatores. Não existe uma regra que sirva para todos.

Mas você, precisa tomar uma decisão sobre isso, precisa decidir sobre o “quando”.

Me permita alguns conselhos:

  1. Escolha um horário conforme sua disponibilidade, e preserve-o com todas as suas forças. Para isso, procure manter a regularidade. Ou seja, não fique mudando de horário, não procrastine, nem seja negligente. Por exemplo, se decidir estudar das 6h da manhã às 6h30, faça isso todos os dias. Isso protegera sua leitura.
  2. Escolha a hora do dia em que você está mais alerta e menos apressado. Obviamente isso varia de pessoa para pessoa. Veja qual é o seu caso e escolha a hora em que seu estudo pode ser mais produtivo.
  3. Comunique essa decisão aos seus familiares, para que eles não procurem por sua atenção nesse horário.
  4. Tenha cuidado com distrações, elas costumam roubar o seu tempo. Por isso, mesmo não é bom ler a Bíblia perto de computadores e celulares. Como veremos na próxima aula, o local também é importante para a preservação do tempo de estudo.
  5. Decida sobre quanto tempo dedicará diariamente à leitura e estudo das Escrituras. Seja realista, não adianta decidir estudar por 3 horas, quando você só dispõe de 15 minutos. Porém, lembre-se que é uma questão de vida ou de morte, e que você deve reservar o máximo de tempo que lhe for possível.

Falando sobre isso, Irving Jensen conta a história de um homem chamado Carlos. Essa história está na Revista National Geographic.

Esse homem tinha 81 anos, e era guarda florestal em um Parque Nacional na California. Depois de um dia duro de trabalho, Carlos voltou para seus aposentos com lágrimas nos olhos, depois de ter ouvido mais uma vez uma pergunta antiga.

Uma turista lhe havia dito: “Eu só tenho uma hora para passar nesse parque. O que devo fazer? Para onde devo ir?

O velho guarda florestal respondeu: “Suponho que se eu tivesse apenas uma hora para passar nesse parque, eu simplesmente iria até a beira do rio, me sentaria por lá e choraria.”

Pense sobre isso, e aplique isso à sua leitura das Escrituras.

Por fim, sugiro que ao terminar este áudio, você reflita sobre suas prioridades, e decida quando e quanto do seu tempo você pretende reservar diariamente para a leitura e estudo das Escrituras.

Que tal escrever essa resolução e colocá-la em local que lhe seja sempre visível?

Para você que faz parte do Projeto Toda a Escritura peço que deixe uma mensagem no fórum, nos dizendo que horário você acha melhor para estudar a Bíblia.

Encerramos assim o episódio 2 da série Dicas para o Estudo da Bíblia.
Para ouvir outros episódios, visite o site todaescritura.org.

Graça e paz a todos que se acham em Cristo Jesus!


Referência

JENSES, Irving L.. Independent Bible Study, Revised Edition. Chicago, IL: Moody Press, 2012).


Material para Download


Licença Creative Commons: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados (CC BY-NC-ND). Você pode baixar e compartilhar este artigo desde que atribua o crédito à Revista Diakonia e ao seu autor, mas não pode alterar de nenhuma forma o conteúdo nem utilizá-lo para fins comerciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui