Um site do Instituto João Calvino em parceria com o CLIRE

quarta-feira, novembro 29, 2023

Tenha um projeto de leitura das Escrituras [Ep. 1]

[podcast_subscribe id="4221"]

Quero começar com a seguinte afirmação: Deus nos deu a Escritura para que fosse lida.

Vamos pensar em uma jovem apaixonada. Um rapaz de quem ela gosta, e que está se aproximando dela, lhe envia uma longa mensagem através do WhatsApp.

O que ela faz? Ela abre a mensagem e lê. Mas não lê de qualquer forma. Seu amor e interesse por este rapaz, faz com ela observe cada palavra. Ela pergunta: O que ele quis dizer aqui?

Ela deseja compreender o significado da mensagem. Por isso, durante o dia, ela lê a mesma mensagem várias vezes. À noite, a última coisa diante de seus olhos é aquela mensagem. No dia seguinte, mais uma vez ela volta à mensagem.

Seu interesse pela mensagem, é um reflexo de seu interesse pelo rapaz.

É dessa forma, com profundo interesse, que devemos ler a Bíblia.

Por isso, o Espírito Santo nos diz algo semelhante em 1 Pedro 2.2: “desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação”.

Em outra passagem em Deuteronômio 8.3, o Espírito Santo nos adverte dizendo: “não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.”

Se cremos que isso é verdade, as Escrituras devem ocupar um lugar primordial em nossa vida.

Nosso interesse por ela, de forma alguma, deveria ser secundário. Antes a leitura da Escritura deve ser uma atividade vital do nosso dia a dia.

Portanto, no que diz respeito à leitura da Escritura, a primeira coisa que precisamos fazer é reconhecer sua importância para nossa vida.

Como disse Irving Jensen:

A Bíblia foi escrita para ser lida. Uma Bíblia não lida é como comida recusada, uma carta de amor fechada, uma espada enterrada, um roteiro não estudado, uma mina de ouro que não funciona.”

Precisamos reconhecer o valor e a importância da leitura bíblica para nossa vida. E a partir disso, devemos tomar medidas para que ela de fato ocupe um lugar em nossas atividades diárias.

Isso não é fácil, pois ainda estamos lutando contra o pecado, e o pecado nos afasta da Palavra de Deus.

Todos nós sentimos vergonha em relação a este assunto. Pois temos falhado repetidamente, muitas e muitas vezes. Chegamos a viver como se apenas o pão nos fosse necessário.

Por isso, não devemos confiar em nós mesmos. Mas, devemos também neste assunto, colocar toda nossa confiança em Cristo. Precisamos orar e pedir a Ele que nos conceda sede e fome pela Sua Palavra.

Mas também precisamos, tomar as medidas necessárias.

E uma delas é ter como um dos projetos mais importantes da nossa vida, a leitura e o estudo das Escrituras.

Não é um projeto para alguns dias ou meses, é um projeto que deve durar a vida inteira.

Um projeto de quem deseja não somente passar os olhos por todos os livros da Bíblia, rapidamente durante o ano, mas que realmente deseja desfrutar do próprio significado da palavra “leitura”.

Ler vem do latim, e era uma palavra relacionada com a agricultura. “Legere” significava “colher, escolher, recolher”.

Imagine uma pessoa indo até até uma videira, e ela escolhe e cole os melhores cachos de uva.

Assim deve ser nossa leitura da Escritura. E a boa notícia, e que nela Deus só nos concede bons frutos.

Por isso, nossa leitura não deve ser feita de qualquer forma. Antes deve ocupar uma posição prioritária em nossa agenda.

Sugiro que você, em oração, confiando em Cristo, tome a resolução de ter um projeto de leitura e estudo das Escrituras.

Tal resolução deve incluir pelo menos três coisas:

  1. O compromisso de reservar um tempo diário. Isso significa que a leitura e o estudo das Escrituras deve se tornar uma questão prioritária todos os dias;
  2. O compromisso de dedicar recursos quando necessário. Isso significa adquirir boas ferramentas que lhe ajudem a compreender a Bíblia;
  3. O compromisso de colocar-se em constante aprendizado, procurando desenvolver habilidades para a leitura e a interpretação das Escrituras.

Você deseja ter um projeto assim? Medite e ore a respeito, e se estiver convencido ou convencida tome uma resolução parecida com esta.

Se você deseja ajuda nessa questão, o Projeto Toda a Escritura deseja lhe oferecer ajuda, para que você aprenda como estudar a Bíblia.

No site todaescritura.org você encontrará diversos recursos que podem ser úteis a quem deseja aprender como estudar a Bíblia.

  • Conteúdo diversificado (Cursos, Séries, Grupos de Leitura);
  • Mídia diversificada (vídeos, áudios, textos, questionários);
  • Todo conteúdo é oferecido gratuitamente e sem necessidade de inscrição.

Mas se você deseja interagir e receber um “feedback” das tarefas com as quais você aprenderá fazendo, pode se inscrever no Projeto Toda a Escritura.

Acesse nosso servidor e solicite tornar-se um membro do Projeto Toda a Escritura.

  • Isso também é gratuito.
  • Veja o link na descrição do vídeo.

Nosso desejo é pela graça de Deus, ver as pessoas, passo a passo, desenvolverem habilidades que lhes permita ler e estudar as Escrituras de forma mais compreensiva e proveitosa. E esperamos que assim, elas cresçam em Cristo e vivam para a glória de Deus.

Peço a você que nos ajude a divulgar esse projeto. Compartilhe com seus amigos que desejam aprender como estudar a Bíblia, passo a passo.

Para você que faz parte do Projeto Toda a Escritura peço que deixe uma mensagem no fórum, queremos saber se você tem um projeto de leitura e estudo das Escrituras e como você o desenvolve.

Encerro desejando graça e paz a todos que se acham em Cristo Jesus!


Referência

JENSES, Irving L.. Independent Bible Study, Revised Edition. Chicago, IL: Moody Press, 2012).


Licença Creative Commons: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados (CC BY-NC-ND). Você pode baixar e compartilhar este artigo desde que atribua o crédito à Revista Diakonia e ao seu autor, mas não pode alterar de nenhuma forma o conteúdo nem utilizá-lo para fins comerciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTROS EPISÓDIOS