No último domingo eu preguei no Salmo 11.[1]
Observei que este Salmo descreve um período de crise na vida de Davi.
O tema do sermão foi: Deus é refúgio em tempos de crise. Dois pontos foram apresentados:
- A crise experimentada pelo salmista (vv.1-3).
- A confiança demonstrada pelo salmista (vv.4-7).
O Salmo responde a uma pergunta: Em tempos de crise que poderá fazer o justo?
De si mesmo, nada. Mas o justo pode confiar em Deus. O Deus que é Todo-Poderoso e Justo. Soberano e Juiz. Os fundamentos da vida estão nas mãos firmes de Deus e não ruirão. Ele tem seus olhos nos homens, Ele sabe tudo que acontece e dirige tudo.
Por isso, em meio a crise, Davi confessou: “No SENHOR me refugio.”
Talvez ouvir a palavra crise, você pense sobre a situação pela qual o Brasil passa neste momento. Há diversas dificuldades. No que diz respeito a economia, o dolar aumentou e a bolsa despencou. E talvez, o que mais assusta não só os brasileiro, mas o mundo inteiro, é o coronavírus.
Me parece que estamos passando por um momento de crise. Aqui nos é útil saber a origem da palavra “crise”. Vem do grego e significa “julgamento, separação, decisão, definição”.
Essa palavra foi usada pelos médicos antigos com um sentido particular. Quando o doente, depois de medicado, entrava em crise, era sinal de que haveria um desfecho: a cura ou a morte.
Assim, podemos dizer que quando enfrentamos uma crise, isso revelará quem somos, em quem confiamos, quais os fundamentos de nossa vida, qual a disposição do nosso coração. Na crise se evidencia se somos capazes de olhar para além dos recursos terrenos. Se evidencia quem é nosso Deus de fato.
Davi ao passar por em tempo de crise confessou: Meu refúgio está em Deus. Apesar dos conselhos amedrontadores que recebeu, ele sabia que não havia motivos para o medo e o desespero.
Ainda que os fundamentos se abalem, Deus está no trono, ainda que os inimigos estejam na escuridão, Deus vê, ainda que os perversos hajam impunemente, o juízo cairá sobre eles.
Se você está em Cristo, se foi alcançado pela maravilhosa graça de Deus, você tem este mesmo consolo e pode confessar: meu refúgio está em Deus.
Deus é nosso refúgio seja no âmbito pessoal, seja no âmbito da nação. Não sabemos o desfecho do que sucederá ao nosso país nos próximos meses. Há um clima de incerteza, há injustiça, ameaças, riscos, maus conselhos, falsas notícias, medo e muito mais. Mas apesar de não sabermos o futuro, sabemos isso: Deus é nosso refúgio.
Portanto, apesar de todos os cuidados que devemos tomar em diferentes questões, não razão para temermos, nem nos desesperarmos com falsas notícias e conselhos amedrontadores.
Num mundo assustado e sem esperança, é hora de confessarmos com clareza: Deus é meu refúgio. Cristo é meu consolo na vida e na morte.
Pense sobre isso.
Para acompanhar este podcast, ou para ter acesso a outros recursos, visite o site: todaescritura.org.
Que o Senhor lhe conceda graça e paz!
Referência
O encorajamos a baixar e compartilhar o áudio do podcast Mais que 5 Pontos. Mas, você não pode alterar de nenhuma forma o conteúdo nem utilizá-lo para fins comerciais. Para publicar em sites e blogs você precisa de autorização do autor.