VÍDEO | RESUMO | QUESTIONÁRIO | BIBLIOGRAFIA | MATERIAL PARA DOWNLOAD
Vídeo
Resumo
O que é a Bíblia?
Uma coleção de 66 livros, escritos por cerca de 40 homens inspirados por Deus.
A origem das Escrituras
- Ela afirma diversas vezes sua autoria divina;
- Nela encontramos aproximadamente 2.600 vezes, a expressão “assim diz o SENHOR”.
2 Timóteo 3.16
- Theopneustos (soprada por Deus);
- O texto não está falando sobre o modo como os homens foram inspirados por Deus, mas sim, que Deus é a origem suprema de toda a Escritura.
Mas a Bíblia não foi escrita por homens?
- Cerca de 40 homens;
- Esses homens escreveram inspirados por Deus.
Teorias sobre o processo de inspiração (Robert L. Plummer)
- Teoria de intuição;
- Teoria de iluminação;
- Teoria dinâmica;
- Teoria de ditado;
- Teoria de inspiração verbal e plenária
Teoria de inspiração verbal e plenária
“Esse ponto de vista (o que é bíblico, creio) assevera que há uma autoria dual da Escritura. Embora os autores escrevessem enquanto pensavam, sentindo-se seres humanos, Deus superintendeu tão misteriosamente o processo que cada palavra escrita era também a palavra exata que Deus queria fosse escrita – livre de todo erro. Esse ponto de vista, às vezes, é chamado a teoria verbal de inspiração.”
Robert L. Plummer
Inspiração verbal e plenária das Escrituras
- Plenária – a Escritura é toda ela inspirada.
- Verbal – cada palavra das Escrituras é inspirada por Deus.
Originais >> Manuscritos >> Traduções
Inspirados
“Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”
2 Pedro 1.19-21
O Espírito Santo fez isso sem anular a personalidade dos escritores. Antes Ele utilizou as personalidades distintas, o vocabulário e os estilos literários de cada escritor.
“Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra, igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.”
Lucas 1.1-4

“Cada palavra na Bíblia é a palavra de um autor humano consciente e, ao mesmo tempo, a palavra exata que Deus tencionava para a revelação de si mesmo.”
Robert L. Plummer
A Declaração de Chicago Sobre a Inerrância da Bíblia [1978]
Artigo VI
Afirmamos que a totalidade das Escrituras e todas as suas partes, chegando às próprias palavras do original, foram por inspiração divina.
Negamos que se possa corretamente falar de inspiração das Escrituras, alcançando-se o todo mas não as partes, ou algumas partes mas não o todo.
Artigo VII
Afirmamos que a inspiração foi a obra em que Deus, por Seu Espírito, através de escritores humanos, nos deus Sua palavra. A origem das Escrituras é divina. O modo como se deu a inspiração permanece em grande parte um mistério para nós.
Negamos que se possa reduzir a inspiração à capacidade intuitiva do homem, ou a qualquer tipo de níveis superiores de consciência.
Artigo VIII
Afirmamos que Deus, em Sua obra de inspiração, empregou as diferentes personalidades e estilos literários dos escritores que Ele escolheu e preparou.
Negamos que Deus, ao fazer esses escritores usarem as próprias palavras que Ele escolheu, tenha passado por cima de suas personalidades.
Artigo IX
Afirmamos que a inspiração, embora não outorgando onisciência, garantiu uma expressão verdadeira e fidedigna em todas as questões sobre as quais os autores bíblicos foram levados a falar e a escrever.
Negamos que a finitude ou a condição caída desses escritores tenha, direta ou indiretamente, introduzido distorção ou falsidade na Palavra de Deus.
Artigo X
Afirmamos que, estritamente falando, a inspiração diz respeito somente ao texto autográfico das Escrituras, o qual, pela providência de Deus, pode-se determinar com grande exatidão a partir de manuscritos disponíveis. Afirmamos ainda mais que as cópias e traduções das Escrituras são a Palavra de Deus na medida em que fielmente representam o original.
Negamos que qualquer aspecto essencial da fé cristã seja afetado pela falta dos autógrafos. Negamos ainda mais que essa falta torne inválida ou irrelevante a afirmação da inerrância da bíblia.
Questionário
[h5p id=”11″]
Bibliografia
A Declaração de Chicago Sobre a Inerrância da Bíblia.
PLUMMER, Robert L.. 40 questões para se interpretar a Bíblia . Editora Fiel (www.editorafiel.com.br). Edição do Kindle.
SPROUL, R. C.. Posso Crer na Bíblia?, org. Tiago J. Santos Filho, Questões Cruciais, 1a Edição. São José dos Campos, SP: Editora FIEL, 2013.
Material para download
Ementa
- O que é a Bíblia?
- A inspiração das Escrituras
- O cânon das Escrituras
- Como manusear a Bíblia
- A organização da Bíblia
- A história bíblica
- Os gêneros literários da Bíblia
- As traduções das Escrituras
- Ferramentas para o estudo das Escrituras
- Conselhos para a leitura e estudo das Escrituras
© Toda a Escritura. Website: todaescritura.org. Todos os direitos reservados.
Este curso é gratuito. Por isso, apreciamos saber quantas pessoas estão acessando cada conteúdo e se o conteúdo serviu para sua edificação. Por favor, vá até o final dessa página e deixe o seu comentário.
Parabéns pastor pelo trabalho. Tenho aprendido bastante com o sr. No entanto, confesso que sobre a tradução da palavra inspiração em 2Tm 3:16-17 ficou um pouco confuso para mim. Mas no demais, tenho sido edificado com esse trabalho. Que Deus continue lhe abençoando, e oremos para que esse projeto alcance a outros.
Oi Márcio, obrigado por sua mensagem. O que o texto quer ensinar não é o que os homens experimentaram (inspiração), mas o que Deus fez (soprou, expirou). Literalmente significa que a Escritura foi soprada por Deus. Portanto, ela procede de Deus. Tem relação com a fonte, não com o processo dos homens serem inspirados. Isso é ensinado em outras passagens como em 2 Pedro 1.21.