Salmo 98.3b: “Todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus.”
No Antigo Testamento, o maior ato de salvação de Deus foi a libertação de Israel do Egito. O êxodo era muito mais do que apenas um assunto local, destinado ao benefício de uma pequena nação no Oriente Médio. Através de uma série de eventos incríveis, o Senhor mostrou que ele tem total controle sobre o mundo criado e que ele usa esse poder para salvar seu povo.
Sua obra de salvação foi realizada para que todo o mundo conhecesse seu poder e sua fidelidade. Quando o Senhor humilhou o Faraó, derrotando-o completamente junto com seus exércitos, ele mostrou que é o Grande Rei. Quando ele libertou seu povo, as nações aprenderam que ele é o Deus que cumpre suas promessas. Quando ele mostrou sua fidelidade a Israel, trazendo-os pelo deserto para a Terra Prometida, apesar de repetidas falhas e rebeliões, ele fez isso diante de um mundo que estava observando.
O Senhor salvou Israel para que os confins da terra pudessem ver sua salvação, e então ele registrou esses eventos nas Ecrituras, para que pudessem ser recontados de geração em geração. Os pais deveriam contar aos filhos sobre a salvação do Senhor, para que fossem levados a servi-lo também.
Sabemos que Jesus Cristo veio para trazer a salvação de nosso Deus até os confins da terra. Quando Simeão tomou o menino Jesus em seus braços, ele declarou:
“Os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel” (Lucas 2.30-32).
Jesus traria salvação a todas as nações e enviaria seus apóstolos para pregar as boas novas ao mundo inteiro.
Paulo e Barnabé disseram ao povo de Antioquia como o Senhor Jesus os havia encomendado:
“Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até aos confins da terra” (Atos 13.47).
Os gentios que ouviram essa mensagem se alegraram e muitos confiaram em Jesus Cristo naquele dia.
Hoje sabemos sobre a obra salvadora de Deus porque ele se certificou de que suas obras seriam lembradas e se espalhariam até os confins da terra. Só podemos ser salvos porque ele tornou conhecida sua salvação. E isso é motivo de grande alegria!