O Deus das Vinganças

0
424

Salmo 94.1:

“Ó Senhor, Deus das vinganças, ó Deus das vinganças, resplandece.”

Vivemos em um mundo cheio de injustiça, opressão e maldade. Em sua Palavra, Deus nos chama para proteger, defender e sustentar a viúva, o forasteiro e o órfão – aqueles que são incapazes de sustentar a si mesmos. Mas nesse mundo pecaminoso, a injustiça continua.

Os iníquos geralmente parecem ter liberdade para fazer o que querem. A justiça está atrasada e a justiça está negada. Os fortes oprimem os fracos. Aqueles que odeiam a Deus e seu povo os abusam e afligem. Em muitas partes do mundo, os cristãos sofrem nas mãos dos ímpios. E aqueles que são menos capazes de se defender, os nascituro, estão em maior risco.

Então, o que devemos fazer diante de tal injustiça desenfreada? O Salmo 94 nos dá a resposta: podemos clamar ao Deus da vingança – que ele resplandeça, julgue a terra e retribua aos orgulhosos o que eles merecem. Vingar-se não é solução. Atacar com raiva e violência contra o opressor não é o que Deus quer que façamos.

“Não vos vingueis a vós mesmos, amados,” disse Paulo em Romanos 12.19, “mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.”

Diferente da vingança humana, a vingança do Senhor é justa; sua justiça é perfeita. Quando nós buscamos vingança, apenas perpetuamos a maldade e um ciclo de violência. No entanto, quando o Deus da vingança resplandece, a justiça perfeita é feita, de uma vez por todas. Então deixamos a vingança ao Senhor, sabendo que ele consertará tudo o que há de errado no mundo. Esperamos com expectativa confiante o dia estabelecido por Deus “em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-dentre os mortos” (Atos 17.31). A ressurreição de Cristo é a garantia de Deus para nós de que a justiça será finalmente feita.

Portanto, sabemos que não precisamos tomar a lei em nossas próprias mãos para reverter as injustiças que são feitas a nós ou a outros. Com o salmista, podemos orar e confiar que a justiça do Senhor será feita. Quando testemunhamos o sofrimento dos outros, ou experimentamos esse sofrimento pessoalmente, podemos descansar nesse conhecimento e nos alegrar com essa segurança. O Deus das vinganças resplandecerá!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui