Nós e Ele

0
345

Salmo 108.13:

“Em Deus faremos proezas, porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários.”

Imagine um exército entrando em guerra com apenas a segunda metade do Salmo 108.13 em mente: “Ele mesmo, o SENHOR, calca aos pés os nossos adversários.” Esses soldados chegam à linha de frente, onde se sentam e esperam. Eles confiam que o Senhor lutará por eles, que ele esmagará o inimigo, e tudo o que eles terão que fazer é sentar e assistir.

Agora imagine um outro exército entrando em batalha com apenas a primeira parte deste versículo em mente: “Em Deus faremos proezas.” Esses soldados chegam ao campo de batalha e enfrentam o inimigo. Eles lutam com ousadia e saem vitoriosos. Eles voltam para casa, acreditando que sua vitória foi o resultado do trabalho em equipe – que Deus fez a parte dele, e eles fizeram a deles. Deus contribuiu para a vitória, mas eles também.

O contraste entre esses dois exércitos imaginários nos mostra a importância de obter uma imagem completa, especialmente quando se trata da soberania de Deus e de nossa responsabilidade. Quando o povo de Deus enfrentou Edom, seu antigo inimigo, o salmista expressou sua total confiança no Senhor. Ele confiava que o Senhor estaria com os combatentes de Israel. Eles sabia que era inútil procurar a salvação no homem, e que somente o Senhor poderia ajudar.

Mas, ao mesmo tempo, ele também entendeu que isso não significava que ele e seus companheiros guerreiros poderiam simplesmente depor suas armas e deixar o Senhor tratar sua batalha por eles. Eles teriam que viver sua fé no campo de batalha. Eles teriam que se equipar e se esforçar para vencer. E no final, a glória da vitória deles pertenceria ao Senhor. Ele usaria o exército de Israel para obter essa vitória, mas seria o Senhor que mataria seus inimigos.

Na batalha mais importante de todas, sabemos que Jesus Cristo conquistou a vitória. A Semente da mulher esmagou a cabeça da serpente (Gênesis 3.15). Nossa tarefa é seguir em frente com ousadia, sabendo que “o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás” (Romanos 16.20). Temos a honra de ser os instrumentos de Deus na luta contra Satanás. À parte de Deus, nada podemos fazer, mas com ele podemos “fazer proezas.” Podemos confiantemente pelejar contro o pecado e Satanás, sabendo que a vitória já foi conquistada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui