A Bênção da Disciplina

0
401

Salmo 94.12a:

“Bem-aventurado o homem, Senhor, a quem tu repreendes.”

O sofrimento é uma realidade sempre presente nesse mundo profundamente impactado pelo pecado. O Salmo 94 nos desafia a reconsiderar nosso sofrimento. O salmista mostra uma imagem horrível de um mundo em que exultam os orgulhosos e iníquos, vangloriando-se de sua arrogância, esmagando e até matando o povo de Deus. O tempo todo, eles imaginam que não vão enfrentar o julgamento de Deus. O povo de Deus sofre, e os injustos geralmente parecem ter vantagem.

Mas qual é o propósito desse sofrimento? Se Deus é soberano, ele deve ser soberano sobre o meu sofrimento. Se ele é perfeitamente bom, nosso sofrimento deve ter um bom propósito. E neste salmo aprendemos que o propósito de Deus no sofrimento de seu povo é “disciplina.”

Quando você pensa em disciplina, pode pensar imediatamente em “punição.” Quando você experimenta provações, pode se perguntar: “Deus está me castigando? E se ele é, por que ele está me punindo?” Mas disciplina não é equivalente a punição, embora possa incluir experiências dolorosas. Disciplina é treinamento e instrução que visa manter-nos no caminho certo. Quando pais piedosos criam seus filhos de maneira disciplinada, eles são motivados pelo amor. Os bons pais querem o melhor para os filhos. Portanto, os bons pais disciplinam os filhos.

Como crente, você é filho adotivo de Deus. Isso significa que ele o disciplinará, para o seu bem, para que você possa compartilhar a santidade dele (Hebreus 12.10). Experimentar essa disciplina pode não ser agradável. Mas a disciplina de Deus, entendida e aceita corretamente, dará frutos: o fruto pacífico de justiça (Hebreus 12.11).

Talvez você esteja sofrendo. Você pode enfrentar o ridículo ou exclusão porque serve a Cristo ou como resultado das ações pecaminosas de outras pessoas. Muitos cristãos enfrentam perigo e até a morte por causa de sua fé. Mas quando sofrer, lembre-se: a pessoas que é disciplinada pelo Senhor é abençoada. Deus traz esse tipo de sofrimento à sua vida para atraí-lo para mais perto dele. Deus usa o sofrimento para purificar, refinar e nos preparar para o nosso destino eterno.

Então, quando você sofre como cristão, pode glorificar a Deus. Você está compartilhando os sofrimentos de Cristo, para poder se alegrar. Nesse sofrimento, Deus está operando. Ele está preparando você para a glória, levando você a depender dele, incentivando você a olhar para ele. Se você está sofrendo agora, confie na palavra dele: Bem-aventurado o homem a quem ele repreende!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui