Elienai servo de Jesus Cristo, chamado para ser ministro da Palavra, aos alunos do Collegium Reformatus, graça, misericórdia e paz.
Tenho lembrado de vocês em oração, dando graças a Deus por todo interesse e esforço de vocês em se prepararem para a educação da próxima geração. Isso porque, Ele é quem opera em nós tanto o querer quanto o realizar. Os frutos que já podemos ver florescer são frutos de Sua graça.
Também oro, para que vocês se mantenham perseverantes nesse objetivo. Vocês são como jovens marinheiros em sua primeira viagem, enfrentando uma tormenta terrível. Em certo sentido, o céu está escuro, o vento está forte e as ondas batem com muita força.
Ora vocês devem lidar com as deficiências da educação que receberam, ora devem lutar com as tentações do presente século. O diabo e seus asseclas, ainda que derrotados pelo Leão da tribo de Judá, não cessam de urdir mil ardis contra a igreja. E vocês, como filhos da aliança, são ao que parece, um dos alvos preferidos deles.
À medida em que o tempo final se aproxima, a batalha se intensifica. E vocês são chamados a participar dela. Não são meros expectadores, mas combatentes numa guerra espiritual. Por isso, em primeiro lugar, devem estar cientes de que o conflito existe. Por trás das palavras amigas dos filhos da serpente, há inimizade mortal. Por trás dos encantos deste mundo, com sua glória, sucesso, prazeres e riquezas, há uma lama putrífica, que tem sua origem no inferno.
Então, sejam sóbrios de entendimento. Não se deixem levar pelos pensamentos de sua época. Lembrem-se que vocês foram separados pela água do batismo, assim como Noé e sua família foram separados do restante da humanidade pelas águas do dilúvio. Foram separados do mundo para Deus assim como Israel, no Mar Vermelho, foi separado de faraó e seu exército, a fim de consagrar-se ao Senhor.
Agora, vocês têm uma oportunidade que lhes foi dada por Deus. Estão recebendo não só a instrução que lhes permita um desenvolvimento intelectual, mas também as ferramentas para uma vida piedosa. Estão cercados de professores e colegas que desejam o bem eterno de suas almas. Não desperdicem essa dádiva.
O mundo ainda precisa ser povoado por filhos que temam a Deus e busquem sua glória. Essa é uma das respostas contra culturais que devemos dar diante do mundo que despreza a vida dos pequenos bebês, enquanto protege facínoras e criminosos.
Oro para que o Senhor lhes dê casamentos nEle. Que vocês mesmos sejam maridos e esposas fiéis. Oro para que sejam pais e mães de muitos filhos. Que a bênção do casamento lhes seja dada, que uma multidão de filhos nasça, e que vocês sejam cheios do Espírito Santo, para instruir seus futuros filhos na contramão do mundo. Não para serem bem sucedidos, mas para glorificarem ao Deus de toda terra.
Oro para que este assunto se torne mais importante que diplomas, reconhecimento, dinheiro, bem estar, sucesso, prazeres e tudo o mais que este mundo pode oferecer. Sim, como ontem o fizeram vossos antepassados na fé, que vocês se levantem como “irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo” (Fp 2.15).
Portanto, não sejam covardes. A covardia, além de vergonhosa, nesse caso, significa um prejuízo imensurável. Como vocês sabem, o caminho é difícil e a luta é renhida, pois o ataque inimigo não cessa por um momento.
Mentiras são usadas para lhes convencer, imagens para lhes seduzir e tropeços para lhes fazer cair. Os inimigos desejam roubar-lhes o tempo oferecendo-lhes futilidades sem fim. Um abismo infernal é colocado diante de vocês diariamente.
Mas vocês devem usar a Lâmpada, para iluminar o caminho escuro. E não devem temer, porque vocês não estão sozinhos. As águas do batismo falam não só de vossa separação, mas também das promessas daquele que não pode mentir. Assim, mil cairão ao vosso lado, dez mil à vossa direita, mas vocês não serão atingidos.
O Grande Pastor, aquele que é Rei, Profeta e Sumo Sacerdote, está convosco. Ele é fiel e misericordioso. Se tropeçarem, acharão graça; quando se levantarem, serão fortalecidos para a batalha. Ele prometeu: “estarei convosco até a consumação dos séculos”.
Confiem em Cristo, olhem para Ele e sereis iluminados. Olhem para Ele e este mundo perderá todo seu encanto. Olhem para Ele até o dia em que em um abrir e fechar de olhos estareis em seus braços.
Em breve, Cristo condenará todos os seus e nossos inimigos, e vocês, com os fiéis de todos os tempos, reinarão com Cristo no novo céu e na nova terra. E queira o Senhor que naquele dia, vossos filhos, netos, bisnetos e outros descendentes, sejam vossos irmãos, os quais agradecerão e louvarão a Deus por toda eternidade por lhes ter dado pais tão fiéis. Eles serão na eternidade vossa coroa de alegria.
Naquele dia vocês serão perfeitos, terão uma beleza inimaginável, possuirão um amor sobre o qual os romances desconhecem, terão um conhecimento que nem o mais douto de todos os homens da história possuiu. Um novo nome lhes será dado, e de glória incorruptível sereis revestidos. Não há palavras que possam expressar o que aguarda vocês e suas gerações.
Meditem sobre isso. Sobre o que vocês têm em Cristo, sobre o que devem fazer agora e o que lhes espera a seguir.
Tenho que encerrar, pois sinto que meu coração se enche de tal maneira com essas verdades, que poderia escrever um livro inteiro a esse respeito.
Encerro, com votos de vosso crescimento em piedade e fidelidade. No amor perfeito de Cristo, desejo que a graça e a paz do Rei Eterno sejam com o vosso espírito.
Amém e amém!
* O texto foi enviado aos alunos do Collegium Reformatus que assistem às aulas ao vivo. O texto foi criado como uma tarefa do grupo de escrita criativa. Para saber mais sobre este projeto, visite collegiumreformatus.org.
Revisão: Gabrielly M. C. de Medeiros