Um site do Instituto João Calvino em parceria com o CLIRE

quarta-feira, novembro 29, 2023

[ps1id url = ‘# aula1’]
[ps2id url = ‘# aula2’]

Informações

Título: Lit!: Um guia cristão para leitura de livros

Autor: Tony Reiken

Editora: Concílio

Avaliação: 10/10

Etiquetas: Leitura, Literatura, Educação, Cosmovisão, Tecnologia.

Elienai B. Batista
Ministro da Palavra e dos Sacramentos nas Igrejas Reformadas do Brasil, servindo como missionário da Igreja Reformada do IPSEP em um projeto de plantação de uma igreja reformada em São Paulo. Co-editor da Revista Diakonia e Editor do Toda a Escritura.

Lit!: Um guia cristão para leitura de livros [Resenha]

Caro leitor,

Provavelmente você já experimentou a leitura de livros lhe conduziram a certas mudanças. Livros que estabeleceram um marco em sua vida.

Para mim, um desses livros é a obra de Mortimer Adler e Charles Van Doren, Como Ler Livros.1 Depois de sua leitura, experimentei mudanças na forma de ler e escolher os livros.

Creio que a obra de Tony Reiken, Lit!: Um guia cristão para a leitura de livros,2 é outro livro que nos faz repensar nossa atitude como leitores e nos encoraja à mudanças. Porém, nesse caso, a partir de uma perspectiva cristã.

Podemos dizer, que o livro Tony Reiken, preenche uma lacuna, nos oferecendo uma cosmovisão cristã para a leitura de livros.

O livro tem duas partes principais. Na primeira, encontramos os fundamentos teológicos para a leitura. Na segunda, conselhos práticos sobre a leitura de livros.

Fundamentos teológicos para a leitura

Na primeira parte, os fundamentos incluem considerações sobre criação, queda, redenção e consumação.

Além disso, o próprio nome do livro aponta para os argumentos teológicos apresentados pelo autor. Lit!, não é apenas abreviação da palavra literatura, mas em inglês, também significa “iluminado”.3

Isso nos ajuda a lembrar que podemos ver o brilho do poder criativo de Deus ao nosso redor, inclusive nos escritos de pessoas não cristãs. “Lit”, também indica que leitores cristãos são iluminados, enquanto leem, pelo brilho da glória do evangelho de Cristo (2 Co 4.4).

Reiken nos faz reconhecer que temos o maior de todos os livros, a Bíblia, como pedra de toque para avaliar todos os demais livros. Por conhecermos, pela graça de Deus, através das Escrituras, a verdade, a bondade e a beleza, podemos identificá-las, apreciá-las e valorizá-las em outros livros.

Iluminados por Cristo, podemos ver em bons livros, a miséria do pecado com suas terríveis consequências, mas também, vislumbres da graça de Deus.

Reiken, também oferece considerações sobre a relação entre imagem e linguagem, sobre a necessidade de homens e mulheres terem uma sólida base na teologia e na cosmovisão cristã, para serem capazes de discernir o que leem, sobre os benefícios da leitura de livros não cristãos e sobre a imaginação como uma capacidade dada por Deus para recebermos a verdade e o significado.

Os fundamentos teológicos apresentados por Reiken não são exaustivos, mas creio que são suficientes, para nos ajudar a pensar sobre a leitura a partir de uma perspectiva cristã.

Conselhos práticos sobre a leitura de livros

Na segunda parte, o autor oferece diversas instruções bem práticas. Entre elas: como escolher livros com base em certas prioridades, como ler livros de não ficção, como se beneficiar da leitura de livros de ficção e como marcar os livros.

Reiken, também aborda uma questão sobre a qual precisamos estudar e meditar, isto é, o uso do nosso tempo e as distrações oferecidas pela internet que roubam nossa concentração e nos afastam da leitura profunda.4

Nessa segunda partem você também encontrará sugestões para a leitura em grupo, sobre como pais podem encorajar seus filhos à leitura e, sobre como pastores podem encorajar os membros da igreja à leitura. Essas sugestões, colocam a leitura sob uma perspectiva de crescimento comunitário, não como algo de proveito apenas pessoal.5

Por fim, Reiken oferece instruções finais sobre as marcas de um leitor maduro. Vala a pena considerá-las e meditar sobre elas.

Se você deseja desenvolver suas habilidades de leitura e obter melhor proveito de bons livros, recomendo que leia Lit!: Um guia cristão para leitura de livros.

Porém, não faça isso apressadamente. Antes, leia degustando e digerindo cada capítulo. Pense sobre o conteúdo de cada um deles e converse com seus amigos sobre esses assuntos.

É provável que a leitura de Lit!: Um guia cristão para leitura de livros, mudará sua forma de ver a leitura e dedicar-se a ela. E espero sinceramente, que sob a luz do Senhor você se torne um leitor mais sábio.


Referências

1 ADLER, Mortimer J. & VAN DOREN, Charles. Como ler livros – O guia clássico para leitura inteligente. (Coleção Educação Clássica) – São Paulo: É Realizações, 2010.

2 REYKEN, Tony. Lit!: Um guia cristão para leitura de livros. Niterói, RJ: Concílio, 2019.

3 Infelizmente no português esse jogo com a palavra “lit” não se evidência.

4 A Editora Fiel está para lançar um livro de Reiken, cujo título é “A Guerra das Espetáculos: O Cristão na Era da Mídia”.

5 Em relação aos pais, os conselhos de Reiken podem ser úteis especialmente àqueles que desejam implementar educação em casa (homeschool).


Licença Creative Commons: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados (CC BY-NC-ND). Você pode baixar e compartilhar este artigo desde que atribua o crédito à todaescritura.org e ao seu autor, mas não pode alterar de nenhuma forma o conteúdo nem utilizá-lo para fins comerciais.

RESENHAS